9 passos de como gerenciar uma franquia de sucesso

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O modelo de franchising é um formato atrativo para empreender. Melhor ainda quando o empreendedor conhece alguns detalhes de como gerenciar uma franquia, sobre os quais falaremos aqui.

Mesmo com as incertezas na Economia causadas pela pandemia, o mercado de franquias brasileiro teve bons números. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor teve crescimento de 12,9% no primeiro semestre de 2022, chegando a R$ 91 bilhões.

Mas além de um mercado aquecido, o empreendedor encontra algumas facilidades no modelo de franquia. Isso porque, são importantes para quem tem o desejo de investir em um negócio próprio e a seguir mostraremos alguns detalhes sobre o formato.

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Vantagens de abrir uma franquia

As franquias são formatos de negócios previamente estabelecidos, têm uma estrutura e operação definidas. Então, ao investir em uma, o empreendedor paga pela autorização para usar a marca da rede de franquias e todo o seu know-how.

Por ser um negócio pronto, simplifica sua implantação, além de ser mais seguro. Por isso, pode ser sua melhor ideia de negócio.

Mas além da facilidade de empreender, esse tipo de empreendimento tem algumas outras vantagens em relação a começar uma empresa do zero.

Isso porque, você conta com uma marca reconhecida no mercado, já algumas delas são de renome internacional. Logo, uma franquia de sucesso tem por si só a capacidade de atrair clientes. Assim, o público reconhece a empresa e já sabe o que esperar.

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O franqueado conta também com treinamentos para conhecer o mercado no qual vai atuar, bem como para gerenciar uma unidade da franquia.

Portanto, tem uma estrutura de suporte à sua disposição. Assim, auxilia nas ações de marketing pelas redes sociais, orientação para questões burocráticas, jurídicas, entre outros.

Mesmo tendo um caminho a seguir, é fundamental que o franqueado se dedique. As franquias podem ser mais seguras e sólidas, mas é o trabalho do empreendedor que vai levar o negócio ao sucesso.

Nesse sentido, é essencial que o negócio seja bem administrado, com cuidado e de maneira próxima pelo franqueado. Algumas exigem um trabalho em tempo integral e você precisa se preparar para isso.

Um fator vantajoso é ter também um plano de negócio definido pela franqueadora. Dessa maneira, o empreendedor já sabe no início do empreendimento os custos que terá para implantar a franquia.

Esses e outros suportes são informados aos empreendedores na Circular de Oferta de Franquia (COF). Trata-se de um documento importante nas tratativas entre franqueadora e investidores.

Entenda como gerenciar uma franquia

Como dito, o formato de franquia tem algumas facilidades, como as de Home Office. Dessa forma, é mais simples do que iniciar um negócio do zero.

Porém, é fundamental que o empreendedor trabalhe bastante, se dedique ao máximo, principalmente nos primeiros meses. Essa dedicação, como citamos acima, é um diferencial para o sucesso do negócio.

Do mesmo modo, o empreendedor precisa ter um planejamento estratégico antes mesmo de se tornar um franqueado. Se organizar na sua vida pessoal, pensar em metas que deseja atingir e como irá ser o seu trabalho no dia a dia.

Ainda que a franqueadora ofereça um plano de negócio, irá guiar o trabalho de desenvolvimento da unidade. Mas para a parte pessoal do empreendedor, é importante se planejar para se sentir mais seguro e confiante.

Além disso, é preciso alguns cuidados para gerenciar uma franquia, sobre os quais vamos explicar um pouco mais neste conteúdo. Então, tranquilize-se e fique com a gente até o final!

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1. Atenção aos treinamentos

Como dito, a franquia tem uma operação previamente estabelecida. Para conhecer a melhor forma de gerenciar este negócio, o empreendedor deve aproveitar bem os treinamentos que a franqueadora oferece.

Nesse sentido, a franqueadora apresenta um material sobre cada detalhe do negócio. Mostra como é feito o trabalho no dia a dia e outras informações de como administrar a unidade.

Muitas dessas franquias também fazem visitas a algumas unidades da marca junto com o novo franqueado. Assim, conhece no local como funciona o negócio.

Esses treinamentos conseguem orientar para que você possa fazer um trabalho de vendas mais seguro e eficiente. O foco nas vendas é fundamental, principalmente nos primeiros meses do negócio.

A franquia tem uma marca reconhecida, e por isso, pode ajudar a atrair consumidores. Porém, o modelo de franchising e a estrutura não fazem o trabalho sozinho. O franqueado deve ter a capacidade de vender, se atentar para isso e aprender com os treinamentos.

Sendo assim, é possível tirar as dúvidas junto à franqueadora sobre cada aspecto do negócio, para que por fim, possa realizar o trabalho de modo seguro.

2. Aproveite o suporte da franqueadora

Além dos treinamentos, o franqueado recebe suporte da franqueadora. Por exemplo, orientação para as questões burocráticas, como abertura de empresa e as documentações necessárias. Isso sem falar nos treinamentos que são uma maneira de se inserir mais rapidamente no negócio.

Da mesma forma, a franqueadora auxilia com o trabalho de marketing da unidade, fornecendo materiais de publicidade para serem usados pelo franqueado.

A franqueadora também oferece suporte, como programas de gestão interna. Ainda, ajuda o franqueado a solucionar eventuais problemas que podem acontecer com os programas.

Enfim, com os treinamentos e os suportes da franqueadora, o empreendedor terá mais segurança para gerenciar uma franquia. Isso mesmo sem nunca ter tido um negócio próprio antes.

3. Mantenha dinheiro em caixa

O planejamento financeiro é um ponto chave para qualquer negócio e com as franquias não é diferente. Isso porque, é comum que na hora de iniciar uma unidade de franquia o empreendedor tenha que manter um capital de giro reservado.

Nesse sentido, dentro do investimento inicial da franquia costuma ter um valor a título de reserva. Já o capital de giro é importante para pagar os custos do negócio até que se comece a dar o retorno financeiro esperado.

Da mesma forma, ter esse capital guardado é interessante para eventuais problemas que possam surgir ao longo dos primeiros meses do negócio. Por exemplo, uma máquina ou um computador que estraga, para pagar fornecedores mesmo em um mês de péssimas vendas, e por aí vai.

Assim, o empreendedor não será surpreendido por algum gasto que não estava programado. Ou até para realizar algum investimento que seja interessante para o desenvolvimento do negócio.

4. Controle o estoque de perto

Outro ponto importante para gerenciar uma franquia é atentar-se ao estoque da sua loja. Desse modo, é preciso ter um equilíbrio. Ou seja, deve ser o suficiente para não faltar, mas não pode ser muito, pois é um dinheiro que estará parado.

Portanto, é comum que a franqueadora oriente o franqueado para manter um determinado tamanho de estoque. Logo, tem expertise e consegue fazer uma projeção em relação ao estoque ideal, o que é bem atrativo em alguns nichos, como de Alimentação.

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Nesse sentido, o empreendedor deve avaliar sempre se o estoque está sólido para atender à quantidade de clientes que frequentam uma loja.

Este controle deve ser constante, para evitar que falte qualquer tipo de insumo e impeça o franqueado de atender os clientes de forma completa.

Enfim, é necessário o cuidado, até porque dependendo da logística da franqueadora, a entrega de um novo estoque pode demorar. Logo, isso também deve ser considerado pelo franqueado.

5. Faça várias ações de marketing

O franqueado precisa fazer a divulgação de seu produto ou serviço para que seu público-alvo conheça o que você tem a oferecer. Assim, possa se destacar diante de outros negócios.

Então, para o trabalho de marketing é comum que a franqueadora tenha um setor direcionado, ou terceirize o serviço com uma empresa especializada. Como atua com toda a rede, esse serviço pode ficar mais barato para cada um dos franqueados.

Sendo assim, a franqueadora oferece materiais para a divulgação bem como orientação para as ações de marketing feitas pelo franqueado.

Isso porque, é o responsável por este trabalho em sua unidade. Dessa forma, deve ter a noção da importância desse trabalho para gerenciar uma franquia.

Nesse sentido, é essencial que o franqueado busque aprender mais sobre o marketing, para que possa tomar certas decisões sozinho. Deve se engajar neste trabalho e não ficar dependendo exclusivamente da franqueadora.

Cada vez mais as empresas, neste ambiente competitivo, dependem de um bom trabalho de marketing, principalmente digital. O ambiente da internet é amplo, no qual se consegue alcançar muitos clientes em potencial sem ter que gastar tanto. Porém, este trabalho precisa ser feito de forma eficiente.

Enfim, é uma atuação que precisa ser conjunta, entre franqueadora e franqueado. Caso a empresa não dê o apoio suficiente, os empreendedores devem cobrar. Com isso, ter um trabalho mais sólido e amplo para o sucesso de todas as unidades.

6. Não misture seu dinheiro com o da franquia

Citamos a importância do planejamento financeiro para o bom desenvolvimento do negócio. Dessa forma, é fundamental que o empreendedor tenha uma reserva. Logo, é importante também que não misture seu dinheiro com o da franquia.

O empreendedor precisa evitar pagar suas contas pessoais com o dinheiro da franquia, para que possa ter melhor controle dos ganhos e custos do negócio. Assim, manter as contas da empresa mais protegidas.

Além disso, é necessário também avaliar sempre se as metas de ganhos do negócio estão dentro do previsto. Caso misture o capital pessoal com o da empresa, a avaliação estará prejudicada.

7. Faça uma boa gestão de pessoas

Uma parte do gerenciamento de um negócio é saber como administrar e lidar com seus funcionários. Ter um bom relacionamento contribui para que o trabalho flua com mais facilidade.

Portanto, o franqueado, ao optar por uma unidade com ponto físico e funcionários, deve fazer a gestão dos colaboradores. Com isso, consiga que estejam sempre dispostos a realizar um bom trabalho.

Essa gestão de pessoas pode ser feita por meio de reuniões frequentes. Ou então, com bastante conversa para entender o lado do funcionário e uma orientação para que possam realizar o trabalho da forma que você deseja.

Porém, algumas franquias têm modelos de negócio menores para trabalhar em Home Office. Por isso, possibilita que o franqueado atue sozinho.

Dessa forma, não terá essa necessidade de gerenciar colaboradores. Sendo assim, isso é um fator que pode ser um diferencial para empreendedores que não têm um perfil de liderança. Ou que gostam de atuar mais solitários.

8. Realize ações de pós-venda

O setor de pós-venda é de extrema importância para qualquer empresa. Isso porque, pode fidelizar clientes, levando-os a não apenas realizar uma nova compra no futuro, mas estabelecer uma relação comercial duradoura.

Porém, para oferecer um bom serviço de pós-venda, é fundamental dispor de um atendimento de qualidade e conhecer o mercado de atuação do negócio. Acima de tudo, suprir as necessidades dos seus consumidores de forma competitiva.

O pós-venda ativo foca seus esforços em tentar aproximar o público e fidelizá-lo à marca.

Por outro lado, o pós-venda receptivo pode dar suporte e auxílio ao cliente por meio dos canais de comunicação disponibilizados pela empresa. Além disso, existem opções que os consumidores podem usar para sanar dúvidas, fazer reclamações e contatar a companhia.

Este trabalho é essencial para que a sua franquia possa crescer de forma sólida, captar novos clientes, assim como conseguir manter os antigos consumidores.

9. Mantenha as taxas da franquia em dia

Falamos bastante sobre os suportes que a franqueadora oferece para os franqueados, mas saiba que isso tem um custo. Algumas taxas são comuns na relação entre franqueados e franqueadoras. Por exemplo, a taxa de royalties e também o fundo de propaganda.

Os royalties são a remuneração pelo uso do know-how da marca bem como um pagamento pelos suportes da franqueadora. Este valor pode ser cobrado mensalmente ou de outras formas.

Mas para que o franqueado continue tendo o suporte da franqueadora, deve manter os pagamentos em dia junto à empresa. Nesse sentido, manter-se em dia com os pagamentos faz parte do processo de gerenciar uma franquia.

Do mesmo modo, não ficar em débito com a franqueadora é importante para que a relação entre as partes corra da melhor forma possível.

São diversos os pontos para se gerenciar uma franquia e que precisam fazer parte da sua organização. Dessa forma, aproveita o que o modelo de franchising tem de melhor para aumentar suas chances de sucesso.

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