Gestão da qualidade para franquia: por que é essencial para a rede?

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Toda empresa deve estar atenta à sua boa organização interna e funcionamento de seu modelo de trabalho. No franchising não é diferente, e a gestão da qualidade para franquia faz muita diferença.

Um olhar sempre atento para dentro da franquia

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, observando como estão se desenvolvendo as operações, é a forma eficiente de manter o controle de qualidade.

No entanto, existem diversas maneiras de fazer a gestão de qualidade para franquia, e aqui mostraremos um pouco mais sobre isso.

Entenda o que é a gestão da qualidade para franquia

As empresas buscam atuar no mercado de maneira sólida, eficiente, e com qualidade. Dessa forma, conseguem se manter competitivas frente a um mercado cada vez mais amplo.

Nesse sentido, entra a gestão da qualidade para franquia, que é, em termos simples, desenvolver boas práticas para garantir qualidade para os produtos ou serviços.

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Ademais, este controle sobre a operação otimiza a produção, diminui falhas e consegue entregar qualidade para os clientes.

Conforme falamos, uma empresa, para se manter competitiva, deve estar atenta, sempre olhar para ela mesma, buscando falhas e pontos que possam melhorar.

Da mesma forma, a empresa deve tornar sistemático este sistema de gestão e os cuidados para diminuir problemas que podem afetar a qualidade.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

É essencial que toda a rede de franquias esteja atenta a este controle interno. Isso porque, muitas das etapas operacionais são feitas nas unidades franqueadas.

homem escrevendo e usando notebook imagem ilustrativa texto gestão de qualidade para franquia
A franquia deve estar atenta à sua organização interna para ter qualidade nas operações.

Por que a gestão de qualidade é essencial?

Um dos principais cuidados de uma empresa deve ser minimizar os erros e problemas nas etapas de sua produção.

Dessa forma, para reduzir falhas nos produtos finais, as franquias precisam estar atentas a esta gestão da qualidade.

A empresa deve fazer o controle sobre o andamento de processos e um acompanhamento no desempenho de cada unidade. Assim, precisa estar atenta ao produto oferecido em toda a rede de franquias.

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Nesse sentido, a marca deve zelar por sua qualidade, sendo que cada unidade deve contar com o padrão de produtos e serviços.

Com uma homogeneidade na qualidade de todas as franquias, a marca se fortalece no mercado. Consequentemente, haverá mais empreendedores em busca do modelo de negócio da franquia.

Ao desenvolver uma gestão da qualidade para franquia, a rede identifica com maior eficiência os gargalos em sua produção. Etapas que geram problemas ou podem vir a gerar no futuro.

Assim, ao identificar possíveis problemas que podem impactar a qualidade de seus produtos, a franquia diminui gastos fazendo um controle preventivo.

Formas de manter a gestão da qualidade na franquia

Como falamos, a gestão da qualidade para franquia é um controle importante para manter o padrão da marca e a satisfação do cliente em todas as unidades.

Da mesma forma, existem diversos cuidados que fazem parte desta gestão, em diferentes etapas e momentos da operação da empresa.

Assim, separamos aqui alguns destes cuidados que o empreendedor deve ter com sua franquia e a manutenção da qualidade da marca.

Treinamentos iniciais

Um dos primeiros passos das franqueadoras é treinar seus franqueados quando estes adquirem uma nova unidade.

Estes treinamentos são feitos de forma a manter um padrão em cada franquia da marca e, assim, manter também a qualidade final do produto.

Estes treinamentos são diversos, seja para a gestão da unidades, seja para as etapas que são realizadas nos estabelecimentos.

imagem notebook com pessoas na tela ilustrando treinamento online
Os treinamentos devem ser constantes para os franqueados e uma boa maneira de fazer isso são as reuniões online.

Da mesma forma, existem treinamentos para que os empreendedores compreendam melhor o mercado e o público-alvo da franquia.

Nesse sentido, a franqueadora treina os franqueados para participarem em conjunto da gestão da qualidade para a franquia.

Assim, cada franqueado será os olhos da marca nas unidades, conseguindo identificar problemas nas operações e/ou produtos.

Do mesmo modo, este treinamento inicial é importante para que os franqueados tenham capacidade para desenvolver a unidade.

Isso porque, o sucesso dos franqueados é o sucesso da franqueadora. Logo, a cooperação é interessante para todos.

Treinamento contínuo do franqueado

Assim como os treinamentos iniciais, a franqueadora não pode deixar de atualizar seus parceiros continuamente.

O treinamento frequente mantém a franquia sempre em harmonia em seus processo. Assim, cada alteração eventual nas etapas de produção deve ser divulgada para todos de maneira clara.

Da mesma forma, muitas franqueadoras mantém um portal do franqueado com materiais para treinamento contínuo. Seja em vídeo ou em manuais completos das operações da marca.

Dessa forma, cada novo funcionário das unidades pode ter acesso a um treinamento para executar melhor o seu trabalho.

Assim, notamos que a gestão da qualidade para franquia deve ser contínua por meio de diversos cuidados. E um dos mais importantes é o treinamento e atualização daqueles que fazem a franquia funcionar. Assim, será possível fidelizar os clientes e garantir maior lucro para unidade.

Suportes para operação

Uma das vantagens de se ter uma franquia é o suporte que a franqueadora oferece aos franqueados.

Aliás, esse suporte também é uma forma de a franqueadora estar mais próxima das unidades, atenta à gestão de qualidade do franqueado.

Dessa forma, a empresa que oferece suportes eficientes para os franqueados possui maior chance de manter a qualidade da marca sempre em alta.

Por exemplo: a franqueadora que oferece suportes para a gestão do negócio auxilia para que a organização e o atendimento da unidade sejam satisfatórios para os clientes.

Do mesmo modo, o suporte da franqueadora permite que o franqueado resolva problemas operacionais com eficiência. Assim, ele conseguirá manter o padrão da qualidade da marca.

Consultoria de campo

A gestão da qualidade para franquia passa também pela marca conhecer bem o mercado no qual atua e seus concorrentes.

Dessa forma, a empresa deve estar atenta aos detalhes relativos à satisfação de seus clientes, bem como a atuação das outras empresas na busca da captação dos consumidores.

Nesse sentido, a franqueadora deve fazer uma consultoria de campo para entender todas estas nuances da sua área de atuação.

Assim, pode adaptar processos e etapas para oferecer melhores produtos ou serviços, de acordo com o feedback que conseguir junto aos clientes.

Da mesma forma, a franqueadora pode observar seus concorrentes para perceber boas práticas a serem implementadas em sua operação.

Tecnologia dentro do modelo de negócio

Um fator determinante para diversos modelos de negócio no franchising é a aplicação eficiente da tecnologia. São diversos campos onde ela pode facilitar processos, diminuir custos e melhorar a qualidade.

Enquanto a empresa estuda para se tornar uma franqueadora, ela deve analisar cada etapa do seu processo interno. Neste momento, pode ser a hora de aplicar tecnologia no modo de produção.

Dessa forma, adaptar processos utilizando tecnologias mais avançadas pode diminuir custos, simplificar etapas. Sempre visando ter um modelo de negócio atrativo para novos empreendedores.

No entanto, analisar e adaptar o processo operacional da empresa para se tornar uma franquia é apenas uma das etapas. Este processo é complexo, e deve ser feito com organização.

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