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Como a franqueadora faz a gestão da qualidade para franquia?

Sumário

Você já pensou como é feita a gestão da qualidade para franquia? Neste texto, você vai saber tudo sobre como funciona esse processo.

Até porque, o modelo de franquia é um tipo de negócio que apresentou uma boa recuperação da crise financeira. Segundo um levantamento, no ano de 2021, o setor de franquias cresceu 10,7%.

A gestão da qualidade é muito importante para esse cenário. É dever da franqueadora supervisionar e monitorar o desempenho de suas unidades franqueadas.

Além disso, ela deve ser apta e atenta para cooperar, prestando toda assistência no momento em que sua parceira precisar.

A empresa franqueadora precisa elaborar artifícios e protocolar os padrões de qualidade dos serviços.

Além disso, a marca deve priorizar o atendimento aos clientes. Para isso, precisa elaborar melhorias e inovações para o melhor atendimento aos consumidores.

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O que significa fazer gestão da qualidade?

Para uma boa gestão da qualidade é preciso supervisionar as funções e padrões.

Além de controlar os processos da organização, como finanças, contabilidade, atendimento, operacionais etc.

Nesse sentido, ela também proporciona a melhoria de serviços e produtos. Dessa forma, se certifica de que tudo está sendo feito para satisfazer aos clientes.

Este trabalho deve ser feito por profissionais gabaritados, bem preparados em cada setor. Assim, podem obter melhor resultado quando forem fazer a gestão da qualidade.

Ou seja, o foco é sempre o cliente, de forma que a marca não cumpra somente a tarefa, mas busque exceder e impressioná-lo. Assim, ir além das expectativas do público ´é garantir uma ótima gestão de qualidade.

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Mas, para que tudo isso seja bem-sucedido, é preciso que a franqueadora embarque nessa empreitada juntamente com os parceiros. Sempre com comprometimento, oferecendo um sistema completo para franquias.

Sendo assim, é preciso conseguir o envolvimento dos franqueados com uma comunicação satisfatória. Dessa forma, mantém o padrão das unidades e possibilita o crescimento para toda a rede.

Estratégias para gestão de qualidade pela franqueadora

Para manter a qualidade para a gestão da qualidade para franquia é preciso estar alinhado com o posicionamento da marca.

Assim, a empresa pode dar treinamentos para os novatos. Ou ainda disponibilizar cursos de reciclagem periodicamente.

Então, irá ampliar os conhecimentos dos parceiros e ensino de processos necessários em relação à qualidade e atendimento.

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Outra estratégia muito importante no mundo do franchising é buscar formas de sempre interagir com as unidades.

Por meio disso, é possível estreitar os laços entre elas, e assim a franquia terá mais segurança sabendo que não está sozinha.

Então, o franqueador procura estar atento aos problemas que podem surgir pelo caminho e intervir logo no início, evitando que se estenda.

Sendo assim, com sua expertise, saberá exatamente o que fazer. Usando esta prática, com certeza será uma gestão eficiente, seguida de objetivos de negócios bem definidos.

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Então, tudo isso só tende a contribuir para ser uma rede de franquias bem sucedida. Confira mais estratégias abaixo.

Mapeamento dos processos

Fazer um mapeamento de processos esclarece sobre como é o funcionamento de um processo e ajuda a visualizar os fluxos de trabalho. 

Realizar esse mapeamento é uma ótima forma de aprendizado em cada etapa finalizada.

Sendo assim, trata-se de uma maneira esclarecida para os colaboradores saberem quais os processos que deverão ser concluídos.

Além de quais as maneiras de aprimoramento ou redução e quais etapas são necessárias para finalizar o trabalho.

Nesse sentido, os gestores terão o controle de tudo o que está sendo feito. Além de como e o que pode ser aprimorado, para que terminem dentro dos prazos estabelecidos.

Em uma linguagem mais clara, a importância do mapeamento de processos é exatamente definir padrões ou atitudes de trabalho da empresa.

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Assim, os trabalhadores podem fazer o seu passo a passo na ordem mais assertiva.

Padronização do negócio

Fazer a padronização ou personalização é uniformizar os serviços. Bem como os produtos e funções de uma empresa para uma boa gestão da qualidade para franquia.

Por meio da padronização, é feita a modelagem de tudo que retrata o  melhor jeito de concluir um trabalho.

Desde que seja também mais seguro, mais em conta e mais fácil. De forma que o funcionário trabalhe com garantias e preserve a qualidade dos serviços ou produtos.

Por isso, a franquia conta com os seus treinamentos e manuais para manter a sua padronização em todas as lojas. É isso que vai garantir a qualidade de produtos, serviços e atendimento prestado.

Sendo assim, os clientes poderão contar com a mesma qualidade independente de qual unidade da rede for visitar.

Desse modo, é importante que fique bem claro e especificado para toda a equipe, as normas caracterizadas da marca. Assim, deixa conscientizados todos os funcionários e parceiros.

Ao registrar estes padrões é necessário que não haja nenhuma dúvida. Desse modo, os próprios franqueados não têm como deixar de cumprir com as regras.

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Muito menos usar argumentos de que as normas não estavam bem esclarecidas.

Treinamento dos franqueados

Um dos pilares para uma boa gestão da qualidade para franquia está exatamente relacionado ao treinamento. O desenvolvimento de franquias, franqueados e colaboradores depende disso.

Pois é dessa forma, por meio da capacitação, que as franqueadoras transferem todo know how para as unidades.

Sendo assim, são importantes tanto os treinamentos iniciais, como os de reciclagem, feitos periodicamente. São eles que vão manter o padrão de qualidade da franquia nos serviços prestados.

Os treinamentos em redes de franquias são elaborados por franqueadores para contribuir na relação de ambos.

Dessa forma, por meio deles é possível ajudar a rede de franquias a atuar. Sempre pensando nas funções, focando na padronização e na qualidade do atendimento e nos serviços ao cliente.

A importância do treinamento em redes de franquias começa com a transferência do know how. Assim, o franqueado fica por dentro de toda administração, funcionamento e detalhamento da marca.

Desse modo, isso possibilita que ele conheça os detalhes sobre a administração do negócio.

Faz parte também do treinamento fazer a reciclagem periodicamente. Assim, a equipe memoriza os padrões e tudo relacionado ao funcionamento da marca.

Suportes para operação dos franqueados

Como o próprio nome já diz, o suporte ´é uma sustentação. Tudo isso é necessário para manter o bom funcionamento de uma empresa,  principalmente no período inicial.

O suporte na atuação da unidade é importantíssimo para manter o padrão de qualidade e total segurança. Só por meio dele que o parceiro consegue rentabilidade e expansão para criar uma rede consolidada.

Afinal de contas, sem ajuda, o franqueado pode cometer erros e realizar confusões nos padrões da marca.

Ao contar com um bom suporte, ele sempre será redirecionado ao caminho certo. Por isso, ficará mais fácil cumprir os padrões.

Geralmente quando um investidor faz opção por franquia, é justamente pelas vantagens que a franqueadora oferece. Uma delas é o suporte.

Além do fato de que a marca oferece segurança por ser um modelo pronto, conhecido no mercado e com público definido. No vídeo abaixo você confere mais sobre os suportes que uma franquia pode ter!

Consultoria de campo para as franquias

Nada como uma visita presencial para uma experiência na prática. Por isso, é necessário ter um consultor de campo. Desse modo, ele comprova e auxilia no funcionamento de cada unidade.

Com o levantamento em mãos, o consultor deve estar sempre atento a tudo, não deixar passar um detalhe sequer. Ele deve fazer visitas periódicas às unidades.

Assim, tendo os dados obtidos na visita, ele pode partilhá-los e, ainda, entender o que se passa diariamente nos negócios.

É muito importante que o franqueado compartilhe os problemas, tire as dúvidas. Bem como falar de conquistas e sugerir inovações quando estas são viáveis.

Uma consultoria de campo é essencial para garantir que os objetivos estipulados pela marca estejam sendo cumpridos. Saber se as unidades estão atingindo as metas conforme as expectativas da empresa.

Mas o consultor também ajuda a orientar o franqueado quando este estiver com dificuldades em cumprir com as metas.

Afinal, muitas vezes ele não sabe nem o que fazer para isto, então o consultor entra em ação.

Portanto, a franqueadora disponibiliza consultores para auxiliar as unidades para obter resultados.

Software de gestão para os franqueados

Para ter controle de fatores como o faturamento é preciso ter um software para gestão de franquias.

Além disso, ele permite ter acesso aos custos gerados por contas a pagar e receber, verificar como está a receita. E ainda se a unidade obteve lucratividade.

Ter auxílio de um software possibilita armazenar e organizar as informações mais importantes. Seja do funcionamento das redes ou da própria franqueadora.

Esse acompanhamento gera bons resultados para a franquia, que consegue organizar e cumprir melhor seus processos.

Também é excelente para o gerenciamento dos procedimentos dos negócios e de grande eficiência para a economia de gastos.

O software para uma empresa é de grande importância, por meio dele é possível automatizar processos, ganhando agilidade e eficiência.

Além de diminuir custos, simplificar as funções, facilitar os trabalhos diários na gestão de processos. Um software é sinônimo de tudo isto e muito mais.

É benéfico para toda a rede, armazenando os dados que vão aprimorar todo o sistema de gestão.

Monitoramento de resultados

A medição de resultados é poderosa, já que a gestão pode contar com uma ferramenta mais precisa de mensuração.

Assim, é fundamental fornecer possibilidades, tanto a você, quanto toda sua equipe. Para, então, conseguirem acompanhar dados de resultados.

Nesse sentido, proporciona oportunidade de fazer levantamento do seu investimento, como estão os negócios, o retorno do investimento.

Ou seja, essa é uma oportunidade de avaliar se seu investimento está tendo retorno positivo. Ou se esse esforço deve ser convertido usando outras estratégias mais eficazes.

Melhoria continuada dos processos

Melhoria contínua é uma técnica de gestão de processos para localizar falhas e atuar na correção delas.

Dessa forma, a marca está sempre tentando descobrir a melhor forma de mitigar riscos e resolver problemas.

Além de identificar novas oportunidades de atuação nos processos para uma boa gestão da qualidade para franquia.

A melhoria continuada dos processos acontece por meio da definição de métricas para medir a eficiência de determinados processos.

Desse modo, é possível acompanhar esses resultados. Em seguida, basta ir formulando estratégias de melhorias para as unidades. Sendo assim, o negócio sempre estará em evolução.

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