10 dicas de gestão empresarial para quem está prestes a abrir sua franquia

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Entre os empreendedores que estão em busca do sonho do negócio próprio, muitos apostam em franquias. Se você também quer começar com o pé direito, pode seguir algumas dicas de gestão empresarial que fazem toda a diferença no dia a dia.

Antes, é preciso tomar conhecimento de como funciona uma franquia e quais os desafios que os franqueados encaram a partir do momento de escolha de uma marca em expansão.

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Vale dizer que esse tipo de decisão por parte do empreendedor é inteligente, pois uma franquia passa por diversas fases experimentais. Com isso, estabelece padrões e um modelo de sucesso.

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Ou seja, uma franquia garante muitos benefícios para quem está iniciando, como o conhecimento da marca. Você vai aprender tudo, desde a disposição dos móveis, como fazer a contratação de funcionários, a documentação para regularização da marca, entre tantos outros processos operacionais.

Oportunidades crescentes no mundo da franquia

Com o crescimento de oportunidades que o setor de franchising oferece aos empreendedores, é possível encontrar o modelo de negócio que uma pessoa mais se identifica. Esse é um primeiro cuidado que deve ser tomado desde o princípio.

Há diversas marcas de franquias, para todos os gostos e todos os públicos, podendo ser:

  • Empresa de segurança;
  • Escola de idiomas;
  • Farmácia ou drogaria;
  • Lanchonetes e restaurantes;
  • Locadoras de veículos;
  • Loja de roupas e calçados;
  • Rede de supermercados etc.

Para investir, é importante ter um perfil que se encaixe com o que será a sua principal fonte de renda. Inclusive porque, você será o responsável por diversas tarefas e serviços.

Dicas importantes para a primeira franquia

É importante dizer que não há uma “fórmula mágica” que faz uma franquia ser um sucesso estrondoso ou um fracasso retumbante. Tudo vai depender do esforço do empreendedor, do apoio da marca e de um planejamento de negócios adequado.

Além disso, é importante investir em uma boa gestão empresarial.

No entanto, ao perceber a movimentação do mercado e a mudança de hábito dos consumidores, vale a pena conhecer ao menos 10 dicas que podem ajudar aqueles que querem ter um negócio. Veja abaixo.

1. Prepare-se para atender o cliente

De acordo com a franquia a ser montada, é preciso entender que o atendimento ao público é consequência direta de um empreendimento comercial.

Seja por telefone ou por mensagens nas redes sociais, o atendimento ao cliente é fundamental para o sucesso do negócio.

Para alcançar o público-alvo, uma campanha publicitária pode ser uma solução eficiente.

Com a estratégia de Inbound Marketing, esse processo se torna ainda mais prático e menos custoso. Afinal, a técnica consiste em atrair o cliente até a empresa quando estes demonstram interesse em conhecer mais sobre um produto ou serviço.

Isso pode ser feito por meio de ferramentas digitais dispostas em redes sociais, ou no próprio site corporativo. Por exemplo, por meio de uma landing page ou e-mail marketing, bem como identificando o comportamento dos usuários.

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2. Aposte em uma marca consolidada no mercado

Para quem deseja investir capital na primeira franquia, a chave para o sucesso é escolher uma marca reconhecida pelo grande público. Além disso, é importante considerar que ela deve estar alinhada ao orçamento disponível.

Vale ressaltar que é crucial implementar um marketing de posicionamento na internet eficiente, considerando as oportunidades e burocracias inerentes ao projeto.

Uma franquia de sucesso, além de contar com mais tempo de atuação no mercado e a possibilidade de adotar estratégias de marketing, apresenta uma marca já bem-sucedida entre o público-alvo.

Sendo assim, ao abrir uma nova loja de roupas ou uma lanchonete famosa com esse formato de negócio, é importante considerar que isso diminui a distância entre os clientes fiéis e o novo estabelecimento.

3. Reconheça as oportunidades quando se apresentam

Mesmo que uma marca tenha um público cativo de forma regionalizada, nada impede de o empreendedor levar a marca adiante. Ou seja, expandindo o mercado em que atua e conquistando novos clientes em diferentes regiões.

Basta imaginar um hotel ou uma pousada que precisa atender uma cidade turística, porém busca investidores.

Um empreendedor que quer ter uma marca de sucesso pode seguir por esse caminho. Ele pode se tornar um empresário de sucesso no ramo hoteleiro ao redimensionar o alcance da franquia para outras regiões, principalmente por meio da internet.

4. Tenha afinidade com o segmento da franquia

Outra dica valiosa é ter afinidade com o empreendimento comercial com o qual está pensando em adquirir.

Uma franquia de rede de farmácias pode ser interessante para profissionais que se especializaram na área. Até mesmo porque, será necessário ter um fármaco responsável.

Isso se aplica a outros modelos de negócios, como restaurantes que precisam de nutricionistas. Ou clínicas de estéticas que contam com profissionais da área de saúde e beleza.

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Portanto, ter afinidade com a marca da franquia ajuda bastante na hora de tomar a decisão final em qual marca investir.

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Porém, lembre-se que muitas marcas não exigem experiência dos seus franqueados. Você pode apenas gostar do ramo e conseguir investir no negócio.

5. Conte com apoio de consultoria empresarial

Caso o empreendedor tenha um capital para investir em uma franquia, pode separar parte do orçamento para contratar uma consultoria empresarial.

O que as franquias apresentam são cases de sucesso da marca, todo o lado positivo e como é possível alcançar o sucesso investindo em um novo empreendimento comercial.

Isso é relativamente seguro, porém há pontos que devem ser levados em consideração e podem estar fora do escopo do franqueador. Ou seja, é preciso considerar tanto pontos positivos, quanto negativos.

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Uma consultoria empresarial particular desenvolverá um planejamento estratégico abrangendo diversos aspectos, como localização, público-alvo e retorno presumível.

Isso costuma auxiliar na hora de escolher qual a franquia que será escolhida, além de facilitar processos de recursos humanos e local para instalação do negócio.

6. Participe de cursos e treinamentos do franqueador

“Ninguém nasce sabendo”, e essa é uma máxima que precisa ser levada a sério quando se trata de uma franquia, qualquer que seja o segmento a ser atendido.

Uma franqueadora já passou por diversas experiências, boas e ruins, até encontrar um equilíbrio sobre o modelo de negócio oferecido em forma de franquia.

Portanto, os cursos e treinamento devem fazer parte da rotina dos franqueados. Esteja disposto a praticar o que a franqueadora propor.

7. Estabeleça planos e metas para o futuro

Uma franquia é parte de uma rede de uma empresa maior, um conglomerado que tende a crescer de forma significativa se trabalhada de maneira correta.

Assim, os empreendedores devem estabelecer planos e metas para o futuro, visando o próprio crescimento profissional e do empreendedorismo.

Traçar metas e objetivos é crucial para alcançar os melhores resultados.

8. Acompanhe a mensuração de resultados

O empresário que tem um capital para investir no negócio próprio deve estar preparado para atender todos os critérios solicitados por uma franquia de sucesso e identificar os resultados.

Desse modo, a expansão de marcas pode começar pequena. Porém, aqueles que enxergam uma oportunidade de crescer em conjunto com outros empreendedores podem se dar muito bem em médio e longo prazo.

Enfim, este cuidado é importante para a gestão empresarial de franquia, pois orienta o trabalho ao longo do tempo e assim, pode detectar necessidades de mudanças.

9. Avalie os riscos externos

Qualquer empreendimento tem riscos e instabilidades. Porém, nem sempre são de responsabilidade própria, mas da economia interna e também externa.

Isso porque, muitas empresas trabalham com materiais importados e a variação cambial pode atrapalhar em algum momento.

Portanto, como dito, um planejamento adequado é essencial para a gestão empresarial de franquia. Assim, o franqueado saberá aproveitar as oportunidades quando estas lhe forem oferecidas.

10. Faça uma retrospectiva desde o início

Após um tempo como franqueado, o empreendedor deve fazer um levantamento de sucessos e fracassos. O que deu certo e o que deu errado na franquia escolhida? Em que ponto o empreendimento se encontra, e onde se quer chegar?

Depois, isso pode virar uma boa história no Twitter Ads, transformando uma thread em um relato sincero sobre todo o trabalho disposto a uma marca. Ou então, como vencer em um investimento que pode dar muito certo, se tudo correr bem.

Aliás, as redes sociais devem estar atreladas à marca principal, porém, com um formato localizado, para que os clientes possam estabelecer o ponto comercial que devem seguir. Então, fazer o marketing da unidade de franquia é essencial para atrair as pessoas e vender mais.

Mas agora que você já conhece todas essas dicas para gestão empresarial de franquia, é hora de abrir seu negócio. Existem inúmeras opções de marcas no mercado, e você pode escolher aquele que mais combina com seu perfil.

Artigo produzido pela equipe do Ideal Marketing.

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