10 dicas de gestão empresarial para quem está prestes a abrir sua franquia

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Entre os empreendedores que estão em busca do sonho do negócio próprio, muitos apostam em franquias e, para começar com o pé direito, podem seguir algumas dicas de gestão empresarial para franquia. Elas fazem toda a diferença no dia a dia.

Antes, porém, é preciso tomar conhecimento de como funciona uma franquia. Assim como quais os desafios que os franqueados encaram a partir do momento de escolha de uma marca em expansão.

Vale dizer que esse tipo de decisão por parte do empreendedor é muito inteligente. Isso já que uma franquia passa por diversas fases experimentais e traz muitos benefícios para quem está iniciando, como o conhecimento da marca.

O franqueado tem orientações diversas. Desde sobre disposição dos móveis, a contratação de funcionários, a documentação para regularização da empresa, entre tantos outros processos operacionais. 

A partir do momento que o empreendedor reconhece as facilidades em abrir um empreendimento comercial de franquia, é necessário sanar todas as dúvidas. Assim, a unidade poderá ser uma referência local.

Oportunidades crescentes no mundo da franquia

Com o crescimento de oportunidades que o setor de franchising oferece aos empreendedores, é possível encontrar aquele negócio que uma pessoa mais se identifica. Dessa forma, esse é um primeiro cuidado que deve ser tomado desde o princípio. 

Há diversas cadeias de franquias, para todos os gostos e todos os públicos, podendo ser:

Para cada modelo de negócio, o franqueado deve se identificar. Ou seja, deve ter um perfil que se encaixe com o negócio, para que tenha mais prazer e disposição para trabalhar.

Dicas importantes para a primeira franquia

É importante dizer que não há uma fórmula mágica que faz uma franquia ser um sucesso estrondoso ou um fracasso retumbante. Tudo vai depender do esforço do empreendedor, do apoio da marca e de um planejamento de negócios adequado.

No entanto, ao perceber a movimentação do mercado e a mudança de hábito dos consumidores por diversos fatores, vale a pena conhecer ao menos 10 dicas que podem ajudar aqueles que querem ter um negócio próprio, mas com uma marca estabelecida.

1. Prepare-se para atender o cliente 

De acordo com a franquia a ser montada, é preciso entender que o atendimento ao público é consequência direta de um empreendimento comercial. 

Seja por telefone, pelos serviços eletrônicos como DMs (Direct Messages) de redes sociais, mensageiros eletrônicos do celular. Não importa: o atendimento ao cliente é fundamental para o sucesso do negócio.

Para alcançar o público-alvo, uma campanha publicitária pode ser uma solução eficiente. 

Com a estratégia de Inbound Marketing, por exemplo, esse processo se torna ainda mais prático e menos custoso. Afinal, a técnica consiste no processo de atrair o cliente até a empresa, quando estes demonstram interesse em conhecer mais sobre um produto ou serviço.

Isso pode ser feito por meio de ferramentas digitais dispostas em redes sociais, ou no próprio site corporativo, por meio de uma landing page ou e-mail marketing. Assim como identificando o comportamento dos usuários por meio de outras ferramentas de marketing.

2. Aposte em uma marca consolidada no mercado

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Para quem vai investir um capital na primeira franquia, a dica é apostar em uma marca que seja reconhecida pelo grande público. Ela também deve ser compatível com o orçamento disponível, verificando as oportunidades e burocracias para iniciar o projeto. 

Além de mais tempo no mercado e a possibilidade de trabalhar de forma eficiente no Marketing empresarial, a franquia de sucesso possui uma marca que já tem sucesso entre o público-alvo. 

A abertura de uma nova loja de roupas ou uma lanchonete famosa, por exemplo, reduz a distância entre os clientes fidelizados até o estabelecimento mais próximo.

3. Reconheça as oportunidades quando se apresentam

Mesmo que uma marca tenha um público cativo de forma regionalizada, nada impede do empreendedor levar a marca adiante. Ou seja, o mercado em que atua e conquistando novos clientes em diferentes regiões.

Basta imaginar um hotel ou uma pousada que precisa atender uma cidade turística, porém busca investidores. 

Um empreendedor que quer ter uma marca de sucesso pode seguir por esse caminho, e se tornar um empresário de sucesso no ramo hoteleiro. Será preciso apenas redimensionar o alcance da franquia para outras regiões, principalmente por meio da internet.

4. Tenha afinidade com o segmento da franquia

Outra dica valiosa é ter afinidade com o empreendimento comercial no qual está pensando em adquirir.

Uma franquia de rede de farmácias pode ser interessante para profissionais que se especializaram na área, até mesmo porque é necessário um fármaco responsável.

Isso se aplica a outros modelos de negócios. Como restaurantes que precisam de nutricionistas ou clínicas de estéticas que contam com profissionais da área de saúde e beleza. 

Portanto, ter afinidade com a marca da franquia ajuda bastante na hora de tomar a decisão final em qual marca investir, e qual o tipo de público que será atendido.

5. Conte com apoio de consultoria empresarial

Caso o empreendedor tenha um capital para investir em uma franquia, pode separar parte do orçamento para contratar uma consultoria empresarial. 

O que as franquias apresentam são cases de sucesso da marca, todo o lado positivo e como é possível alcançar o sucesso investindo em um novo empreendimento comercial. 

Isso é relativamente seguro. Porém, há pontos que devem ser levados em consideração e podem estar fora do escopo do franqueador.

Uma consultoria empresarial particular desenvolverá um planejamento estratégico abrangendo diversos pontos, como localização, público-alvo e retorno presumível. 

Isso auxilia na hora de escolher qual a franquia ideal, além de facilitar em processos de contratação de pessoal e local para instalação do empreendimento.

6. Participe de cursos e treinamentos do franqueador

Ninguém nasce sabendo, e isso é uma máxima que precisa ser levada a sério quando se trata de uma franquia. Qualquer que seja o segmento a ser atendido.

Os franqueadores passaram por diversas experiências, boas e ruins, até encontrar um equilíbrio sobre o modelo de negócio oferecido em forma de franquia. 

As redes sociais, por exemplo, podem ser acompanhadas. Nelas, o Marketing de Conteúdo demonstrará histórias a partir de textos e artigos, assim como vídeos que apresentam a história de como a marca aconteceu, como surgiram os problemas e como foram apresentadas as soluções.

Isso também ajuda no engajamento nas redes sociais, o que eleva a marca em diversas posições quando se trata de ranqueamento em sites de buscas como o Google. 

Portanto, os cursos e treinamento devem fazer parte da rotina dos franqueados, para que possam também apresentar experiências em palestras, demonstrando o caminho para o sucesso e crescimento da marca. 

7. Estabeleça planos e metas para o futuro

Uma franquia é parte de uma rede de uma empresa maior, um conglomerado que tende a crescer de forma significativa se trabalhada de maneira correta. 

Os empreendedores devem estabelecer planos e metas para o futuro, visando o próprio crescimento profissional e do empreendimento. 

8. Acompanhe a mensuração de resultados

O empresário que tem um capital para investir no negócio próprio deve estar preparado para atender todos os critérios solicitados por uma franquia de sucesso e identificar os resultados. 

A expansão de marcas pode começar pequena, e aqueles que enxergam uma oportunidade de crescer em conjunto com outros empreendedores podem se dar muito bem em médio e longo prazo. 

9. Avalie os riscos externos 

Qualquer empreendimento possui os riscos e as instabilidades, que nem sempre são de responsabilidade própria, mas da economia interna e também externa. 

Isso porque, muitas empresas trabalham com materiais importados e a variação cambial pode atrapalhar em algum momento.

Portanto, um planejamento adequado é essencial. Assim, o franqueado saberá aproveitar as oportunidades quando estas lhe forem oferecidas.

10. Faça uma retrospectiva desde o início

Após um tempo como franqueado, o empreendedor deve fazer um levantamento de sucessos e fracassos. O que deu certo e o que deu errado na franquia escolhida? Em que ponto o empreendimento se encontra, e onde se quer chegar?

Isso pode virar uma boa história no Twitter Ads, transformando uma thread em um relato sincero sobre todo o trabalho disposto a uma marca, e como vencer em um investimento que pode dar muito certo, se tudo correr bem.

Aliás, as redes sociais devem estar atreladas à marca principal, porém com um formato localizado, para que os clientes possam estabelecer o ponto comercial que devem seguir.

Fazer o marketing da unidade de franquia é essencial para atrair as pessoas e vender mais.

Agora que você já conhece todas essas dicas para gestão empresarial de uma franquia, é hora de abrir seu negócio. Existem inúmeras opções de marcas no mercado, e você pode escolher aquele que mais combina com seu perfil.

Para isso, selecionamos um texto completo para você conhecer as melhores opções de franquia do mercado. Basta clicar no botão abaixo.

Outra dica é contar com uma consultoria gratuita para escolher seu negócio. Neste caso, acesse: henriquemol.com.br.

Artigo produzido pela equipe do Ideal Marketing.

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