O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Destaques ★ » Qual a história do franchising no Brasil? Descubra mais sobre esse setor

Qual a história do franchising no Brasil? Descubra mais sobre esse setor

Sumário

O franchising é um sistema de negócio que surgiu no século XX, nos Estados Unidos, na década de 1950. Então, para conhecer a história do franchising, continue a leitura.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias teve um crescimento de 14,3%, em 2022, em comparação com o ano anterior. Desse modo, alcançou uma receita total de R$ 211,4 bilhões. Logo, pode ser uma opção interessante para quem quer empreender e lucrar.

Dessa forma, produzimos o texto abaixo para que você possa entender as características desse modelo de negócio e o que torna o empreendimento tão seguro.

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

Como o franchising surgiu?

O Franchising surgiu nos Estados Unidos por volta de 1851 e 1852, com a Singer Sewing Machine Company, fabricante de máquinas de costura, na região da Nova Inglaterra.

Para aumentar suas vendas, a empresa passou a outorgar licenças de uso da marca e processos para comerciantes interessados em revender seus produtos em outras regiões do país.

Em 1891, também nos Estados Unidos, surgiu a primeira rede de franquias de serviços. Martha Matilda Harper, abriu seu salão de beleza em Nova Iorque.

O negócio despertou interesse de outras mulheres, fazendo com que Martha passasse a ensinar seus métodos, ou seja, o modelo de franquia. Ao passar por treinamentos contínuos, as redes aprovadas recebiam o direito de explorar determinada região.

Elas precisavam comprar os produtos a serem usados no serviço exclusivamente com a Martha. Tudo isso para garantir o padrão de qualidade da marca, um dos pilares no franchising de hoje.

Dessa forma, a rede chegou a ter mais de 500 unidades espalhadas pelos Estados Unidos, Alemanha e Escócia. Após o sucesso do modelo de negócio, foi a vez da General Motors adotar o franchising em 1898. Logo, houve a expansão da rede de revenda de carros. 

História do franchising no Brasil

Agora vamos conhecer a história do franchising no Brasil. Sendo assim, as primeiras marcas adotaram o sistema de franquias em 1960, que foram as escolas de idiomas Yázigi e CCAA.

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

Dessa forma, alguns anos depois, empresas como O Boticário também entraram para o franchising. A marca é uma das maiores redes de franquias brasileiras e de sucesso no mundo. 

A partir da década de 1970, o modelo começou a ficar mais organizado e marcas de segmentos diversos começaram a adotá-lo. Durante a década de 1980 que o movimento do franchising realmente ganhou força no Brasil com a fundação da Associação Brasileira de Franchising (ABF) em 1987.

Logo mais, entenda como funciona o sistema de franquias. Mas antes, entenda sobre a Lei de Franquias no Brasil.

A Lei de Franquias no Brasil

Em 1990 foi sancionada a primeira Lei de Franquias no Brasil, que tornou obrigatória a entrega da Circular de Oferta de Franquia (COF) ao empreendedor. Além disso, regulamentou o prazo de dez dias entre o recebimento dela e a assinatura do contrato.

Ao mesmo tempo, a Lei de Franquias apresentou artigos que deram uma segurança maior para a franqueadora em caso do descumprimento de alguma questão do acordo.

SuaQuadra: clique e aluguel imóvel comercial com desconto em São Paulo!

Em 2019, a nova lei foi sancionada, tornando o modelo de negócio mais claro. Entre as atualizações estão uma cláusula que não existe relação trabalhista entre os funcionários de uma franquia e a franqueadora. 

Como funciona o sistema de franquias?

Entenda agora como funciona o sistema de franquias. O negócio tem muitas vantagens do modelo. Dessa forma, um dos atrativos é que você conta com um modelo de negócio pronto e conhecido. Além disso, você fica por conta da gestão da sua unidade.

Nesse sentido, caso você precise de algum apoio, existem vários suportes oferecidos, além de treinamentos disponíveis.

Dessa forma, outra vantagem é a possibilidade de entrar no mercado de franquias com uma marca reconhecida pelo público. Sendo assim, às vezes a empresa não é tão conhecida. No entanto, o fato dela ter uma história construída e know-how, contribuem para a visibilidade no mercado. 

Além disso, o plano de negócio de uma franquia é muito importante, sendo também uma grande vantagem. Esse documento é responsável por apresentar todas as informações sobre os riscos, concorrentes, retorno financeiro previsto, entre outros.

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

Ou seja, por meio do franchising, como dito, você entra no mercado com um modelo de negócio pronto, conhecido. Portanto, basta seguir as regras para ter bons resultados financeiros. 

Quem é o franqueador?

No mundo dos negócios do franchising, o franqueador é a pessoa jurídica que possui os direitos sobre determinada marca.

Dessa forma, ela que formata um modelo de negócio para os franqueados e cede o direito de uso desta marca e de todo o know-how desenvolvido. Assim, a franqueadora é remunerada pelos serviços.

Quem é o franqueado?

O franqueado é aquele que recebe o direito de replicar o modelo de negócios da marca. Logo, deve ser uma pessoa comprometida, que queira fazer a diferença e que goste do segmento escolhido.

Além disso, o investidor deverá seguir as regras da franqueadora. Portanto, toda estratégia que saia do planejamento da empresa deve ser autorizada.

Números do franchising brasileiro hoje

Vamos aos números do franchising brasileiro hoje. Desse modo, como dito, segundo dados divulgados pela ABF, o faturamento das franquias no Brasil, em 2022, foi de R$ 211,4 bilhões, em comparação com os R$ 185 bilhões referentes ao ano de 2021.

Sendo assim, isso representa um crescimento nominal de 14,3%. Já para 2023, a associação projeta um crescimento de até 12% do faturamento, de 4% das redes e de 10% nos empregos.

Dessa forma, tendo entendimento desses principais pontos do franchising, você pode se tornar um franqueado. Então, agora você deve encontrar a melhor empresa para lhe ajudar a se destacar no mercado de franchising e ter bons retornos financeiros. 

Ao longo do conteúdo, você aprendeu sobre a história do franchising no Brasil, além de descobrir sobre como todo o sistema funciona. Então, agora que está por dentro do assunto, empreenda e lucre com o seu próprio negócio de sucesso.

ZINZ plataforma para obras.
Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje