O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Destaques ★ » Qual a história do franchising no Brasil? Descubra mais sobre esse setor

Qual a história do franchising no Brasil? Descubra mais sobre esse setor

Sumário

O franchising é um sistema de negócio que surgiu no século XX, nos Estados Unidos, na década de 1950. Então, para conhecer a história do franchising, continue a leitura.

No último ano, 60% dos brasileiros manifestaram o desejo de ter o próprio negócio, alcançando um índice recorde de intenção de empreender, segundo pesquisa recente. Esse crescimento é notável, especialmente após uma queda em 2021, quando pouco mais de 45% da população tinha esse objetivo.

O franchising surge como uma opção atrativa para quem deseja entrar no mundo dos negócios com um modelo comprovado, oferecendo suporte, treinamento e a segurança de atuar sob uma marca estabelecida. Vamos voltar a falar sobre esse assunto mais a frente. Então, aqui você confere quais são as características desse modelo de negócio e o que torna o empreendimento tão seguro comparado a abrir um negócio do zero. Continue a leitura!

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

O que é franchising?

O termo franchising, descreve o modelo de negócios no qual um franqueador concede o uso de sua marca ao franqueado. Logo, ao investir em uma franquia, você adquire o direito de operar sob a marca, seguindo padrões e métodos definidos pelo franqueador.

Este modelo de negócio requer um investimento inicial, que varia conforme o tamanho e o tipo de negócio. As franquias vão desde pequenos comércios até grandes redes de fast food. O franqueador não deixa o franqueado sozinho. Pelo contrário, ele oferece suporte contínuo, como transferências de conhecimento, treinamento, suporte em marketing e publicidade, além de fiscalizar a operação.

Portanto, investir em uma franquia é como navegar em um barco a motor em vez de remar sozinho. Enquanto o franqueado toma as rédeas do negócio, o franqueador fornece o combustível e o direcionamento, garantindo um caminho mais seguro e eficiente. Clique no botão abaixo e conheça opções de franquias baratas e lucrativas para empreender.

Como o franchising surgiu?

O franchising surgiu nos Estados Unidos por volta de 1851 e 1852, com a Singer Sewing Machine Company, fabricante de máquinas de costura, na região da Nova Inglaterra. Sendo assim, para aumentar suas vendas, a empresa passou a outorgar licenças de uso da marca e processos para comerciantes interessados em revender seus produtos em outras regiões do país.

Em 1891, também nos Estados Unidos, surgiu a primeira rede de franquias de serviços. Martha Matilda Harper, abriu seu salão de beleza em Nova Iorque. O negócio despertou interesse de outras mulheres, fazendo com que ela passasse a ensinar seus métodos, ou seja, o modelo de franquia. Ao concluírem os treinamentos contínuos, as empreendedoras aprovadas recebiam o direito de explorar determinada região.

Elas precisavam comprar os produtos a serem usados no serviço exclusivamente com a Martha. Tudo isso para garantir o padrão de qualidade da marca, um dos pilares no franchising de hoje.

Dessa forma, a franqueadora chegou a ter mais de 500 unidades espalhadas pelos Estados Unidos, Alemanha e Escócia. Após o sucesso do modelo de negócio, foi a vez da General Motors adotar o franchising em 1898. Logo, houve a expansão da rede de revenda de carros. 

Quer assessoria para abrir uma franquia? Clica aqui e saiba mais!

História do franchising no Brasil

Agora vamos conhecer a história do franchising no Brasil. Desse modo, as primeiras marcas adotaram o sistema de franquias em 1960, que foram as escolas de idiomas Yázigi e CCAA. Nesse sentido, alguns anos depois, empresas como O Boticário também entraram para o franchising. Vale destacar que a marca é uma das maiores redes de franquias brasileiras e de sucesso no mundo. 

A partir da década de 1970, o modelo começou a ficar mais organizado e marcas de segmentos diversos começaram a adotá-lo. Durante a década de 1980 que o movimento do franchising realmente ganhou força no Brasil com a fundação da Associação Brasileira de Franchising (ABF) em 1987. A seguir, vamos falar mais desse assunto!

A ascensão das franquias no Brasil

Como dito, o modelo de franquias começou a ganhar força no Brasil na década de 1980, impulsionado pela fundação da Associação Brasileira de Franchising (ABF) em 1987. O crescimento do setor ocorreu devido à adesão de grandes empresas, que passaram a enxergar o franchising como uma forma segura e escalável de expansão.

A regulamentação também contribuiu para essa evolução. A criação da Lei nº 8.955/1994, conhecida como Lei de Franquias, trouxe mais segurança jurídica para franqueadores e franqueados. Você saberá mais sobre ela no tópico seguinte. Com isso, a década de 1990 registrou um crescimento expressivo no setor, impulsionado pelo aprimoramento das técnicas de gestão e pelo uso da tecnologia na administração das franquias.

O franchising pode ser comparado a uma estrada bem pavimentada. Enquanto empreender sozinho pode ser como abrir trilhas em uma floresta densa, investir em uma franquia oferece um caminho estruturado e seguro para alcançar o sucesso.

Transforme seu negócio em franquia! Clique e conheça a consultoria do Encontre Sua Franquia!

A Lei de franquias brasileira

Em 1990, foi sancionada a primeira Lei de Franquias no Brasil, que tornou obrigatória a entrega da Circular de Oferta de Franquia (COF) ao empreendedor. Além disso, regulamentou o prazo de dez dias entre o recebimento dela e a assinatura do contrato.

Ao mesmo tempo, a Lei de Franquias apresentou artigos que deram uma segurança maior para a franqueadora em caso do descumprimento de alguma questão do acordo. Em 2019, a nova lei foi sancionada, tornando o modelo de negócio mais claro. Entre as atualizações estão uma cláusula que não existe relação trabalhista entre os funcionários de uma franquia e a franqueadora. 

Como funciona o sistema de franquias?

Além de história do franchising, esse mercado tem muitas vantagens. Dessa forma, um dos atrativos é que você conta com um modelo de negócio pronto e conhecido. Além disso, você fica por conta da gestão da sua unidade. Nesse sentido, caso você precise de algum apoio, existem vários suportes oferecidos, além de treinamentos disponíveis.

Outra vantagem é a possibilidade de entrar no mercado de franquias com uma marca reconhecida pelo público. Mesmo que se trata de uma franquia nova, ou seja, às vezes não é tão conhecida, o fato dela ter uma história construída e know-how, contribuem para a visibilidade no mercado. 

Nesse sentido, o plano de negócio de uma franquia é muito importante, sendo também uma grande vantagem. Esse documento é responsável por apresentar todas as informações sobre os riscos, concorrentes, retorno financeiro previsto, entre outros.

SuaQuadra: clique e aluguel imóvel comercial com desconto em São Paulo!

Ou seja, por meio do franchising, como dito, você entra no mercado com um modelo de negócio pronto e conhecido. Portanto, basta seguir as regras para ter bons resultados financeiros. Você pode conferir mais sobre o modelo de franquias no vídeo abaixo!

Quem é o franqueador?

No mundo dos negócios do franchising, o franqueador é a pessoa jurídica com os direitos sobre determinada marca. Dessa forma, ela que formata um modelo de negócio para os franqueados e cede o direito de uso desta marca e de todo o know-how desenvolvido. Assim, a franqueadora é remunerada pelos serviços.

Quem é o franqueado?

O franqueado é aquele que recebe o direito de replicar o modelo de negócio da marca. Logo, deve ser uma pessoa comprometida, que queira fazer a diferença e que goste do segmento escolhido. Além disso, o investidor deverá seguir as regras da franqueadora. Portanto, toda estratégia que saia do planejamento da empresa deve ser autorizada.

Números do franchising brasileiro hoje

Vamos aos números do franchising brasileiro hoje. Desse modo, o faturamento das franquias no Brasil, em 2024, foi de cerca de R$ 273 bilhões, segundo os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Sendo assim, isso representa um crescimento nominal de 13,5% comparado com o ano anterior.

Logo, com o entendimento desses principais pontos do franchising, você pode se tornar um franqueado. Então, agora você deve encontrar a melhor empresa para lhe ajudar a se destacar no mercado de franchising e ter bons retornos financeiros. 

Qualificai: inteligência artificial para qualificação de leads da sua franqueadora. Clique e confira como aproveitar!

Ao longo do conteúdo, você aprendeu sobre a história do franchising no Brasil, além de descobrir sobre como todo o sistema funciona. Agora que está por dentro do assunto, empreenda e lucre com o seu próprio negócio de sucesso.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje