5 ideias de empreendedorismo: veja onde empreender com segurança!

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Quer conhecer algumas ideias de empreendedorismo? Vamos falar sobre alguns dos mercados que mais têm chamado a atenção de quem busca investir em um novo negócio.

De acordo com o levantamento da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em 2019, o Brasil contava com mais de 52 milhões de empreendedores donos do próprio negócio.

Os mercado e nichos para investir são os mais variados, com muitos modelos de negócios também. Dessa forma, separamos algumas dicas para lhe orientar neste processo.

Como escolher no que empreender?

Essa é uma importante pergunta a ser feita quando se pensa onde investir tempo e dinheiro em um novo negócio. Na hora de abrir uma empresa bate aquela insegurança de fazer um movimento errado e ter prejuízo, certo?

Por isso, algumas dicas podem lhe ajudar na hora de escolher por onde começar o seu próprio negócio.

A princípio, o primeiro passo é o autoconhecimento. O empreendedor deve analisar o seu próprio perfil e suas características que podem influenciar nesta escolha.

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Por exemplo, para quem é mais expansivo, e lida bem com as pessoas, a melhor opção pode ser um negócio de vendas na área de comércio ou serviços.

Ao contrário, para quem é mais tímido, um trabalho em home office, sem muito contato com clientes, pode ser mais indicado.

Além disso, estudar bem o mercado com o qual tem mais afinidade é outro passo importante. Bem como reconhecer as lacunas presentes nele e estabelecer em quais nichos se pretende investir.

Da mesma forma, fazer uma análise dos concorrentes para saber as franquezas do mercado e, com isso, explorá-las com o seu novo negócio será uma etapa fundamental.

Por fim, estabeleça uma região de atuação e reconheça suas potencialidades para um bom desenvolvimento do seu empreendimento, sobretudo em relação ao seu público-alvo.

Contudo, uma forma mais simples, segura, e com várias ideias de empreendedorismo é o mercado de franquias. Quer saber mais? Então, leia os tópicos a seguir.

Mas antes, acesse um ebook com dicas do que você precisa saber antes de abrir uma franquia.

E-book "Tudo que você precisa saber antes de abrir uma franquia".

Entenda porque o modelo de franquia vale a pena

O franchising está cheio de ideias de empreendedorismo para os diferentes perfis de empreendedores. Ainda, para investir nos mais variados nichos de mercado.

O modelo de franquias é mais seguro pois conta com uma estrutura pronta e uma marca reconhecida no mercado.

Da mesma forma, neste modelo, a operação segue um padrão, o que facilita sua implementação, mesmo para empreendedores com pouca ou nenhuma experiência.

Este formato de negócio consiste em uma licença para que o empreendedor utilize a marca e o know-how de uma franqueadora. Dessa forma, ele recebe um negócio praticamente pronto.

Além de ser um formato mais simples, de mais fácil implementação, este modelo de negócio possui outras vantagens.

Uma delas é o suporte que a franqueadora oferece para o empreendedor. Entre as modalidades estão, por exemplo, treinamentos, apoio para a gestão administrativa e para a escolha do melhor local para a unidade.

Do mesmo modo, este modelo é atrativo pois o empreendedor sabe quanto precisará investir para montar o negócio.

A Circular de Oferta de Franquia (COF) é um documento que traz informações detalhadas sobre custos para implantação da unidade, gastos mensais e até previsão de faturamento.

Com isso, o empreendedor consegue se programar melhor na questão financeira e buscar ideias de negócios que combinem mais com a sua capacidade financeira.

Enfim, são muitas vantagens deste modelo de negócio! Conheça mais algumas delas no vídeo abaixo que separamos para você.

Melhores ideias de empreendedorismo para investir

Conforme falamos, o mercado de franquias é cheio de ideias de empreendedorismo. Pode ser uma loja virtual, uma rede de cursos on-line, ou especializada em marketing de redes sociais, por exemplo.

Cada empreendedor deve analisar o seu perfil e o seu momento de vida para escolher a rede que pode oferecer um melhor negócio para ele.

Aqui separamos algumas marcas em mercados atrativos para você conhecer melhor.

1. Negócios on-line

O empreendedor pode optar por uma franquia de negócios on-line e aproveitar todo o crescimento do comércio eletrônico dos últimos anos.

Este setor teve ainda mais destaque por conta da pandemia do novo coronavírus. Isso porque os consumidores passaram a consumir mais via internet.

Para se ter uma ideia, segundo índice MCC-ENET, o e-commerce brasileiro cresceu 73,88% só em 2020. Uma das franquias que atua nestes tipo de negócio é a Brasil Nutri Shop.

A empresa é especializada no comércio de suplementos alimentares, acessórios esportivos, vitaminas, minerais, alimentos fitness e diversos outros produtos para saúde e bem-estar.

Com a marca, o franqueado trabalha em home office, realizando a venda dos produtos pelo site da franquia. Assim, ele recebe uma porcentagem sobre cada venda que faz.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 1 a 12 meses

2. Cuidados para o carro

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Uma das ideias de empreendedorismo para quem gosta de carros é a Acquazero. A marca é a maior rede de estética automotiva do Brasil.

Ela está em um segmento bastante atrativo, tendo em vista o amplo mercado consumidor em potencial, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Brasil, são quase 50 milhões de veículos em circulação.

Da mesma forma, a Acquazero oferece um modelo de negócio atrativo pois pode ser feito em home office. Assim, diminuindo custos de manutenção, além da flexibilidade de horário.

Vemos um técnico da franquia Acquazero realizando a limpeza do capô de um carro (imagem ilustrativa). Texto: ideias de empreendedorismo.
O segmento de serviços automotivos é atrativo, com amplo mercado para trabalhar.

Além disso, a Acquazero é uma das franquias referências em serviços ecologicamente sustentáveis, o que uma tendência neste segmento, segundo reportagem da revista eletrônica SEGS.

Ademais, a empresa oferece ao franqueado uma marca reconhecida no mercado. Ela está entre as 50 maiores franquias do Brasil segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Entre 2019 e 2020, a Acquzero cresceu em 152% o seu número de unidades, impulsionada pelos modelos home office.

Os suportes que a rede oferece aos franqueados são eficientes, como treinamentos das técnicas ideais para prestar os serviços de limpeza e cuidados automotivos.

Da mesma forma, a franqueadora orienta para uma boa gestão administrativa da unidade, bem como para as ações de marketing.

Por fim, a franquia trabalha com produtos de qualidade que, mesmo com pouca água, conseguem deixar o carro brilhando como novo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 18 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

3. Seguros diversos

O mercado de seguro está repleto de ideias para ganhar dinheiro, pois o setor é amplo, com muitos produtos e modelos de negócios para se trabalhar. E uma dessas redes é a Quisto Corretora de Seguros.

Dados da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) mostram que a arrecadação do setor no primeiro bimestre de 2021 cresceu 4,5%, em relação ao mesmo período de 2020, quando não havia pandemia.

Segundo o diretor da Quisto, Henrique Mol, o mercado ainda tem muito a crescer, tendo em vista a procura por seguros de vida, previdência privada e seguros de automóveis.

A Quisto é uma franquia que apresenta ao empreendedor um modelo de negócio enxuto, em home office ou loja.

Ademais, a franquia possui um amplo catálogo de produtos. São mais de 90 tipos de contratos, entre financiamento de automóveis, crédito consignado, empréstimo com garantia de imóvel, entre outros.

Vemos duas miniaturas de casas em cima de uma mesa de escritório enquanto dois homens preenchem documentos e fazem cálculos (imagem ilustrativa). Texto: ideias de empreendedorismo.
A Quisto conta com uma grande variedade de seguros e outros produtos.

Outra vantagem é que a franquia possui um software exclusivo que consegue fazer mais de 20 cotações para um mesmo contrato.

Por contar com parcerias com os maiores players do mercado de seguros do mundo, a Quisto consegue oferecer boas cotações e variedade de produtos.

Da mesma forma, ela é atrativa por conta de sua política de comissionamento, com valores acima de outras marcas que atuam no ramo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses

4. Alimentação

No segmento de franquias de Alimentação, o empreendedor encontra as mais variadas ideias de empreendedorismo.

Por exemplo, franquias de pizzaria, comida saudável, pastéis, doces, salgados e a venda de açaí. O consumo do açaí vem aumentando cerca de 15% ao ano, segundo a Embrapa.

Este produto, genuinamente brasileiro, é o carro-chefe da franquia Cream Berry, rede criada em Varginha, no interior de Minas Gerais.

A Cream Berry atua em um modelo de simples instalação e gerenciamento no dia a dia, bastante atrativo para os empreendedores

Ainda, é uma franquia que está atenta às mudanças do mercado, segundo relata o franqueado, Tiago Jinji. Ele também se mostra satisfeito com o suporte realizado pela franqueadora.

Isso porque a franquia auxilia o franqueado com treinamentos e apoio na escolha do melhor local para a instalação.

Uma das vantagens da Cream Berry é sua receita exclusiva do creme de açaí, fabricada na cozinha central da marca.

Do mesmo modo, a rede possui um cardápio amplo, com diversas opções de acompanhamento para o açaí. Por exemplo, cremes de frutas variados, chocolates, entre outros.

Vemos um copo transparente de açaí com frutas picadas o topo (imagem ilustrativa).
O Açaí tomou o país todo e é consumido em vários estados brasileiros.

Um dos formatos da Cream Berry é focado no atendimento self-service, que tem se tornado moda entre os consumidores deste produto.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 90 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses

5. Beleza e estética

No nicho de beleza e estética, a franquia Suav se destaca por apresentar um formato interessante para o setor.

A franquia trabalha com atendimento sem marcação de horário para aquelas pessoas que não conseguem organizar um tempo previamente para ir ao salão.

A franquia foi tema de reportagem da revista Pequenas Empresas, Grande Negócios, que destacou o grande faturamento que este modelo de atendimento trouxe para os criadores da franquia.

O mercado de beleza e estética também está em alta. Segundo a consultoria Euromonitor, o Brasil é o quarto país onde mais se gasta com beleza e cuidados pessoais.

Na Suav, o cliente encontra cuidados de estética facial, como limpeza de pele, peeling, clareamento de manchas, entre outros.

Conta também com serviços de estética corporal, como massagens e drenagem, além de depilação, esmalteria e vários outros cuidados.

Além de um modelo lucrativo e com amplo catálogo de serviços, o franqueado também conta com um suporte eficiente da franqueadora. Assim, recebe apoio para diversas etapas, impulsionando o desenvolvimento do negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 168 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 16 e 36 meses

Por fim, caso ainda esteja em dúvida sobre qual franquia escolher, leia o nosso conteúdo sobre o que considerar na hora de escolher uma franquia clicando aqui.

Se optou por alguma marca, entre em contato com a franqueadora. Contudo, que ainda está em dúvida, receba uma consultoria gratuita de especialistas para lhe ajudar a escolher a melhor franquia para você. Basta acessar: henriquemol.com.br.

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