O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Para Empreender » Ideias para ganhar dinheiro extra com pouco investimento

Ideias para ganhar dinheiro extra com pouco investimento

Sumário

Algumas das ideias para ganhar dinheiro passam por empreender e começar um novo negócio. Para isso, uma boa opção são os modelos de franquias.

Grande parte dos brasileiros busca uma renda extra para complementar o salário e aumentar sua capacidade financeira. No entanto, antes de empreender, é preciso conhecer bem a área em que deseja atuar.

Pois nem todo mundo esta familiarizado com o mercado do franchising. Assim, trazemos um conteúdo com diversas informações para ajudar você a conhecer este modelo de negócio.

Invista em uma franquia: segurança e baixo custo

Muitas das ideias para ganhar dinheiro podem ser perigosas por não oferecem muita segurança de que o negócio dará certo. Por outro lado, o modelo de franquia minimiza esta insegurança.

Uma franquia funciona como uma réplica de uma empresa em que todas as unidades oferecem produtos e serviços iguais, funcionando praticamente da mesma maneira.

Assim, o franqueado deve seguir todas as orientações e modos de produção da empresa mãe, a franqueadora.

Este modelo de negócio, como falamos, é o mais seguro para investir. Isso é facilmente comprovado pela quantidade de franquias que fecham as portas em comparação com as empresas comuns.

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a mortalidade de uma franquia em seus dois primeiros anos de operação é de apenas 5%. Em contrapartida, chega a 23% o número para uma empresa que é franquia.

As franquias também acabam tendo um sucesso maior, resultado de alguns fatores preponderantes que fazem com que o negócio seja um investimento mais seguro.

Plano de negócio já testado no mercado

O empreendedor que investe em uma franquia recebe um plano de negócios que foi testado primeiramente na franqueadora, e depois em outras unidades.

Dessa forma, o novo empreendedor já recebe um planejamento de como deverá atuar no andamento da franquia.

Com este plano e a experiência prévia da franqueadora, ele já será direcionado para as melhores ações para organizar de modo eficiente o seu negócio.

Imagem de um homem assinando um contrato (imagem ilustrativa). Texto: ideias para ganhar dinheiro.
O franqueado tem a segurança de contar com um plano de negócio já testado no mercado.

Da mesma forma, com este plano de negócios, ele já saberá com antecedência, ou ao menos terá uma ideia, de quanto irá gastar para a manutenção do empreendimento.

Do mesmo modo, no plano de negócios, é possível visualizar as melhores práticas para atrair o público. Para se ter uma ideia, franquias realizam um estudo de geomarketing para escolher o melhor lugar para instalar a nova unidade.

Isso é feito para facilitar a visualização do empreendimento pelo seu público-alvo, bem como para aproveitar espaços onde a concorrência é menor ou há mais possibilidade de crescimento.

Da mesma forma, isso permite que o franqueado planeje melhor o negócio financeiramente, bem como sua parte administrativa e a contratação de funcionários.

Assim, ao começa um novo negócio já com toda esta dinâmica pré-concebida, conhecendo os próximos passos do empreendimento, a vida do franqueado mais fácil e segura.

Suportes da franqueadora

Além do plano de negócios, o franqueado conta com diversos tipos de suportes da franqueadora para auxiliar na condução do empreendimento.

Para franquias com um ponto comercial, além da escolha do local da nova unidade, a franqueadora também auxilia na montagem do estabelecimento para manter a identidade da marca.

Do mesmo modo, o modelo de franquia é bom para empreendedores inexperientes, uma vez que a franqueadora oferece treinamentos para a condução do negócio.

Assim, ao adquirir uma franquia de corretoras de seguros, por exemplo, mesmo sem muita experiência no assunto, com o treinamento dado pela empresa, o empreendedor estará apto a exercer aquele trabalho.

Da mesma forma, além dos treinamentos, a franqueadora oferece suporte na parte administrativa e de gestão do negócio. Assim, o empreendedor consegue organizar sua empresa com este auxílio.

Além disso, o franqueado conta com suporte jurídico para questões burocráticas, como abertura de CNPJ, licenças necessárias para a instalação do estabelecimento etc.

Image de uma pessoa mexendo no celular com um livro perto (imagem ilustrativa). Texto: ideias para ganhar dinheiro.
O franqueado recebe suportes da franqueadora, seja de forma presenciais ou on-line.

Por fim, a franquia faz o marketing da unidade junto a uma equipe especializada ou contratada para prestar este serviço.

Assim, o franqueado terá menos custos com todo este suporte, que será pago por meio do investimento inicial da taxa de franquia, das taxas mensais de royalties e de propaganda.

Marca reconhecida pelos consumidores

O modelo de franquia também significa, além de todo o suporte e facilidades, investir em uma marca já reconhecida pelo mercado e pelos consumidores.

Você já está habituado a ver na televisão e reconhecer grandes marcas de franquias, como Subway, McDonalds, Burguer King, e várias outras.

Para chegar a este nível de reconhecimento são anos de atuação no mercado, muito marketing, bem como produtos e serviços de destaque.

Nesse sentido, as franquias são boas ideias para ganhar dinheiro, pois o franqueado já recebe um negócio maturado e com potencial de vendas.

Da mesma forma, franquias de serviços e produtos já são reconhecidas pelo know-how e qualidade, o que impulsiona as vendas, mesmo em uma unidade recém inaugurada.

Enfim, sua unidade será reconhecida pelas cores ou logomarca, e isso facilitará a propaganda do seu novo negócio.

Melhores ideias para ganhar dinheiro com franquias

O mercado de franquias está cheio de ideias para ganhar dinheiro. Alguns modelos possuem baixo investimento inicial e oferecem serviços de diferentes naturezas.

Nesse caso, as pessoas interessadas precisam pesquisar bem para ver em qual segmento de mercado deseja atuar, bem como em qual negócio o seu perfil se encaixa melhor.

Da mesma forma, alguns modelos servirão como uma forma de renda extra no tempo livre do empreendedor, principalmente os modelos home office.

Sendo assim, separamos algumas franquias com baixo investimento inicial, que são boas ideias para ganhar dinheiro, mesmo sem muito capital para investir.

[raio_x_esf]

Cuidados para fazer uma renda extra sem prejudicar seu trabalho

Como vimos, o setor de franquias está cheio de boas ideias para ganhar dinheiro. Nesse sentido, existem diversos setores da economia para uma possível atuação.

No entanto, o empreendedor que investe em uma franquia para ter uma renda extra deve tomar cuidado para não prejudicar o seu trabalho.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Além disso, se optar por modelos home office, ele deve se concentrar em negócios que possam ser realizados a qualquer hora do dia. Ou seja, nos quais ele pode dedicar o seu tempo livre, sem conflitar com o horário do trabalho.

Da mesma forma, ele precisa se organizar, ter uma rotina fixa para desenvolver bem as duas tarefas, o trabalho e o empreendimento.

Por isso, será necessário descartar alguns modelos de franquias, os quais exigem uma disponibilidade maior de tempo no horário comercial.

Do mesmo modo, é necessário ficar atento para não realizar tarefas da franquia durante o expediente de trabalho, para não haver queda de rendimento.

Com o tempo, se tudo der certo, o empreendedor poderá se dedicar exclusivamente a uma das tarefas se ele assim desejar.

Ainda, com o desenrolar do novo negócio, o empreendedor poderá investir em um funcionário para ajudar com a franquia. No entanto, isso demanda um planejamento financeiro.

Pois tudo passa por planejamento, e se o empreendedor se manter fiel ao seu plano de negócios e organização, ele poderá lidar bem com a jornada dupla.

Por fim, separamos mais um conteúdo com o passo a passo para escolher uma franquia.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje