Investimentos internacionais: franquias do exterior que você pode abrir no Brasil

Por
em
Passaporte ao lado de notas de dinheiro, relógio e caneta. Ilustração do texto sobre investimentos internacionais.
Advertisement

Os investimentos internacionais são uma opção para quem quer diversificar os negócios em solo brasileiro. Pensando nisso, preparamos dicas de empreendimentos estrangeiros para abrir sem sair do Brasil.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o Brasil tem 57 franqueadoras estrangeiras atuando no país. As marcas estão nos mais diversos segmentos e podem ser boas opções para abrir em território nacional.

Mas como em todo caso, é preciso analisar bem a proposta da franquia antes de fechar o negócio. Afinal, ser um investimento internacional não é sinônimo de ser ideal para qualquer investidor. Continue a leitura e saiba mais!

Vale a pena abrir uma franquia internacional?

O mercado de franquias está repleto de oportunidades para todos os perfis de investidores. Porém, há negócios mais ou menos seguros, de modo que o futuro empreendedor deve analisar muito bem as condições de cada um.

No caso dos investimentos internacionais não é diferente. Dessa forma, um primeiro passo é analisar se a franquia internacional já possui outras unidades no Brasil.

Caso a resposta seja positiva, pode ser interessante visitar uma das franquias. Ou, até mesmo buscar o franqueado e conversar sobre suas intenções. Assim, é possível ter mais segurança e saber como o negócio funciona na prática.

Além disso, é importante analisar se a franqueadora possui uma base no país. Neste sentido, a empresa pode garantir um suporte ao franqueado de forma mais próxima e o contato entre ambos se torna mais simples.

Outro ponto a ser analisado é o público-alvo. No caso dos investimentos internacionais, pode ser que exista uma diferença cultural que dificulte o acesso do consumidor aos produtos e serviços. Por isso, é essencial realizar uma análise do mercado.

Depois de analisar todos esses fatores, é interessante considerar a existência de franquias baratas que sejam brasileiras. Afinal, pode ser que exista um negócio nacional com a mesma proposta do estrangeiro e com melhor custo benefício.

Além disso, investir em franquias brasileiras fortalece o mercado nacional. Sem contar que existem opções de franquias que valem a pena investir e nos mais variados nichos.

15 investimentos internacionais que você pode fazer no Brasil

Rua com letreiros de lojas com neon em diversas línguas. Ilustração do texto sobre investimentos internacionais.
Franquias internacionais estão nas mais diversas áreas e nichos.

Agora que você já sabe o que levar em conta antes de escolher entre investimentos internacionais, confira algumas opções de franquias estrangeiras que podem ser boas opções para investir no Brasil.

1. McDonald’s

Sem dúvidas, esse é um dos investimentos internacionais mais famosos. A rede de fast food ficou famosa pelos sanduíches e brindes, que têm grande apelo com o público infantil.

Antes de mais nada, o McDonald’s chegou ao Brasil em 1979. Atualmente, existem por volta de 2,5 milhões de unidades em operação no país, entre eles restaurantes, quiosques e McCafé.

O valor de investimento na franquia varia bastante de acordo com a unidade e os produtos comercializados. Por isso, o interessado deve analisar bem antes de fazer sua escolha.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 1,6 milhão
  • Faturamento médio mensal: R$ 560 mil
  • Prazo de retorno: não informado

2. L’Occitane

Advertisement

A L’Occitane é uma rede de franquias francesa do ramo de cosméticos e perfumaria. Atualmente, a marca trabalha com seis linhas próprias de produtos para SPA em casa e autocuidado.

Mas além disso, a rede já está presente em 90 países, com mais de três mil lojas. Desse modo, para o franqueado, é possível escolher entre dois modelos de negócio, quiosque ou loja.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 75 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: 36 meses

3. NYS Collection Eyewear

A NYS Collection Eyewear é uma marca de óculos que surgiu em Nova York, em 1996. Assim, a marca se espalhou pelo mundo e fez sucesso no Brasil.

Desde 2014, a NYS Collection Eyewear está em solo brasileiro e já conta com unidades em oito estados. No mundo, a marca chega a mais dez mil franquias, em cerca de 40 países.

Mas de modo geral, a marca conta com óculos de sol e de grau. Já para o franqueado, a rede chama atenção pelo baixo custo operacional.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 79 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 30 meses

4. Swarovski

Anel de diamante em fundo branco. Ilustração do texto sobre investimentos internacionais.
Franquia de alto padrão se tornou referência no mercado de acessórios.

De fato, essa franquia também é um dos investimentos internacionais mais conhecidos. Além do mais, é um negócio que envolve altos valores, tanto para o comprador final, como para o franqueado.

Assim, a marca existe desde 1895 e é conhecida mundialmente por seus acessórios e jóias. Seu fundador, Daniel Swarovski, era mestre na lapidação de cristais e baseou o conceito da empresa na raridade e luxo dessas pedras preciosas.

Dessa forma, a rede de franquias é da Áustria e está presente em diversos países. Além disso, a Swarovski conta com um e-commerce que entrega os produtos em praticamente qualquer lugar.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 497 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: 36 meses

5. Kumon

Embora seja um sucesso no Brasil, vale lembrar que a Kumon também é um dos investimentos internacionais. Isso porque, a marca foi fundada no Japão.

Porém, a rápida expansão fez com que a Kumon já tenha chegado em cerca de 50 países. O foco da franquia é oferecer aulas de reforço e ensino especializado para alunos com dificuldades de aprendizado.

Mas apenas no Brasil já são mais de 1,5 mil unidades. Por aqui, a rede oferece aulas de português, matemática e japonês de forma particular.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 40 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

6. Remax

A Remax é uma franquia de imobiliárias. Atualmente, a marca é considerada a maior do segmento quando se leva em conta o valor em transações.

Desde 1973, a franquia realiza serviços imobiliários diversos, se adaptando ao mercado local em que está inserida. Dessa forma, atingiu a marca de 1,1 mil corretores espalhados em 100 países.

Por sua vez, a rede chegou ao Brasil em 2009 e já possui cerca de 100 unidades em formato de escritório padronizado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil
  • Faturamento médio mensal: variável
  • Prazo de retorno: de 18 a 36 meses

7. KFC

A rede de franquias KFC é mundialmente conhecida pelos frangos fritos oferecidos em baldes. Embora não seja o único item do cardápio, esse foi o produto responsável por tornar a rede querida em todo o mundo.

Sendo assim, 10 anos depois da abertura, a marca já contava com 600 lojas espalhadas. Hoje em dia, são mais de 5 mil lojas, em 120 países, com 14 milhões de clientes por dia.

Advertisement

Contudo, a franquia está no Brasil desde 2016. Sendo assim, já chegou a 100 unidades brasileiras, em 10 estados.

Assim, o franqueado interessado deve ter em mente que o investimento na marca é elevado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 1,9 milhão
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: 48 meses

8. Maybelline New York

Conjunto de maquiagens abertas em uma. Ilustração do texto sobre investimentos internacionais.
Marca de maquiagem oferece modelo de negócio de quiosque.

Já a Maybelline New York é uma marca especialista em maquiagens e com sucesso mundial. Além disso, a rede de franquias pertence a um grande grupo comercial, o L’Oreal, desde 1996.

Sendo assim, a franquia já se expandiu por 90 países e conta com lojas variadas. Porém, no Brasil, a empresa oferece apenas o modelo de negócio de quiosque.

A marca se destaca também por ter serviço de maquiadores profissionais, o que atrai grande número de clientes. Por sua vez, o franqueado tem acesso a consultoria de campo e treinamento.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 180 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: 18 meses

9. The Body Shop

A The Body Shop é uma marca inglesa de cosméticos. Assim, seu diferencial é oferecer alta qualidade, ética e sustentabilidade no desenvolvimento de produtos de fabricação própria.

Dessa forma, a rede produz e comercializa produtos cosméticos totalmente veganos e que não são testados em animais. Com essa proposta, a marca chegou a 65 países.

Além disso, a oferta de produtos é grande. Por exemplo: cosméticos para rosto e corpo, perfumaria e acessórios para o público feminino e masculino.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 98,5 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 41 mil
  • Prazo de retorno: de 24 a 48 meses

10. Não+Pêlo

A Não+Pêlo é uma marca que surgiu na Espanha. Em seguida, a franquia se espalhou rapidamente pelo mundo, incluindo o Brasil, onde está desde 2010. Assim, já possui mais de 300 unidades no país.

De modo geral, a rede trabalha com uma metodologia própria, Sun&Safe. Dessa forma, remove o pelo e promove a cauterização de suas raízes. Assim, a técnica chama atenção pelo conforto e por ter resultado já na primeira sessão.

Atualmente, a empresa conquistou uma posição no ranking das 50 maiores do Brasil de acordo com a ABF.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 125 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

11. Havanna

Entre os investimentos internacionais, a Havanna também é um dos mais conhecidos e vem ganhando destaque no Brasil. A marca ficou famosa pelo alfajor e o doce de leite, típicos argentinos, mas que ganharam o mundo.

Sendo assim, em 70 anos na Argentina são 202 lojas, sendo 59 próprias e 141 franqueadas. No exterior 192 pontos de venda, além dos pontos de distribuição em todo o mundo.

Além da loja com as delícias argentinas, a franquia também possui uma cafeteria. Desse modo, é possível escolher entre três modelos de negócio: Café To Go, café quiosque e cafeteria.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 255 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

12. 5àsec

Uma lavanderia automática.
Franquia de lavanderias tem mais de 50 anos de mercado.

A 5àsec é uma franquia de lavanderias de origem francesa. Desse modo, a rede atua no Brasil há mais de 50 anos.

Além disso, a marca se destaca pela quantidade de unidades. Isso porque, são mais de duas mil franquias espalhadas por todo o mundo.

Por sua vez, no Brasil, a 5àsec entrou para as maiores franquias segundo a ABF. Em suma, é uma marca consolidada, que soma números impressionantes, como o de um milhão de peças lavadas no mundo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 95 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 65 mil
  • Prazo de retorno: de 24 a 40 meses

13. Petland

A Petland é um dos investimentos internacionais para quem quer trabalhar com animais de estimação. A rede surgiu nos Estados Unidos em 1967.

Dessa maneira, a marca consiste em uma rede de petshops com o objetivo de potencializar a interatividade entre humanos e animais. Dessa forma, oferece produtos diversos para atender as necessidades dos bichinhos.

Atualmente, a Petland é a maior rede de petshops do Brasil. Sendo assim, conta com 100 unidades em 16 estados.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 190 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 29 a 36 meses

14. Subway

A Subway é um dos investimentos internacionais de maior sucesso no Brasil. Afinal, a marca está em praticamente todas as cidades do país, com a proposta de oferecer lanches rápidos e saudáveis.

Sendo assim, a franquia se destaca por não exigir quantidade mínima de habitantes na cidade para permitir a abertura de uma franquia. Por isso, as unidades estão em locais de todos os tamanhos.

Além do mais, há mais de uma unidade em uma mesma cidade. Dessa forma, a Subway está em cerca de 43 mil locais pelo mundo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 300 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

15. Accor Hotels

A Accor Hotels é uma rede de hotéis no mundo inteiro, que totaliza mais de cinco mil unidades em todo o mundo. A franquia trabalha com várias marcas diferentes como Ibis e Mercure.

Por isso, a rede é sucesso no Brasil e já tem 43 anos de atuação. Além disso, a franquia atua com hotéis de diferentes níveis, desde executivos até de luxo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 8 milhões
  • Faturamento médio mensal: R$ 3 milhões
  • Prazo de retorno: de 96 a 120 meses

Agora que você está por dentro do assunto, mas quer conhecer algumas franquias nacionais, este texto pode te ajudar: Franquias baratas 2021/2022: 240 melhores oportunidades para empreender e ganhar dinheiro

*Informações publicadas em MARÇO/2022. Informe-se com a franqueadora da marca sobre os preços atuais do negócio.

Advertisement
Advertisement