Os investimentos internacionais são uma opção para quem quer diversificar os negócios em solo brasileiro. Pensando nisso, preparamos dicas de empreendimentos estrangeiros para abrir sem sair do Brasil.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o Brasil tem 57 franqueadoras estrangeiras atuando no país. As marcas estão nos mais diversos segmentos e podem ser boas opções para abrir em território nacional.
Mas como em todo caso, é preciso analisar bem a proposta da franquia antes de fechar o negócio. Afinal, ser um investimento internacional não é sinônimo de ser ideal para qualquer investidor. Continue a leitura e saiba mais!
Vale a pena abrir uma franquia internacional?
O mercado de franquias está repleto de oportunidades para todos os perfis de investidores. Porém, há negócios mais ou menos seguros, de modo que o futuro empreendedor deve analisar muito bem as condições de cada um.
No caso dos investimentos internacionais não é diferente. Dessa forma, um primeiro passo é analisar se a franquia internacional já possui outras unidades no Brasil.
Caso a resposta seja positiva, pode ser interessante visitar uma das franquias. Ou, até mesmo buscar o franqueado e conversar sobre suas intenções. Assim, é possível ter mais segurança e saber como o negócio funciona na prática.
Além disso, é importante analisar se a franqueadora possui uma base no país. Neste sentido, a empresa pode garantir um suporte ao franqueado de forma mais próxima e o contato entre ambos se torna mais simples.
Outro ponto a ser analisado é o público-alvo. No caso dos investimentos internacionais, pode ser que exista uma diferença cultural que dificulte o acesso do consumidor aos produtos e serviços. Por isso, é essencial realizar uma análise do mercado.
Depois de analisar todos esses fatores, é interessante considerar a existência de franquias baratas que sejam brasileiras. Afinal, pode ser que exista um negócio nacional com a mesma proposta do estrangeiro e com melhor custo benefício.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
Além disso, investir em franquias brasileiras fortalece o mercado nacional. Sem contar que existem opções de franquias que valem a pena investir e nos mais variados nichos.
15 investimentos internacionais que você pode fazer no Brasil

Agora que você já sabe o que levar em conta antes de escolher entre investimentos internacionais, confira algumas opções de franquias estrangeiras que podem ser boas opções para investir no Brasil.
1. McDonald’s
Sem dúvidas, esse é um dos investimentos internacionais mais famosos. A rede de fast food ficou famosa pelos sanduíches e brindes, que têm grande apelo com o público infantil.
Antes de mais nada, o McDonald’s chegou ao Brasil em 1979. Atualmente, existem por volta de 2,5 milhões de unidades em operação no país, entre eles restaurantes, quiosques e McCafé.
O valor de investimento na franquia varia bastante de acordo com a unidade e os produtos comercializados. Por isso, o interessado deve analisar bem antes de fazer sua escolha.
- Investimento inicial: a partir de R$ 1,6 milhão
- Faturamento médio mensal: R$ 560 mil
- Prazo de retorno: não informado
2. L’Occitane
A L’Occitane é uma rede de franquias francesa do ramo de cosméticos e perfumaria. Atualmente, a marca trabalha com seis linhas próprias de produtos para SPA em casa e autocuidado.
Mas além disso, a rede já está presente em 90 países, com mais de três mil lojas. Desse modo, para o franqueado, é possível escolher entre dois modelos de negócio, quiosque ou loja.
- Investimento inicial: a partir de R$ 75 mil
- Faturamento médio mensal: não informado
- Prazo de retorno: 36 meses
3. NYS Collection Eyewear
A NYS Collection Eyewear é uma marca de óculos que surgiu em Nova York, em 1996. Assim, a marca se espalhou pelo mundo e fez sucesso no Brasil.
Desde 2014, a NYS Collection Eyewear está em solo brasileiro e já conta com unidades em oito estados. No mundo, a marca chega a mais dez mil franquias, em cerca de 40 países.
Mas de modo geral, a marca conta com óculos de sol e de grau. Já para o franqueado, a rede chama atenção pelo baixo custo operacional.
- Investimento inicial: a partir de R$ 79 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
- Prazo de retorno: de 18 a 30 meses
4. Swarovski

De fato, essa franquia também é um dos investimentos internacionais mais conhecidos. Além do mais, é um negócio que envolve altos valores, tanto para o comprador final, como para o franqueado.
Assim, a marca existe desde 1895 e é conhecida mundialmente por seus acessórios e jóias. Seu fundador, Daniel Swarovski, era mestre na lapidação de cristais e baseou o conceito da empresa na raridade e luxo dessas pedras preciosas.
Dessa forma, a rede de franquias é da Áustria e está presente em diversos países. Além disso, a Swarovski conta com um e-commerce que entrega os produtos em praticamente qualquer lugar.
- Investimento inicial: a partir de R$ 497 mil
- Faturamento médio mensal: não informado
- Prazo de retorno: 36 meses
5. Kumon
Embora seja um sucesso no Brasil, vale lembrar que a Kumon também é um dos investimentos internacionais. Isso porque, a marca foi fundada no Japão.
Porém, a rápida expansão fez com que a Kumon já tenha chegado em cerca de 50 países. O foco da franquia é oferecer aulas de reforço e ensino especializado para alunos com dificuldades de aprendizado.
Mas apenas no Brasil já são mais de 1,5 mil unidades. Por aqui, a rede oferece aulas de português, matemática e japonês de forma particular.
- Investimento inicial: a partir de R$ 40 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
- Prazo de retorno: de 18 a 24 meses
6. Remax
A Remax é uma franquia de imobiliárias. Atualmente, a marca é considerada a maior do segmento quando se leva em conta o valor em transações.
Desde 1973, a franquia realiza serviços imobiliários diversos, se adaptando ao mercado local em que está inserida. Dessa forma, atingiu a marca de 1,1 mil corretores espalhados em 100 países.
Por sua vez, a rede chegou ao Brasil em 2009 e já possui cerca de 100 unidades em formato de escritório padronizado.
- Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil
- Faturamento médio mensal: variável
- Prazo de retorno: de 18 a 36 meses
7. KFC
A rede de franquias KFC é mundialmente conhecida pelos frangos fritos oferecidos em baldes. Embora não seja o único item do cardápio, esse foi o produto responsável por tornar a rede querida em todo o mundo.
Sendo assim, 10 anos depois da abertura, a marca já contava com 600 lojas espalhadas. Hoje em dia, são mais de 5 mil lojas, em 120 países, com 14 milhões de clientes por dia.
Contudo, a franquia está no Brasil desde 2016. Sendo assim, já chegou a 100 unidades brasileiras, em 10 estados.
Assim, o franqueado interessado deve ter em mente que o investimento na marca é elevado.
- Investimento inicial: a partir de R$ 1,9 milhão
- Faturamento médio mensal: não informado
- Prazo de retorno: 48 meses
8. Maybelline New York

Já a Maybelline New York é uma marca especialista em maquiagens e com sucesso mundial. Além disso, a rede de franquias pertence a um grande grupo comercial, o L’Oreal, desde 1996.
Sendo assim, a franquia já se expandiu por 90 países e conta com lojas variadas. Porém, no Brasil, a empresa oferece apenas o modelo de negócio de quiosque.
A marca se destaca também por ter serviço de maquiadores profissionais, o que atrai grande número de clientes. Por sua vez, o franqueado tem acesso a consultoria de campo e treinamento.
- Investimento inicial: a partir de R$ 180 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
- Prazo de retorno: 18 meses
9. The Body Shop
A The Body Shop é uma marca inglesa de cosméticos. Assim, seu diferencial é oferecer alta qualidade, ética e sustentabilidade no desenvolvimento de produtos de fabricação própria.
Dessa forma, a rede produz e comercializa produtos cosméticos totalmente veganos e que não são testados em animais. Com essa proposta, a marca chegou a 65 países.
Além disso, a oferta de produtos é grande. Por exemplo: cosméticos para rosto e corpo, perfumaria e acessórios para o público feminino e masculino.
- Investimento inicial: a partir de R$ 98,5 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 41 mil
- Prazo de retorno: de 24 a 48 meses
10. Não+Pêlo
A Não+Pêlo é uma marca que surgiu na Espanha. Em seguida, a franquia se espalhou rapidamente pelo mundo, incluindo o Brasil, onde está desde 2010. Assim, já possui mais de 300 unidades no país.
De modo geral, a rede trabalha com uma metodologia própria, Sun&Safe. Dessa forma, remove o pelo e promove a cauterização de suas raízes. Assim, a técnica chama atenção pelo conforto e por ter resultado já na primeira sessão.
Atualmente, a empresa conquistou uma posição no ranking das 50 maiores do Brasil de acordo com a ABF.
- Investimento inicial: a partir de R$ 125 mil
- Faturamento médio mensal: não informado
- Prazo de retorno: de 18 a 24 meses
11. Havanna
Entre os investimentos internacionais, a Havanna também é um dos mais conhecidos e vem ganhando destaque no Brasil. A marca ficou famosa pelo alfajor e o doce de leite, típicos argentinos, mas que ganharam o mundo.
Sendo assim, em 70 anos na Argentina são 202 lojas, sendo 59 próprias e 141 franqueadas. No exterior 192 pontos de venda, além dos pontos de distribuição em todo o mundo.
Além da loja com as delícias argentinas, a franquia também possui uma cafeteria. Desse modo, é possível escolher entre três modelos de negócio: Café To Go, café quiosque e cafeteria.
- Investimento inicial: a partir de R$ 255 mil
- Faturamento médio mensal: não informado
- Prazo de retorno: não informado
12. 5àsec

A 5àsec é uma franquia de lavanderias de origem francesa. Desse modo, a rede atua no Brasil há mais de 50 anos.
Além disso, a marca se destaca pela quantidade de unidades. Isso porque, são mais de duas mil franquias espalhadas por todo o mundo.
Por sua vez, no Brasil, a 5àsec entrou para as maiores franquias segundo a ABF. Em suma, é uma marca consolidada, que soma números impressionantes, como o de um milhão de peças lavadas no mundo.
- Investimento inicial: a partir de R$ 95 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 65 mil
- Prazo de retorno: de 24 a 40 meses
13. Petland
A Petland é um dos investimentos internacionais para quem quer trabalhar com animais de estimação. A rede surgiu nos Estados Unidos em 1967.
Dessa maneira, a marca consiste em uma rede de petshops com o objetivo de potencializar a interatividade entre humanos e animais. Dessa forma, oferece produtos diversos para atender as necessidades dos bichinhos.
Atualmente, a Petland é a maior rede de petshops do Brasil. Sendo assim, conta com 100 unidades em 16 estados.
- Investimento inicial: a partir de R$ 190 mil
- Faturamento médio mensal: não informado
- Prazo de retorno: de 29 a 36 meses
14. Subway
A Subway é um dos investimentos internacionais de maior sucesso no Brasil. Afinal, a marca está em praticamente todas as cidades do país, com a proposta de oferecer lanches rápidos e saudáveis.
Sendo assim, a franquia se destaca por não exigir quantidade mínima de habitantes na cidade para permitir a abertura de uma franquia. Por isso, as unidades estão em locais de todos os tamanhos.
Além do mais, há mais de uma unidade em uma mesma cidade. Dessa forma, a Subway está em cerca de 43 mil locais pelo mundo.
- Investimento inicial: a partir de R$ 300 mil
- Faturamento médio mensal: não informado
- Prazo de retorno: não informado
15. Accor Hotels
A Accor Hotels é uma rede de hotéis no mundo inteiro, que totaliza mais de cinco mil unidades em todo o mundo. A franquia trabalha com várias marcas diferentes como Ibis e Mercure.
Por isso, a rede é sucesso no Brasil e já tem 43 anos de atuação. Além disso, a franquia atua com hotéis de diferentes níveis, desde executivos até de luxo.
- Investimento inicial: a partir de R$ 8 milhões
- Faturamento médio mensal: R$ 3 milhões
- Prazo de retorno: de 96 a 120 meses
Agora que você está por dentro do assunto, mas quer conhecer algumas franquias nacionais, este texto pode te ajudar: Franquias baratas 2021/2022: 240 melhores oportunidades para empreender e ganhar dinheiro
*Informações publicadas em MARÇO/2022. Informe-se com a franqueadora da marca sobre os preços atuais do negócio.