Para quem tem interesse no setor de beleza e estética, investir na franquia Suav pode ser uma ótima opção de negócio. Quer saber o por qual motivo? A seguir apresentamos 11. Acompanhe!
O segmento de Saúde, Beleza e Bem-estar no franchising, ao qual a Suav pertence, foi um dos que mais faturou, com mais de R$ 21 bilhões no primeiro semestre de 2022. O crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior foi de 16,9%.
Investir na franquia Suav pode ser uma ótima oportunidade de negócio. Não só pelos serviços oferecidos pela clínica de estética, mas também pelo potencial do setor, como mostraremos.
Mercado de estética no Brasil
Não há como negar que os cuidados com estética e beleza representam algo que o brasileiro não abre mão. Ao contrário do que muitos pensam, os gastos com beleza e estética não estão sendo eliminados do orçamento no período de crise.
No mercado mundial de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmético, o Brasil ocupa a quarta posição. O faturamento é de mais 30 bilhões de dólares por ano, de acordo com a Euromonitor.
Um dos modelos de negócio que fatura bem nesse setor são as franquias. Nesse sentido, o franchising que atua neste segmento não só lucra bastante, como representa uma grande fatia do mercado de franquias. Logo, esse nicho está cada vez mais atrativo.
Para se ter uma ideia, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de Saúde, Beleza e Bem-estar tem sido destaque.
Em 2021, movimentou quase R$ 39 bilhões, um avanço de 10,5% em relação ao ano anterior. Assim, está no topo do faturamento entre os segmentos do franchising nacional.
Descubra as vantagens do investimento
Para quem tem interesse no setor de beleza e estética, a franquia Suav pode ser uma ótima opção de negócio.
Quer saber o por qual motivo? A seguir, apresentamos 11 dos principais pontos que chancelam o investimento.
Potencial do investimento na Suav
Dentro deste contexto, surge uma alternativa acessível: a franquia Suav. A marca inovou ao criar em 2010, a primeira esmalteria em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Assim, a empresa entrou para o franchising no segundo semestre de 2017. Sua meta é alcançar 500 unidades nos próximos cinco anos.
Como abrir uma unidade da Suav?
Fale com a franqueadora. Estrategicamente, o objetivo da Suav é marcar presença em cidades com mais de 50 mil habitantes, especialmente nas capitais dos estados. O principal diferencial da rede é o atendimento sem hora marcada, além de cuidados ágeis e variados para a beleza.
Para investir na franquia Suav, ou seja, se tornar um franqueado, é preciso um espaço de, pelo menos, 20 metros quadrados. Também é necessário um investimento inicial de cerca de R$ 151 mil.
Quem deseja se tornar um franqueado deve entrar em contato com a marca. Dessa forma, precisará preencher um rápido formulário de cadastro para receber mais informações sobre o negócio.
Mas além disso, a franqueadora entra em contato com o candidato para que, juntos, possam avaliar a melhor oportunidade de negócio.
A marca procura por empreendedores com o seguinte perfil:
- Apresente confiança na proposta Suav;
- Afinidade com o setor de beleza e afins;
- Iniciativa e otimismo;
- Propensão a cumprir objetivos com energia e persistência;
- Espírito empreendedor, visão mercadológica, estratégica e de marketing;
- Facilidade de relacionamento e habilidade para lidar com conflitos;
- Disponibilidade de tempo para dedicação integral ao negócio;
- Dinamismo e espírito de liderança;
- Capacidade financeira para entrar no negócio.
Entenda porque investir na franquia Suav
Uma franquia Suav pode oferecer os seguintes serviços aos consumidores: design de sobrancelhas, esmalteria, depilação e escovaria.
Então, ficou interessado nesse tipo de negócio? Continue a leitura!
1. Baixo investimento inicial
A princípio, a franquia Suav oferece modelos compactos que podem ser operados em pequenos espaços, ou seja, opções acessíveis para quem está começando.
Como citado, é possível iniciar uma unidade com R$ 151 mil! A oportunidade é interessante para quem deseja começar seu próprio negócio, mas não tem muito capital para investir.
Esse é o melhor custo-benefício para investimento, pois o retorno tende a ser em curto e médio prazo.
2. Crescimento gradual do setor
O setor de beleza teve crescimento médio de 11,4% por ano ao longo dos últimos 20 anos, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).
Ainda segundo a associação, entre os fatores que contribuem para o crescimento do ramo está o maior acesso das classes C, D e E aos produtos e serviços de beleza. Assim, faz com que o rendimento dos empreendedores seja maior.
De acordo com os dados da plataforma Mapa de Empresas, do Ministério da Economia, são mais de 790 mil salões de beleza no Brasil. Em 2022, o faturamento geral previsto é de mais de R$ 100 bilhões.
Logo, tudo isso só é possível porque o segmento deixou de ser supérfluo e se tornou uma necessidade. Por exemplo, atualmente, as brasileiras consideram manicure e depilação itens básicos de higiene pessoal.
3. Crescimento no franchising
Em 2020, mesmo com a pandemia, o setor de Beleza foi o que mais cresceu no ramo de franquias. O segmento ainda desponta como o de maior faturamento, desde a separação do segmento de Alimentação em duas vertentes.
Inserida neste contexto, a Suav já tem mais de 30 unidades espalhadas pelo Brasil e se mantém em franca expansão.
4. Reconhecimento da marca de franquia Suav
Iniciar uma empresa do zero é difícil por uma série de fatores, mas principalmente pela necessidade de estabelecer a marca no mercado. Porém, no caso de uma franquia Suav, a empresa já tem seu nome reconhecido.
Nesse sentido, com quase dez anos de mercado, os consumidores já identificam a qualidade de atendimento e serviços da rede. Sendo assim, ao investir na franquia Suav, será mais simples conquistar clientes.
Isso porque, bastará uma simples pesquisa do usuário na internet para que perceba que o negócio tem renome e ótima qualidade nos serviços prestados.
5. Atração dos consumidores
Com a rotina corrida no dia a dia, a procura por serviços mais rápidos atrai o olhar dos consumidores. Logo, essa característica e a excelência no atendimento atraem os consumidores, além de facilitarem a sua fidelização.
Dessa forma, as pessoas que consomem serviços de beleza precisam otimizar o pouco tempo que têm. Assim, a Suav permite que as pessoas conciliem suas atividades no tempo disponível sem horário agendado.
Assim, podem ter um momento de tranquilidade para usar os serviços oferecidos pela franquia. Além disso, os cuidados com a autoestima e aparência estão sempre em alta, independente do momento econômico do país.
Inclusive, consumir beleza hoje em dia vai muito além de estar bonita (o). Em outras palavras, essa é uma tendência que vem mudando com o tempo.
A materialização de bem-estar e beleza vem de dentro para fora. Por isso mesmo é importante potencializar as experiências de consumo. Ou seja, buscar atender as expectativas de um novo modelo de usuário que procura por praticidade, reconhecimento e satisfação.
6. Diferentes modelos de negócio
Os modelos de negócio da Suav têm diferentes custos, sendo acessíveis para vários tipos de empreendedores. Então, na hora de escolher o mais vantajoso para o seu perfil, o candidato conta com total apoio da franqueadora.
São dois os modelos de negócio Suav:
- Esmalteria, Depilação e Sobrancelhas; e
- Esmalteria, Depilação, Sobrancelhas e Escovaria.
Nesta fase, que é a inicial do processo de franqueamento, realiza-se a análise de viabilidade para a proposta que mais se enquadra na opção e na condição do possível franqueado.
Ou seja, o intuito da franqueadora é encontrar a melhor opção para o franqueado. Sempre colaborando de forma contínua para que o sucesso técnico do empreendimento seja positivo.
Por fim, é permitido ao franqueado ter total disponibilidade para realizar a gestão dos serviços e funcionários.
7. Bom ticket médio
A variedade de serviços ofertados em uma única estrutura pode atrair diferentes tipos de consumidores. Até porque muitos deles podem receber vários atendimentos com uma única visita à clínica.
Nesse sentido, ter opções faz com que o consumidor tenha à disposição possibilidades que permitem a realização de mais de um serviço por vez.
Você busca uma esmalteria que atende sem hora marcada, mas precisa fazer a sobrancelha ao mesmo tempo e com a mesma disponibilidade? Na Suav você pode!
Como resultado, isso aumenta o ticket médio da empresa, ou seja, o ganho em cada atendimento. Outro ponto interessante é que, por conta do atendimento rápido e sem hora marcada, as unidades Suav têm alta rotatividade de clientes. Isso potencializa o faturamento do negócio.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
8. Suporte da franqueadora
O franqueado Suav recebe suporte completo da franqueadora, desde a implantação da unidade até a rotina da operação. A rede oferece apoio, por exemplo, na contratação de funcionários, escolha do ponto comercial e assistência na inauguração.
A franquia possibilita um modelo de negócio com profissionais que são requalificados periodicamente. Além disso, oferece as técnicas e os aperfeiçoamentos necessários para manter a qualidade dos serviços prestados.
Do mesmo modo, o suporte na qualidade dos produtos oferecidos, aliada a estrutura e ambientação, mantém o nível alto de satisfação dos clientes da franqueada.
Enfim, há manuais de operação, treinamentos e reciclagens, supervisão periódica e suporte administrativo. Somado a esses auxílios, a franqueadora proporciona:
- Apoio jurídico;
- Apoio para financiamento;
- Escolha do equipamento;
- Material promocional;
- Orientação sobre método;
- Projeto arquitetônico;
- Financeiro;
- Mercadológico;
- Organizacional;
- Propaganda e publicidade;
- Assessoria de Imprensa;
- Gestão da Qualidade;
- Gestão de Estoque.
Pensando no marketing da marca que é essencial para a divulgação das franquias, a franqueadora conta com um setor completo.
Sendo assim, é esse setor que desenvolve todos os materiais de promoção online e offline, ações de divulgação, ofertas em datas comemorativas, campanhas nas redes sociais e mais. Por último, as unidades obtêm divulgação com maior potencial de alcance do público correto.
9. Inovação periódica
No franchising, a inovação é menos frequente. Afinal de contas, é necessário manter a padronização das lojas. Mas isso não significa que a marca não se atualiza. Isso porque, a franqueadora também oferece suporte de mercado.
Ou seja, se informa sobre lançamentos de produtos, tendências e mudanças em hábitos de consumo. Depois, desenvolve soluções vantajosas e as implementa em todas as unidades. Dessa forma, a marca se torna relevante, mesmo quando novas empresas surgem no mercado.
10. Curto prazo de retorno
Com um faturamento médio estimado em R$ 70 mil por mês, a franquia Suav tem retorno de investimento relativamente rápido. O prazo fica entre 16 e 36 meses, podendo variar de acordo com o gerenciamento do empreendedor.
Excluídos os custos do dia a dia e de reinvestimento na empresa, a margem de lucratividade costuma atingir 25 a 30% mensais.
Serviços de uso constante como unha, cabelo, depilação facilitam o retorno de capital, pois como dito, são serviços recorrentes.
A partir do encantamento do consumidor, a tendência é de aumento no número de usuários que se tornam clientes assíduos, além dos que vão por indicação.
11. Estrutura compacta
O formato de franquia Suav foi desenvolvido para instalação em Lojas de rua e shoppings.
Os espaços geralmente têm entre 45 m² e 150 m², e podem demandar até vários funcionários. Essas características se modificam conforme o modelo de negócio escolhido pelo empreendedor.
Passo a passo para abrir uma franquia Suav
Existe um cronograma para que você realize um passo a passo para a abertura de sua franquia. Confira abaixo quais são:
- Escolha do modelo de franquia;
- Entre em contato com a franqueadora;
- Analise a Circular de Oferta da Franquia (COF) e o contrato;
- Crie um plano de negócio;
- Defina o seu orçamento;
- Escolha a localização;
- Participe do treinamento da franqueadora;
- Faça o marketing de inauguração.
Agora você conhece as principais vantagens de investir em uma franquia Suav! Portanto, para iniciar o seu negócio, entre em contato com a franqueadora.
Em seguida, vocês poderão avaliar se o negócio é mesmo interessante para o seu perfil, bem como qual dos modelos disponíveis será mais atraente para você.
Como surgiu a Suav?
A vontade de empreender uniu Daniela Maciel e Diogo Oliveira, fundadores da Suav, em 2010. Após uma trajetória de muito estudo e dedicação a outras atividades profissionais, decidiram que era o momento de combinar ideais e abrir uma loja.
Daniela, com uma visão estratégica de investimento, pensou logo no ramo de atividade que permitisse mais autonomia para uma clientela cada vez mais dinâmica e sem tempo.
Desse modo, percebeu que um centro de cuidados estéticos seria uma boa opção e iniciou com serviços de depilação. O casal abriu a primeira loja em 2010 e logo chamou a atenção de investidores que já viam uma tendência para a franquia.
Após cinco anos e duas unidades da Suav, decidiram que era o momento de expandir a rede e os seus conhecimentos. Foi assim que a Suav se tornou uma rede de franquias. Por fim, em 2017, a empresa passou a fazer parte da holding Encontre sua Franquia.
Recentemente a franquia iniciou o seu processo de internacionalização, para levar novas unidades da Suav para outros países.
Enfim, com tudo que mostramos, você pôde ver que é interessante investir na franquia Suav. Então, cabe ao empreendedor analisar cada um dos pontos para assim iniciar um negócio com segurança. Portanto, não espera mais para abrir o seu negócio lucrativo e ganhar dinheiro!