Não é de hoje que um lava rápido a seco para franquia vem ganhando o mercado. Muito desse sucesso entre os consumidores se dá pelo consumo consciente de água, junto de procedimentos que realmente cuidam do carro.
Uma das diferenças para os modelos tradicionais de lava rápido está na estrutura que não costuma ser muito elaborada, colocando em risco a qualidade do trabalho.
Afinal, são utilizadas esponjas, panos comuns, sabão neutro e diversos produtos químicos para fazer a limpeza.
Além disso, se você deseja entrar nesse tipo de negócio, é preciso fazer uma análise do setor que está prestes a investir.
Nesse caso, podemos adiantar que a situação é bem favorável, uma vez que os gastos mensais com veículos têm aumentado nos últimos anos, como veremos.
Por isso, preparamos o texto a seguir com algumas dicas para você descobrir as vantagens de entrar nesse ramo. Confira com a gente.
Qual a vantagem de investir em lava rápido a seco para franquia?
O número de carros no Brasil tem aumentado com o passar dos anos. Muito desse movimento se dá pela valorização e estruturação de locais que, antes, não possuíam boas estradas, como no caso das regiões Norte e Nordeste.
Essa é uma informação levantada pelo Observatório das Metrópoles, no qual também foi identificado que o país conta com quase um carro para cada três habitantes.
Além disso, é esperado números positivos para os próximos anos, mesmo diante da crise atual.
Afinal, a forma mais prática e usada para interligar as regiões brasileiras são as estradas. Tanto que mais de 60% das cargas transitam dessa forma.
Não à toa, o país conta com mais de 1,7 milhão de quilômetros de rodovias federais, fora as municipais e estaduais.
Porém, mesmo com a expectativa de um número maior de carros para os próximos anos, as pessoas passaram a ficar mais tempo com seus automóveis.
Em um levantamento feito em 2018, foi identificado que as pessoas passam quase cinco anos com o mesmo veículo.
Esse movimento se deu pela crise financeira que atingiu o país nos últimos anos e que prejudicou o poder de compra da população.
Com isso, para preservar seus carros por mais tempo, a Autoinforme fez um estudo que identificou o gasto médio de mil reais por mês por proprietário com seu automóvel.
Ou seja, pela necessidade de ficar mais tempo com um veículo, o brasileiro passou a investir mais em questões como manutenção e estética automotiva.
Considerando que 70% desse gasto médio é voltado para isso, enquanto os demais 30% são direcionados ao combustível.
Mesmo com números positivos, é preciso identificar se você está realmente preparado para entrar nesse tipo de investimento. Quer saber como descobrir o momento certo? Então baixe o nosso ebook!
Quais as diferenças entre lava rápido comum e a seco?

Apesar de estarmos falando de lava rápido a seco para franquia, é importante que você fique muito atento e não confunda com o método tradicional de lavagem de carros.
Existem muitas diferenças que fazem desse negócio mais vantajoso que o modelo comum. Entenda mais a seguir.
Lava rápido comum
A primeira grande diferença entre os tipos de serviço está no consumo de água. Os lava rápidos comuns são estabelecimentos que consomem aproximadamente 300 litros por veículo.
Ou seja, três vezes mais do que a Organização da Nações Unidas (ONU) recomenda que seja utilizado por uma pessoa por dia.
Se o procedimento for feito sob o sol, é perigoso que a mistura de água, sabão e produtos químicos tenha alguma reação negativa devido a exposição aos raios solares.
Como consequência, podem acontecer manchas na pintura, gerando um mal-estar com seus clientes.
Outro ponto não muito favorável que acontece nos lava jatos: os panos utilizados para secar todos os carros.
Como não são adotados modelos com microfibras, a sujeira permanece permanecera mesmo após os serviços de lavagem. O pano ainda solta fiapos que podem grudar no veículo.
Por fim, vale ressaltar, é comum que consumidores passem a migrar cada vez mais para os formatos sustentáveis.
Isso devido a qualidade dos trabalhos em grande parte dos empreendimentos e o consumo consciente de água.
Um estudo realizado pelo Panorama do Consumo Consciente no Brasil, entre os anos de 2012 e 2018, identificou que 62% da população busca por empresas sustentáveis.
Além disso, a Salesforce pontua que a maioria das pessoas vão aos concorrentes por apresentarem uma proposta de experiência mais atrativa.
Lavagem a seco
Para começar, um lava rápido a seco para franquia é um estabelecimento mais voltado para o consumo consciente de água.
Ou seja, o sistema de lavagem é feito por meio da mistura de uma cera especial, e natural, com apenas 300 ml de água. Dessa forma, ao ser borrifado sobre a superfície do carro, as partículas de sujeira logo desgrudam.
Assim, basta vir com uma flanela de microfibra para fazer a remoção da solução e de toda a sujeira.

Fazendo um cálculo simples, a limpeza de carro realizada pelos lava rápidos tradicionais equivale a mil veículos para uma franquia de lavagem a seco.
Além disso, esse procedimento mais econômico é capaz de dar brilho a um carro sem a necessidade de um processo de enceramento, por exemplo.
No entanto, caso o cliente queira preservar esse visual por mais tempo, a própria loja pode fazer esse serviço.
O que nos leva a outra diferença em relação aos dois modelos de franquias que estamos analisando nesse texto. Grande parte dos lava rápidos utilizam o famoso “pretinho”, ou silicone, para dar acabamento ao pneu e em peças de plásticos.
Porém, além de ficar melando e com uma textura não muito agradável, esses componentes duram pouco e aceleram o processo de ressecamento do plástico.
Mas quando se trata das franquias de estética automotiva, esse processo é feito com materiais corretos e preparados especialmente para esse tipo de serviço.
Assim, o carro fica com uma aparência de novo, sem correr o risco de ter peças ressecadas no futuro e, muito menos, meladas após o uso.
Da mesma forma, é possível encontrar trabalhos como higienização de ar-condicionado, cristalização de vidros, polimento, vitrificação de pintura.
Como escolher a melhor franquia para você?
Antes de abrir o seu lava rápido a seco para franquia, é importante que você siga alguns passos a fim de evitar ser pego de surpresa no futuro.
Os passos que vamos listar a seguir são muito importantes para uma jornada realmente satisfatória e um empreendimento rentável de fato.

Tenha identificação com o setor
O primeiro passo para escolher qual lava rápido a seco para franquia é ideal para o seu perfil diz respeito ao seu nível de identificação.
É im portante que você tenha afinidade e vontade de trabalhar no setor automotivo. Trabalhar com automóveis requer muita atenção e vontade de fazer acontecer.
Principalmente, porque você vai lidar clientes que se interessam por veículos e que vão desafiar você para saber se realmente entende de processos e serviços envolvendo esse universo.
Estude as suas opções
Paciência é o que deve estar em destaque. Não só para o setor automotivo, mas para qualquer empreendimento que exige contato direto com o cliente.
Após esse primeiro momento de identificação com o setor, é hora de estudar as marcas disponíveis para investimento.
Sendo assim, entre em contato com as redes, pesquise as condições, a reputação delas entre os consumidores e demais franqueados.
Assim será fácil saber se estará prestes a assumir um empreendimento bem-visto pelo público ou se os demais empreendedores da marca estão felizes em seus negócios.
Analise a COF sem pressa
Além disso, estude a Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse documento é responsável por apresentar as obrigações de ambas as partes no acordo.
O documento também é responsável por explicitar valores de investimento inicial, os suportes oferecidos, treinamentos, pendências judiciais etc.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
Não deixe de estudá-la com calma. A Lei de Franquias só permite que o contrato seja assinado após 10 dias de recebimento e análise da COF.
Dessa forma, não há a necessidade de correr para resolver algo. Pois se esse período não for respeitado, o acordo perde validade e você não consegue iniciar o negócio.
Após essas etapas, você pode dar início ao processo final de abertura da sua unidade. Vale lembrar que cada franqueadora possui o seu tempo de maturação.
Ou seja, o tempo que cada franqueado precisa aguardar para inaugurar uma loja pode variar.
Para saber todos os passos até a inauguração de unidade de franquia, confira o infográfico que preparamos para você!

4 franquias de lava jato a seco para abrir
Agora que você já conhece um lava jato a seco e suas vantagens, e também sabe como escolher uma boa franquia, separamos algumas opções.
Sendo assim, você já pode começar a analisar as alternativas que existem no mercado, buscando uma marca com a qual se identifica.
Lembrando que muitas franquias oferecem modelos de negócios diferentes, e os formatos mais enxutos tendem a ser investimentos mais em conta.
Logo, você pode optar pelo formato que mais lhe agrada e que está de acordo com suas possibilidades de investimento. Acompanhe e saiba mais.
1. Acquazero
A Acquazero é uma rede especializada em estética automotiva, considerada a maior rede de limpeza ecológica do mundo. Dessa forma, todos os serviços da marca são ecologicamente corretos.
O carro-chefe da marca é a limpeza ecológica, processo feito com apenas 300 ml de água em conjunto da cera de carnaúba.
Mas além desse procedimento, a Acquazero conta com outros processos de proteção e conservação para veículos.
Dessa forma, o franqueado também poderá oferecer os serviços de enceramento automotivo, higienização interna, limpeza técnica de motor, vitrificação de pintura e muito mais.
Vale ressaltar que, assim como na limpeza ecológica, todos os outros processos são sustentáveis, sendo feitos com produtos biodegradáveis e pouca quantidade de água.
Para trabalhar com a Acquazero, o empresário pode escolher entre diferentes modalidades, como o home office, com atendimento delivery, e a loja física tradicional.
No home office ainda existem três opções: básica, intermediária e avançada. O que as diferencia é a quantidade de serviços que podem ser prestados. Para a loja física, existem as opções Standard e Prime.
A marca oferece treinamento completo para os franqueados, desde a parte operacional até a administração da unidade.
Ao longo da operação, a franqueadora fornece suporte contínuo em marketing, gestão de qualidade, vendas, entre outros.
Atualmente, a Acquazero conta com mais de 400 unidades, estando presente no Brasil, República Dominicana e nos Estados Unidos.
- Investimento inicial: a partir de R$ 22.820 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 70 mil
- Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses
No vídeo abaixo, você tem acesso a um guia completo sobre a franquia Acquazero. Confira agora!
2. DryWash
A franquia DryWash também trabalha com serviços sustentáveis, oferecendo a lavagem a seco.
Ao mesmo tempo, os franqueados podem trabalhar com outros serviços de estética, como polimento, enceramento, higienização interna e mais.
Os franqueados DryWash contam com treinamentos, sistema operacional próprio para gestão da unidade e plano de assinaturas exclusivo para os clientes.
Além disso, a marca possui uma linha de produtos própria para realizar os serviços. Entre as modalidades de negócio estão as microfranquias, lojas pequenas, média e grande.
- Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil
- Faturamento médio mensal: Não informado
- Prazo de retorno: entre 18 e 36 meses
3. Freewet
A Freewet é uma franquia de limpeza e estética automotiva a seco. Assim, os franqueados também podem atuar com a revitalização de plásticos, enceramento, higienização de ar-condicionado e mais.
A empresa oferece três modelos de negócios. Os dois primeiros são pelo sistema delivery, sendo o Light e o Nano, além do sistema de loja física chamado de Box.
Em cada modelo estão disponíveis determinados serviços a serem prestados, sendo a franquia Box a mais completa, com 10 processos no catálogo.
- Investimento inicial: a partir de R$ 3,2 mil
- Faturamento médio mensal: Não informado
- Prazo de retorno: entre 2 a 8 meses
4. DryJet

Por fim, outra franquia de lava jato a seco é a DryJet. Ela trabalha com a limpeza que dispensa o uso de água, pois o procedimento é feito com produtos líquidos próprios, como uma cera.
Dessa forma, o composto desprende a sujeira da lataria, evitando arranhões, facilitando, assim, a higienização.
Além disso, existem outros produtos no catálogo, como a limpeza interna, cristalização de pintura, impermeabilização de estofados e mais.
A franquia possui quatro modelos de negócio. O primeiro é a opção delivery, que não exige um ponto comercial.
Existem ainda opções com pontos físicos, como a Smart, Full e Plus. Os modelos variam de tamanho e local apropriado para implantação.
- Investimento inicial: a partir de R$ 29 mil
- Faturamento médio mensal: Não informado
- Prazo de retorno: entre 12 a 36 meses
Vimos ao longo do texto que abrir um empreendimento no setor automotivo pode ser um bom negócio no futuro.
Porém, é preciso tomar cuidado para não confundir um lava rápido comum com um a seco. Principalmente agora, em que o mundo está mais consciente a respeito do uso da água.
Gostou do nosso texto sobre lava rápido a seco para franquia? Então continue a leitura no texto a seguir sobre a maior rede de estética automotiva do Brasil.