Anda pensando em abrir seu próprio negócio? Acompanhe este artigo e entenda como adotar um licenciamento da loja Empório Oinc, que trabalha no ramo alimentício e de bebidas.
Em 2020, o setor alimentício brasileiro aumentou seu faturamento em 12,9% em relação a 2019. Isso acarretou no movimento de R$ 798,2 bilhões, somadas as exportações e importações para o mercado interno. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA).
Além de ser o setor o que mais cresce e que mais emprega no Brasil, o ramo alimentício tem se mostrado promissor para os negócios em várias pesquisas.
A loja Empório Oinc é uma ótima opção para você que quer empreender em um negócio menos “ousado” que uma franquia. A empresa trabalha no modelo de licenciamento.
Dessa forma, você poderá, além de vender os produtos especificados pelo franqueador, vender produtos que você mesmo adquirir de produtores. O Empório Oinc é referência quando se fala de produtos regionais e bebidas. Ela surgiu em 2020 e já tem potencial para se expandir.
Conheça a loja Empório Oinc
O Empório Oinc foi projetado para ser uma espécie de armazém (com toda facilidade do século XXI). Ou seja, o público-alvo do negócio são seus vizinhos. Assim como os visitantes que estão passando na rua e se identificam com a marca.
O mesmo vale para quem está um pouco mais longe e quer pedir um delivery pelo WhatsApp. Por exemplo, a pessoa pode comprar um doce de leite e se lembrar do mesmo doce que a avó fazia. Ou simplesmente pedir uma linguiça, fazer um tropeiro e se lembrar da infância em outro estado.
A missão da Oinc é levar o cliente para perto da sua terra natal com seus produtos. Na loja, você vai vender doces artesanais, como doce de leite, goiabada e geleias.
Também tem cachaças e licores artesanais, vindos diretamente dos produtores. Linguiças artesanais, pimentas e queijos variados, vinhos nacionais e mais. Um diferencial do Empório Oinc é que muita coisa é artesanal.
A grande maioria dos empreendedores de produtos artesanais (73%) afirma que o consumidor paga mais por um produto tradicional ou artesanal. Além disso, 76% deles acreditam no potencial de crescimento das vendas.
Os dados fazem parte de pesquisa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) sobre a produção brasileira de alimentos artesanais e tradicionais.
Produtos que você vai vender na loja
A cachaça é patrimônio nacional do Brasil, e é conhecida em todo o território nacional e no exterior. Em cada lugar, ela tem um nome ou apelido específico, como “pinga” ou “branquinha”. É o destilado mais consumido no Brasil e terceiro mais consumido no mundo.
É um ótimo presente para um amigo ou para celebrar uma data especial. O valor das cachaças varia, chegando a custar até R$ 2.692,00 (na Amazon). É o presente mais procurado por quem vai levar um “mimo” para alguém no exterior.
E os doces? Que mãe, tia, madrinha ou avó que não gostaria de ganhar um pote de doce de presente? Agora pense naquela comida do final de semana sem as especiarias do Empório Oinc? Os pães de queijo, e os queijos?
O Empório Oinc tem um catálogo amplo, que atrai clientes de diferentes perfis e favorece o faturamento da loja.
Seu empreendedor conta, por exemplo, com dicas de como executar um bom marketing do negócio. Fazer o marketing da empresa, nas redes sociais, por meio de panfletos e mais, é uma forma de atrair clientes. Principalmente, é um modo de deixá-los curiosos e desejosos de contar com seus produtos.
Outra estratégia eficaz é se aproximar dos clientes. A marca sugere que o licenciado, dono do negócio, esteja presente na loja pelo menos aos finais de semana. Assim, poderá conversar com seus consumidores e até fazer amizade, uma vez que seu público normalmente mora por perto.
Essa proximidade é importante especialmente por causa do perfil do negócio. Seus produtos regionais lembram as pessoas de conversas mais próximas e “de casa”, de onde elas moravam antes. Então, é algo que costuma dar bons resultados para as vendas.
Além disso, a loja deve contar com várias provas de produtos. Assim, os clientes poderão experimentar os itens.
Vale a pena abrir um negócio Empório Oinc?
Abrir uma loja Empório Oinc é mais fácil que abrir um negócio próprio. Afinal, você já entra no mercado com uma marca reconhecida e consolidada no setor. É bem mais fácil que começar algo do zero.
A Empório Oinc oferece ainda um manual de marketing, redes sociais e toda a estabilidade que a marca proporciona.
Por isso, formatos como franquia e licenciamento costumam oferecer mais segurança a investidores. Principalmente os de primeira viagem. Mas, apesar de ambos permitirem a comercialização de produtos da marca, o licenciamento é diferente da franquia, e nós vamos explicar como.
Franquia é quando o franqueador (proprietário da marca) concede seu direito a empreendedores franqueados.
O modelo funciona como uma espécie de “clonagem” de um negócio já existente. Oferece o mesmo tipo de produto ou serviço, assim como o mesmo conceito e imagem da marca. Exemplos são o McDonald’s, O Boticário, Subway etc.
Já no licenciamento, o licenciador (proprietário da marca) vende uma licença para o licenciado (empreendedor). Então, ele pode montar sua empresa com o mesmo nome e comercializar seus produtos ou serviços em outro lugar e região.
Exemplos são os programas Big Brother e Master Chef. Não são negócios como o que estamos falando neste conteúdo, mas são programas que facilitam entender a ideia de licença. A “essência” do original é reproduzida, com adaptações locais. Como vai acontecer também em uma empresa licenciada.
Quanto custa uma loja Empório Oinc?
O varejista do Empório Oinc pode vender vários produtos em sua loja, desde que jamais saia da essência que identifica a marca. Logo, o empresário pode ter até seus próprios fornecedores, além dos fornecedores da Empório Oinc.
Ou seja, uma loja de produtos vindos do produtor para a mesa do consumidor. Isso não limita o empreendedor a apenas ter que comprar os produtos do licenciador. Para investir, é preciso aplicar um valor inicial de R$ 84 mil.
A rentabilidade do negócio é de 22,5% ao mês, aproximadamente. Abaixo, selecionamos um vídeo completo sobre a Empório Oinc, para você saber mais sobre a marca e seu lucro. Acompanhe!
Vale lembrar que a Empório Oinc não é uma franquia. Mas assim como no franchising, o empreendedor corre menos riscos financeiros, pois tem seu investimento planejado.
No caso do licenciamento, porém, há um pouco mais de “liberdade”. Porque, como explicamos, é possível vender mais do que o catálogo predefinido do negócio. O que é diferente nas franquias.
No caso da Empório Oinc, a licenciadora dá várias dicas ao empreendedor de como montar um bom catálogo de produtos. Claro, os itens não poderão fugir da proposta da marca. Mas a negociação com produtores locais pode ser efetiva para os lucros. Inclusive se for uma marca de que os clientes gostam.
- Investimento mínimo inicial: a partir de R$ 84 mil
- Faturamento médio mensal: de R$ 15 mil a R$ 31 mil
Quanto uma loja Empório Oinc ganha? Qual o faturamento?
Um empresário que tem a licenciamento da Empório Oinc fatura, em média, de R$ 15 mil a R$ 31 mil por mês. Sua rentabilidade é de 22,5% mensal, aproximadamente.
Nesse modelo de negócio, é essencial que o licenciado viaje em busca de produtores para sua loja Empório Oinc. Afinal, é necessário ter o contato do melhor fabricante de pão de queijo da região, do melhor fabricante de goiabada etc.
Para alcançar um faturamento maior, o licenciado recebe uma série de dicas da marca. Assim, pode aprender a vender melhor e a conquistar mais clientes.
O Empório Oinc é focado no comércio varejista, para o cliente final, mas também vende para bares e restaurantes. Para se tornar um licenciado da marca, você precisa preencher um formulário. Em seguida, a empresa vai entrar em contato com você. Então, vai apresentar o negócio com mais detalhes.
A loja Empório Oinc é a opção para quem é apaixonado pelo mercado nacional e regional. Na sua loja, vão existir itens de vários lugares do Brasil. Portanto, pode ser uma ótima opção de negócio para abrir.