Loja material de limpeza: quais as vantagens desse mercado?

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Imagem de produtos de limpeza em uma mesa. Imagem ilustrativa texto loja material de limpeza.
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O setor de higienização teve um grande destaque durante a pandemia, por conta dos cuidados necessários contra o Covid-19. Por conta disso, muitos empreendedores buscaram saber sobre como ter uma loja de material de limpeza.

É comum, com um mercado mais aquecido, que os negócios nesta área chamem mais a atenção dos investidores.

Contudo, antes de empreender, é necessário estudar bem o setor, bem como seus negócios. Por isso, fizemos este conteúdo para lhe ajudar nesta empreitada.

Números do setor de material de limpeza

Para combater a pandemia do novo coronavírus, uma das melhores alternativas é a higienização constante das mãos e dos ambientes.

Por conta disso, houve uma grande procura por itens nas lojas de material de limpeza, como álcool em gel, água sanitária, sabonetes líquidos, entre outros.

Dessa forma, o mercado de limpeza teve uma atuação significativa em 2020. Por exemplo, segundo a consultoria Euromonitor, houve um aumento de 8,5% nas vendas de produtos de limpeza no Brasil.

Assim, o segmento faturou mais de R$ 28 bilhões, reflexo dos novos hábitos por conta da pandemia.

Do mesmo modo, no mercado de franquias não é diferente. No setor de Limpeza e Conservação, onde estão as lojas de material de limpeza, também houve aumento no faturamento.

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), este segmento elevou em 6,6% o seu faturamento entre o primeiro trimestre de 2020 para o de 2021.

São números que chamam atenção dos empreendedores que desejam começar o próprio negócio em 2021.

Todavia, é necessário analisar bem o modelo de negócio no qual irá investir, se irá começar do zero um empreendimento ou não.

Caso pretenda ter um negócio já estruturado, pode também optar por uma franquia, como mostraremos a seguir.

Vemos um aspirador sendo usado para limpar um tapete (imagem ilustrativa). Texto: loja material de limpeza.
O mercado de limpeza fatura alto com produtos e serviços de primeira necessidade.

Como abrir uma loja de material de limpeza?

Para ter uma loja de material de limpeza o empreendedor pode começar um negócio do zero ou optar por uma franquia.

Nesse sentido, para começar um negócio do zero, o empreendedor precisa estudar bem os produtos, sua qualidade qualidade e a logística de entrega.

Isso exige uma pesquisa profunda, negociações, testes, entre outros cuidados para ter produtos de qualidade em sua loja. Ainda, que possam ser entregues de acordo com sua demanda.

Da mesma forma, este investidor deve pensar em como será sua marca e como será feito o seu marketing para o bom desenvolvimento do negócio.

Ou seja, pensar em uma logomarca, um nome atrativo, além de divulgar o empreendimento. São ações complexas que podem exigir uma ajuda profissional.

Um ponto importante para iniciar um negócio é fazer um plano de negócio, estudar os investimentos necessários e como será a operação da empresa.

Toda essa estruturação de um novo negócio pode ser complexa, exigindo em alguns momentos uma certa expertise do empreendedor.

Do mesmo modo, escolher o melhor local para instalar sua loja de material de limpeza exige um estudo aprofundado se quiser fazer isso de forma profissional.

Enfim, são muitas etapas para começar um negócio do zero. Contudo, um jeito mais simples para ter o próprio negócio é por meio de franquia.

Existem várias opções no mercado de franquias para o empreendedor que deseja abrir uma loja de material de limpeza. Uma delas é a rede Zaplus Car.

A Zaplus Car é uma franquia especializada em venda de produtos de limpeza e cuidados automotivos. Como um grande supermercado do automóvel, ela trabalha com uma ampla variedade de itens.

Além da Zaplus, falaremos um pouco sobre outras franquias de produtos de limpeza para que você as conheça melhor ainda neste conteúdo.

Vantagens de abrir uma franquia de material de limpeza

Vemos algumas esponjas de limpeza coloridas empilhadas (imagem ilustrativa).
O empreendedor pode investir em um mercado de alto alcance e muitos produtos.

O modelo de franquia possui muitas vantagens para o empreendedor, facilitando a abertura do próprio negócio.

Você já conhece bem este modelo? Veja algumas das vantagens que uma franquia oferece para quem deseja abrir uma loja de material de limpeza.

Marca reconhecida no mercado

Quando o empreendedor investe em uma franquia, ele inicia um negócio já com uma marca reconhecida no mercado.

Uma empresa se torna uma franquia depois de atuar um tempo no mercado e alterar seu modelo de negócio para o franchising.

Assim, por sua unidade ser uma réplica da empresa “mãe”, os consumidores conseguem identificar o nome da franquia. E com isso, você atrai mais clientes, que tendem a confiar mais em uma marca reconhecida.

Operação testada e aprovada

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Uma outra vantagem do modelo de franquia é que a franqueadora já testou a operação da rede em outras unidades. Assim, o empreendedor, ao se tornar um franqueado, recebe um negócio estruturado e organizado.

Da mesma forma, como falamos anteriormente, escolher os produtos de limpeza para vender exige do empreendedor muita pesquisa de mercado.

Mas com a franquia, ele recebe produtos já testados e aprovados pelos consumidores, além da qualidade reconhecida.

Isso diminui a possibilidade de ter problemas ao longo do negócio, aumentando a segurança do empreendedor para investir neste modelo.

Plano de negócios e custos adequados

Conforme falamos, para abrir um negócio do zero o empreendedor deve fazer um plano de negócio, que é como um caminho a ser percorrido pela empresa.

Porém, ao investir em um modelo de franquia, o empreendedor já recebe este plano de negócio feito pela franqueadora, e próprio para a unidade da marca.

Neste plano, além de saber um pouco dos passos para desenvolver o negócio, o empreendedor também sabe de antemão os custos da empresa.

Vemos que uma pessoa está analisando números com uma calculadora ao lado (imagem ilustrativa). Texto: loja de material de limpeza.
Logo no início da franquia é possível ter uma boa ideia dos custos futuros.

Assim, ao iniciar o negócio, o empresário já tem uma ideia do capital necessário para instalação da loja de material de limpeza. Ou seja, quando de estoque inicial, os custos com a burocracia, entre outros pontos.

Do mesmo modo, no próprio plano a franqueadora já calcular os investimentos para instalação e reforma do ponto comercial para deixar o negócio com a layout da marca.

Isso significa que, mesmo no início do negócio, o empreendedor consegue se programar em relação aos custos. Por fim, ele ainda tem uma noção de como se organizar para lidar com o negócio no dia a dia.

Suportes e treinamentos

Uma das grandes vantagens de investir no modelo de franquia são os suportes que a franqueadora oferece aos franqueados. E mesmo para empreendedores menos experientes, é possível começar o negócio com este apoio da franqueadora.

Por exemplo, algumas redes oferecem treinamentos para que o empreendedor conheça mais sobre o mercado com o qual irá trabalhar.

Da mesma forma, oferece treinamentos para lidar com o público, captar clientes e gerenciar os funcionários, quando necessário.

Além disso, a operação da franquia conta também com manuais, seja para a organização da unidade, ou para os produtos disponíveis nas lojas. Todos isso é informado na Circular de Oferta de Franquia (COF).

Outro suporte da franqueadora é com as ações de marketing. Normalmente, o franqueado conta com materiais para divulgação, bem como orientações para execução das campanhas de maneira eficiente.

Do mesmo modo, o franqueado conta com apoio na gestão, com software adequado, e até ajuda na escolha do melhor ponto para instalação da loja de material de limpeza.

Por fim, antes de falar mais sobre como ganhar dinheiro com franquias, saiba um pouco mais das vantagens deste modelo de negócio no ebook que separamos abaixo para você!

E-book "As vantagens de abrir uma franquia: o guia completo". Baixe gratuitamente.

Como ganhar dinheiro com produtos de limpeza automotiva?

Para uma loja de materiais de limpeza, entre as coisas mais importantes está a qualidade e a variedade dos itens oferecidos.

Sendo assim, é fundamental ter um bom fornecedor, com produtos de qualidade diferenciada e voltado para os cuidados dos mais variados com a limpeza.

É um grande diferencial contar também com marcas famosas, o que ajuda a atrair os consumidores. Pois isso melhora a visibilidade da loja e ajuda no desenvolvimento mais rápido do empreendimento.

Todo este pacote de qualidade e renome o empreendedor encontra mais facilmente em uma franquia de loja de material de limpeza.

Isso porque estas marcas, por possuírem mais unidades e um público consumidor maior, conseguem melhores condições junto aos fornecedores.

Além desta qualidade interna, para ganhar dinheiro com produtos de limpeza o empreendedor deve caprichar na fachada de sua loja.

Ela deve ser naturalmente atrativa para o público, remetendo a qualidade dos produtos e do atendimento.

Atendimento este que é também um dos cartões de visitas de uma loja de material de limpeza, pois cliente mal atendido não volta. E ainda faz propaganda negativa para os amigos!

Imagina construir uma obra de arte e não mostrá-la para ninguém, não colocá-la na parede ou em um museu? É assim também com um empreendimento.

Você deve fazer sua loja ser vista. Deve investir no marketing para atrair o público e fortalecer o nome da marca na sua região de atuação, que pode ser um bairro, cidade, estado, ou mesmo o país.

Agora que você tem uma ideia de como ganhar dinheiro, vamos lhe ajudar ainda mais. Separamos algumas franquias para você conhecer mais a fundo.

5 opções de franquia para abrir loja de material de limpeza

Vemos uma pessoa segurando vários produtos de limpeza (imagem ilustrativa). Texto: loja material de limpeza.
O segmento de material de limpeza conta com algumas marcas para o empreendedor investir.

Você já viu neste texto que o mercado de material de limpeza está aquecido e deve se manter assim por um bom tempo. Do mesmo modo, viu que as franquias são vantajosas quando comparadas com um negócio do zero.

Agora, separamos algumas marcas de redes de franquias que atuam neste setor para você conhecer um pouco mais, e quem sabe, se tornar um franqueado.

1. Zaplus Car

Já citamos a Zaplus Car anteriormente e você viu que ela é especializada em produtos de limpeza e outros cuidados para o carro.

A empresa atua neste mercado há alguns anos. Recentemente, ela entrou para o segmento de franquias com dois modelos de negócios: o Standard e o Prime.

No Standard, o franqueado precisa de um espaço menor, para a exposição dos diversos produtos à venda na marca, mas também para serviços de limpeza automotiva.

Já no modelo Prime, além de todo este espaço, a unidade deve ter um outro espaço para o oferecimento de cursos e workshops voltados para cuidados com o carro.

Ou seja, esse é o tipo de franquia para os empresários que enxergam no setor automotivo sua grande oportunidade.

A franquia, além de todo o know-how e renome, também oferece ao franqueado uma série de suportes. Por exemplo, auxílio na escolha do melhor ponto para a instalação da unidade.

Da mesma forma, a franqueadora ajuda com o trabalho de gestão da unidade, controle de estoque, bem como treinamentos para o franqueado e os colaboradores da primeira equipe.

Além disso, e um dos pontos mais importante, ela trabalha produtos de qualidade em um amplo catálogo, com itens para os mais diversos cuidados com os veículos.

Enfim, separamos um vídeo para você conhecer um pouco mais sobre a Zaplus Car e seu modelo de negócio. Assista agora!

  • Investimento inicial: a partir de R$ 180 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 200 mil
  • Prazo de retorno: 18 a 24 meses

2. Ecoville

A franquia Ecoville é uma das maiores franquias de loja de material de limpeza que atua no mercado. A rede conta com modelos de negócios em home office ou loja.

Da mesma forma, ela possui um catálogo com diversos produtos, como desinfetantes, água sanitária, detergentes, entre outros.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 49 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: 6 a 24 meses

3. Bioclean

A Bioclean fabrica e comercializa produtos de primeira necessidade para limpeza. Por exemplo, detergentes, produtos para higienização de panelas, entre outros.

Dessa forma, a franquia conta com um amplo catálogo com mais de 2 mil produtos. Ainda conta com um modelo único de negócio, em loja.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 97 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: 16 meses

4. Ncars

A Ncars é uma rede de franquias especializada em venda de produtos de limpeza para residências e para higienização de carros. A marca ainda oferece serviços de cuidados automotivos.

Além disso, ela oferece dois modelos de negócios para os empreendedores, ambos em formato delivery. Assim, o franqueado abre uma loja de material de limpeza em sua casa.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3.697,00
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: 3 meses

5. Ákora

A Ákora é uma rede de produtos de limpeza ecológicos que iniciou suas atividades em 2009, e entrou para o franchising em 2019.

Além disso, a franquia possui dois modelos de negócios, um em home office e outro em formato loja.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 41 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: 18 meses

Mostramos para você um pouco sobre como abrir uma loja de material de limpeza e que o modelo de franquia pode facilitar a sua vida.

Por fim, confira mais um conteúdo sobre os custos de uma franquia clicando aqui.

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