Com o potencial da internet e das redes sociais, diversos negócios viram a chance de crescer e alcançar resultados ainda maiores. O marketing para franquia também trabalha para ajudar as grandes empresas a aumentarem ainda mais os seus números.
Muitas pessoas ainda pensam que grandes empresas não precisam do marketing, e muito menos das redes sociais para vender. Mas as grandes marcas não perderam a oportunidade de apostar em algo novo e obter mais resultados do que o esperado.
Portanto, neste artigo vamos abordar sobre a importância do marketing para a franquia, e apontar algumas dicas essenciais para criar um projeto de marketing eficaz. Assim, você poderá aproveitar o suporte da franqueadora, mas ir além.
O que são franquias?
Franquias nada mais são do que novas unidades de empresas que já existem. Você deve conhecer várias franquias, principalmente as mais famosas e espalhadas em todos os lugares, como:
- McDonald’s;
- Burger King;
- Havaianas;
- Chilli Beans;
- Arezzo;
- Kopenhagen;
- Instituto Embelleze.
O fato é que essas franquias se ergueram do zero e se tornaram referências em seus nichos por meio de estratégias e ferramentas importantíssimas, como o marketing digital.
Qual a importância do marketing digital para franquia?
O marketing digital se tornou uma ferramenta muito poderosa para todo e qualquer tipo de negócio, pequeno ou grande, novo ou velho. Não importa o nicho ou o tamanho, o marketing digital abre espaço para todos.
E não é diferente quando falamos de uma franquia. O franqueado de uma rede normalmente conta com auxílio de marketing para poder divulgar sua unidade.
Ou seja, as franqueadoras oferecem suporte de marketing, com dicas e materiais para uma publicidade local do franqueado.
Com o auxílio da franqueadora, é possível adotar várias estratégias. Além de poder investir em anúncios pagos por meio do Instagram Ads, por exemplo, o marketing digital permite que a franquia tenha um alcance ainda maior através do meio digital.
São milhões de usuários ativos todos os dias, 24 horas e 7 dias por semana, atrás de informações e novidades. É o cenário perfeito para atrair o público ideal da franquia e de qualquer outro tipo de negócio.
Mas, assim como toda e qualquer outra estratégia, é necessário ter um bom planejamento para que o marketing digital realmente seja usado da maneira certa dentro da sua franquia, e é sobre isso que vamos falar agora.
Então, mais do que contar com o auxílio da franqueadora, o franqueado precisa estabelecer um plano e executá-lo. Inclusive porque, é o franqueado que conhece seu público local.
É importante você saber disso antes de comprar sua franquia. A franqueadora vai prestar suportes, mas você será o responsável pela execução do seu marketing na franquia.
Como fazer um planejamento de marketing para franquias?
Planejamento é extremamente importante para qualquer coisa na vida, principalmente quando falamos da criação de uma estratégia para franquias e empresas.
Por exemplo: entender como anunciar no Google Ads é muito necessário para o seu negócio. Mas se você não tiver um planejamento estratégico para ele, nada disso vai adiantar.
Por esta razão, separamos três tópicos essenciais para te ajudar a planejar os próximos passos e estratégias da sua franquia. Confira abaixo.
Princípios
Defina o que representa e guia a sua empresa, o que você defende e não abre mão por nada e nem ninguém. A franqueadora terá isso delineado; conheça essas informações e tome-as para si.
Uma franquia com seus princípios bem definidos marca seus clientes e sabe se posicionar de forma coerente e humanizada dentro do mercado de franchising.
Diferenciais
O mercado está repleto de empresas e marcas. Então a sua não pode ser apenas mais uma, ela precisa apresentar algo de diferente, que irá cativar as pessoas.
Mostre aos seus clientes que o seu produto ou serviço veio para inovar e permanecer no mercado.
Objetivos e metas
Não há como traçar um caminho de sucesso se você não sabe aonde quer chegar. Por isso, antes de escolher e criar suas estratégias, saiba quais os objetivos e metas da sua franquia.
Dessa forma, o caminho vai se tornar mais simples e objetivo.
Dicas de marketing para franquia
Por fim, vamos apresentar algumas dicas para ajudar a sua franquia a construir uma imagem ainda melhor. Tanto no meio digital, quanto fora dele também.
Aposte nas redes sociais
Como mencionamos sobre o poder das redes sociais, além de serem usadas para aprender novas coisas, por exemplo, sobre como funciona o Facebook Ads, elas também são ferramentas essenciais para ajudar a sua franquia.
Criar um perfil para a sua marca nas diversas redes sociais que existem é uma maneira de atrair ainda mais consumidores, aumentar o alcance da sua empresa, e com isso, gerar mais vendas e lucros para ela.
Além da oportunidade de realizar anúncios pagos, as redes sociais também permitem que você divulgue sua franquia de forma orgânica. Isso aumenta ainda mais as chances do maior número de pessoas possíveis conhecerem sua franquia.
Normalmente, é a franqueadora que cria a rede social da franquia, e você tem a responsabilidade de alimentá-la. Ou seja, vai precisar postar conteúdo nas redes sociais da sua empresa. Planeje bem essa ação, para que ela seja atrativa para o usuário.
Crie campanhas criativas em datas especiais
Muitas franquias vêm apostando em campanhas diferenciadas e criativas, principalmente em datas comemorativas. Essas campanhas vêm rendendo não só lucro, como também visibilidade para as marcas.
Um bom exemplo disso foi a última campanha da franquia Burger King no Halloween, que fez com diversas pessoas comparecessem aos restaurantes com uma vassoura na mão esperando por um hambúrguer gratuito.
Por isso, converse com a franqueadora e veja o que ela tem preparado. Além disso, se quiser, você pode procurar por profissionais na sua cidade, terceirizando a execução das ações.
Atenção à identidade visual da marca
Uma das maiores vantagens de uma franquia é sua padronização. Você vai usar a mesma marca, o mesmo design de toda a rede, algo que vai facilitar o reconhecimento pelo consumidor.
Afinal de contas, os usuários têm mais confiança em marcas que já conhecem. Então, atenção à identidade visual da sua franquia. Ela deve seguir exatamente a identidade de toda a rede, para que sua empresa se mantenha dentro do padrão e atraindo clientes.
Mesmo que o marketing pareça um desafio para enormes redes de franquias, criar estratégias que visam o aumento dos resultados para elas não é tão difícil quanto parece.
Especialmente porque você vai poder contar com o auxílio da franqueadora. Aliás, esse é um aspecto que você deverá levar em conta ao escolher uma franquia: os suportes que a marca oferece.
Com a ajuda de profissionais e estratégias corretas para a sua marca, sua franquia terá ainda mais chance de sucesso.
Artigo produzido pela equipe Ideal Marketing.