O franchising é recheado de termos que muitos empreendedores ainda não conhecem. Um deles é o de master franqueado, do qual falaremos aqui.
O Brasil fechou o ano de 2020 com mais de 156 mil unidades de franquias segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Isso mostra que o mercado está cada vez mais atrativo e ainda oferece espaço para novos empreendedores.
Sendo assim, uma boa opção, é começar um empreendimento como um master franqueado de uma marca. Este modelo de negócio é robusto e possibilita grandes ganhos. Veja mais sobre este formato no texto que preparamos para você.
Entenda o que é ser master franqueado
Um master franqueado não é um parceiro qualquer da marca, como o próprio nome já traz a ideia. Este empreendedor vai oferecer um tipo de suporte especial à franquia.
O master franqueado atua em uma determinada região e auxilia no desenvolvimento da marca. É um empreendedor que se apresenta como um representante do franqueado mais próximo do local.
Trata-se de um empresário que atua como franqueador. Ou seja, ele se torna responsável pela gestão e implantação do negócio em uma determinada região.
Nesse sentido, ele tem papel fundamental na expansão da rede, já que pode colaborar no crescimento do negócio de forma estruturada e até mesmo de maneira mais rápida.
Além disso, este franqueado poder realizar a captação de novos empreendedores, ao apresentar o modelo de negócio da franquia e mostrar sua unidade como referência.
Do mesmo modo, o empresário pode tirar as dúvidas de novos franqueados e orientá-los no desenvolvimento do negócio.
Isso porque, na maioria das vezes, o responsável pelo suporte tem conhecimento sobre as características da região onde tem a exclusividade de atuação para comercializar novas unidades.
Enfim, ele é o suporte mais próximo. Também é uma pessoa mais experiente que tem a função de orientar os novos franqueados da região.
Onde o master franqueado atua?
O master franqueado atua na região que lhe foi repassada por contrato. Este local pode variar entre uma cidade, estado ou país. Tudo depende da franquia e do momento em que ela se encontra.
O master franqueado pode atuar tanto em franquias nacionais quanto internacionais. Nos dois modelos, ele adquire a legalidade de usufruir da marca e também poderá abrir novas unidades.
O master franqueado vai atuar em locais onde se encontra a sua franquia. Sendo assim, primeiro ele se instala na região para depois oferecer o suporte da franqueadora.
Da mesma forma, para franquias com vários modelos de negócios, é comum que a unidade do master franqueado seja a mais completa possível.
Além disso, exige um espaço a mais na loja do franqueado master, para que ele possa oferecer treinamentos e atualizações aos empresários da região.
Do mesmo modo, pode ser necessário atuar como um preposto para insumos e estoques para as unidades da franquia em seu raio de ação.
Em outras palavras, cabe a cada franqueadora definir onde irá atuar o master franqueado e de que forma ele irá executar esse trabalho.
Funções de um franqueado master
Conforme falamos, o master franqueado oferece um suporte a franqueadora para que ela possa atuar de maneira mais próxima dos empreendedores em uma determinada região.
Nesse sentido, uma das funções deste franqueado é fazer a captação de novos empresários naquele local. Ele realiza o marketing, apresenta a marca e a fortalece diante do mercado.
É comum também ele tirar as dúvidas dos empreendedores que estejam interessados no modelo de negócio da franquia.
Ele pode, por exemplo, esclarecer informações ao empreendedor após a análise da Circular de Oferta de Franquia (COF) da marca.
Este franqueado é a porta de entrada dos empreendedores na franquia. Ele é responsável por apresentar o negócio, além de ser um exemplo para que o empresário interessado veja onde ele poderá chegar com o seu negócio.
De um modo geral, o master franqueado é um vendedor nato. Por isso, exige-se que ele tenha uma grande capacidade de convencimento para fazer a expansão das unidades.
Enfim, além de vender, ele também pode passar os treinamentos in locu aos novos franqueados. Esta é uma necessidade principalmente para redes que estejam se expandindo para muito longe de sua sede.
Vantagens de ser um master franqueado
Ser um master franqueado é bastante interessante para o empreendedor, por isso exige também maiores investimentos.
Por exemplo, este franqueado possui a exclusividade de comercialização de novas unidades na sua região de atuação. Ainda, poderá receber um valor percentual por cada franquia aberta.
Além disso, os empresários que entram na rede abaixo do master franqueado, pagam uma taxa de royalties e parte do faturamento a ele e à franqueadora.
Outro ponto importante para este franqueado é que ele possui exclusividade de atuação em uma determinada região por um tempo.
Com isso, possui oportunidade para desenvolver a marca e sua unidade, se tornar referência aos seus consumidores.
Dessa forma, tende a ser um negócio bem lucrativo antes que novas unidades sejam abertas. E sobre elas, o franqueado master ainda recebe valores, conforme já falamos.
Além disso, é a oportunidade de se tornar referência como empreendedor, não só em relação aos novos franqueados. Em sua comunidade, ele poderá ser exemplo de sucesso com a sua unidade.
Do mesmo modo, uma grande vantagem do master franqueado é a fusão de conhecimentos aprofundados sobre o negócio com uma percepção sensível do mercado local e suas características
Enfim, algo que apenas um máster franqueado da região é capaz de aportar.
Por que esse tipo de franqueado é interessante para a marca?
O master franqueado é um modelo de negócio bem atrativo para franqueadora que estão em processo de desenvolvimento.
Nesse sentido, é vantajoso para a marca ter um empreendedor compelido a desenvolver a franquia em uma determinada região.
Por exemplo, para marcas estrangeiras que buscam entrar no mercado brasileiro, ter um master franqueado aproxima a franqueadora de potencias investidores.
Isso aconteceu com marcas famosas do franchising, como a KFC, Taco Bells, Pizza Hut, entre outras.
Além disso, a franqueadora pode optar por ser a responsável pela venda e suporte às franquias de forma direta.
Por outro lado, terceirizar toda essa operação a um master franqueado que vai fazer o seu papel no mercado contratado, é uma excelente oportunidade para a franqueadora, pois vai proporcionar crescimento e valorização da marca.
É muito interessante para uma franqueadora ter este modelo de negócio em seu portfólio, pois auxilia no desenvolvimento de diversas áreas ao mesmo tempo.
Com isso, a marca pode ter uma representação em diferentes regiões, o que permite um processo de desenvolvimento bastante agressivo.
Assim, diminui os riscos para a franqueadora, pois ela não precisará investir tanto em marketing para uma determinada região. E ainda, não precisará contratar pessoas para vender suas unidades e vai economizar com outros custos.
Quem pode ser um master franqueado?
Tanto empresas de franquia quanto empreendedores interessados em atuar como master franqueados precisam ter em mente os muitos desafios presentes neste formato de gestão.
A comunicação precisa ser altamente fluida para que nenhum dos lados se sinta prejudicado.
Da mesma forma, todas as atividades a serem executadas como valores de pagamentos e taxas precisam estar explícitos em contrato, para evitar desavenças futuras.
Além disso, a franqueadora precisa definir bem quem ela deseja ter como parceiro nesta etapa do negócio. Contudo, algumas características são comuns a todos os tipos de master franqueados.
Por exemplo, ser um empreendedor com tino para vendas e captação de clientes. Ele deve ser o rosto vendedor da marca naquela região.
Do mesmo modo, ser uma pessoa bem comunicativa, saber lidar com diferentes tipos de empreendedores e pessoas. E ainda precisa conhecer boas técnicas de comunicação e vendas.
Outro ponto importante é ter um bom network, ou seja, ser uma pessoa bem relacionada com diferentes perfis de pessoas.
Este é um passo a mais para que o negócio tenha um bom desenvolvimento na região, e isso é interessante tanto para o franqueado quanto para a franqueadora.
Por fim, recomenda-se também que o master franqueado tenha capacidade financeira para arcar com as taxas extras. Além disso, é preciso ter paciência, pois o retorno do investimento pode demorar um pouco.
Como o processo não acontece do dia para a noite, ele deve ter este fôlego de capital para não ser afetado por uma eventual demora no processo de desenvolvimento do negócio.
Todas as marcas têm master franqueado?
Conforme falamos, ter um master franqueado faz parte de um processo, que depende do momento onde a franquia se encontra, seus objetivos e área de atuação.
Por isso, nem todas as marcas possuem uma master franquia, umas porque ainda não chegaram neste ponto ou outras porque precisam se consolidar em uma região menor, para depois buscar novos lugares.
A franquia Havanna é um exemplo de marca que possui um modelo de master franquia. Além disso, o Brasil é o único país a contar com um master franqueado da Havanna. A empresa é especializada no ramo de cafeterias.
Enfim, cabe ao empreendedor avaliar bem antes de se tornar um master franqueado. Mas se você busca um negócio mais enxuto, leia o nosso conteúdo com várias opções de franquias baratas para investir.