Tem medo na hora de empreender? Esse guia vai te ajudar!

Por
em
Imagem de uma criança se escondendo com medo embaixo de almofadas. Imagem ilustrativa do texto medo na hora de empreender.
Advertisement

É comum ter medo na hora de empreender, mas é possível diminuir essa insegurança com informações que vão lhe ajudar a abrir um negócio. Aqui trazemos algumas dicas!

O sonho de empreender está no imaginário de muitas pessoas. Segundo pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), 50 milhões de brasileiros desejam ter o próprio negócio.

Porém, muitas pessoas têm medo de empreender por conta dos riscos que o processo envolve. Mas com alguns cuidados esta jornada pode acontecer de forma positiva. Continue a leitura e saiba mais.

Como superar o medo na hora de empreender?

Conforme falamos, é normal a pessoa ter um certo receio na hora de empreender, pois envolve dinheiro e é comum termos medo de ter um prejuízo com o negócio próprio.

Da mesma forma, o empreendedor também pode ter medo por conta da falta de conhecimento prático, caso nunca tenha tido uma pequena empresa.

Porém, para superar o medo na hora de empreender, a busca por informações e planejamento podem diminuir essa insegurança. Por isso, veja aqui algumas dicas para você entrar neste projeto de forma sólida.

Organize suas finanças

Uma parte do empreendedorismo que traz insegurança é a financeira. Como falamos, é comum termos um certo receio de ter algum tipo de prejuízo.

Mas é possível que o empreendedor invista em um negócio de forma segura com base em um bom planejamento financeiro.

Nesse sentido, avalie qual a sua disponibilidade financeira, se tem algum dinheiro guardado ou pode vender um bem não essencial, como um carro.

Além disso, a escolha do negócio passa por esta capacidade financeira. Sua empresa deve gastar o capital que você tem disponível para não desequilibrar sua vida financeira.

Dessa forma, a recomendação é diminuir os gastos, evitar dívidas e equilibrar o custo de vida, além de se organizar para ter uma reserva para emergências e um fluxo de caixa.

Imagem de notas de dólar enroladas em tubos. Imagem ilustrativa do texto medo na hora de empreender.
Organize bem a sua vida financeira antes de empreender.

Planeje seu passo a passo

Advertisement

Para empreender é essencial ter um planejamento. Ele não precisa ser perfeito para começar um negócio, mas é necessário existir.

O empreendedor deve planejar os custos, com o que vai trabalhar, qual o mercado lhe atrai e também contar com um bom público em potencial.

Da mesma forma, analisar como será o trabalho no dia a dia e cada etapa de estruturação do negócio.

Nesse sentido, fazer um plano de negócios pensando nos passos que deve seguir para implementação e as etapas até que a empresa esteja em atividade.

Logo, o empreendedor consegue projetar gastos e outros detalhes do negócio e pode realizar mudanças de curso ao longo do processo.

Estude bastante!

Uma forma de perder o medo de empreender é com base em informações. Então, prepare-se para a jornada, estude, busque detalhes sobre a história de outros empresários, sobre gestão e casos de empreendedor de sucesso.

Nesse sentido, escolha o melhor método para você, que pode ser um trabalho individual de busca de informações pela internet sem ajuda de um orientador.

Do mesmo modo, existem cursos, vídeos, palestras on-line e presenciais sobre empreendedorismo que são de fácil acesso.

Além disso, pode buscar uma faculdade, se quiser, para sentir maior confiança para investir em um negócio próprio. Tudo vai depender daquilo que traz mais segurança e assim, perder o medo.

Cada tipo de informação pode ser importante, não se limite apenas aos assuntos que envolvam diretamente o negócio. Conheça mais sobre o comportamento do consumidor, economia e também novas tecnologias.

Enfim, tudo pode ser uma forma de complementar o processo de montagem do seu negócio.

Escolha algo que você gosta

Imagem de um homem fazendo carpintaria. Imagem ilustrativa do texto medo na hora de empreender.
Conheça as coisas que você gosta de fazer e veja como elas podem se encaixar em um negócio.

Um ponto importante para empreender é investir em algo que você gosta. Pense que terá que se dedicar muitas horas do seu dia neste negócio. Isso será mais prazeroso se trabalhar com um negócio com o qual se identifique.

Portanto, busque entender como as suas paixões e experiências pessoais podem se encaixar em um negócio. Desse modo, terá uma motivação a mais, pois nos dedicamos com mais prazer a algo que gostamos.

Advertisement

Tenha confiança no seu trabalho

Uma das características de um empreendedor é a autoconfiança, que pode ser algo natural ou trabalhado ao longo do tempo.

Por isso, para diminuir o medo na hora de empreender tente ter confiança, acredite em si mesmo. Entenda que o planejamento feito e todo o passo a passo resultará em um negócio sólido aliado ao seu trabalho duro.

Não dê ouvidos às outras pessoas ou casos que vê nas redes sociais, pois o medo é algo comum. Mas este trabalho interno na sua mente será um diferencial para o sucesso do seu negócio.

Defina metas claras e realistas

Para que um negócio seja bem-sucedido, os colaboradores precisam saber exatamente para onde devem ir. Assim, sem objetivos estruturados, ficará difícil mensurar o desempenho dos funcionários e a produtividade da companhia.

Os objetivos de uma empresa precisam ser alcançáveis. Então, na hora de elaborar as metas, é preciso se perguntar “isso é possível?”. Se a resposta for um talvez, o planejamento pode estar indo na direção errada.

Do mesmo modo, metas nunca podem ser definitivas. É preciso reavaliá-las de tempos em tempos, para certificar-se de que a empresa e os funcionários estão indo no caminho certo.

Enfim, neste início é bem comum as metas ficarem fora dos padrões, você vai errar muito para cima ou para baixo, é normal. Porém, aprenderá com o tempo sobre como criar essas metas de forma mais precisa.

Imagem de um calendário e uma lista de coisas a fazer. Imagem ilustrativa do texto medo na hora de empreender.
A organização e planejamento são fundamentais para perder o medo de empreender.

Por isso, é muito importante medir os resultados, porque só eles podem te ajudar a encontrar o caminho certo.

Como empreender sem medo?

Além de todas essas etapas para perder o medo de empreender, investir em um negócio mais simples e sólido pode diminuir os riscos e com isso, você se sentirá mais seguro.

Um desses negócios é a franquia. Este modelo é um negócio que possui uma estrutura pronta, uma marca reconhecida e o empreendedor conta com diversos suportes para implementar a empresa.

Nele o empreendedor compra uma autorização para começar uma unidade da franquia, que vem com toda a estrutura e operação previamente estabelecida.

Por ser uma empresa que já está em operação, é mais simples, reduz os riscos de dar errado, e assim diminui o medo na hora de empreender.

Além disso, a franqueadora auxilia com treinamentos e orientação para a gestão e para o marketing, além de outros detalhes que envolvem o negócio.

Um ponto importante que ajuda o empreendedor a se planejar é ele investir sabendo quanto terá de gastar. Na Circular de Oferta de Franquia (COF), ele se informa sobre os custos de implantação do negócio.

A COF é um importante documento nas tratativas entre empreendedores e franqueadoras, pois traz detalhes do negócio, direitos e deveres das partes e outras informações.

Agora que você sabe sobre os cuidados para perder o medo antes de empreender e conhece o modelo de franquias, veja o nosso conteúdo com várias franquias baratas que separamos para você.

Advertisement
Advertisement