O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Melhor franquia para investir com pouco dinheiro: entenda qual o negócio ideal para você!

Melhor franquia para investir com pouco dinheiro: entenda qual o negócio ideal para você!

Sumário

Você vai terminar este texto sabendo qual a melhor franquia para investir com pouco dinheiro. Então, não perca tempo e acompanhe até o final.

Até porque, o Brasil está retomando sua economia e isso abre oportunidade para quem quer empreender. Em 2021, por exemplo, foram 3,9 milhões de novos negócios.

Dessa forma, saber qual a melhor franquia para investir com pouco dinheiro pode ser o primeiro passo para empreender. Afinal, esse modelo de negócio chama a atenção pelos suportes.

Vale a pena investir em uma franquia de baixo custo?

Antes de saber qual a melhor franquia para investir com pouco dinheiro, é importante saber se este negócio vale a pena. Por isso, vamos apresentar algumas vantagens e desvantagens para você considerar.

Caso você busque por um negócio mais simples, a resposta é sim, franquias baratas compensam.

Isso porque, ao comprar uma franquia, você passa a ter uma unidade de uma marca que já existe. Você vai começar a atuar por meio de um plano de negócio pronto. 

Além disso, há a vantagem óbvia de que comprar franquias baratas demanda um investimento menor. Por isso, você pode começar aos poucos. Sobretudo para quem não tem experiência, essa pode ser uma grande ajuda.

Outro ponto positivo das franquias baratas é a oportunidade de aprender com quem é especialista no assunto. Quando você se torna um franqueado, passa a ter acesso ao know-how de uma empresa consolidada. 

Desse modo, pode contar com o apoio da marca em aspectos relevantes do negócio. Você recebe, por exemplo, treinamento e capacitações que vão ensinar você e sua equipe a cuidar da empresa. Afinal, você vai ser o dono de uma unidade da marca.

Mas esses negócios apresentam ainda algumas desvantagens. Em uma franquia não existe muito espaço para inovação, por exemplo. Afinal, é necessário seguir o modelo de negócio que já está pronto.

Além disso, por ter um investimento menor, os lucros costumam ser menores. Então, essa talvez não seja a melhor opção para quem quer faturar alto.

Lista de franquias para investir com pouco dinheiro

Agora, vamos apresentar algumas opções para investir gastando pouco. Nesta lista, você vai encontrar a melhor franquia para investir com pouco dinheiro. Então, faça sua parte: leia com atenção e analise as marcas que separamos.

[raio_x]

Gostou de algumas das franquias listadas? Então, continue a leitura para descobrir qual a melhor opção para o seu bolso.

Afinal, qual a melhor franquia para investir com pouco dinheiro?

Para escolher uma franquia barata para investir, você deve, primeiramente, solicitar a Circular de Oferta de Franquia (COF). Afinal de contas, esse documento apresenta tudo que você precisa saber sobre o negócio. 

Assim, você pode saber exatamente como será sua atuação e se conseguirá se dedicar. Conhecendo o negócio de antemão, você pode se preparar e planejar sua rotina.

Então, você pode comparar suas características com aquelas que a marca busca. Se forem compatíveis, você pode ser um empreendedor de sucesso.

Outro ponto importante é pesquisar sobre a reputação da marca. Dessa forma, busque pelo contato de outros franqueados (e ex-franqueados) na COF e fale com eles.

Por meio desse contato, é possível tirar dúvidas, fazer perguntas sobre o funcionamento do negócio e aprender com outros empreendedores. Caso eles apontem, por exemplo, que a franqueadora não promete o que cumpre, esse pode não ser o melhor negócio.

Se você optou por seguir no sistema de franquias devido a sua segurança, a primeira coisa a se fazer é uma boa e minuciosa pesquisa sobre as marcas. Isso porque, o mercado está repleto de marcas, são diversas opções para você escolher. 

Além disso, analise quais suportes oferecem e se a marca tem know-how. Ou seja, experiências e reconhecimentos alcançados pela franquia.

Perfil ideal para ser um franqueado de sucesso com seu negócio

Antes de mais nada, conhecer a si e ao seu negócio é determinante no sucesso. O desejo de aprender ajuda os franqueados a sempre estarem melhorando a atuação e o negócio. 

Porém, não se desespere, se quer ser um franqueado de sucesso, você pode desenvolver essas e outras características. É claro que não existe fórmula mágica, mas investir em certas competências pode beneficiar você.

Além disso, os franqueados sempre têm o benefício de poder conversar com outros profissionais experientes da franqueadora.

Porém, também têm a autonomia de aprender mais sobre o negócio e melhorá-lo, independentemente do auxílio da franqueadora. Afinal, o franqueado é o responsável por manter as boas práticas e gerenciar o seu negócio da melhor forma.

Ou seja, o auxílio da franqueadora não exclui o esforço do empreendedor em sempre melhorar. A oportunidade oferecida pela franqueadora é a colaboração para que ambos alcancem os seus objetivos.

Assim, não tenha vergonha de perguntar tudo que achar necessário para a franqueadora. O papel dela é justamente esse. Isso também significa que os franqueados devem sempre ser transparentes em relação ao seu negócio. 

Essa ação possibilita que a franqueadora ofereça maior auxílio em momentos difíceis e ajude a contornar ou resolver problemas.

Essa colaboração é uma das maiores vantagens, é o que faz as franquias terem um maior potencial de resultados positivos e até mesmo uma maior vida útil. Sendo assim, o franqueado pode ter o próprio negócio, mas sem a necessidade de fazer tudo sozinho e começar do zero.

Por isso, a capacidade de desenvolver um bom relacionamento interpessoal é essencial para franqueados de sucesso. Outro ponto importante é ter conhecimentos (pelo menos básicos) sobre empreendedorismo.

Passos para abrir sua franquia com pouco dinheiro

Em primeiro lugar, você vai conversar com as franqueadoras e procurar sanar todas as dúvidas em relação à empresa. Busque informações sobre os suportes oferecidos, marketing da empresa, quais os propósitos e os objetivos de expansão.

Analise também contratos rescisórios, quando e como a marca foi criada. Isso porque, eles servem exatamente para que você, no final, faça opção pelo que achar mais condizente com o seu capital e perfil. 

Por meio das comparações também você enxerga o que é mais ou menos vantajoso ou promissor, que vai render mais. Não só financeiramente, como também no que se refere à habilidade ou capacidade de executar algo.

Agora você entende quais as informações e experiências precisa ter na prática e entende que é importante fazer contatos diretos com as empresas.

Depois, a marca vai analisar seu perfil e decidir se ele combina com aquilo que a rede busca. Pronto, agora é só esperar!

Com nossas dicas, você é capaz de identificar a melhor franquia para investir com pouco dinheiro. Agora, faça sua parte! Boa sorte!

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje