Qual o melhor momento para investir em uma franquia?

Por
em
mulher de negócios sorrindo imagem ilustrativa texto melhor momento para investir franquia
Advertisement

Anda se perguntando se é mesmo o melhor momento para investir em uma franquia? Pois saiba que a resposta é simples: depende.

Depende dos seus objetivos, do seu mercado local e da franquia que você quer abrir. Pode ser que o negócio pelo qual você tem interesse, por exemplo, esteja passando por uma crise.

Se for esse o caso, será mais vantajoso esperar a crise acabar antes de investir. Mas, em geral, seu investimento precisa ter mais a ver com o que você quer. Continue lendo para saber o que queremos dizer com isso!

Razões pelas quais vale a pena abrir uma franquia

Abrir uma franquia pode ser uma boa alternativa por várias razões. Primeiro: uma franquia é uma nova unidade de uma empresa que já existe.

Isso significa que você vai abrir um negócio com um modelo de negócio predefinido. Basta colocar em prática os planos da franqueadora, em vez de ter que criar uma empresa do zero. É uma característica que oferece mais segurança ao empreendedor, pois o modelo já foi testado.

Ao mesmo tempo, sua franquia vai ter uma marca já reconhecida no mercado. É mais simples para o consumidor confiar em uma marca que atua há um tempo, em vez de negócios novos.

Um franqueado também conta com vários suportes da franqueadora. Como auxílio para escolha do ponto comercial, treinamentos, apoio de marketing etc. 

Assim, quem abre uma franquia recebe várias orientações para colocar o negócio em prática. Além de ter auxílio para tirar dúvidas e resolver problemas na operação.

Afinal, como saber o momento ideal?

É relativamente simples saber qual o melhor momento para investir em uma franquia. Só é preciso analisar alguns pontos-chave, que vão mostrar se você e seu mercado estão preparados para o negócio. Veja abaixo.

Estude o mercado e modelo de negócio que deseja investir

Na hora de abrir uma franquia, é importante escolher um negócio com um bom mercado. O setor tem faturado? Sua cidade se dá bem no ramo, ou não teria tanto público para atender?

A partir daí, você vai precisar pesquisar as opções de franquias disponíveis no que você quer fazer. No Brasil, existem quase três mil marcas de franquias. Por isso, são várias alternativas para considerar.

A melhor franquia será aquela que combina com seu perfil e que custa quanto você pode pagar. Ou então, quanto você pode obter de empréstimo para pagar.

Ao mesmo tempo, avalie a reputação da empresa no mercado. A marca deve agradar os clientes, e os franqueados atuais precisam gostar do negócio.

Se você conseguir atender a todos esses requisitos, será o primeiro sinal de que é o melhor momento para investir em uma franquia.

Entenda seu momento pessoal

Advertisement

Abrir um negócio vai ser algo que vai requerer organização e dedicação. Por isso, se você se encontra em um momento em que essas coisas não são possíveis, é melhor esperar.

Talvez o ideal seria planejar e organizar seu dia a dia antes de abrir uma franquia. Inclusive porque, isso vai dar a você mais tempo para pesquisar e avaliar cada marca disponível para abrir.

Mas claro, agora também pode ser a hora certa de abrir seu negócio. Você só precisa entender se vai conseguir desenvolver seu empreendimento com afinco.

Analise suas possibilidades financeiras

Sua franquia vai precisar de um investimento inicial. Ele pode ser barato ou mais alto, tudo vai depender do negócio.

Por isso, é importante entender quanto você pode, de fato, investir. Você tem dinheiro guardado? Vai precisar de um empréstimo?

A vantagem de uma franquia é que todos os valores associados a ela ficam listados em sua COF. A COF é a Circular de Oferta de Franquia, um documento completo sobre o negócio. 

Ela indica, por exemplo, o capital inicial e capital de giro para o negócio. Assim, fica mais simples planejar o investimento e fazê-lo com segurança, sem imprevistos.

Busque conhecimento e capacitação

Ao entrar na franquia, você vai passar por vários treinamentos. Com eles, vai aprender o que fazer no dia a dia, a como lidar com o mercado, com seus clientes etc.

Mas antes disso, para saber se é o melhor momento para investir na sua franquia, você precisa fazer estudos mais completos.

Por exemplo, sobre o ramo em que você vai investir, sobre como empreender, como gerenciar um negócio e por aí vai.

Quanto mais você estudar, mais vai se sentir capacitado para atuar. Então, também vai conseguir desenvolver bons resultados no seu negócio.

Primeiro passo no mundo das franquias

Agora que você já sabe quando investir, é hora de iniciar seu negócio. Neste caso, seu primeiro passo precisa ser entrar em contato com as marcas que você tem interesse.

Podem ser várias marcas, para você conseguir comparar as opções. Assim, vai ser mais simples escolher o melhor negócio para o seu caso.

Depois do contato, você vai conversar com representantes das marcas. Eles vão lhe apresentar melhor as franquias e tirar suas dúvidas, para que você faça uma análise completa.

Então, ao encontrar a melhor franquia, você poderá investir. Será preciso apenas adquirir o negócio, para então passar por treinamento e pela inauguração da sua unidade.

Ou seja, para abrir uma franquia, você precisa fazer três coisas básicas: analisar seu perfil, se planejar e comparar marcas.

Seu perfil é importante porque você precisa trabalhar com algo de que goste. Do contrário, será muito simples perder o entusiasmo e ter uma performance ruim.

Já seu planejamento vai ser importante por dois motivos. Primeiro, para você não prejudicar sua vida financeira ao abrir uma franquia. Pagar mais do que você pode criar dívidas e muitas dores de cabeça.

Além disso, um novo negócio vai precisar da sua atenção e dedicação. Você precisa planejar o seu dia a dia para fazer isso.

Por último, lembre-se que existem várias marcas no mercado. Elas têm custos diferentes, e trabalham de forma bem diversa. Então, uma boa pesquisa e comparação vão ajudar você a escolher a mais adequada, para enfim aproveitar o melhor momento para investir em uma franquia.

Artigo produzido pela equipe Juros Baixos.

Advertisement
Advertisement