O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Segmento: Serviços automotivos » Como saber qual o melhor negócio para se investir? Guia prático

Como saber qual o melhor negócio para se investir? Guia prático

Sumário

Para saber qual o melhor negócio para se investir, é necessário avaliar diversos fatores, como saber identificar tendências de mercado e oportunidades de crescimento. Pensando nisso, nós trouxemos no texto de hoje alguns segredos para encontrar o segmento ideal e lucrar.

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias cresceu 14,3% em 2022, com faturamento de R$ 211 bilhões. Ou seja, o setor apresenta resultados crescente ao longo dos anos e, desse modo, pode ser um investimento bastante vantajoso.

Porém, para ter sucesso, são necessárias muita dedicação e pesquisa. Continue a leitura para entender melhor esse universo e o passo a passo para fazer parte dele.

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

Passo a passo para escolher o melhor negócio para se investir

Abrir uma empresa é um passo importante e o sonho de muitos empreendedores. Seja para serem seus próprios patrões ou para ganhar um dinheiro extra para complementar o salário.

Contudo, ter o negócio próprio exige cuidado para não fazer um investimento errado, a fim de evitar dores de cabeça.

Dessa forma, separamos algumas etapas pelas quais o empreendedor deve passar antes de começar um novo negócio.

Analise seu perfil empreendedor

Um primeiro passo que o empreendedor deve enfrentar é conhecer o seu próprio perfil. Ele deve saber quais características pessoais podem ajudar ou atrapalhar nesta decisão.

Por exemplo, empreender não é uma tarefa fácil, pois exige muito foco e disposição, e uma nova empresa demanda horas de dedicação exclusiva. Logo, é necessário abrir mão de momentos de lazer e descanso.

Dessa forma, o empreendedor precisa se conhecer para saber se está disposto a fazer este sacrifício para que o negócio tenha sucesso.

Além disso, ele deve estar atento às qualidades que podem influenciar na escolha de um mercado específico no qual pretende atuar.

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

Analise se você gosta de carros, comidas, de realizar serviços manuais. Assim, seus gostos irão guiar a escolha de um negócio que mais combina com o seu perfil.

Para isso, também pode-se levar em consideração experiências prévias, bem como uma análise do momento dos diversos mercados disponíveis.

Pesquise o seu mercado local

Além de conhecer as suas próprias características e o seu perfil, o empreendedor também deve pesquisar bem sobre o mercado local no qual irá atuar.

Nesse sentido, ele precisa conhecer quais são os concorrentes no mercado, bem como suas fraquezas e potencialidades.

Do mesmo modo, quem está começando um negócio deve evitar mercados saturados e tentar se inserir em espaços com públicos a serem explorados.

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!

Assim, o aconselhável é começar fazendo um levantamento das deficiências do mercado local e o potencial financeiro do público-alvo.

Principalmente para cidades maiores, com maior concorrência, o empreendedor deve analisar tudo com cuidado para fazer um investimento inicial interessante.

Por fim, ao fazer esta pesquisa, o empreendedor pode escolher o melhor negócio para se investir e aproveitar uma oportunidade que surgir.

Entenda o potencial do segmento

Outra etapa importante para abrir um negócio é pesquisar sobre o mercado no qual você irá empreender. Por exemplo, saber se ele está em expansão ou em retração.

Além disso, conhecer o público-alvo, idade, sexo e onde mora o seu público são questões que impactam na escolha do melhor negócio para se investir.

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

Alguns mercados podem estar saturados, enquanto outros possuem espaço para crescimento ou potencial a ser explorado.

Nesse sentido, ideias de negócios lucrativos para o mercado podem passar por inovação ou algum outro diferencial que você deve estar atento.

Do mesmo modo, tente observar os movimentos da macroeconomia que podem impactar aquele mercado em específico. Seja positivo ou negativamente.

Avalie o melhor modelo de negócio

O melhor negócio para se investir pode ser dos mais variados modelos de negócios. Por exemplo, um pequeno estabelecimento de bairro, ou uma loja no shopping.

Por outro lado, o modelo de franquias pode ser uma boa forma de abrir um negócio com um pouco mais de segurança.

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!

Este modelo apresenta algumas vantagens, por exemplo, uma marca já consolidada no mercado. Conta também com produtos ou serviços já testados e aprovados pelos consumidores.

Além disso, no modelo de franquia, o empreendedor recebe um plano de negócios da franqueadora. Assim, ele pode se orientar melhor com relação aos custos da empresa, bem como o que deve ser feito durante o seu desenvolvimento.

Da mesma forma, uma franquia possui uma operação padronizada, normalmente de maneira mais simples, para que possa ser replicada em todas as unidades.

Assim, mesmo o empreendedor mais inexperiente pode dar conta de ter um negócio neste modelo. Além do que, ele possui uma série de suportes da franqueadora como treinamentos e auxílio no marketing.

Escolha em qual marca investir

Depois de pesquisar sobre o mercado no qual deseja atuar e, caso opte por uma franquia, chegou a hora de escolher a marca para investir.

FOCO MARKETING. Clique e acesse para saber como faturar com o seu negócio fazendo ações de marketing!

Primeiramente, busque uma marca com a qual você se identifica, seja com modo de operação, ou então o nicho de mercado.

Além disso, pesquise sobre a reputação dela no mercado e junto aos consumidores. Veja se a empresa possui um bom relacionamento com seus clientes.

Nesse sentido, pesquise no site Reclame Aqui para saber as reclamações sobre os produtos e serviços da marca. Assim, você terá uma boa ideia de como a empresa tem lidado com estes problemas.

Do mesmo modo, converse com parceiros da marca para saber detalhes da operação. Nesse sentido, a Circular de Oferta de Franquia (COF) deve ter os contatos dos franqueados e ex-franqueados.

Ainda na COF, estude bem o modelo de negócio da marca, os suportes oferecidos pela franqueadora e os custos do empreendimento. Assim, conhecendo bem cada marca, é possível escolher o melhor negócio para se investir.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA DOTS HUNTERS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Planeje seu investimento

Um dos pilares da implantação de um novo negócio, seja uma empresa do zero ou no modelo de franquias, é o planejamento financeiro.

Nesse sentido, o empreendedor deve entender bem a sua saúde financeira, sua capacidade de investimento e possibilidades de pagar as contas até que o negócio gere lucro.

Do mesmo modo, escolha uma franquia que se encaixe em sua capacidade financeira, evitando empréstimos ou dívidas.

Por exemplo, é possível pode optar por uma marca de pouco investimento inicial caso não tenha uma reserva de emergência.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA SULTS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Assim, escolher uma franquia com modelo home office de trabalho, que possui uma menor taxa de franquia e custos menores, é uma saída.

Por fim, estude os gastos frequentes do negócio, como aluguel, funcionários e as taxas pagas a franqueadora, como royalties e fundo de propaganda. Modelos com ponto físico exigem gastos maiores.

Em síntese, este planejamento evitará problemas futuros, a necessidade de empréstimos ou dificuldades para o pagamento da empresa.

Segmentos e serviços em alta para investir

Algo que pode lhe ajudar a descobrir o melhor negócio para se investir, é analisar as áreas que possuem bom desempenho no mercado. Conhecendo os segmentos em alta, você pode apostar naquele que mais se identifica e que tem bons números. 

Com a economia em constante transformação, investir em segmentos e serviços em alta é uma ótima opção para quem busca obter bons resultados financeiros.

Dentre os setores em destaque, destaca-se o de tecnologia, que engloba diversas áreas como inteligência artificial, blockchain e desenvolvimento de software.

Outra área promissora é a de saúde, que apresenta uma demanda crescente por soluções que melhorem a qualidade de vida das pessoas, além de avanços em tratamentos médicos e diagnósticos. O mercado de energias renováveis também está em alta, com a busca por fontes de energia limpa e sustentável.

Além disso, serviços relacionados ao e-commerce e delivery estão em constante crescimento, impulsionados pela pandemia e a mudança nos hábitos de consumo.

Já o mercado de investimentos em criptomoedas vem ganhando cada vez mais espaço, com a valorização desses ativos e a sua adoção por grandes empresas.

Para investir em segmentos e serviços em alta, é importante analisar o potencial de crescimento do setor e buscar empresas com bons fundamentos e perspectivas de crescimento.

O acompanhamento das tendências do mercado e a busca por informações atualizadas também são essenciais para uma tomada de decisão segura e bem-sucedida. Então, conheça a seguir alguns negócios de sucesso!

Microfranquias são pequenos negócios lucrativos

Outra boa oportunidade para quem procura o melhor negócio para se investir, mas não pode ou não quer gastar tanto, é ficando de olho nas microfranquias.

Isso porque, esse modelo de negócio possui um custo mais baixo em relação às franquias normais. Para se ter uma ideia, se encaixam nessa categoria franquias até R$ 135 mil, e com um modelo de operação enxuto.

Por exemplo, é muito comum que, com uma microfranquia, você possa trabalhar em formato home office. Com isso, é possível economizar com vários gastos extras, como aluguel de espaço e demais contas. 

E claro, também é possível ter uma operação simples, trabalhando apenas com um computador, telefone e internet. Ou seja, mesmo sem investir muito, você ainda pode ter um negócio de sucesso.

Melhores opções de franquia para abrir e ganhar dinheiro

Caso tenha optado pelas franquias, o melhor negócio para se investir pode estar nos mais variados segmentos do franchising.

Assim, seja no setor de alimentação, turismo ou serviços em geral, existem boas opções para o empreendedor abrir o próprio negócio.

Separamos aqui algumas franquias com modelos de negócios atrativos, seja para empreendedores com menor capital ou com mais dinheiro para investir.

[raio_x_esf]
Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje