Melhores franquias de seguros para investir: entenda como e qual abrir

Por
em
familia
Advertisement

Investir no setor de seguros é o seu objetivo? Quer saber quais são as melhores franquias de seguros para investir? Trouxemos neste conteúdo tudo o que você precisa saber e opções para ajudar na sua busca.

O setor de seguros com suas ramificações alcançam a todos os públicos e interesses por meio de sua diversidade de serviços.

Nesse sentido, independente das instabilidades econômicas e também por causa delas, cada vez mais pessoas procuram assegurar seus bens por meio de corretoras de seguros. É uma forma de prevenir possíveis perdas imprevisíveis e que precisam se prevenir caso ocorram.

O setor oferece as melhores franquias para investir, afinal são opções bem viáveis para quem quer empreender com maior segurança e já com credibilidade de uma marca conhecida no mercado.

Do mesmo modo, as empresas desse segmento, oferecem os serviços por meio das franquias corretoras, que devido as parcerias empresariais, podem oferecer melhores preços e condições ao franqueado.

Acompanhe no decorrer deste texto as melhores franquias de seguros para quem deseja investir!

Números setor de seguros

Segundo o levantamento da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização(CNseg), os usuários de seguro ativos no país somam mais de R$ 1 trilhão.

Contudo, apesar dos cenários adversos da economia, o mercado apresentou um crescimento no acumulado do ano. Estima-se que até maio de 2017, houve um crescimento de aproximadamente 7%.

Do mesmo modo, no setor de franquias, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) informa por meio de pesquisas que o segmento de seguros, diretamente ligado ao setor de Serviços e Outros Negócios, teve crescimento de 8,7% em 2018. Da mesma forma o número de unidades de franquia aumentaram em 2,7% no setor.

Ademais, existe um mercado vasto de consumidores que ainda não possuem nenhum seguro de bens e que são potenciais clientes das corretoras de seguros. Sem dúvida, o mercado é promissor para quem deseja investir.

Veja mais informações no nosso infográfico abaixo.

numeros mercado de seguros no Brasil

Como funciona o setor de seguros?

Uma franquia do setor de seguros, funciona como intermediária entre o consumidor, que busca por opções de seguro, e as seguradoras, responsáveis por oferecer as opções de serviços.

Nesse sentido, o setor é um ramo que lida com o que podemos chamar de transferência de riscos, que esta registrado e validado por meio da apólice.

Dessa forma, esse documento, trata-se da formalização de um acordo no qual a indenização dos danos causados em um determinado bem ou pessoa, estarão descritos.

Do mesmo modo, ele também deve conter informações importantes como as condições descritas para as respectivas coberturas dos riscos e das garantias, prazo de contrato, beneficiários entre outros.

Tipos de seguros disponíveis

Nas opções oferecidas pelas seguradoras e corretoras de seguro estão os conhecidos como obrigatórios e facultativos.

Entre os seguros obrigatórios estão:

  • Responsabilidade Civil dos Transportadores em Geral.
  • Contra Riscos de Incêndio de Bens Pertencentes a Pessoas Jurídicas.
  • Seguro Obrigatório de Crédito à Exportação.

É importante lembrar que o seguro de Danos Pessoais Causados Por Veículos Automotores De Via Terrestre (DPVAT) não está incluso nos serviços oferecidos pelas segurados.

Assim, nas opções de contratação de seguros, é possível realizar acordos individuais ou em grupo. No caso do individual é contratado por alguma pessoa.

Já os seguros contratados para um grupo são geralmente feitos por uma seguradora que realiza a junção dos segurados em uma mesma apólice para que todos tenham na cobertura os mesmos direitos.

O que é repartição simples e capitalização

A repartição simples e o plano de capitalização são financiamentos pagos ao longo do tempo que custeiam e mantém os pagamentos das seguradoras. Veja a seguir a diferença entre eles.

Repartição Simples

Advertisement

As mensalidades pagas pelos segurados chamadas de “prêmios” sustentam um fundo de recursos que é destinado a manutenção das despesas das seguradoras. Além disso, são os responsáveis por pagar as indenizações por meio dos sinistros que ocorreram no período

Capitalização

O sistema de capitalização é um financiamento que consiste em pagamentos de mensalidades, ou não. Nesse caso o pagamento único, onde o capital investido fica retido ou pode ser liberado, de acordo com as condições do contrato assinado entre as partes.

O que é preciso saber antes de investir em franquias de seguros

homem pensando em como investir em franquias de seguros
É preciso pesquisar bem a franqueadora antes mesmo de optar pelo investimento

As redes de franquias de seguros costumam ser um ambiente bem promissor para quem gosta do setor e deseja investir na área. Porém, é uma área mais tradicional e não permite inovações de um modo geral.

Por isso mesmo, é importante que ao se filiar a uma franquia de seguros, o empreendedor deve observar detalhadamente quais as vantagens competitivas da franquia.

Da mesma forma, antes mesmo de se tornar um franqueado, deve-se observar algumas questões como o suporte de profissionais que vão atender durante o franqueamento e a experiência da franquia no ramo de seguros.

Outra questão importante é se a franquia possui parcerias com seguradoras e operadoras de seguro com renome no país. Além de uma carteira de clientes vigente e um sistema de gestão eficiente de cálculos e métodos para execução do trabalho.

Do mesmo modo, o suporte operacional da franqueadora deve ser eficiente e proporcionar orientações que auxiliem o franqueado para a atuação do seu serviço.

Enfim, todas essas informações devem ser avaliadas antes mesmo da definição de escolha pela franquia. Se optar por uma estrutura adequada, o trabalho terá ótimas chances de ser bem sucedido ao longo do período.

Como é feito o trabalho nas melhores franquias de seguros

As melhores corretoras de Seguros dispõe de um trabalho bem elaborado e minucioso. Apesar de ser uma atividade simples, ela tem algumas características que devem seguir a linha da boa relação.

Ou seja, tanto entre seguradora quanto corretor e cliente segurado. Acompanhe neste tópico quais são as principais atividades de um corretor de seguros.

Relacionamento com as Seguradoras e Operações

Enquanto corretora de seguros, é muito importante que exista uma relação de trabalho harmoniosa, dessa forma será possível oferecer as melhores opções adquiridas dessa boa relação aos clientes.

Tanto para o cliente segurado quanto para o corretor, esse bom relacionamento também é responsável por oferecer as melhores cotações. Já para o franqueado, as melhores comissões de acordo com o contato negociado e as possibilidade de vender mais serviços.

Assim, estando na franquia, existe uma cartela de empresas parceiras para fazer funcionar o empreendimento. Dar continuidade nesse trabalho e seguir a linha do contato de parceria e manter esse bom relacionamento entre as empresas.

Relacionamento com Clientese Vendas

franqueado negociando com clientes sobre franquias de seguros bom relacionamento
O bom relacionamento entre as partes é parte importante do sucesso das franquias de seguros

O Corretor realiza a prospecção dos clientes por meio das vantagens das seguradoras das quais ele pode oferecer opções de serviços.

Dessa forma, é papel do corretor oferecer as melhores soluções e vantagens ao cliente, a partir daí , ele será a ponte entre o segurado e a seguradora. Também faz parte do trabalho do Corretor manter essa boa relação entre ambos.

Administrativo

O Corretor de Seguros é responsável por toda parte administrativa da empresa franqueada, portanto ele quem realiza todos os processos internos e externos que se fizerem necessários no dia a dia da franquia.

Qual o passo a passo para abrir uma das melhores franquias de Seguros

É preciso seguir um passo a passo para dar inicio no processo  de aquisição de sua franquia, não é um processo difícil mas exige antes mesmo muita observação e pesquisa. Veja as orientações que trouxemos para esse momento de sua busca.

1. Demonstre seu interesse na marca

Após escolher o seu ideal de investimento entre uma das melhores franquias de seguros é necessário entrar em contato com a empresa escolhida.

Para isso, basta acessar o site da empresa franqueadora e preencher um formulário que normalmente pede alguns dados como nome, telefone, que são dados básico para que seja feito um retorno posterior por telefone para saber um pouco mais sobre o seu interesse em investir.

2. Receba e estude a COF da marca

Estude bem um documento chamado Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse documento indica todos os procedimentos da empresa, informações importantes como taxas, clausulas contatos de outros franqueados, valores que devem ser pagos, tudo que você precisa saber antes de abrir a franquia.

Por isso mesmo precisa ler e analisar todos os pontos para ter a certeza que está de acordo com todos os procedimentos.

3. Seja sincero sobre seus interesses e objetivos

Um candidato a franqueado também está sendo avaliado durante as entrevistas preliminares. Isso acontece porque as franqueadoras têm um perfil ideal de franqueado, é preciso saber se os interesses e possibilidades do candidato estão conversando sobre os mesmos objetivos da franqueadora.

A franqueadora busca por investidores que tenham ideal e percepção de donos, que saibam fazer a franquia funcionar como deve ser. Apesar do suporte o candidato precisa ter mesmo interesse em fazer o negócio andar de forma funcional para ter os resultados que ele mesmo veio buscar.

A conversa com a franqueadora também serve para tirar dúvidas e verificar se o negócio é mesmo o que você deseja. Juntos, você e a marca de franquia poderão chegar a um acordo vantajoso para ambos.

4. Escolha o modelo de negócio

Como existem dois modelos de negócio o franqueado precisa escolher aquele que mais tem a ver com seu potencial de investimento e com o seu objetivo. Entre home office e loja física.

Nesse momento a franqueadora pode tirar suas dúvidas quanto à melhor opção.

5. Registre seu CNPJ

Mesmo sendo a representação de uma marca o nome fantasia será o mesmo porem o CNPJ deve ser diferente, já que a empresa será sua e estará sob o seu controle operacional. P

Porém, sua razão social e CNPJ serão diferentes. Assim, é necessário registrar a empresa nos órgãos competentes, como a Junta Comercial. 

6. Realize o treinamento da franqueadora

Os treinamentos são de suma importância para os franqueados que estão iniciando o negócio. É preciso fazer o processo tanto presencial quanto on-line que também é oferecido aos franqueados.

Além do mais sempre é bom que se mantenha atualizado sobre as possibilidades de se manter alinhado com as novidades e tendências do mercado de seguros. Busque sempre se informar sobre tudo a respeito do assunto.

7. Hora de colocar a franquia para funcionar

Ao final desse processo chega o momento de colocar sua franquia para funcionar, se for um modelo de home Office já pode começar o trabalho a partir de seus contatos, eles serão sua primeira clientela e que vão gerar novos clientes.

Já se a sua opção foi a loja física talvez tenha que aguardar o processo de implantação mas logo será possível atuar do seu ponto físico onde tanto será possível converter amigos e contatos em clientes quanto terá o acesso aos que estão em busca e vão até você.

Em todas essas etapas a franqueadora estará junto com você para auxilia-lo na execução dos processos. Dessa forma terá mais agilidade nesses processos e conseguirá o quanto antes estar atuando em seu negócio.

Opções de franquias de seguros

Para auxiliar os empreendedores que procuram as melhores franquias de seguros para investir, disponibilizamos alguns bons exemplos de franquias de seguros para que você conheça algumas opções de negócios para investir.

Quisto Corretora de Seguros

Quisto Corretora de Seguros está entre as melhores franquias de seguros para investir, tem uma variedade de serviços tanto  para pessoas físicas, como para empresas. A rede de  franquias conta com mais de 100 opções de seguros disponíveis.

Para oferecer o melhor aos seus clientes, a corretora possui parceria com as principais companhias do país, entre essas opções estão Seguradoras como a Mapfre, SulAmérica, Allianz e Porto Seguro.

Entre os produtos da franquia estão empréstimo consignado, financiamentos, seguros de vida e de carros, previdência privada, entre diversos outros. E ainda, com uma tabela de comissionamento interessante para os parceiros da franquia.

Além disso, para os franqueados, a Quisto oferece um software exclusivo que informa mais de 20 cotações diferentes para um mesmo contrato. Dessa forma, o franqueado pode melhorar suas possibilidades de fechar o contrato com os clientes.

Modelos de franquia Quisto

Para os franqueados, a Quisto desenvolveu duas opções de franquias são elas a  home Office e a loja física.

No caso da opção home Office o empreendedor tem maior facilidade em gerenciar pois possibilita maior flexibilidade ao franqueado além de ter menos custos, já que não He implantação de loja.

O empreendedor pode optar por trabalhar de qualquer local que oferecer as condições de internet podendo usar inclusive um notebook para operar de onde estiver, até mesmo em casa.

O franqueado que optar pelo modelo de loja física deverá investir um pouco mais com a instalação da loja e a adequação do local conforme padrão da franquia além dos gastos adicionais de manutenção como água, luz telefone, aluguel.

A diferença entre as duas é que a loja física permite que além dos clientes que o franqueado vai administrar por meio de contatos pessoais será possível o contato com clientes externos que irão em busca dos serviços da Corretora de Seguros.

Assim, um dos diferenciais da Quisto Corretora de Seguros é o investimento que ela faz em tecnologia, com um sistema avançado, o franqueado pode fazer a gestão completa do seu negócio, de forma bem mais simples. 

Por fim, como falamos, o sistema de cotação disponibilizado pela franquia é possível realizar a cotação de seguros em várias empresas de uma só vez. Seja para os modelos em home office ou para loja.

Quer saber mais sobre a Quisto Corretora de Seguros? Assista neste vídeo!

Touareg Seguros

A franquia da Touareg Seguros iniciou suas atividades na região Nordeste atua como franqueadora onde o franqueado pode atuar na própria estrutura da rede.

Assim como as demais franquias não e preciso ter experiência para atuar em uma franquia da Touareg Seguros já que existe um suporte de treinamento para os empreendedores interessados em atuar na atividade.

Na opção da franquia é possível ter um responsável técnico durante um período auxiliando o franqueado até que ele ou outra pessoa possa fazer um curso especifico para se tornar um corretor.

Atualmente a franquia está presente nos estados de São Paulo, Sergipe, Distrito Federal entre outros estados do Brasil.

Para abrir uma franquia da Touareg Seguros é preciso desenbolsar um valor inicial de R$ 22.500

Seguralta

A Seguralta, é uma rede de franquias do mercado de  Corretoras de Seguros que está há mais de 50 anos com unidades instaladas em todo país. A rede oferece opções de seguros individuais ou comerciais para todos as necessidades disponíveis no mercado.

Assim, para se tornar um franqueado da Seguralta a franquia dispõe de três modelos de negócios: Standard, Home Based e Basic.

O investimento inicial é de R$ 120 mil, R$ 25 mil e R$ 35 mil, respectivamente. A rede trabalha com as maiores seguradoras do setor, o que garante ao franqueado uma grande gama de produtos para oferecer, além de todo suporte de uma franqueadora.

Se você ainda tem dúvidas sobre qual franquia abrir, pode clicar aqui e acessar nosso conteúdo sobre o assunto.

Outra dica é contar com uma consultoria gratuita para escolher o melhor negócio para investir. Neste caso, acesse: henriquemol.com.br.

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Advertisement
Advertisement