Para investir nas melhores ideias de negócios, o empreendedor deve analisar os nichos de mercado, bem como suas preferências pessoais.
Um levantamento no ano de 2020 mostrou que 50 milhões de brasileiros que ainda não empreendem querem abrir um negócio nos próximos 3 anos. Os dados são da Global Entrepreneurship Monitor (GEM).
Estes dados mostram que o desejo de abrir um negócio é comum e muitas vezes simples de se realizar. Contudo, é preciso dar atenção às melhores ideias de negócios lucrativos para não se atrapalhar nesse processo. Continue a leitura e saiba mais!
Qual o melhor negócio para investir?
O mercado de franquias é amplo, com diversas marcas disponíveis para investir nos mais variados segmentos. Logo, são diversos tipos de negócios, com produtos e serviços para todos os gostos.
Então, neste modelo o empreendedor encontra um negócio quase pronto. Sendo assim, ele investe em uma empresa previamente estabelecida, com uma operação padronizada, uma marca que ele poderá usar e a experiência da franqueadora.
Mas uma das vantagens que tornam franquias um investimento seguro, é o fato de se trabalhar com uma marca sólida no mercado e que possui todo um know-how para compartilhar com você.
Nesse sentido, a força da franquia diminui as chances de o negócio dar errado e acabar fechando em pouco tempo. Já outra vantagem é investir em um negócio no qual você já sabe quais serão os seus custos.
Dessa forma, o candidato a franqueado recebe a Circular de Oferta de Franquia (COF) onde é informado os custos de implantação da unidade da marca bem como uma projeção dos gastos mensais.
Portanto, o empreendedor pode se programar na parte financeira, avaliar sua capacidade de investimento. Por fim, investir com segurança em uma unidade da franquia.
Do mesmo modo, conta com planos de negócios que irão orientar as ações do empreendedor para o desenvolvimento da empresa. Isso tudo organizado pela franqueadora, tomando como base a expertise da marca.
Além disso, a franqueadora costuma acompanhar de perto o desenvolvimento da unidade, e ainda, disponibilizar um suporte para orientar o franqueado nas dúvidas que possam surgir.
Enfim, evita que o franqueado cometa erros ao longo do processo, orienta para a gestão da unidade e como passar pelos problemas que surgem durante a jornada.
Lista das melhores ideias de negócios para você abrir
Antes de escolher abrir uma franquia, o empreendedor deve conhecer a si mesmo, seus gostos, suas qualidade e pontos fracos.
Dessa forma, este autoconhecimento é importante para orientar a escolha por uma determinada marca ou um tipo de negócio. Isso porque, cada perfil de empresário combina melhor com um segmento ou nicho de mercado.
O empreendedor deve conhecer suas qualidades como empresário e também seus gostos pessoais, que podem impactar no desenvolvimento do trabalho.
Além disso, é importante o empreendedor analisar o que todo o mundo está comprando, quais são as oportunidades para quem está começando um negócio.
Outro ponto importante é conhecer bem a franqueadora. Ela será sua base para o crescimento e precisa ser sólida.
Então, avaliar se a empresa está com uma boa saúde financeira, bem como sua reputação junto aos outros franqueados. Na COF o interessado encontra os contatos dos parceiros e ex-franqueados da marca.
Nesse sentido, eles poderão ser sua fonte de informações mais próximas à realidade do dia a dia de uma unidade da franquia. Do mesmo modo, o empreendedor deve analisar que tipo de negócio terá mais espaço na sua região, onde pretende atuar. Em seguida, conseguir aproveitar as lacunas do mercado é um passo importante que pode ser um diferencial.
Por fim, são vários detalhes que não podem passar batido no processo de procurar pelas melhores ideias de negócios no franchising.
Por isso, aqui trazemos algumas marcas que atuam em diferentes nichos para você conhecer um pouco mais sobre elas. Confira!