Quais são os melhores negócios para abrir com pouco dinheiro?

Por
em
Imagem aproximada de uma pessoa fazendo contar no celular, com um pouco de dinheiro na sua frente e fazendo anotações.
Advertisement

Os melhores negócios para abrir com pouco dinheiro podem estar em diversos segmentos da economia, bem como podem se configurar em diferentes tipos de empreendimento.

Antes de decidir investir seu dinheiro em um negócio, o investidor deve conhecer sobre o mercado, analisar quais as suas preferências pessoais para trabalhar, bem como o seu perfil.

Da mesma forma, o investidor não deve acreditar em tudo que vê na internet, onde é grande a propaganda de soluções mirabolantes e lucrativas.

Por isso, o empreendedor deve tomar vários cuidados antes de buscar os melhores negócios para abrir com pouco dinheiro. E este conteúdo vem para ajudar você nessa procura.

Como abrir um negócio com pouco dinheiro?

Não é qualquer pessoa que possui um grande capital para fazer um investimento inicial para começar um negócio.

Além do mais, antes de decidir por abrir um empreendimento, o investidor deve pensar bem, ter certeza de que este dinheiro não fará falta em um curto prazo de tempo.

Do mesmo modo, ele deve levar em conta que abrir uma empresa é um risco, pois pouco menos de 20% delas fecha no primeiro ano segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Por outro lado, o que pode ser feito para que o empreendimento tenha sucesso passa por alguns cuidados prévios à escolha do tipo de negócio.

Descubra o que você quer fazer

Os melhores negócios para abrir com pouco dinheiro são aqueles que dão prazer ao empreendedor e que estão em um mercado no qual ele gosta de atuar.

Antes de decidir qual tipo de empresa abrir, onde será sua área de atuação, o empreendedor precisa conhecer suas próprias preferências.

Alguns podem se dar melhor com atendimento direto, outros podem gostar de fazer a venda de produtos, enquanto outros são mais voltados para soluções individuais e rápidas.

Dessa forma, conhecer o próprio perfil ajuda o empreendedor a se adequar ao modelo de negócio. Isso é importante, pois a dedicação do empresário deve ser intensa. Assim, fica mais fácil se for com algo da sua preferência.

Vemos o desenho de um homem executivo vestindo terno preto e em frente a um fundo verde, onde aparecem lâmpadas representando ideias, moedas e sacos de dinheiro com cifrão desenhado (imagem ilustrativa). Texto: melhores negócios para abrir com pouco dinheiro.
O empreendedor precisa analisar todo cenário antes de investir.

Enfim, o empreendedor pode levar em conta suas experiências prévias para ajudar nesta escolha para, assim, observar o ramo que mais gosta e decidir com segurança onde investir seu capital.

Confira as possibilidades no setor escolhido

Advertisement

Para iniciar um negócio com pouco investimento, o empreendedor deve conhecer as possibilidade que existem no setor de atuação escolhido.

São vários dados que devem ser levados em conta, como o histórico de crescimento das vendas no segmento, a concorrência no local onde irá atuar, entre outros detalhes.

Da mesma forma, alguns setores são mais dinâmicos e, por isso, o empresário deve estar preparado para mudanças rápidas. Este é um diferencial que deve ser levado em conta de acordo com o perfil do empreendedor.

Alguns setores como o delivery devem manter um bom crescimento, ocasionado pelo cenário de pandemia, seja na entrega de alimentos, serviços ou produtos.

Assim, os melhores negócios para abrir com pouco dinheiro estão espalhados por diversos segmentos, com diversos modelos e muitas possibilidades.

Nesse sentido, o empreendedor precisa estar atento aos caminhos que devem ser trilhados no setor escolhido antes de decidir pelo investimento.

Planeje bem suas finanças e metas

Como temos falado ao longo do texto, o empreendedor deve se planejar antes de decidir onde fazer o investimento para abrir um novo negócio.

Um dos planejamentos mais importantes é o financeiro. O capital que será investido costuma demorar a retornar. Por isso, o empresário deve estar preparado.

Os especialistas em finanças recomendam que haja uma reserva de emergência para eventuais gastos.

Dessa forma, o investidor deve avaliar suas finanças e analisar se o capital que será investido, por menor que seja, pode fazer falta em um futuro próximo.

Além do mais, é necessário traçar metas, como os custos ao longo de um ano, a quantidade de faturamento, bem como os investimentos que poderão ser feitos para melhorar o negócio.

Imagem de uma pessoa usando uma calculadora (imagem ilustrativa). Texto: melhores negócios para abrir com pouco dinheiro.
Detalhe bem suas contas antes de investir em um novo negócio.

Estas metas devem ser adequadas para o mercado de atuação, tendo em vista que alguns setores se ganha dinheiro em menos tempo.

Por conta dessa necessidade de planejamento financeiro, entre os melhores negócios para abrir com pouco dinheiro estão as franquias. É sobre elas é que falaremos um pouco agora.

Mas antes, se quiser uma ajuda para avaliar se esta é ou não na hora de empreender, acesse nosso ebook com instruções e dicas.

ebook chegou a sua hora de empreender?

Considere abrir uma franquia

Os melhores negócios para abrir com pouco dinheiro estão no ramo das franquias. Esse modelo de negócio atenua as incertezas de se empreender, pois você adquire um negócio que já possui uma história.

O mercado de franchising é uma boa opção para quem deseja abrir uma empresa com pouco investimento. São diversos modelos de negócio que se voltam para pequenos empreendedores.

Uma das grandes vantagens das franquias é que, diferente das empresas comuns, nas quais uma em cada cinco fecha as portas no primeiro ano, no franchising, esta mortalidade fica em 5% nos primeiros dois anos.

Do mesmo modo, a franquia possui um suporte dado pela franqueadora que ajuda na manutenção e crescimento do negócio.

No entanto, cada marca oferece diferentes suportes. Por isso, é preciso ficar atento à Circular de Oferta de Franquia (COF).

Neste documento, o interessado em abrir uma franquia recebe os dados da franqueadora, seus direitos e deveres, entre outras informações.

Uma segurança para o investidor em franquias é receber uma empresa com produtos ou serviços já testados e aprovados pelo mercado.

Portanto, essa segurança diminui as incertezas do empreendedor e melhora as possibilidade de um bom retorno de capital.

Além disso, os modelos mais enxutos de franquias são ótimos negócios para abrir com pouco dinheiro. Neles, há um menor investimento em estrutura, como veremos a seguir.

3 melhores negócios para abrir com pouco dinheiro

A facilidade de começar um negócio na sua própria casa amplia as possibilidade de empreender.

Vemos, sobre uma mesa de madeira, em foco, um porquinho branco feito em porcelana. É um pequeno cofre (imagem ilustrativa).
Mesmo com pouco dinheiro, é possível abrir o seu próprio negócio.

No mercado de franchising existem diversas opções cada vez mais sólidas e com amplas possibilidades.

O melhor negócio para abrir com pouco dinheiro varia de acordo com perfil do empreendedor e daquilo que ele busca.

Sejam produtos digitais ou serviços, o empreendedor muitas vezes vai precisar apenas de um computador com acesso à internet para trabalhar.

1. Negócio home office

O modelo home office de franquia está em alta, seja pela necessidade de uma renda extra ou por atender a um perfil de empreendedor que deseja flexibilidade de horários.

Da mesma forma, este modelo oferece uma maior qualidade de vida para quem pretende passar mais tempo com a família ou fugir do trânsito das grandes capitais.

Nas franquias home based, o empreendedor precisa de um menor capital para investir inicialmente. Isso porque não precisa de uma loja, funcionários, estoque de mercadorias.

Do mesmo modo, normalmente, o empresário irá precisar basicamente de um computador para trabalhar, um telefone, e mais alguns itens, dependendo do tipo de franquia.

 A Quisto Corretora de Seguros é um exemplo de franquia com modelo home office. Ela se apresenta como uma boa opção para quem deseja ter o seu próprio negócio sem investir muito.

Para conhecer um pouco mais sobre a Quisto, acesse o texto e conheça as vantagens do negócio.

2. Loja on-line

As franquias de loja on-line também estão entre os melhores negócios para abrir com pouco dinheiro.

Neste modelo, o franqueado pode ser responsável por fazer a capitação de clientes e, para isso, pode usar as redes sociais, o boca a boca, entre outros meios.

Do mesmo modo, estas franquias não costumam exigir um grande investimento inicial, tendo em vista que a maioria não mantêm estoque de produtos com o franqueado.

Assim, é uma forma de trabalho enxuta, com flexibilidade de atuação, mas que exige um perfil específico de empreendedor. Este investidor deve ser bom em vendas e no tratamento com os clientes para ter sucesso.

Vemos uma ilustração com fundo azul e algumas árvores ao fundo. Temos uma loja em formato de celular enquanto uma pessoa caminha até a loja, outra está parada lendo o que parece ser o menu, e outra está adquirindo um produto (imagem ilustrativa).
As lojas on-line são boas opções de investimento.

Uma opção para quem deseja investir em uma franquia de loja on-line é a Brasil Nutri Shop. A marca trabalha com suplementos alimentares, acessórios esportivos, entre outros produtos.

Para conhecer um pouco sobre as franquias on-line, acesse o nosso conteúdo.

3. Serviços de marketing

As franquias de serviços de marketing também estão entre os melhores negócios para abrir com pouco dinheiro.

Estes serviços de divulgação das marcas no ambiente virtual são cada vez mais necessários para que as empresas se destaquem no universo da internet.

Este modelo de negócio é bem enxuto, sem a necessidade de muito investimento, demandando apenas o trabalho comprometido do franqueado.

No vídeo abaixo, trazemos sete opções de franquias de marketing digital para você conhecer e, quem sabe, investir em uma delas.

Uma das opções de franquia on-line é a Guia-se, que oferece consultoria de marketing digital. Seu trabalho engloba a criação de sites personalizados, mídias sociais, entre outros serviços para alavancar a visibilidade de empresas na internet.

Por último, existem ainda outras opções de franquias baratas em diversos setores do franchising. Nós separamos mais algumas franquias baratas para investir em 2021.

Advertisement
Advertisement