O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Para Empreender » 7 melhores ramos para empreender: conheça algumas opções que estão em alta

7 melhores ramos para empreender: conheça algumas opções que estão em alta

Sumário

Antes de investir e abrir um negócio, é importante conhecer os melhores ramos para empreender. Aqui, explicamos melhor sobre alguns dos setores que estão em alta.

Então, se você pensa em empreender e ainda não começou, saiba que já está em atraso. Isso porque, no primeiro semestre de 2022 foram mais de 2 milhões de empreendedores que se formalizaram. Desses, 78,48% são Mmicroempreendedores Individuais (MEIs).

Logo, são muitas pessoas em busca de ganhar dinheiro com o próprio negócio e começar a empreender. Porém, antes de dar este passo, é preciso analisar bem onde investir, como mostraremos a seguir. Continue a leitura!

Qual o melhor ramo para empreender?

Para começar a empreender, são muitas variáveis que devem ser levadas em consideração. Primeiramente, você precisa avaliar que tipo de negócio combina com o seu perfil.

Assim, analisar suas próprias características e ver como se encaixam em um empreendimento. Por exemplo, se tem uma maior facilidade de comunicação, invista em um negócio de vendas.

Mas além disso, analise os melhores ramos para empreender no seu mercado local. Como, ver que tipo de produto ou serviço está em falta na região ou que tenha uma entrega de baixa qualidade.

Nessa hora, analise as lacunas do mercado onde possa encontrar a oportunidade de negócio certa para o seu perfil e para o momento que o setor vive.

Da mesma forma, depois de feita esta análise, vale a pena considerar investir em uma franquia. Este modelo de negócio pode facilitar muito a vida do empreendedor.

Portanto, consiste em uma empresa que já tem uma estrutura previamente estabelecida. Conta com uma operação padronizada que é montada em todas as unidades da marca.

Dessa maneira, se você quer começar uma franquia, será igual a todas as outras unidades espalhadas pelo Brasil. Este é um traço principal do modelo de franquia.

Nesse sentido, é um formato que conta com muitas vantagens. Por exemplo, o empreendedor recebe a permissão para usar a marca da franquia, que já tem renome no mercado.

Além disso, conta com o suporte da franqueadora para a montagem do negócio e seu desenvolvimento. Isso por meio de um plano de negócio, os treinamentos para conhecer a operação e o mercado no qual vai atuar.

Enfim, é uma maneira mais simples e barata de investir, porque conta com muitos negócios enxutos eque demandam menos capital.

Veja quais os melhores ramos para empreender

O mercado de franquias conta com muitas oportunidades. Por isso, você precisa atentar-se aos melhores ramos para empreender.

Então, analise o histórico recente do setor no qual está interessado. Por exemplo, pesquise sobre os concorrentes, entenda se o setor está em um viés de crescimento ou não.

Da mesma forma, verifique se o nicho tem alguma inovação que precisa ser implementada para não ficar obsoleto.

Alguns nichos como o de consultorias e treinamentos ganham força no mercado. Então, é interessante investir. Este crescimento do número de empreendedores fomenta estes tipos de serviços que preparam as pessoas para novos desafios.

Do mesmo modo, o mercado de cursos online, impulsionado pela expansão do ensino à distância é um dos melhores ramos para empreender. Aprender sem ter que se deslocar, estando em qualquer lugar, é algo que já faz parte da rotina das pessoas.

Por fim, são vários detalhes que o empreendedor deve avaliar antes de investir. A seguir, apresentamos alguns destes melhores ramos para empreender. Sendo assim, conheça mais sobre o assunto!

1. Estética automotiva

O setor de estética automotiva é um mercado cada vez mais atrativo. Isso porque, o seu negócio pode trabalhar com variados tipos de cuidados para os veículos.

Por exemplo, o empreendedor pode se especializar em limpeza interna e externa de carros. Ou então, oferecer outros tipos de cuidados, como: polimento, enceramento etc.

Atualmente os motoristas procuram serviços de qualidade que deixem o carro como novo e protegido. Algumas delas são a cristalização e vitrificação de pintura, que realça o brilho da lataria e a protege.

Mas além disso, este mercado permite atuar com modelos enxutos de trabalho. Sendo assim, o empreendedor não precisa de muito capital para abrir um negócio.

Logo, é possível atuar em Home Based, levando os serviços até os clientes os serviços, e com isso, sem a necessidade de um ponto comercial. Do mesmo modo, o empreendedor pode se instalar em centros comerciais, estacionamentos e outros locais de grande fluxo de veículos.

Portanto, o empreendedor pode fazer o seu trabalho em variados pontos e aproveitar as regiões mais interessantes.

2. Loja virtual

O empreendedorismo virtual tem sido um dos grandes destaques nos últimos anos, com um grande crescimento do e-commerce e do delivery.

Desse modo, um dos melhores ramos para empreender está o ambiente da internet. Isso porque, possibilita negócios baratos e ainda, de grande alcance entre os consumidores.

O empreendedor pode vender de quase tudo na internet, realizar um trabalho de divulgação nas redes sociais e vendas pelo WhatsApp.

Então, em uma loja virtual é possível vender produtos diversos, serviços e cursos online para diferentes perfis de clientes.

Um dos pontos mais importantes de montar o próprio e-commerce é em relação à escolha da plataforma. Afinal, esse é o sistema que permitirá o controle das suas vendas e a exposição da sua marca na internet.

Assim, dê uma atenção especial a esse aspecto, observando as funcionalidades e características das diferentes plataformas de e-commerce no mercado.

Uma vantagem é que o empreendedor não se prende a horários nem a espaço físico. Portanto, pode trabalhar com o seu computador sentado na areia da praia ou em um sítio no interior.

Além disso, é um negócio que requer pouca estrutura. Vários destes tipos de empreendimentos não necessitam sequer de estoque ou funcionários para o trabalho do dia a dia.

Por exemplo, atuar com dropshipping. Neste modelo, o empreendedor vende produtos de uma empresa e que são entregues por ela. Assim, não precisa de estoque nem ponto comercial.

Dessa mesma maneira, pode-se também vender infoprodutos. São produtos virtuais, que podem variar de cursos online, e-books, entre diversas outras opções, tudo por meio de uma loja virtual.

O negócio é barato e ainda pode ser uma forma de renda extra, já que tem flexibilidade de horário de trabalho. Logo, é possível atuar nas horas de folga do trabalho formal.

3. Alimentos

Entre os melhores mercados para empreender está o setor de Alimentação. Nesse sentido, conta com uma infinidade de opções para investir e tamanhos variados de negócios.

O empreendedor deve analisar bem o nicho com o qual mais se identifica no mercado de alimentação. Em seguida, ver qual o tipo de comida mais gosta e terá mais facilidade em lidar. Ou então, determinados produtos que não têm concorrentes em sua região.

Dentro do mercado de alimentação o empreendedor encontra opções para investir em comidas saudáveis e culinária típica de outros países. Investir também em creme de açaí, doces variados, fast food, entre outros.

Por ser um mercado tão amplo, o empreendedor deve escolher bem antes de investir, ver aquele tipo de negócio que terá maiores chances de sucesso. Definir também o que cabe no seu orçamento.

Dessa forma, se tem menos capital para investir, pense em abrir um negócio em casa, usando sua própria cozinha e fazendo entregas por delivery ou sob encomenda. Ou atue em uma dark kitchen, que são cozinhas compartilhadas, que têm uma estrutura que você aluga.

Do mesmo modo, caso busque uma empresa mais robusta, planeje bem antes de iniciar o seu restaurante ou seu comércio de alimentos variados.

Neste ramo, o empreendedor pode investir em nichos como de comidas veganas, vegetarianas e outros tipos de alimentos. Os hábitos dos consumidores estão em constante mudança e sempre surgem espaços para investir de maneira interessante e promissora.

Enfim, a escolha vai depender do empreendedor, mas sabendo que vale a pena por conta da solidez deste mercado.

4. Telemedicina

A pandemia de Covid-19 mexeu com as estruturas do atendimento em saúde em todo o mundo. Deve também continuar impactando este mercado ao longo do tempo.

Sendo assim, para conter o avanço do coronavírus, recursos digitais, como a telemedicina, tiveram de ser adotados por operadoras de saúde, serviços públicos e médicos particulares. Logo, tiveram que deixar de lado um padrão de ver com certa desconfiança o atendimento à distância.

A telemedicina é a prática de medicina por meios de comunicação audiovisual e de dados. Por exemplo, por meio de WhatsApp, Skype e sistemas especializados, com foco na assistência, educação e pesquisa em saúde.

Sendo assim, trata-se de um mercado em ascensão, mas o empreendedor deve avaliar bem. Isso porque, precisa atentar-se aos regulamentos do Conselho Federal de Medicina e outras leis envolvidas.

Do mesmo modo, é necessário investir em infraestrutura de trabalho e não necessariamente física. Porém, deve ter administração eficiente, atendimento seguro, profissionais especializados e comprometidos.

Enfim, é um dos melhores ramos para empreender atualmente, que tende a manter o crescimento e se consolidar ainda mais.

5. Segmento de vestuário

Empreender no ramo de vestuário é atualmente uma das melhores opções para você investir e conseguir alta lucratividade e independência financeira.

Assim como em vários segmentos, o conhecimento sobre o mercado é fundamental para o sucesso de um negócio.

Isso porque, são muitas opções para empreender, seja roupas masculinas, femininas, infantis, acessórios. Dentro destes nichos, ainda existem os segmentos de esporte fino, roupas casuais, linhas esportivas, fitness, entre outras.

Mas é necessário acompanhar o trabalho dos concorrentes, desde as grandes marcas até os competidores do mesmo porte. Isso permite que você conheça as melhores estratégias de vendas e divulgação das peças e acessórios que estão em alta.

Além disso, busque entender bastante o perfil do seu público, quais são seus hábitos de consumo, poder aquisitivo, interesses, entre outros fatores. Há uma grande diversidade de estilos com os quais você pode atuar.

Dessa forma, esses dados são importantes para criar uma estratégia de venda que seja eficiente, com base nas informações de mercado e consumidores.

Enfim, faça a definição de um nicho, proporcione uma gestão mais focada e simples de ser realizada. Com isso, é possível direcionar as ações de divulgação e as táticas de vendas para um público específico.

6. Marketing digital

Com certeza se você pensa em empreender já ouviu falar na importância que tem o marketing para o desenvolvimento de um negócio.

As empresas, dos mais variados tamanhos, estão cada vez mais investindo em ações de marketing digital para divulgar suas marcas no ambiente da internet. Seja pela produção de conteúdo para blogs ou redes sociais, os serviços de marketing digital estão em alta e devem se manter assim.

Os conteúdos online são uma das mais sólidas tendências, já que servem para atrair clientes de todos os ramos. A empresa oferece informações úteis aos consumidores em potencial e traz para o seu funil de compras.

Um ponto essencial é a possibilidade de abrir uma empresa de marketing na sala da sua casa usando apenas o seu computador conectado à internet.

Dessa forma, permite-se um investimento baixo e flexibilidade de horário de trabalho, o que é um atrativo a mais além do excelente mercado.

Por fim, é um dos melhores ramos para empreender. Isso porque, é possível oferecer os serviços para aquelas pequenas empresas de bairro, que não têm muita estrutura, mas que buscam se destacar na internet.

Portanto, há um amplo mercado em potencial, não limitado apenas à sua região, o que o torna ainda mais atrativo.

7. Pets

Você com certeza tem algum animal de estimação em casa ou já se deparou com um na casa de amigos e familiares.

O setor de produtos e serviços voltados para pets é um dos melhores ramos para empreender. Isso porque, há demanda seja por meio de um pet shop para banho, tosa e cuidados veterinários, como a venda de acessórios para esses animais.

Além disso, o empreendedor pode se especializar em alguns tipos de animais, como os mais comuns: gatos e cachorros. Mas também atuar com produtos e serviços para coelhos, cobras, porquinhos-da-índia, entre outros.

Portanto, trata-se de um amplo mercado para explorar e com um público consumidor potencial grande tornam este segmento bem interessante para empreender.

Esses são alguns dos melhores ramos para empreender. Mas podemos também destacar os serviços e vendas de produtos de informática, cosméticos naturais e veganos, entre vários outros.

Nesse sentido, cada dia surge uma nova necessidade da sociedade, e você como empreendedor deve estar atento a isso. Dessa forma, consegue identificar potencialidades e assim investir de forma certeira em um negócio de sucesso.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje