Como lucrar com a mentalidade empreendedora das crianças? Veja aqui!

Por
em
Duas crianças sentadas em um gramado lendo um livro. Imagem ilustrativa do texto mentalidade empreendedora das crianças.
Advertisement

É possível investir em um negócio que possa trabalhar com a mentalidade empreendedora das crianças. Assim, desde cedo estimular essa curiosidade e direcionar os pequenos para o rumo do empreendedorismo.

Isso porque, o empreendedorismo faz parte do dia a dia das pessoas, e segundo pesquisa, 77% dos brasileiros sonham em ter um negócio próprio. Então, é interessante que este mindset empreendedor seja trabalhado ainda criança.

Porém, nem todo mundo sabe sobre esta mentalidade empreendedora das crianças. Portanto, iremos falar um pouco mais neste conteúdo. Continue a leitura!

O que é a mentalidade empreendedora das crianças?

O empreendedorismo, quando olhamos para a etimologia da palavra, significa disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços ou negócios.

Portanto, com esses conceitos, percebemos que eles se aplicam em todas as áreas da nossa vida. Mas no fim, empreender é a capacidade de pensar e colocar em prática esses pensamentos.

O empreendedorismo, antes de tudo, é uma mentalidade que cresce e faz parte da pessoa. E ela pode se apresentar também nas crianças que ajudam o pai a lavar o carro em troca de algum dinheiro, por exemplo.

Além disso, esta mentalidade empreendedora das crianças pode se ligar à criatividade dos pequenos. Ainda, ajuda eles a buscarem soluções para problemas do dia a dia para melhorar a própria vida ou a das pessoas próximas.

Do mesmo modo, a criatividade, inovação, educação financeira, tudo isso está dentro da mentalidade empreendedora das crianças e adolescentes. Nesse sentido, desde cedo é possível estimular o espírito de empreendedorismo nas crianças.

Logo, é importante respeitar as particularidades de cada uma e focar em suas respectivas habilidades. Sendo assim, os pais podem ser grandes influenciadores, fazendo com que os pequenos aumentem as chances de abrirem o próprio negócio antes mesmo da fase adulta chegar.

Existem ainda cursos voltados para quem está na primeira infância ou até mais velho que ajudam a estimular a mentalidade empreendedora. Interessante, não é mesmo?

Duas crianças lendo um livro juntas. Imagem ilustrativa do texto mentalidade empreendedora das crianças.
As crianças aprendem a atuar juntas em problemas do dia a dia.

Afinal, como ganhar dinheiro com a mentalidade empreendedora das crianças?

Além de estimular suas crianças no empreendedorismo, você também pode ganhar dinheiro com isso. O mercado de serviços educacionais oferece oportunidades para investir.

Por exemplo, o empreendedor tem a franquia Exponencial Cursos para atuar com o ensino de empreendedorismo e outras habilidades para crianças e adolescentes.

A Exponencial Cursos é uma escola 4.0 que possui cursos voltados para desenvolver novas habilidades, necessárias para o novo mercado de trabalho que se apresenta para o futuro.

Nesse sentido, a franquia buscou conhecimento nos Estados Unidos e Reino Unido, onde cursos como educação financeira e empreendedorismo fazem parte do dia a dia das crianças.

Além de Empreendedorismo e Educação Financeira, a Exponencial Cursos também oferece ensino de Robótica e Programação, Desenvolvedor de Games, Inglês e Matemática.

Desse modo, a franquia entrou recentemente para o grupo Encontre Sua Franquia, uma das maiores holdings de franquias do Brasil. A ESF possui nove marcas, milhares de franqueados e franquias bem conhecidas no mercado, como a Acquazero.

Então, a Exponencial trabalha com um modelo de negócio enxuto

Advertisement
, com a necessidade de poucos funcionários e uma estrutura moderna nas salas de aula.

Nesse sentido, o franqueado recebe treinamento para conhecer a operação do negócio e orientação para a gestão.

Logo, ele fica responsável pela parte administrativa da nova unidade, como: gestão de colaboradores, parte financeira, entre outras. Ainda, recebe auxílio da franqueadora para a escolha do melhor local para a unidade.

Assim, para se tornar um franqueado, o investimento inicial é a partir de R$ 105 mil, incluindo taxa de franquia, estrutura da unidade, capital de giro etc.

Por fim, veja mais sobre a Exponencial Cursos no vídeo abaixo, que separamos para você.

Por que abrir uma franquia?

O modelo de franquias conta com uma estrutura previamente estabelecida, uma operação definida e pronta. Dessa forma, o empreendedor não precisa planejar diversos aspectos da empresa, pois recebe um plano de negócio já testado.

Do mesmo modo, as franquias contam com uma marca reconhecida no mercado, e isso faz com que o seu negócio pule etapas na captação de clientes e é muito importante para atrair o público-alvo.

Mas além disso, as franquias oferecem produtos ou serviços testados e aprovados pelo público, o que facilita a vida do empreendedor.

Com tudo isso, o empreendedor tem mais chances de sucesso, pois tem um negócio encaminhado, que já pulou várias das etapas iniciais.

Estes modelos de empreendedorismo ajudam a começar um negócio com menos dinheiro e ainda, diminuindo os riscos. Isso porque, investe-se em algo que possui uma história, uma maneira de atuar.

Portanto, o mercado de franquias é atrativo. Por isso, para se ter uma ideia, só em 2021 faturou mais de R$ 185 bilhões segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Logo, isso mostra cada vez mais a força do setor, que se recuperou bem chegando a um faturamento quase igual ao do ano de 2019, período pré-pandemia.

Ainda, como dito, o empreendedor é orientado pela franqueadora para a montagem do negócio. Para isso recebe treinamentos, ajuda com as questões burocráticas e de gestão.

Enfim, é interessante abrir uma franquia da Exponencial Cursos e poder trabalhar esta mentalidade empreendedora para as crianças com um negócio diferenciado e atual.

Vantagens do empreendedorismo para crianças

Como falamos, trabalhar esta mentalidade empreendedora para crianças é um meio de colocá-las em sintonia com um novo mercado de trabalho, uma forma de atuar que está cada vez mais presente e cada vez mais cedo.

Nesse sentido, não apenas pensando em começar um negócio de alto lucro, mas também buscando outras vantagens que podem ser desenvolvidas e ajudar as crianças no seu sucesso.

A seguir, você poderá conhecer melhor quais são essas vantagens que farão total diferença para os pequenos. Confira!

Três crianças sentadas em uma escadaria. Imagem ilustrativa do texto mentalidade empreendedora das crianças.
O empreendedorismo traz muitas vantagens para o desenvolvimento das crianças.

Comunicação

A criança que tem contato desde cedo com o empreendedorismo acaba melhorando suas habilidades de comunicação.

O empreendedor precisa ser um comunicador, para conseguir vender seu negócio, apresentá-lo para os eventuais clientes. Logo, esse fator pode ser desenvolvido desde criança.

Nesse sentido, vivemos uma era em que o sucesso do profissional nem sempre está ligado à sua capacidade de fazer contas ou redigir bem um texto, isto é, ao domínio de temas fragmentados.

Então, começar desde cedo a trabalhar a habilidade de comunicação é importante para as crianças e adolescentes.

Adaptabilidade

Advertisement

Há diversos benefícios envolvidos na decisão de trazer a educação empreendedora para dentro da sala de aula. A principal delas é contribuir para a formação de pessoas que saibam pensar e agir de forma diferente, sem tantas limitações.

Mas se o ritual das aulas é sempre o mesmo, é complicado exigir muito dos alunos. Isso precisa ser trabalhado para que eles consigam expandir suas mentes e capacidades.

Dentro da adaptabilidade temos a proatividade, que é mais uma habilidade incentivada o tempo todo. Já no empreendedorismo, é preciso agir, testar, validar, corrigir, voltar atrás, mudar de ideia, errar e acertar.

Organização

Trabalhar a mente empreendedora para crianças é dar a elas uma ferramenta para conseguir se organizar e buscar aquilo que quer. Desse modo, a criança consegue estabelecer suas ideias, identificar o que precisa fazer e quais são os caminhos que a leva para frente.

Mas o importante é trazer essa realidade empreendedora para o mundo do aluno, deixando de ser um conceito distante. Então, quando a escola tem essa preocupação, ela cria atividades que são capazes de favorecer o desenvolvimento desse tipo de mentalidade.

Logo, é algo interessante para os alunos, e também para os empreendedores que conseguem ver nesse nicho uma oportunidade para ganhar dinheiro com a mentalidade empreendedora para crianças.

Agora que você está por dentro do assunto, separamos um texto explicando melhor que mesmo em momentos de crise, abrir uma franquia é interessante e uma oportunidade de crescimento. Acesse e descubra!

*Informações publicadas em MAIO/2022. Informe-se com a franqueadora da marca sobre os preços atuais do negócio.

Advertisement
Advertisement