5 segmentos para apostar no mercado de estética

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Investir no mercado de estética pode ser uma oportunidade e tanto de negócio. Isso porque, o setor está em constante crescimento e seu público-alvo é sempre amplo.

Só no setor de franquias, o ramo de Saúd e, Beleza e Bem-estar faturou quase R$ 39 bilhões no ano de 2021. Em relação ao número de unidades de franquia, seu crescimento foi de 10,4% no ano.

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Assim, para se ter uma ideia, entre 2014 e 2019, o setor cresceu 567%. Só seu número de profissionais aumentou de 72 mil para mais 480 mil neste período.

Estas informações são da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). Então, teve interesse em investir no ramo? Continue a leitura do texto e descubra como atuar!

O que abrir no mercado de estética?

Na hora de investir no mercado de estética é essencial ter interesse pelo ramo. Isso porque, gostar do trabalho será fundamental para se manter nele.

Este mercado não é apenas voltado para uma melhora na aparência. A cada dia esses serviços cuidam também da saúde das pessoas, seu bem-estar físico e psicológico. Por isso, conta com tamanho crescimento.

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Basicamente o mercado se divide em três grandes grupos. O de estética facial, com vários tipos de cuidados para a pele, rugas, harmonização, entre outros. O de estética corporal, com produtos e procedimentos variados.

Além deles, o nicho de estética capilar, que não se resume apenas a cortes, mas também tratamentos especiais e vários outros. São muitas opções para investir, mas como dito, é importante buscar algo que você goste e se sinta confortável em atuar.

Dessa forma, quando o empreendedor não se sente atraído pela atividade, acaba perdendo seu entusiasmo em investir tempo e dinheiro no negócio. Esse é um dos fatores que levam as empresas à falência. A seguir, confira os principais segmentos do mercado de estética.

1 – Cuidados com cabelos

Os serviços para cuidados com os cabelos podem ir dos mais simples aos mais complexos. Isso torna o catálogo das empresas mais amplo e pode atrair mais consumidores.

Logo, é possível realizar, por exemplo, uma simples hidratação e escova. Mas também existem tratamentos como a recuperação dos fios, coloração, relaxamento e outros. O objetivo dos clientes é sempre alcançar madeixas bonitas e saudáveis.

Porém, a variedade não é a única estratégia para atrair usuários. Na verdade, também é uma tendência o surgimento de empresas que trabalham com tipos específicos de fios. Como, com cabelos cacheados ou crespos.

Com essa segmentação, o empreen dedor limita o seu público-alvo, mas também pode se especializar. Uma empresa que trabalha em um nicho de mercado

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costuma ser vista como especialista nele.

Enfim, para investir neste tipo de negócio é preciso contar com especialistas e um marketing bem planejado. Ainda a divulgação da empresa precisa ser direcionada ao seu público-alvo para atingir os objetivos desejados.

2 – Design de sobrancelhas

O nicho de design de sobrancelhas é outro que atrai cada vez mais profissionais e consumidores. Especialmente porque as sobrancelhas são fundamentais para definir a expressão do rosto.

Para esse atendimento muitos profissionais e empresas têm usado a técnica de visagismo. Com ela, o rosto do cliente é estudado para definir o melhor desenho de sobrancelhas. Então, o resultado irá combinar com o formato do rosto e personalidade do usuário.

Nesse sentido, é possível abrir um negócio apenas para o cuidado com as sobrancelhas, o que é muito comum, inclusive, no formato de franquias.

Mas também há a possibilidade de combinar o serviço com outros, como a depilação e esmalteria no mesmo espaço. Assim, o cliente realizará alguns dos principais serviços de beleza para se sentir bem, tudo no mesmo lugar.

3 – Estética masculina

O mercado brasileiro é bem amplo, como mostraremos. Um dos motivos para este desempenho é a crescente presença dos homens entre os consumidores de serviços e produtos de estética.

Do mesmo modo, no mundo, o setor de beleza para os homens alcançou um faturamento de 69 bilhões de dólares em 2020. A previsão é que, em 2024, esse número chegue a 78,6 bilhões em faturamento.

Já segundo a Abihpec, 54% dos homens vão com frequência ao salão de beleza. Dos entrevistados, 45% disseram se considerar super vaidosos.

Além disso, os cuidados com a beleza masculina são variados e abrem as portas para um novo ramo lucrativo. Os homens cuidam, por exemplo, das unhas, com cutilagem e esmalteria.

Também se preocupam, principalmente, com os cabelos e pele. O público masculino é responsável por 35% do mercado de beleza, e esses números não param de crescer.

Até porque, muitas empresas vêm investindo em espaços personalizados para os homens. Além de cuidar da barba e cabelos, por exemplo, os empreendimentos proporcionam ambientes para descontração.

Vale dizer que os homens também frequentam espaços unissex. Então, se o objetivo for abrir uma empresa para atender homens e mulheres, esse não será um problema.

4 – Beleza das unhas

Os atendimentos para a beleza das unhas são alguns dos mais variados. Uma esmalteria pode oferecer, por exemplo:

  • Unha infantil;
  • Cutilagem;
  • Troca de esmalte;
  • Tratamento express;
  • Unha tradicional;
  • Francesinha;
  • Unha decorada;
  • Unhas em gel ou fibra;
  • Esmaltação gel;
  • Lixar unha – gel ou fibra etc.

O Brasil é um dos maiores consumidores de esmaltes do mundo. Produtos como esse, usados para a beleza e higiene de homens e mulheres, movimentam milhões na economia. A expectativa é de crescimento do faturamento de 3,9% até 2024.

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Pensando no melhor atendimento do usuário, os cuidados com as unhas são realizados hoje em espaços específicos ou gerais. Os específicos são as esmalterias, com atendimentos ainda mais personalizados.

Mas a esmalteria também pode ser associada a outros serviços, como o design de sobrancelhas. Até porque realizar diversos serviços em um mesmo espaço, como citado, atrai muitos usuários.

5 – Depilação

As opções para o trabalho com o serviço de depilação são os mais variados. Começando pela depilação, que encontra diferentes técnicas no mercado.

Já as ceras usadas também são de tipos variados, buscando o maior conforto dos clientes. Além da depilação a cera, o mercado oferece serviços como fotodepilação e depilação com linha. São soluções voltadas para diversas partes do corpo: virilha, axilas, pernas, rosto e mais.

Portanto, vale dizer que a depilação é um serviço usado por homens e mulheres. Por último, ao longo dos anos tem aumentado o número de homens que fazem depilação.

Como abrir um negócio no mercado de beleza?

O empreendedor tem duas formas de abrir um negócio: começar uma empresa do zero ou abrir uma franquia. As duas opções podem ser bastante interessantes. Dessa forma, é essencial estudá-las e ver qual delas combina com o seu perfil.

Um negócio do zero tem como principal vantagem a flexibilidade para definir seu produto, como irá atuar, preços, localização, identidade da marca e por aí vai.

Já com uma franquia, o empreendedor precisa seguir um modelo de negócio previamente estabelecido, que foi definido pela marca ao longo do tempo. Você estará abrindo uma unidade da rede, igual a outras que atuam em outros lugares.

Embora tenha menos flexibilidade para criar, a franquia pode ser mais fácil para atrair clientes, por ser uma marca conhecida. Além disso, por ter um plano de negócios a seguir, diminui as chances de fazer algo que não seja bom para o empreendimento.

Esse é um dos fatores que torna a taxa de mortalidade das franquias tão baixa. Para se ter uma ideia, apenas 5% das franquias fecham antes de dois anos de operação. Em comparação, essa porcentagem é de 23% para as empresas abertas do zero.

Porém, o empreendedor deve buscar algo que combine com o seu perfil, mas que também veja potencial para ter sucesso em um determinado lugar.

Agora, conheça mais alguns pontos que deve considerar para investir neste mercado de estética.

Devo investir no mercado de estética?

Como explicado antes, é essencial gostar do setor de beleza. Apenas assim você se manterá entusiasmado em investir seu tempo e dinheiro nele.

Mas esse não é o único fator importante a se avaliar. Isso porque, é preciso também conhecer o mercado na sua localidade.

Como um todo, o Brasil é o terceiro maior mercado de estética do mundo, atrás apenas de Estados Unidos e China. Porém, por suas dimensões, cada região precisa ser analisada separadamente.

As pessoas da sua cidade têm interesse pelos serviços que você pretende oferecer? O mercado de beleza ainda tem espaço, ou já está saturado na sua região?

Conhecer esses aspectos ajuda a pensar em diferenciais para o negócio. Especialmente se a concorrência presente já for alta. Será preciso mostrar aos usuários por qual motivo ir ao seu negócio, e não a outro.

Ao mesmo tempo, é essencial ter a certeza de que o empreendimento dará lucro. Claro que gostar do negócio e ter público é importante. Mas se a atividade não render faturamento, fica mais difícil mantê-la.

Outra é conversar com pessoas próximas. Avalie se a sua ideia chama a atenção e se os seus amigos e parentes teriam interesse nela. Por fim, lembre-se de avaliar se você tem todo o dinheiro para o investimento. Caso não, será preciso planejar formas de obtê-lo.

Uma alternativa comum é buscar financiamentos. Um refinanciamento pode ser igualmente interessante. Nesse sentido, costuma ter juros mais baixos, já que um carro ou imóvel seu servirá como garantia de pagamento.

Também é possível buscar por um sócio. Assim, poderá ser apenas um sócio-investidor, ou atuar diretamente no negócio com você. 

Enfim, como mostramos ao longo do texto, são muitos os motivos para investir no mercado de estética. Cabe a você identificar aquele que melhor atende aos seus desejos e necessidades.

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