Mercado de food service: por que investir neste setor

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Sabe aquele dia em que você está com preguiça e resolve almoçar ou jantar fora? Milhões de pessoas fazem isso todos os dias. É por essas e outras razões que o mercado de food service é uma boa oportunidade de investimento. Acompanhe!

Esse é um dos melhores setores para quem quer abrir uma franquia e começar a lucrar rapidamente. Afinal, a alimentação é um dos segmentos que mais cresce e essa tendência é percebida, inclusive, na crise.

É por isso que, neste artigo, vamos apresentar várias dicas sobre o universo do mercado food service e de alimentação fora de casa.

Indicaremos os dados relativos a esse setor, suas oportunidades, riscos e desafios. Assim, você terá mais segurança ao iniciar nesse segmento de franchising e alcançará melhores resultados.

Deseja saber mais a respeito? Então, continu e lendo esse material!

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Por que o mercado de food service não para de crescer?

A rotina agitada, falta de tempo e a vida cada vez mais corrida são fatores que ajudam no sucesso do mercado de alimentação.

Um relatório da Associação Brasileira de Franchising (ABF), acompanhou o desempenho do mercado alimentício no ano de 2020.

A pesquisa apontou que o faturamento do setor para esse período foi superior a R$ 40 bilhões, mesmo diante de um contexto tão conturbado.

No acumulado do primeiro trimestre de 2020 e o de 2021, houve um faturamento de cerca de R$ 29 bilhões, com uma variação de 5,4% a mais no número número de unidades.

Na contramão da expectativa o ticket médio de consumo alimentar estava em torno de  R$ 14 com um crescimento de 2%.

Depois do gigantesco salto que o mercado de delivery deu em 2020, especialistas sugerem uma leve desaceleração, em função do fim gradual da pandemia, uma vez que a volta à normalidade será o assunto.

Com o encerramento das necessidades de isolamento social e o avanço da vacinação, a tendência é que as pessoas voltem a frequentar os seus lugares favoritos. Todavia, há um público que foi conquistado nesse período e permanecerá fiel.

Imunidade a crise

Você deve estar se perguntando é: “Por que esses resultados são tão positivos, mesmo em período de crise?”.

Um levantamento do Instituto Food service Brasil (IFB), divulgado pela GS&NPD, indicou que o setor apesar de algumas instabilidades, trouxe recuperação significativa.

Entre os fatores que ajudaram neste resultado estão promoção e diversificação dos canais de venda, que puderam oferecer novas experiências de compra ao consumidor e diminuíram os problemas.

O fator pandemia, que afetou o poder de compra dos brasileiros, foi sentido de modo diferente pelo mercado de alimentação, especialmente o mercado food service de franquias.

Isso acontece porque os alimentos são uma necessidade básica, o que faz com que esse segmento esteja sempre aquecido.

Essa característica também faz com que esse setor seja um dos últimos a sentir os efeitos da crise. Por isso, quando você vende um produto de qualidade, tem um bom atendimento e segue os princípios da gestão, fica mais fácil ter um resultado positivo.

Demanda alta por parte dos consumidores

O Brasil tem um grande número de pessoas que gosta de comer fora de casa. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em 2016, o ticket médio foi de R$ 13,40 e houve a visita de mais de 14 bilhões de pessoas nos estabelecimentos.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizados entre 2017-2018 referentes a Pesquisa Orçamentos Familiares (POF) identifica o perfil de consumo das famílias com alimentação fora de casa.

A pesquisa mostra que as famílias gastaram em média R$ 658,23 por mês com alimentação.

Significa que 67,2%, o equivalente a R$ 442,27 com alimentos consumidos no próprio domicílio. O restante do consumo 32,8% R$ 215,96 foram gastos em bares, restaurantes e lanchonetes.

Esse crescimento também é reforçado pelas mudanças de atuação do mercado de trabalho, quando mais mulheres ocupam atividades externas. 

Mais pessoas estão fora de casa e acabam optando por consumo de alimentos rápidos e na comodidade do lar.

Apesar dos dados apresentados e dessa situação no trabalho, o Brasil tem apenas 27% de compradores para o segmento alimentício. 

Esse percentual ainda é menor porque as classes C e D ainda têm renda insuficiente para ter o hábito de comer fora de casa. Isso significa que ainda há um potencial muito grande de crescimento.

Variedade de culinárias e modelos

O segmento alimentício oferece muita variedade aos empreendedores, mesmo no franchising. Há comidas árabes, regionais, indianas, tailandesas, mexicanas e por aí vai.

Você também pode abrir um quiosque, um restaurante, uma empresa de delivery, entre outras. É possível ter um negócio, independentemente do que gosta e do dinheiro que possui para investir.

A verdade é que independente do modelo a ser escolhido, as opções de entrega e food service são inúmeras.

O crescimento significativo dos aplicativos de entrega favoreceu o mercado que têm possibilidades de crescimento ainda maior.

Outro fator positivo são as vendas impulsionadas pelas redes sociais que auxiliam bastante no universo do delivery.

Possibilidade de inovação

Vemos algumas pessoas sendo atendidas em um food truck (imagem ilustrativa). Texto: mercado de food service.
Os food trucks são uma tendência no ramo de food service.

O mercado alimentício oferece um ambiente propício para as novidades. Elas podem se referir aos tipos e opções de pratos, mas também serem referentes a modelos, atendimento e tecnologia.

Nos últimos anos, um exemplo de inovação foram os food trucks, que trouxeram uma modalidade diferente e que deu certo.

Além deles, a alimentação saudável é outra boa oportunidade de negócio, que atrai diversos consumidores, entre eles: vegetarianos, intolerantes à lactose e ao glúten, pessoas que preferem alimentos orgânicos etc.

Crescimento dos centros comerciais

Os shoppings estão expandindo para diversas cidades, inclusive para o interior. Isso traz mais oportunidades para quem deseja abrir uma franquia no ramo alimentício.

Afinal, além das pessoas que vão a esses locais para comer, as praças de alimentação também atraem os clientes que vão ao cinema e às lojas.

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O turismo em cidades menores também impacta essa questão, já que há maior fluxo de pessoas em rodoviárias, estações de metrô e aeroportos. Assim, é possível instalar a sua unidade franqueada nesses ambientes para atender as pessoas que estão em trânsito.

Alimentação variada e de qualidade

O food service é um mercado que traz conveniência e economia de tempo, além de aliar qualidade e variedade dos produtos.

Existem franquias que apostam exclusivamente na alimentação saudável, outras atuam com o fast-food. O importante é que geralmente você encontra alternativas interessantes.

Essa é uma maneira, então, de atender a uma clientela que tem horário de almoço apertado e deseja ter uma refeição variada e balanceada.

O perfil dos consumidores mudou e as novas tendências trazem novas oportunidades de mercado.

Redução do consumo de carne

Aproveitando a mudança de comportamento dos consumidores que optam por uma alimentação mais saudável e livre de carnes, os vegetarianos são uma parcela da população que vem crescendo cada vez mais.

Esse tipo de consumidor opta por não consumir carne vermelha e buscam alternativas mais saudáveis e diversificadas.

Outra opção um pouco mais radical são os veganos, que preferem não consumir nenhum tipo de alimento de origem animal.

O objetivo vai muito além da mudança de hábitos alimentares, mas também se torna um estilo de vida que visa preservar os animais.

É também um publico diferenciado e mais exigente, bem como ainda é um mercado pouco explorado e, que por essa razão, tem chances de ser uma alternativa de grande potencial.

A dica para atingir esse publico é pesquisar bastante e buscar se atualizar sobre a tendencia, melhor ainda se você tiver o mesmo habito de vida.

Gastronomia sustentável

A busca por uma mudança de hábitos também voltada a uma alimentação além de saudável, mas natural, é a busca por alimentos orgânicos. Esse mercado também está em amplo crescimento e tem grande potencial.

Nesta opção de negócio o ideal é que haja uma parceria com agricultores locais, que produzam em menor escala, mas que ofereçam maior qualidade.

Produzir os próprios alimentos que serão oferecidos com receitas diferenciadas e personalizadas é também uma forma de conquistar os clientes.

Vantagens das franquias

O setor de franchising é mais vantajoso porque conta com marcas já conhecidas e consolidadas no mercado, o que traz mais segurança ao empreendedor.

Ele consegue reduzir as etapas de criação do seu negócio, pois a franqueadora já fornece diversos documentos e suporte. Assim, é possível começar sua unidade com boa perspectiva de sucesso.

Entre os pontos positivos das franquias estão:

  • A empresa tem um nome conhecido e prestigiado perante clientes e fornecedores;
  • O franqueador tem uma ampla experiência e repassa seu conhecimento ao franqueado;
  • O empreendedor recebe assessoria total da marca, que ajuda desde a escolha do ponto de venda até táticas de marketing, gestão, planejamento, entre outros aspectos;
  • O franqueado tem vários profissionais à sua disposição, como decoradores, arquitetos e fornecedores de equipamentos, que vão garantir o sucesso no início da unidade;
  • A obra é acompanhada pela equipe do franqueador, que impede a execução de erros no projeto;
  • O empreendedor também pode ter o suporte do franqueador para fazer o recrutamento e a seleção de colaboradores;
  • As avaliações periódicas e a assessoria ao franqueado são constantes e duram todo o contrato.

Oportunidades no mercado de food service

Vemos uma mulher, atendente de pararia, sorrindo (imagem ilustrativa).
São inúmeras as opções de food service entre elas padarias, rotisserias, etc.

O setor alimentício é um dos que apresenta maior crescimento, mas ainda assim há empreendedores que pensam em restaurantes e deixam de olhar as oportunidades que o mercado oferece.

Esse segmento é bastante completo e abrange, entre outros modelos de negócio:

  • Lojas de conveniência de postos de combustível;
  • Escolas;
  • Serviços de refeição para empresas;
  • Catering;
  • Padarias;
  • Rotisserias.

Quando você abre uma franquia, sua unidade terá o formato especificado pela franqueadora. Mesmo assim, as marcas oferecem diversos modelos, como quiosques, lojas, restaurantes, bares, botequins e por aí vai.

As vantagens do franchising para o mercado alimentício são diversas:

  • O empreendedor se vincula a uma marca consolidada, cujos produtos já foram testados e são aceitos pelo mercado;
  • A unidade aproveita o trabalho de marketing feito pelo franqueador e tem a possibilidade de mais visibilidade;
  • O investimento inicial tende a ser mais baixo, porque a marca oferece auxílio em alguns pontos;
  • O franqueado tem acesso ao know-how, que se torna acessível e é formatado de maneira simples e fácil de compreender;
  • A marca oferece suporte ao empreendedor, inclusive treinamentos para que os serviços sejam prestados com excelência.

Dentro desse segmento, ainda há diferentes oportunidades, que são divididas em subsegmentos, por exemplo:

  • Cucos, cafés e chás;
  • Milk shake, sorvetes e gelados;
  • Grelhados, churrascarias e espetos;
  • Salgados e árabes;
  • Peixes e frutos do mar;
  • Sanduíches gourmet (ou artesanais).

Em que tipo de negócio devo investir?

A sua escolha deve ser feita de acordo com diferentes fatores, especialmente a demanda do público-alvo. Alguns exemplos de consumidores são:

  • Pessoas que tem um pequeno intervalo para o almoço e buscam rapidez e qualidade no atendimento;
  • Famílias com filhos, que almoçam fora de casa para encontrar pratos que agradem as crianças;
  • Idosos, que entendem a alimentação fora de casa como uma oportunidade de socialização;
  • Pessoas que procuram comodidade e gostam de receber os pratos em casa por meio de serviços de delivery;
  • Indivíduos com restrições na dieta (como intolerantes à lactose ou ao glúten, alérgicos e diabéticos), que precisam de variedade sem ultrapassar os limites de suas necessidades;
  • Vegetarianos e veganos, que substituem os produtos de origem animal e buscam opções saborosas;
  • Apreciadores de produtos artesanais;
  • Pessoas com consciência ecológica, que optam por alimentos orgânicos e frescos, que estão aliados à sustentabilidade e evitam desperdícios;
  • Admiradores da alta gastronomia, que procuram produtos gourmet.

Veja, a seguir, as principais tendências do food service.

Alimentação saudável

Esse tipo de negócio abrange diferentes públicos entre esses que foram citados. Um dos motivos que impulsiona esse segmento é o aumento da obesidade, que, no Brasil, já afeta 1 em cada 5 pessoas, segundo o Portal Brasil

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Os restaurantes e estabelecimentos de alimentação saudável estão em expansão e vêm ganhando cada vez mais adeptos. Abrangem restaurantes que trabalham com alimentos orgânicos, sem lactose e/ou glúten. Por isso, o público-alvo atraído é muito grande.

Delivery

Vemos um entregador a caminho de uma residência (imagem ilustrativa). Texto: mercado de food service.
Os atendimentos delivery têm grande saída no mercado food service.

Essa é outra tendência, que é impulsionada pelos aplicativos de pedidos em restaurantes. Com a falta de tempo dos consumidores, os alimentos de restaurantes são bastante solicitados, especialmente porque o cliente almoça ou janta no conforto de sua casa.

Enquadram-se nesse quesito os pedidos via internet, que se antes eram tendência, hoje são uma necessidade. O Brasil foi destaque no segmento de delivery na América Latina, segundo levantamento da Stadista.

O país foi responsável por quase 50% dos números do delivery, seguido por México e Argentina. Além disso, as previsões para o setor no mundo estimam uma movimentação de cerca de 6,3 trilhões de dólares.

Hamburguerias gourmet

Essa é uma tendência bem forte e que vale a pena ficar de olho. O foco são os alimentos gourmet e que não são fast-food. O cuidado que se deve ter é que as tendências nem sempre se sustentam no longo prazo.

Modelo store in store

Essa é uma estratégia multimarca que ajuda a ultrapassar a barreira dos custos relativos aos estabelecimentos. A proposta é ter um ambiente dentro de outra loja, o que ajuda a atrair consumidores para as duas marcas.

O cuidado que se deve ter é que a franquia precisa autorizar esse modelo de negócio. No entanto, ele tende a trazer menos risco e mais lucratividade.

Os riscos e desafios do mercado alimentício

Os dados positivos desse segmento exigem alguns cuidados, porque há riscos. Afinal, nem tudo são rosas. Existem dificuldades que fazem parte desse setor, e cabe a você conhecê-las e saber como ultrapassá-las.

Veja, a seguir, os problemas aos quais está exposto e o que pode fazer para não cair nas mesmas situações.

Informalidade

Essa não é uma possibilidade para quem atua com o franchising, mas uma realidade para o mercado que também o afeta (pelo menos em alguns momentos).

O setor alimentício é muito heterogêneo, o que faz com que a informalidade seja muito alta.

Isso acontece porque muitos empreendedores buscam se formalizar, mas a burocracia é tão grande que muitos desistem.

É preciso que o empresário tenha alvará de funcionamento, localização, sanitário, de bombeiros, entre outros. Esse processo pode levar meses e interferir na abertura da sua franquia.

Para evitar essa dificuldade, o ideal é buscar a ajuda de um contador e/ou advogado. Esses profissionais saberão o que fazer para agilizar o processo na Prefeitura e os documentos que precisam ser entregues para a formalização.

Carga tributária

O Brasil é um dos países com maior carga tributária e representa 32,66% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, de acordo com dados da Receita Federal divulgados pelo jornal Zero Hora.

Para as empresas do setor de alimentação, esse pode ser um grande empecilho, já que pode impactar a sobrevivência do negócio.

É importante citar que essa questão independe da franqueadora. Cada unidade é responsável pelo pagamento dos seus impostos e é preciso saber lidar com isso.

Há tributos incidentes, por exemplo, no pão, no hambúrguer e no sanduíche completo, porque eles recaem sobre diferentes etapas do processo.

Nesse caso, a melhor alternativa é enquadrar a empresa no regime tributário mais adequado. Observe que nem sempre o Simples Nacional é a melhor opção. Por isso, vale a pena conversar com um contador para definir qual possibilidade é a mais interessante.

Turnover

Esse termo designa a rotatividade de colaboradores, que pode afetar o atendimento e a qualidade dos produtos vendidos.

Para o franqueado, o ideal é apostar nos treinamentos fornecidos pela marca, que repassam o conhecimento necessário para que o novo funcionário exerça sua função da maneira esperada.

Economia

A crise econômica impacta menos o mercado alimentício que outros setores. No entanto, há influência. As pessoas reduzem gastos e tendem a se alimentar mais em casa, que se torna mais barato.

Nesse caso, diversas estratégias podem ser usadas para amenizar o problema.

Optar pelo segmento de franchising já é uma delas, uma vez que o fato de os consumidores conhecerem a marca, os produtos e os serviços é um ponto muito positivo e que reduz consideravelmente a possibilidade de falência.

Uma alternativa é renegociar o preço com os fornecedores, a fim de tentar reduzir o valor pago para a compra de insumos. Essa não é uma possibilidade para franqueados, mas a vantagem, nesse caso, é que há compra de mais itens, o que permite baixar o custo unitário.

Como escolher a sua franquia no mercado de food service

Os critérios para isso dependem de diferentes fatores. O primeiro é o seu gosto pessoal. Afinal, o empreendedorismo exige que você ame o que faz para alcançar o sucesso mais rapidamente.

Fora isso, existem outros elementos que devem ser considerados. Confira abaixo as dicas que preparamos e são específicas para o mercado alimentício.

Vemos um homem com semblante pensativo, sentado em um sofá, com o celular à mão (imagem ilustrativa).
Pense com cuidado em cada um dos fatores apresentados.

Analise a aceitação da atividade

A seleção da marca com a qual você fará parceria é uma ação que exige cuidados. Muitos empreendedores optam por escolher a franquia conforme seu valor, mas nem sempre essa é a melhor estratégia.

Pode ser que o público-alvo que se deseja atingir não tenha uma grande expectativa pelo produto oferecido e essa situação pode fazê-lo ter prejuízo.

Por isso, o primeiro passo necessário é analisar o ambiente e identificar os hábitos alimentares da região onde o negócio será aberto.

Por exemplo: cidades mais quentes tendem a oferecer um cenário melhor para sorveterias do que para cafeterias. Apesar disso, as questões culturais podem alterar esse contexto.

Outro fator relevante é a situação econômica da cidade e dos potenciais clientes. Se os consumidores têm uma faixa de renda menor, os produtos caros não serão bem aceitos e é provável que suas vendas fiquem aquém do esperado.

Acompanhe as tendências do mercado de food service

Esse item está diretamente relacionado aos hábitos de consumo, mas deve ser analisado separadamente.

Por exemplo: perceba que boa parte dos consumidores busca uma alimentação mais saudável, seja por questões de saúde, seja devido à estética. Então, abrir um negócio que foque esse estilo de vida pode ser uma ideia interessante.

Outra opção são os produtos gourmet, que estão cada vez mais em evidência. Analise o mercado da sua cidade e de fora.

Você pode perceber, por exemplo, que no seu município há hambúrgueres nesse estilo, mas ainda não tem brigadeiros. Então, essa é a chance de você abrir sua franquia.

Analise a franqueadora com atenção

As diferentes marcas existentes nesse segmento têm várias diferenças entre si. A regra geral é que as mais caras oferecem menos riscos e têm mais chances de estarem presentes na sua cidade. Já as baratas são mais arriscadas. O que fazer?

Em qualquer um dos casos, a dica é pesquisar as opções pelas quais se interessou. Avalie a imagem que o público tem sobre a empresa, o preço da matéria-prima e sua metodologia de produção.

Pense sobre o modelo de negócio seguido e confira outros aspectos que podem interferir na sua relação com o franqueador. Tenha em mente que as vantagens oferecidas podem ser ótimas, mas os problemas técnicos geralmente trazem prejuízos ao bom funcionamento da sua unidade.

O recomendado é escolher uma franquia de alta qualidade, que forneça o suporte necessário, inclusive consultorias, treinamento de equipe, know-how etc.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Pense em todas as oportunidades e analise o que é melhor para o seu contexto. Mesmo assim, é preciso ter cuidado para evitar os riscos e dificuldades que aparecem pelo caminho.

Nesse momento, você pode contar com advogados e contadores, além da própria marca, que fornece todo o suporte necessário. Assim, você abre sua unidade sem precisar se preocupar com burocracia e outros aspectos operacionais.

Lembre-se ainda de escolher a franquia certa para você. O principal é você se identificar com a marca. Porém, existem muitos outros critérios que devem ser pensados. Basta seguir as dicas que repassamos e você terá mais tranquilidade nesse processo.

E então, já está pronto para atuar no mercado de food service? Pois aproveite para fortalecer sua ideia vendo outras sugestões a partir da assinatura da nossa newsletter!

*Informações publicadas em Julho/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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