Mercado de franquias 2022: conheça as tendências para você investir

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Rua cheia de prédios, várias propagandas nos edifícios e muitas pessoas andando na rua. Imagem ilustrativa do texto mercado de franquias 2022.
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O mercado de franquias 2022 é um setor que o empreendedor deve ficar atento para investir de forma certeira e aproveitar as tendências, sobre quais falaremos um pouco neste conteúdo.

O setor de franquias teve um bom desempenho no ano de 2021, com um faturamento de mais de R$ 185 bilhões, 10,7% a mais do que o ano anterior, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Logo, entre as várias redes de franquia disponíveis, o empreendedor precisa analisar o nicho de mercado que deve continuar crescendo e por isso, essa é uma boa opção. Continue a leitura e saiba mais!

7 tendências do mercado de franquias em 2022 

Como falamos, as franquias tiveram bom desempenho no ano de 2021, e o ano de 2022 promete ainda mais para os empreendedores.

Isso porque, são diversas tendências do mercado de franquias em 2022 que merecem uma atenção especial, seja por ter um grande público consumidor em potencial, ou por conta da novidade que alguns nichos representam.

Além disso, a pandemia dos últimos dois anos trouxe certa insegurança, mas o modelo de negócio de franquia permite ao empreendedor correr menos riscos. Isso por conta dos suportes que a franqueadora oferece.

Sendo assim, este relacionamento entre franqueador e franqueado ajuda empreendedores menos experientes a lidar com as oscilações do mercado.

Do mesmo modo, facilita o trabalho no dia a dia, mostrando ao franqueado as melhores práticas e as tendências de cada nicho de mercado.

Enfim, o crescimento do setor de franquias permite que o empresário possa investir não apenas nas tendências, mas também analisar os tipos de negócios que melhor se encaixam ao seu perfil.

Portanto, apresentamos algumas opções de franquias, cada uma em um nicho de mercado que veio para ficar e oferece ao empreendedor uma oportunidade de atuar de forma certeira.

Mulher em uma loja de cosméticos. Imagem ilustrativa do texto mercado de franquias 2022.
São variados nichos de mercado para atuar com segurança e boa rentabilidade em 2022.

1. Acquazero

A Acquazero é uma franquia especializada em estética automotiva que atua no mercado de serviços automotivos. Então, seu negócio é voltado para as soluções de limpeza e também outros cuidados especiais para o carro, como: polimento e proteção de pintura, entre diversos outros tipos de serviços.

Dessa forma, a marca atua neste atrativo mercado de franquias para 2022, tendo em vista que no Brasil são mais de 38 milhões de veículos em circulação, segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).

Um dos diferenciais da Acquazero para o empreendedor aproveitar este amplo mercado é a simplicidade do negócio. Por exemplo, a franquia apresenta um aplicativo próprio que facilita a marcação de horário para os serviços. Esta ferramenta foi destaque no jornal Diário do Comércio.

A franquia possui seis formatos, sendo três de modelo home based. Neste formato, bem enxuto, o franqueado não precisa de ponto comercial, e leva até os clientes os serviços da marca.

Enfim, o franqueado realiza treinamentos variados para aprender a realizar os cuidados automotivos no padrão da franquia. Depois, recebe orientações para a gestão do negócio e o trabalho de marketing.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 23 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: de 3 A 24 meses

Veja mais informações sobre a Acquazero e o seu modelo de negócio no vídeo que separamos para você aqui abaixo.

2. Cream Berry

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Um mercado de franquias para 2022 que o empreendedor deve atentar-se é o de Alimentação. Isso porque, este setor é o mais lucrativo do franchising nacional, com mais de R$ 43 bilhões em faturamento, em 2021, segundo a ABF.

Dentro dele um nicho bastante atrativo é a venda de creme de açaí, e é com este produto que a franquia Cream Berry trabalha.

A rede, que nasceu na cidade de Varginha, (MG), realiza a fabricação centralizada do creme de açaí para manter o padrão de qualidade p ara todas as suas unidades.

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Segundo o diretor da Cream Berry, Henrique Mol, por receber o creme de açaí pronto, o franqueado diminui o trabalho com esta etapa e pode se preocupar mais com o atendimento aos clientes e organização de sua loja.

Mas além disso, faz parte do cardápio da franquia diversos tipos de acompanhamentos para o açaí, como cereais, cremes de frutas e frutas in natura, chocolates, entre outros.

A Cream Berry trabalha com três formatos de negócios, o Express e o Container, voltados para o atendimento self service. Este modelo de venda tem conquistado os consumidores por se adequar ao perfil de cada cliente.

Por fim, a marca também possui o modelo To Go, que precisa de um espaço enxuto e atua de forma convencional.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 90 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

3. Bellaza

Citamos o crescimento do delivery por conta da pandemia, mas outro segmento que teve destaque pelos mesmos motivos foi o e-commerce.

O faturamento do comércio eletrônico teve um resultado expressivo no ano de 2021. Isso porque, a alta foi de 48,41% na comparação com 2020, de acordo com o índice.

Nesse sentido, a Bellaza é uma das opções para atuar neste mercado de franquias em 2022. A rede é especializada em maquiagens e atua com mais de 50 marcas de produtos, nacionais e importados.

Além disso, o franqueado encontra um modelo de negócio bem enxuto, já que trabalha em home office. Dessa forma, não precisa de ponto comercial, funcionários e estoque.

Diversas maquiagens. Imagem ilustrativa do texto mercado de franquias 2022.
O mercado de cosméticos possui diversas oportunidades para empreender.

Então, o franqueado realiza as vendas por meio da plataforma da franquia, recebendo um percentual por cada venda realizada.

Por fim, a entrega é feita pela franqueadora diretamente para o cliente, simplificando o trabalho do franqueado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

4. Dr. Exame

O segmento de Saúde é um setor que é uma das tendências do mercado de franquias para 2022. Um dos nichos dentro dele é o consultas e exames a preços mais acessíveis.

Segundo pesquisa do Instituto DataSenado, cerca de 7 em cada 10 brasileiros não possuem plano de saúde, e por isso, uma franquia como a Dr. Exame tem um amplo mercado em potencial.

Assim, a franquia trabalha com vários tipos de consultas médicas, exames laboratoriais, de imagem e cardiológicos. É um tipo de serviço cada vez mais procurado por pessoas que não têm plano de saúde e não podem esperar pelo SUS.

Médico ao lado de um paciente de terno em uma sala de consulta. Imagem ilustrativa do texto mercado de franquias 2022.
A franquia oferece um tipo de serviço que conta com um amplo mercado em potencial.

Atualmente, a Dr. Exame conta com 31 unidades espalhadas pelo Brasil e está em busca de expandir a marca para mais estados.

Já para o empreendedor, há suporte para a implantação do negócio, estruturação do ponto comercial, auxílio para a gestão administrativa e para o trabalho de marketing.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 85 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: 6 meses

5. Delivery Much

A franquia Delivery Much é um aplicativo de entrega de comida que foi fundado em 2011 e possui um modelo home office para os empreendedores.

O consumo por delivery teve um grande aumento por conta da pandemia, que mudou os hábitos de consumo de muitas pessoas.

Então, com este aumento, o Brasil passou a ter destaque neste mercado, sendo responsável por quase metade dos números do delivery, 48,77% dos pedidos na América Latina, em 2020.

Assim, o franqueado é responsável por fazer a ponte entre os estabelecimentos que desejam um meio de captar clientes e pela divulgação do aplicativo na região.

Dessa forma, realiza parcerias com os restaurantes da sua região, ajudando eles na promoção de suas marcas e divulgação do aplicativo.

Para isso, ele conta com diversos suportes da marca, como treinamentos, peças para o marketing e auxílio na gestão.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 8 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2,5 mil
  • Prazo de retorno: até 12 meses

6. Vendastech

Com 10 anos de experiência, uma das opções é a Vendastech, que trabalha com marketing digital. Este tipo de serviço é cada vez mais procurado por pequenas e médias empresas que não possuem um setor próprio para o marketing, mas não podem ficar de fora do mercado.

Isso é reforçado pelas mudanças de consumo, muitas pessoas passaram a comprar pela internet, o que mostra a importância do trabalho do marketing digital.

Desse modo, para se ter uma ideia, em 2020 foram mais de 13 milhões de novos consumidores para o e-commerce, segundo um levantamento realizado.

Assim, o franqueado oferece um trabalho para dar visibilidade para as empresas, o que é algo extremamente importante para concorrer nos mercados atuais.

Dessa forma, é um mercado de franquias para 2022 no qual o empreendedor deve prestar atenção, pois além do setor, possui diversos tipos de franquias baratas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 22 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 5 meses

7. Docg

A Docg é uma franquia de pet shop que oferece variados produtos de cuidados para os animais domésticos, principalmente cães e gatos. A marca é expert em cosméticos veterinários e alimentação saudável para pets.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos Para Animais de Estimação (Abinpet) , o Brasil é o terceiro país do mundo com maior população de animais domésticos.

Gato e um cachorro brincando em um gramado.
O mercado pet tem crescido no Brasil e por isso é um negócio atrativo para investir.

Nesse sentido, são 54,2 milhões de cães, 23,9 milhões de gatos, 19,1 milhões de peixes, 39,8 milhões de aves e mais de 2,3 milhões de outros animais, totalizando 139,3 milhões de bichinhos de estimação.

Assim, a franquia oferece produtos para alimentação, banho e tosa, suplementação e diversos outros cuidados para estes animais.

Por fim, o franqueado pode investir em dois modelos de negócio, um voltado para o varejo e outro para o atacado e o varejo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 70 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

Mostramos aqui algumas opções neste amplo mercado de franquias, em alguns nichos que possuem alguns atrativos a mais para empreender.

Porém, o mercado de franquia tem diversos outros tipos de negócios, em nichos que mesmo não estando em alta, podem se destacar na sua cidade ou região.

Dessa forma, o empreendedor deve analisar com cuidado os variados mercados, estudar bem as tendências antes de selecionar em qual franquia irá investir, e definir as marcas que valem a pena.

Por fim, separamos um conteúdo com algumas dicas de como escolher a franquia ideal, cuidados que você deve levar em conta neste processo, clicando aqui.

*Informações publicadas em ABRIL/2022. Informe-se com a franqueadora da marca sobre os preços atuais do negócio.

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