O empreendedor sem muito capital para investir deve ficar atento às possibilidades de micro franquias virtuais no mercado de franchising.
Este modelo, mais enxuto, pode ser uma boa ideia para quem perdeu o emprego ou deseja uma renda extra.
Além disso, por ser um modelo de negócio com menos custos, ele acaba oferecendo um menor risco, como explicaremos ao longo do texto.
O que são micro franquias virtuais?
Entende-se por microfranquias virtuais empreendimentos que levam em conta o investimento inicial de uma franquia e o seu tipo de trabalho.
A Associação Brasileira de Franchising (ABF) denomina microfranquias as marcas cujo capital inicial de investimento é menor do que R$ 135 mil.
Para chegar a este valor, a ABF adota o valor de três vezes o Produto Interno Bruto (PIB) anual médio por habitante do país como valor máximo de investimento para o negócio se classificar como microfranquia.
Da mesma forma, o termo franquia virtual se encaixa em modelos de negócio home office. Ou seja, sem ponto comercial, cujo trabalho é desenvolvido de forma on-line, com a venda de produtos e serviços.
Assim, o franqueado ficará responsável por fazer contato com os clientes, por exemplo. E, normalmente, este modelo não exige funcionários.
Contudo, mesmo com um investimento menor, não é incomum este modelo de franquias gerar uma boa lucratividade para o empreendedor.
Como resultado, com o desenvolvimento da unidade, é comum o franqueado necessitar contratar funcionários para dar conta do trabalho.
Ademais, as microfranquias virtuais podem ser uma boa opção neste momento de crise econômica causada pela pandemia do coronavírus.
Em outras palavras, o empreendedor pode se arriscar menos, com um investimento menor, e desfrutar no médio prazo da recuperação da Economia.
Dessa forma, não é preciso esperar o momento ideal, mas ser arrojado no investimento. E o modelo de microfranquia virtual se encaixa bem neste cenário.
Por fim, cabe ao empreendedor pesquisar a rede de franquias que melhor se adeque à sua capacidade financeira, além daquela que combina com o seu perfil.
Pequenas franquias virtuais para trabalhar em casa
O mercado de franquias on-line é amplo, com diversas opções para o empreendedor ter o próprio negócio.
Dessa forma, você encontra agências de viagens, franquias de marketing digital, bem como seguradoras e financeiras.
Assim, para lhe ajudar, separamos algumas marcas que oferecem o modelo de micro franquia e que podem vir a se tornar o seu próximo investimento.
Vale a pena trabalhar na internet?
A internet veio para revolucionar a comunicação entre as pessoas, e um dos pontos que ela impactou foi o de vendas.
O comércio on-line é um dos mercados a serem explorados pelos empreendedores do setor de franquias. Muitas delas trabalham neste ambiente com modelos de negócios enxutos.
Além disso, uma vantagem é aproveitar o crescimento do mercado de vendas on-line no Brasil nos últimos tempos.
Segundo pesquisa realizada pelo Movimento Compre&Confie, em parceria com a ABComm, o e-commerce brasileiro faturou 56,8% a mais nos oito primeiros meses de 2020, em comparação com o mesmo período de 2019.
Além disso, uma das vantagens de ter uma franquia on-line é a flexibilidade de horários.
Da mesma forma, o empreendedor recebe um modelo de negócio já testado e aprovado. Assim, suas chances de captar clientes e ter sucesso serão maiores.
Ademais, contar com suportes da franqueadora para auxiliar principalmente empreendedores com menos experiência é outra vantagem desse modelo.
Cuidados para abrir uma franquia
Bem como falamos, o modelo de franquia é vantajoso por alguns motivos. No entanto, o empreendedor deve saber escolher bem com qual marca irá trabalhar.
Nesse sentido, ele deve analisar qual franquia combina melhor com o seu perfil para, então, voltar seus esforços para setores com os quais se identifica.
Da mesma forma, o empreendedor deve adquirir uma franquia que seja condizente com sua capacidade de investimento.
Pois as micro franquias virtuais possuem faixas de preços variados, indo de menos de R$ 5 mil até R$ 135 mil no valor de investimento.
Dessa forma, o empreendedor deve pesquisar bem sobre a marca e analisar a Circular de Oferta da Franquia (COF) com cuidado.
Do mesmo modo, conversar com franqueados e ex-franqueados para entender sobre o trabalho no dia a dia pode ser um bom caminho. Assim, é possível conferir se a franqueadora realmente fornece todo o suporte descrito na COF.
São detalhes que podem ajudar a direcionar o investimento para franquias mais seguras e sólidas. Só assim o empreendedor evita de ser enganado por mera propaganda.
Em conclusão, evite investir em um segmento com o qual tenha pouca identificação. Afinal, isso pode comprometer a sua disposição para o incessante trabalho que um negócio próprio exige.