13 micro franquias virtuais para investir pouco e lucrar alto

Por
em
Imagem de um computador com um desenho de um carrinho de supermercado na tela. Imagem ilustrativa texto micro franquias virtuais.
Advertisement

O empreendedor sem muito capital para investir deve ficar atento às possibilidades de micro franquias virtuais no mercado de franchising.

Este modelo, mais enxuto, pode ser uma boa ideia para quem perdeu o emprego ou deseja uma renda extra.

Além disso, por ser um modelo de negócio com menos custos, ele acaba oferecendo um menor risco, como explicaremos ao longo do texto.

O que são micro franquias virtuais?

Entende-se por microfranquias virtuais empreendimentos que levam em conta o investimento inicial de uma franquia e o seu tipo de trabalho.

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) denomina microfranquias as marcas cujo capital inicial de investimento é menor do que R$ 90 mil.

Para chegar a este valor, a ABF adota o valor de três vezes o Produto Interno Bruto (PIB) anual médio por habitante do país como valor máximo de investimento para o negócio se classificar como microfranquia.

Da mesma forma, o termo franquia virtual se encaixa em modelos de negócio home office. Ou seja, sem ponto comercial, cujo trabalho é desenvolvido de forma on-line, com a venda de produtos e serviços.

Assim, o franqueado ficará responsável por fazer contato com os clientes, por exemplo. E, normalmente, este modelo não exige funcionários.

Contudo, mesmo com um investimento menor, não é incomum este modelo de franquias gerar uma boa lucratividade para o empreendedor.

Como resultado, com o desenvolvimento da unidade, é comum o franqueado necessitar contratar funcionários para dar conta do trabalho.

Ademais, as microfranquias virtuais podem ser uma boa opção neste momento de crise econômica causada pela pandemia do coronavírus.

Em outras palavras, o empreendedor pode se arriscar menos, com um investimento menor, e desfrutar no médio prazo da recuperação da Economia.

Dessa forma, não é preciso esperar o momento ideal, mas ser arrojado no investimento. E o modelo de microfranquia virtual se encaixa bem neste cenário.

Imagem de uma pessoa mexendo no computador (imagem ilustrativa). Texto: micro franquias virtuais.
As franquias virtuais podem ser uma forma de renda extra para quem já trabalha.

Por fim, cabe ao empreendedor pesquisar a rede de franquias que melhor se adeque à sua capacidade financeira, além daquela que combina com o seu perfil.

13 pequenas franquias virtuais para trabalhar em casa

O mercado de franquias on-line é amplo, com diversas opções para o empreendedor ter o próprio negócio.

Dessa forma, você encontra agências de viagens, franquias de marketing digital, bem como seguradoras e financeiras.

Assim, para lhe ajudar, separamos algumas marcas que oferecem o modelo de micro franquia e que podem vir a se tornar o seu próximo investimento.

1. Quisto Corretora de Seguros

A franquia Quisto é uma correta de seguros que começou suas atividades na cidade de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.

A empresa tem parceria com diversas seguradoras de renome mundial, e por isso, consegue oferecer aos clientes preços justos e variados.

Da mesma forma, por conta destas parcerias, a Quisto possui mais de 90 possibilidades de contratos. Assim, o franqueado pode trabalhar com diversos tipos de produtos junto a seus clientes.

Nesse sentido, o franqueado conta com algumas vantagens de trabalhar com a Quisto. Ela possui um software próprio que faz várias cotações ao mesmo tempo para o corretor.

Logo, o franqueado pode oferecer diversas opções de valores aos clientes, melhorando as chances de fechar negócio.

Da mesma forma, a franqueadora oferece suportes para a gestão da franquia, bem como treinamentos para atuar no mercado de seguros.

Esse é um modelo de micro franquia virtual que serve até para empreendedores sem nenhuma experiência neste mercado.

Ademais, a Quisto possui dois modelos de franquias para os empreendedores. Um, conforme falamos, de franquia virtual, em home office.

Por outro lado, a empresa também conta com o modelo de loja, que necessita de um ponto comercial para sua instalação.

Vale lembrar que ambos os modelos se enquadram na categoria de micro franquias, pois possuem investimento inicial menor que R$ 90 mil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses
  • Faturamento mensal médio: R$ 50 mil

Enfim, separamos um vídeo com um pouco mais sobre as franquias de corretoras de seguros, incluindo a Quisto.

2. TZ Viagens

Advertisement

A franquia TZ Viagens é uma rede de agências de turismo que se encaixa no modelo de micro franquias virtuais. Ela oferece um grande catálogo de serviços para os clientes.

Dessa forma, o franqueado faz o trabalha em casa no modelo home based da TZ Viagens. Além disso, ela possui o formato loja de rua e também um modelo para loja de shopping.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Prazo de retorno: entre 1 e 24 meses
  • Faturamento mensal médio:  até R$ 250 mil

3. Achei no Pão

A franquia Achei no Pão é uma empresa que oferece divulgação de outras empresas em sacos de pão. Como resultado, estes sacos são distribuídos por diversas padarias.

Dessa forma, a Achei no Pão trabalha com modelo home office, de fácil operação e suporte da franqueadora para facilitar a implementação do negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 4,5 mil
  • Prazo de retorno: entre 1 e 6 meses
  • Faturamento mensal médio:  a partir de R$ 12 mil

4. MemoCash Soluções

A franquia MemoCash oferece soluções de meios de pagamentos e software de gestão e vendas para empresas de diversos tipos.

Seu modelo home office é voltado para a comercialização do produto oferecido pela empresa e, no total, já são 25 unidades franqueadas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3,5 mil
  • Prazo de retorno: a partir de 6 meses
  • Faturamento mensal médio:  a partir de R$ 8 mil

5. Vendastech

Uma das micro franquias virtuais que trabalha com marketing digital é a Vendastech. A marca possui mais de 10 anos de experiência neste mercado.

O franqueado Vendastech tem direito a 8 marcas e 8 sites do grupo Vendastech, todos eles apontando para o contato do próprio empreendedor.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 22 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 5 meses
  • Faturamento mensal médio:  entre R$ 6 mil e R$ 20 mil
Imagem de um computador com o a home do Google em tela (imagem ilustrativa). Texto: micro franquias virtuais.
O marketing digital é um mercado a ser explorado por meio de franquias.

6. 123 Inglês

A franquia 123 Inglês funciona de modo 100% on-line, com aulas virtuais de inglês para os seus alunos.

A rede oferece aos franqueados a flexibilidade de trabalhar de casa, sem a necessidade de espaço físico. Basta ter um bom computador e uma boa internet para oferecer os serviços da 123 Inglês.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 29 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 6 meses
  • Faturamento mensal médio:  entre R$ 22 mil e R$ 44 mil

7. Bem Soluções

A franquia Bem Soluções é uma empresa que oferece diversos serviços financeiros, como seguros, consórcios, crédito consignado e empréstimos.

Da mesma forma, a rede conta com mais de 150 produtos e mais de 30 parceiros entre seguradoras, bancos, etc.

Assim, o franqueado consegue captar os mais variados tipos de clientes, seja com produtos mais em conta ou de maior valor.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 14,9 mil
  • Prazo de retorno: 3 meses
  • Faturamento mensal médio:  R$ 6 mil

8. Guia-se

A franquia Guia-se atua há anos no mercado e oferece serviços de consultoria em marketing digital e criação de sites.

O modelo de negócio não exige experiência prévia, mas mesmo assim, o empreendedor poderá oferecer uma série de soluções marketing para empresas. A marca conta com um modelo home office de trabalho.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30,9 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses
  • Faturamento mensal médio:  a partir deR$ 10 mil

9. Brasil Nutri Shop

Uma opção de micro franquia virtual é a Brasil Nutri Shop. A marca é especializada em suplementos alimentares e conta com mais de 500 franqueados pelo Brasil.

O modelo de negócio da Brasil Nutri Shop é o de vendas on-line, e o franqueado trabalha em home office. Assim, ele faz as vendas pelo site da marca e recebe um percentual do valor.

Por fim, a entrega é feita diretamente pela franqueadora ao cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10.900,00
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses
  • Faturamento mensal médio:  a partir de R$ 5 mil
Imagem de uma pessoa sentada a uma mesa segurando um table; ao fundo vemos a tela desfocada de um notebook (imagem ilustrativa). Texto: micro franquias virtuais.
O mercado on-line é bastante promissor para novos empreendedores de franquias.

10. Mazze

No mercado de beleza temos a micro franquia virtual Mazze. A rede é uma franquia on-line de venda de semijoias que oferece produtos como anéis, brincos, colares, tornozeleiras, bem como artigos masculinos e infantis.

A Mazze trabalha com três modelos de negócios: a franquia Silver, a Diamond e a Gold. O franqueado possui algumas ferramentas a mais para fazer as vendas de acordo com o modelo de negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Prazo de retorno: entre 8 a 16 meses
  • Faturamento mensal médio:  não informado

11. Ahoba Viagens

A franquia Ahoba Viagens é uma empresa que trabalha 100% no digital, com um modelo único de negócio em home office.

Ela oferece todos os serviços de uma agência de turismo, como venda de passagens, hospedagens, aluguel de carro, entre outros.

Dessa forma, com este modelo, o franqueado trabalha em horários flexíveis, e se quiser, sem nenhum contato físico com os clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3.950
  • Prazo de retorno: entre 3 e 12 meses
  • Faturamento mensal médio:  até R$ 30 mil

12. Dr. Fiscal

A franquia Dr. Fiscal é uma rede que trabalha com soluções para empresas em relação a impostos a pagar, regime de tributação, entre outros cuidados com as finanças.

Nesse sentido, o franqueado atua em modelo home based, por meio de uma plataforma web, mas também em contato direto com os clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Prazo de retorno: entre 1 e 12 meses
  • Faturamento mensal médio:  não informado

13. Cosmetic Green

Por fim, a Cosmetic Grenn é uma micro franquia virtual que trabalha com produtos de beleza naturais e que não são testados em animais.

A rede possui modelos de loja física e home office. Neste último, o franqueado faz a divulgação da marca e recebe até 20% sobre cada venda.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 19,9 mil
  • Prazo de retorno: não informado
  • Faturamento mensal médio:  a partir de R$1,5 mil
Imagem de um estojo de maquiagem com vários pinceis e batons ao redor (imagem ilustrativa).
O empreendedor que gosta do mercado de beleza também pode investir em micros franquias.

Vale a pena trabalhar na internet?

A internet veio para revolucionar a comunicação entre as pessoas, e um dos pontos que ela impactou foi o de vendas.

O comércio on-line é um dos mercados a serem explorados pelos empreendedores do setor de franquias. Muitas delas trabalham neste ambiente com modelos de negócios enxutos.

Além disso, uma vantagem é aproveitar o crescimento do mercado de vendas on-line no Brasil nos últimos tempos.

Segundo pesquisa realizada pelo Movimento Compre&Confie, em parceria com a ABComm, o e-commerce brasileiro faturou 56,8% a mais nos oito primeiros meses de 2020, em comparação com o mesmo período de 2019.

Além disso, uma das vantagens de ter uma franquia on-line é a flexibilidade de horários.

Da mesma forma, o empreendedor recebe um modelo de negócio já testado e aprovado. Assim, suas chances de captar clientes e ter sucesso serão maiores.

Ademais, contar com suportes da franqueadora para auxiliar principalmente empreendedores com menos experiência é outra vantagem desse modelo.

Por fim, temos um ebook para você conhecer um pouco mais sobre as vantagens de abrir uma franquia. Acesse já!

ebook gratuito franquias vantagens abrir uma franquia guia

Cuidados para abrir uma franquia

Bem como falamos, o modelo de franquia é vantajoso por alguns motivos. No entanto, o empreendedor deve saber escolher bem com qual marca irá trabalhar.

Nesse sentido, ele deve analisar qual franquia combina melhor com o seu perfil para, então, voltar seus esforços para setores com os quais se identifica.

Da mesma forma, o empreendedor deve adquirir uma franquia que seja condizente com sua capacidade de investimento.

Pois as micro franquias virtuais possuem faixas de preços variados, indo de menos de R$ 5 mil até R$ 90 mil no valor de investimento.

Dessa forma, o empreendedor deve pesquisar bem sobre a marca e analisar a Circular de Oferta da Franquia (COF) com cuidado.

Do mesmo modo, conversar com franqueados e ex-franqueados para entender sobre o trabalho no dia a dia pode ser um bom caminho. Assim, é possível conferir se a franqueadora realmente fornece todo o suporte descrito na COF.

São detalhes que podem ajudar a direcionar o investimento para franquias mais seguras e sólidas. Só assim o empreendedor evita de ser enganado por mera propaganda.

Em conclusão, evite investir em um segmento com o qual tenha pouca identificação. Afinal, isso pode comprometer a sua disposição para o incessante trabalho que um negócio próprio exige.

Por último, separamos um conteúdo para lhe ajudar. É um passo a passo para escolher uma franquia. Clique aqui e acesse.

*Informações publicadas em Abril/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Advertisement
Advertisement