O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Serviços e Outros » O que é uma microfranquia digital? Entenda o negócio e se ele vale a pena para você

O que é uma microfranquia digital? Entenda o negócio e se ele vale a pena para você

Sumário

Uma forma de empreender gastando pouco é com uma microfranquia digital. Este modelo de negócio exige baixo investimento e custo de manutenção, como mostraremos neste conteúdo.

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2020, operaram no Brasil 562 redes com modelo de microfranquia. Delas 63% trabalhando apenas com este modelo e 37% de forma mista, com este formato e o convencional.

Logo, são diversas opções para atuar com produtos e serviços diversos, para diferentes nichos de mercado que se encaixam ao perfil de muitos empreendedores. Continue a leitura!

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

Afinal, o que é uma microfranquia digital?

O termo microfranquias é uma classificação dada pela ABF para franquias que possuem um investimento inicial de até R$ 135 mil.

Além disso, uma microfranquia digital é um modelo de franquias que se encaixam neste valor e ainda, trabalha de forma online, sem necessidade de espaço físico.

Por não ter um ponto comercial, acaba exigindo um baixo investimento e possibilita trabalhar em casa. Além disso, as microfranquias digitais são muito atrativas. Mas precisam ser analisadas de maneira minuciosa para que você não transforme o sonho de empreender em frustração.

Os números das microfranquias cresceram também durante a pandemia, pois elas se tornaram uma opção viável de investimento, principalmente para quem busca dar o primeiro passo rumo ao próprio negócio.

Dessa forma, acredita-se que este número está diretamente ligado ao fato de que muitas pessoas perderam seus empregos durante a crise e aproveitaram esse novo momento para apostar em um negócio próprio.

Pessoa trabalhando em um computador. Imagem ilustrativa do texto microfranquia digital
O setor de franchising apresenta muitas opções para atuar em negócios simples.

Assim, com o modelo de microfranquia, o empreendedor trabalha com uma franquia virtual, normalmente sem estoque e funcionários. E ainda, com um atendimento baseado em uma plataforma da marca.

Enfim, como dito, no mercado, o empreendedor encontra rede de franquias neste formato, e aqui falaremos sobre algumas delas para você conhecer um pouco mais. Confira!

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

Opções de microfranquia digital para você abrir

Citamos que o setor de franquias conta com várias marcas que valem a pena e que possuem modelos de negócio com investimento inicial de até R$ 135 mil. Mas ainda, dentre estas opções, várias trabalham de forma digital.

Isso porque, são microfranquias que permitem ao empreendedor atuar em home office, sem necessidade de se deslocar, realizando atendimentos ou vendendo produtos pela internet.

Nesse sentido, são muitas formas de ganhar dinheiro, e é um modelo cada vez mais procurado por empreendedores que possuem pouco capital.

Assim, é possível aproveitar o valor de um acerto em seu antigo emprego, o saque do Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço (FGTS) ou a venda de um carro.

Por fim, conheça algumas opções de microfranquia digital para você se informar mais sobre as possibilidades deste mercado.

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!
[raio_x_esf]

Vale a pena abrir uma franquia virtual?

Como dito, o modelo de microfranquias é interessante para diversos perfis de empreendedores. Primeiramente, permite que alguém já empregado possa ser dono do próprio negócio e trabalhar nas horas de folga.

Da mesma forma, o modelo de franquia oferece diversos suportes para os franqueados, como: treinamentos, apoio para as ações de marketing, bem como produtos e serviços testados e aprovados pelos consumidores.

Além disso, a microfranquia digital é um modelo de negócio para quem não tem muito capital, mas que gosta de atuar na internet, principalmente em redes sociais.

Do mesmo modo, exige do empreendedor uma boa capacidade de organização para que ele possa realizar um trabalho de forma eficiente. Esta característica é importante para que o franqueado não perca o foco por trabalhar em casa.

Ainda, este tipo de negócio é bastante vantajoso, pois o empreendedor pode atuar em variados nichos de mercado.

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

Nesse sentido, ele deve buscar um negócio que tenha ligação com seu perfil. Em seguida, adequar o trabalho às suas características pessoais. Esse é um passo para facilitar e tornar o desenvolvimento do negócio mais prazeroso.

Do mesmo modo, o empreendedor deve estudar o mercado no qual irá atuar. Por exemplo, conhecer os números, saber se ele está em expansão ou queda e se sofrerá com a crise econômica por mais tempo.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Enfim, é uma opção que exige do empreendedor estar sempre atualizado com as melhores formas de atendimento e trabalho no meio digital.

Agora que você está por dentro do assunto, confira o conteúdo que separamos com dicas para você escolher a franquia ideal para o seu perfil, leia e aprenda mais: O que considerar na hora de escolher uma franquia para investir?

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!

*Informações publicadas em MARÇO/2022. Informe-se com a franqueadora da marca sobre os preços atuais do negócio.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje