O que é uma microfranquia digital? Entenda o negócio e se ele vale a pena para você

Por
em
Pessoa se conectando com o mundo por meio da internet. Ilustração do texto sobre microfranquia digital.
Advertisement

Uma forma de empreender gastando pouco é com uma microfranquia digital. Este modelo de negócio exige baixo investimento e custo de manutenção, como mostraremos neste conteúdo.

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2020, operaram no Brasil 562 redes com modelo de microfranquia. Delas 63% trabalhando apenas com este modelo e 37% de forma mista, com este formato e o convencional.

Logo, são diversas opções para atuar com produtos e serviços diversos, para diferentes nichos de mercado que se encaixam ao perfil de muitos empreendedores. Continue a leitura!

Afinal, o que é uma microfranquia digital?

O termo microfranquias é uma classificação dada pela ABF para franquias que possuem um investimento inicial de até R$ 105 mil.

Nesse sentido, é considerada microfranquia aquela que responde por três vezes o PIB per capito no Brasil, e em 2021, este valor era próximo aos R$ 35 mil. Por isso, foi definido o valor de R$ 105 mil para as microfranquias.

Além disso, uma microfranquia digital é um modelo de franquias que se encaixam neste valor e ainda, trabalha de forma online, sem necessidade de espaço físico.

Por não ter um ponto comercial, acaba exigindo um baixo investimento e possibilita trabalhar em casa. Além disso, as microfranquias digitais são muito atrativas. Mas precisam ser analisadas de maneira minuciosa para que você não transforme o sonho de empreender em frustração.

Os números das microfranquias cresceram também durante a pandemia, pois elas se tornaram uma opção viável de investimento, principalmente para quem busca dar o primeiro passo rumo ao próprio negócio.

Dessa forma, acredita-se que este número está diretamente ligado ao fato de que muitas pessoas perderam seus empregos durante a crise e aproveitaram esse novo momento para apostar em um negócio próprio.

Pessoa trabalhando em um computador. Imagem ilustrativa do texto microfranquia digital
O setor de franchising apresenta muitas opções para atuar em negócios simples.

Assim, com o modelo de microfranquia, o empreendedor trabalha com uma franquia virtual, normalmente sem estoque e funcionários. E ainda, com um atendimento baseado em uma plataforma da marca.

Enfim, como dito, no mercado, o empreendedor encontra rede de franquias neste formato, e aqui falaremos sobre algumas delas para você conhecer um pouco mais. Confira!

10 opções de microfranquia digital para você abrir

Citamos que o setor de franquias conta com várias marcas que valem a pena e que possuem modelos de negócio com investimento inicial de até R$ 105 mil. Mas ainda, dentre estas opções, várias trabalham de forma digital.

Isso porque, são microfranquias que permitem ao empreendedor atuar em home office, sem necessidade de se deslocar, realizando atendimentos ou vendendo produtos pela internet.

Nesse sentido, são muitas formas de ganhar dinheiro, e é um modelo cada vez mais procurado por empreendedores que possuem pouco capital.

Assim, é possível aproveitar o valor de um acerto em seu antigo emprego, o saque do Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço (FGTS) ou a venda de um carro.

Por fim, conheça algumas opções de microfranquia digital para você se informar mais sobre as possibilidades deste mercado.

1. Quisto

A Quisto Corretora de Seguros é uma microfranquia digital que oferece um modelo enxuto de trabalho e de alta rentabilidade.

Nesse sentido, a marca é uma franquia onde o empreendedor atua oferecendo diversos tipos de seguros e soluções financeiras em um formato de loja e também em home office.

Logo, a Quisto foi destaque na revista eletrônica SEGS, pois com este modelo home office a marca tem se expandido.

Além da simplicidade do negócio, que facilita para o empreendedor, a Quisto trabalha com diferentes tipos de seguros. Por exemplo, seguro de vida, de imóveis, de carros, de empresa, entre outros.

Dois homens assinando um contrato com uma mulher. Imagem ilustrativa do texto microfranquia digital.
A Quisto trabalha com uma grande variedade de contratos.

Da mesma forma, a franquia possui um amplo catálogo de produtos além dos seguros comuns. São mais de 100 tipos de contratos, entre financiamento de automóveis, crédito consignado, empréstimo com garantia de imóvel etc.

A franquia tem parceria com diversas instituições seguradoras, como a Allianz, Itaú, Liberty, Mapfre, Zurich, Porto Seguro, Bradesco e mais.

Do mesmo modo, os franqueados contam com um software que realiza mais de 20 cotações para um mesmo contrato, e com isso oferecem muitas opções para o cliente.

Ainda, a franquia oferece outra série de suporte para os franqueados, como: treinamento, apoio de gestão e administração, bem como suporte jurídico e de marketing.

Em seu modelo home office, o franqueado da Quisto precisa de um computador ligado à internet e um telefone para trabalhar. Assim, é uma boa opção para uma renda extra e trabalhar em horários alternativos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 6 e 18 meses

2. Encontre Sua Viagem

Advertisement

Uma das opções para investir em uma microfranquia digital no segmento de turismo é a Encontre Sua Viagem. A rede de agências de turismo cont a com mais de 500 unidades em operação no Brasil e no exterior.

Advertisement

A franquia possui um diversificado catálogo de produtos e serviços, entre eles pacotes turísticos dos mais variados, bem como passagens e hospedagens.

Por conta de sua parceria com os maiores players do mercado de turismo, a Encontre Sua Viagem oferece aos franqueados um amplo suporte.

Segundo o diretor da Encontre Sua Viagem, Henrique Mol, o franqueado atua de casa, fazendo a venda dos pacotes de turismo, passagens e hospedagens, com base na plataforma da franquia.

Os franqueados contam, além desta estrutura interna da empresa, com uma série de suportes eficientes para o desenvolvimento do negócio.

Saguão de um aeroporto com várias pessoas. Imagem ilustrativa do texto microfranquia digital.
O mercado de turismo tem se recuperado bem e é uma boa opção para empreender.

Nesse sentido, o franqueado recebe treinamentos para conhecer o mercado de turismo, a operação da franquia e como atender ao público.

Da mesma forma, a franqueadora oferece auxílio para a gestão da unidade, como questões administrativas e de suporte aos clientes.

Por ser uma franquia digital é necessário que o empreendedor dê bastante ênfase ao seu trabalho de marketing, principalmente pela internet.

Desse modo, são dois modelos de negócio da marca. Um deles, em home office, permite ao franqueado trabalhar apenas investindo em um computador com acesso à internet e um telefone.

Ainda, o formato loja, para investidores com um pouco mais de dinheiro e com o perfil voltado para este tipo de negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 3 e 24 meses

3. Guia-se Agências Digitais

A Guia-se é uma franquia para quem quer atuar no mercado de marketing digital.

Com o negócio, você vai ter sua própria agência digital em casa. Então, vai poder oferecer serviços como a criação de sites, links patrocinados, gestão de mídias sociais, e-mail marketing, marketing de conteúdo etc.

São atendimentos que as empresas precisam cada vez mais. Afinal, um negócio, para ser relevante, precisa se posicionar bem na internet. Assim, conseguirá atrair mais clientes potenciais.

Seu trabalho como franqueado vai ser prospectar clientes. Você também poderá realizar os serviços de marketing. Porém, se preferir, ainda é possível “terceirizar” a produção dentro da própria rede de franqueados.

A franqueadora oferece suporte completo para sua atuação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 27,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

4. SMS Digital

A SMS Digital é uma empresa que atua com serviços de divulgação via SMS corporativo, ideal para empresas e instituições de todos os segmentos.

Além disso, a marca tem presença em mais de 700 cidades do Brasil e já ultrapassou a marca de 8 mil clientes. Com isso, é um tipo de negócio já bem sólido no segmento.

Mulher com o celular na mão. Imagem ilustrativa do texto microfranquia digital.
O celular faz parte da vida da maioria das pessoas. Por isso, é um bom negócio para investir.

Por fim, o franqueado é o responsável pela captação de clientes e demais suportes do dia a dia para os parceiros da marca. Isso tudo trabalhando de forma totalmente online.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 4.999
  • Faturamento médio mensal: R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 3 e 12 meses

5. RH Franquia Online

A rede RH Franquia Online é uma microfranquia digital que oferece serviços de agência de emprego e consultoria tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.

No seu modelo de negócio, o franqueado trabalha 100% online, em home based. Ademais, conta com uma série de suportes da franquia, como treinamento e auxílio na captação de clientes.

Dessa forma, é um tipo de negócio de baixo custo de manutenção, pois não tem aluguel de ponto comercial nem funcionários.

  •  Investimento inicial: a partir de R$ 9,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: entre 2 e 6 meses

6. Portal da Cidade

A franquia Portal da Cidade oferece um serviço que disponibiliza para o maior número de cidades possível, um espaço virtual destinado a divulgar conteúdo 100% local.

Sendo assim, o franqueado oferece para as cidades uma forma de aproximação com a população, por meio da internet. Desse modo, aproveita o ambiente online para tornar a comunicação mais eficiente.

Por fim, realiza tudo isso sem precisar sair de casa, fazendo este trabalho de captação de parceiros e suportes aos clientes de forma digital.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil
  • Faturamento bruto mensal médio: não informado
  • Prazo de retorno: entre 6 e 24 meses

7. Monitorias

Com um método inovador e próprio, a Monitorias é uma microfranquia digital que oferece ao empreendedor a oportunidade de trabalhar totalmente de casa.

A rede disponibiliza aulas particulares e de reforço escolar, ambas online, baseadas em um método mais eficiente do que os convencionais. Assim, o aluno aprende de forma intuitiva, facilitando a absorção do conteúdo.

Criança em uma mesa com cadernos e livros e vendo uma aula no tablet.
O setor de educação tem se revolucionado com as aulas online.

Logo, o franqueado fica responsável pela parte comercial da unidade, como captação de clientes, relacionamento e também o trabalho de marketing.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 8 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 7 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 a 8 meses

8. Brasil Nutri Shop

A Brasil Nutri Shop é uma microfranquia digital para empreender sem sair de casa, com apenas um computador ligado à internet. A marca conta com mais de 500 unidades em operação pelo Brasil e no exterior.

Então, a franquia é especializada na venda de suplementos alimentares e produtos fitness. O franqueado trabalha com a venda dos produtos que são entregues diretamente pela empresa e recebe um percentual sobre a venda.

Por fim, a rede possui três modelos de franquias: o Básico, Personalizado e Máster, com investimentos iniciais variados.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento  médio mensal: R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: a partir de 12 meses

9. Franquias do Futuro

A rede Franquias do Futuro é uma marca que agrupa modelos de franquias virtuais e de baixo custo em diferentes setores, como beleza, cosméticos e produtos fitness.

Nesse modelo, você escolhe o setor que mais lhe agrada. Assim, você terá sua franquia sem precisar ter CNPJ, investir em estoque, se preocupar com a entrega do produto e muitos outros benefícios.

Dessa forma, neste formato, o franqueado realiza as vendas por meio da plataforma da franquia. Depois, o produto é entregue pela franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento  médio mensal: de R$ 5 mil a R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

10. WSI

A WSI é uma das franquias de marketing digital que atuam neste atrativo segmento, cujos serviços são procurados por empresas de todos os portes.

Nesse sentido, a marca oferece serviços voltados para mídias sociais, otimização de marketing (SEO), e-mail marketing, e-commerce, serviços mobile e mais.

Dessa forma, o franqueado não precisa ter um grande espaço para empreender, necessitando apenas de um computador potente e uma boa internet para atuar.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 59,8 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 14 e 18 meses
Mulher com a mão em um notebook.
As franquias digitais são uma forma de atuar neste amplo mercado da internet.

Vale a pena abrir uma franquia virtual?

Como dito, o modelo de microfranquias é interessante para diversos perfis de empreendedores. Primeiramente, permite que alguém já empregado possa ser dono do próprio negócio e trabalhar nas horas de folga.

Da mesma forma, o modelo de franquia oferece diversos suportes para os franqueados, como: treinamentos, apoio para as ações de marketing, bem como produtos e serviços testados e aprovados pelos consumidores.

Além disso, a microfranquia digital é um modelo de negócio para quem não tem muito capital, mas que gosta de atuar na internet, principalmente em redes sociais.

Do mesmo modo, exige do empreendedor uma boa capacidade de organização para que ele possa realizar um trabalho de forma eficiente. Esta característica é importante para que o franqueado não perca o foco por trabalhar em casa.

Ainda, este tipo de negócio é bastante vantajoso, pois o empreendedor pode atuar em variados nichos de mercado.

Nesse sentido, ele deve buscar um negócio que tenha ligação com seu perfil. Em seguida, adequar o trabalho às suas características pessoais. Esse é um passo para facilitar e tornar o desenvolvimento do negócio mais prazeroso.

Do mesmo modo, o empreendedor deve estudar o mercado no qual irá atuar. Por exemplo, conhecer os números, saber se ele está em expansão ou queda e se sofrerá com a crise econômica por mais tempo.

Enfim, é uma opção que exige do empreendedor estar sempre atualizado com as melhores formas de atendimento e trabalho no meio digital.

Agora que você está por dentro do assunto, confira o conteúdo que separamos com dicas para você escolher a franquia ideal para o seu perfil, leia e aprenda mais: O que considerar na hora de escolher uma franquia para investir?

*Informações publicadas em MARÇO/2022. Informe-se com a franqueadora da marca sobre os preços atuais do negócio.

Advertisement
Advertisement