Microfranquias com investimentos de R$ 6 mil a R$ 90 mil

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microfranquias: representação de franquias por blocos
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Para quem está pensando em se tornar um empresário, seja por vontade ou necessidade, as microfranquias, além de serem um negócio de baixo investimento inicial, oferecem menores riscos ao empreendedor do que um empreendimento próprio. 

As franquias são empreendimentos que funcionam como uma cópia autorizada de uma marca já conceituada no mercado. Assim, o empresário recebe treinamentos e autorização para explorar comercialmente os produtos ou serviços. 

Além disso, ele passa a ter acesso a todo o know how e expertise da franqueadora. Vale lembrar que iniciar um empreendimento com um plano de negócio estruturado, testado e aprovado pelo público-alvo é fundamental para o sucesso. 

Pensando nisso, preparamos o texto a seguir com algumas dicas de microfranquias e quais as vantagens de abrir uma empresa nesse formato. Acompanhe a leitura com a gente.

Quais as vantagens das microfranquias?

As microfranquias são modelos de negócio que são definidos pelo valor total do investimento e estrutura necessária para o seu desenvolvimento. Esse conceito é aplicado com base no Produto Interno Bruto (PIB) per capita. 

Dessa forma, a instituição responsável por reunir as principais franquias é a Associação Brasileira de Franchising(ABF), que define o seguinte: para ser considerada uma microfranquia, no investimento, o empresário não pode gastar mais do que três vezes o valor citado acima. 

Atualmente, essa quantia gira em torno de R$ 90 mil. Além do capital inicial, existem poucas diferenças entre os modelos tradicionais de franquias e microfranquias. Só que, na maioria dos casos, as microfranquias são home office.   

Porém, as diferenças entre as duas formas de negócios terminam aí. Todas as demais regras e objetivos do empreendimento devem seguir a Lei de Franquias. Ou seja, apresentar a Circular de Oferta de Franquia (COF), respeitar os prazos determinados pela norma, seguir o padrão de contrato etc.

O segmento de franquias é um dos modelos mais seguros que existe no mundo. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas cinco em cada 100 unidades fecham as portas antes de completar dois anos, quase quatro vezes menos que as empresas tradicionais. 

Para entender melhor como funciona o sistema de franchising e as microfranquias, confira o vídeo a seguir.

29 opções de microfranquias entre R$ 6 mil a R$ 80 mil

Segundo um levantamento feito pela ABF, em 2018 foi detectado um crescimento de 8% no número de microfranquias no país. Assim, existem mais de 580 marcas que oferecem esse modelo, ajudando o setor de franchising a atingir o faturamento superior a R$ 186 bilhões.

Para quem tem entre R$ 6 mil e R$ 80 mil as opções são muitas, e abrangem os mais diversos segmentos. Existem opções nos mercados de alimentação, comunicação e tecnologia e outros, bastando escolher aquele que melhor encaixa no seu perfil e no seu bolso.

Apesar de ter um investimento menor e uma capacidade de atendimento inferior aos modelos tradicionais, é possível que as pequenas franquias alcancem um faturamento próximo e até igual a elas. 

Investir nesse tipo de negócio próprio pode ser uma boa solução para quem deseja ter um empreendimento para ajudar na renda ou se tornar a principal fonte. Veja abaixo.

1. Acquazero

A Acquazero é uma rede de franquias voltada para estética automotiva. Ela é considerada a maior do segmento de acordo com a ABF. Seu maior diferencial é permitir que um carro seja limpo com apenas 300 ml de água. 

Além disso, ela oferece outros tipos de serviços, como polimento, enceramento, higienização de ar-condicionado, impermeabilização de estofado, revitalização de pintura etc.

Outro detalhe importante é que, graças ao seu método, o franqueado também pode ter lucro fazendo a higienização de sofás, carpetes e tapetes. 

Seu formato home office permite que o franqueado vá até seus clientes em casa ou trabalho, criando um relacionamento mais próximo e confiável com os consumidores.

Com os ganhos da microfranquia, o franqueado pode começar a sonhar em aumentar sua franquia para um modelo de loja física. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 178 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 18 meses

2. Quisto Corretora de Seguros

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Voltada para corretagem de seguros, a Quisto é uma franqueadora que permite aos empreendedores trabalharem com apenas um computador e acesso a internet. Assim, ele consegue oferecer todos os seus serviços, sem necessitar de uma estrutura de loja. 

Uma das principais vantagens da marca é a possibilidade de oferecer mais de 90 tipos de opções de serviços ao cliente, incluindo seguros de vida, carro, viagem, saúde ou serviços financeiros, como consórcios

Além disso, a Quisto surgiu com a proposta de oferecer as melhores taxas de comissionamento do mercado. Atualmente, elas podem variar entre 10% e 45% dependendo do tipo de contrato que os clientes firmarem.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses

Conheça um pouco mais sobre as vantagens de investir nesse setor, baixando o ebook abaixo.

ebook franquia de seguros

3. Reduza Veículos

Existe um amplo mercado para o empreendedor trabalhar com serviços de créditos, e um destes nichos estão os serviços de refinanciamento e recuperação de crédito.

Nesse sentido, a franquia Reduza Veículos pode ser o negócio que o empreendedor procura, pois atua nesse nicho deste de 2014.

Para ter uma unidade da rede, o empreendedor precisa investir um baixo valor, além de contar com um modelo de negócio em home, com menos custos para manutenção. Ele será o responsável pela captação de clientes na sua região.

Além disso, o franqueado conta com uma série de suportes, como treinamentos e auxílio no trabalho de marketing. 

  • Investimento inicial: R$ 10 mil até R$ 13 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 3 mil até R$ 6 mil
  • Prazo de retorno: 12 a 24 meses

4. Fábrica de Placa

Fabricar placas de carros é um mercado ainda pouco explorado pelas franquias, mas o empreendedor pode sair na frente dos concorrentes com a franquia Fábrica de Placa.

A rede fabrica placas de carros no padrão Mercosul, item que passou a ser obrigatório nos novos carros, carros que mudam de dono ou de município a partir de 31 de janeiro de 2020.

Dessa forma, a franquia oferece um modelo de negócio voltado para este mercado em expansão, com uma estrutura enxuta para a produção deste produto.

Além disso, o franqueado conta com treinamentos para a fabricação das placas, auxílio para a gestão da unidade e para o marketing de divulgação em sua região de atuação.

  • Investimento inicial: R$ 80 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: 6 até 10 meses

5. Visão Total Vistoria

Um nicho de mercado que passa despercebido por muitos empreendedores é o de serviços de laudos e vistorias de carros. São serviços muitas vezes obrigatórios, que podem ser realizados por empresas privadas.

Nesse sentido, a Visão Total Vistoria atua neste mercado, com um modelo enxuto, com poucos funcionários. Ainda, a rede possui cadastro em diversos órgãos públicos para oferecer estes serviços.

Além deste know-how da franquia, o franqueado também conta com uma série de suportes, como treinamentos e manuais de operação da unidade.

Da mesma forma, recebe auxílio para o marketing da unidade e consultorias para o melhor desenvolvimento do negócio.

  • Investimento inicial: R$ 80 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: 12 meses

6. Exponencial Cursos

O setor de franquias de Educação possui diversas redes que atuam nos mais diferentes nichos de mercado. Uma delas é a Exponencial Cursos, que oferece ensino de matérias pouco comuns no Brasil.

A franquia conta com cursos de matemática digital, empreendedorismo e educação financeira, desenvolvimento de games, inglês e robótica e programação.

A franquia possui três modelos de negócios, o Smart, o Home e o Plus. Além disso, oferece aos franqueados diversos suportes, como auxílio na gestão da unidade, bem como um trabalho de marketing para captação de clientes.

Ademais, por ser um mercado ainda em expansão, conta com poucos concorrentes no setor, o que pode ajudar no desenvolvimento do negócio.

  • Investimento inicial: R$ 50 mil 
  • Faturamento médio mensal: de R$ 25 mil a R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: 16 a 24 meses

7. Chicken In House

O mercado de franchising é amplo em opções de redes de alimentação. Contudo, alguns produtos se destacam mais, como é o caso do frango frito no balde, prato tipicamente americano que ganhou o Brasil.

A franquia Chicken In House, que nasceu na casa de seus fundadores, em 2015, na cidade de Volta Redonda (RJ), oferece quatro modelos de negócios para os empreendedores que desejam investir neste mercado.

Além do frango frito no balde, a rede trabalha com batatas fritas, asa de frango recheada, costelinha, entre outros pratos, além de sobremesas e bebidas.

Para os futuros franqueados, a Chicken In House oferece quatro modelos de negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 70 mil 
  • Faturamento médio mensal: R$ 80 mil 
  • Prazo de retorno: 12 a 24 meses

8. Orgânica

Está pensando em investir no mercado de beleza mas não possui muito capital para investir? A franquia Orgânica, empresa de cosméticos 100% vegetais, possui um modelo de negócio especialmente para você.

A rede conta com uma modalidade de unidade em home office, com venda por catálogo, e-commerce e também o comércio de porta em porta.

Dessa forma, o empreendedor não precisa ter custos com ponto comercial nem com funcionários, e ainda ter flexibilidade no horário de trabalho.

Além deste modelo, a franquia oferece modelos voltados para lojas de shopping, com um catálogo amplo, além de um layout específico da marca.

  • Investimento inicial: de R$ 34,4 mil a R$ 99,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 9,2 mil até R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: 4 a 5 meses

9. Top English

O negócio de cursos online está em crescimento, seja por conta da pandemia do novo coronavírus ou pela falta de tempo das pessoas.

Nesse sentido, o empreendedor que deseja atuar neste nicho de mercado deve conhecer a franquia Top English. A rede oferece aulas de inglês online ou por delivery, na casa ou trabalho do aluno.

A rede foi fundada em 1997, e atualmente conta com mais de 50 unidades no Brasil e no Exterior.

Para os franqueados, a Top English oferece suporte contínuo, como sistema de gestão online para a unidade, bem como auxílio para o marketing e treinamentos para o método da franquia.

  • Investimento inicial: de R$ 30 mil a R$ 40 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 45 mil 
  • Prazo de retorno: 12 a 18 meses

10. 1 Lavanderia

Muitas famílias estão optando por buscar serviços de lavanderia por falta de tempo ou espaço para realizar a limpeza e secagem das suas roupas.

Para aproveitar este crescente mercado, o empreendedor pode investir na franquia #1 Lavanderia, que oferece este serviço de forma delivery, buscando as roupas na casa dos clientes.

Além disso, a franquia trabalha com modelos de assinatura mensal, barateando e fidelizando os clientes.

Para o empreendedor, são três modelos de negócios da franquia, dependendo do foco do franqueado e da sua região de atuação. Do mesmo modo, a unidade pode ter exclusividade territorial ou regional para captar clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 26,9 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 4 mil a R$ 7 mil 
  • Prazo de retorno: 18 meses

11. YouPlay

O mercado de serviços voltados para crianças é amplo, com diversas opções para investir. Para o empreendedor que gosta de atuar com o público infantil, é uma ótima opção para ter o próprio negócio.

Uma das franquias que trabalha neste mercado é a YouPlay, rede que oferece espaços de recreação infantil e para aniversários, com serviços de buffet completo.

Nas unidades as crianças ficam com monitores treinados, e além disso, os pais podem acompanhar seus filhos por meio de câmeras de monitoramento disponíveis no aplicativo da rede.

Além disso, são quatro modelos de negócios para os empreendedores, do mais simples ao mais completo, com vários serviços.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 10 mil até R$ 300 mil 
  • Prazo de retorno: de 9 a 30 meses

12. Clever Idiomas

O mercado de franquias de Educação é amplo, com espaço para diversos tipos de negócios. Um deles, o da rede Clever Idiomas, é voltado para ensino de inglês para adultos com um método rápido de aprendizado.

Para se ter uma ideia, com a metodologia da Clever Idiomas, o aluno consegue dominar a língua em até 15 meses.

Além da atratividade do método, a franquia também oferece modelos de negócio enxutos, voltados para cidades menores.

Dessa forma, o empreendedor pode abrir uma franquia em cidades com menos habitantes, explorando um mercado com pouca concorrência e baixo custo de instalação do ponto comercial.

  • Investimento inicial: de R$ 60 mil a R$ 190 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 26 mil a R$ 90 mil
  • Prazo de retorno: de 13 a 16 meses

13. X Costela & Cia

Especializada em sanduíches artesanais, a franquia X Costela & Cia é uma boa opção para empreender no mercado de Alimentação.

A rede possui um cardápio variado em suas unidades, com sanduíches feitos de carne de costela bovina e suína, de frango, entre outros produtos.

O empreendedor pode optar por um dos dois modelos de negócios da franquia. Um deles é montado em food truck, o que possibilita flexibilidade de atuação do franqueado, que pode se deslocar para eventos e regiões com maior movimento.

O outro modelo é para loja física, onde é necessário um espaço de cerca de 40 metros quadrados para sua instalação.

  • Investimento inicial: de R$ 80 mil até R$ 100 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 60 mil  a R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

14. Omie

A gestão das empresas está cada vez mais ligada à tecnologia, com soluções em digitalização de documentos e operações em nuvens.

A Omie trabalha neste segmento, oferecendo gestão da operação das empresas em nuvens, ou seja, totalmente informatizada.

Com a franquia Omie, a empresa consegue automatizar diversas etapas da sua operação, como vendas, contabilidade, entre outros.

Dessa forma, a empresa possibilita aos seus colaboradores o trabalho em home office, bem como torna mais eficiente alguns processos.

Para o franqueado, cabe o trabalho de venda dos serviços da Omie e o suporte aos clientes, em um modelo de negócio padrão, com um ponto comercial.

  • Investimento inicial: de R$ 60 mil a R$ 80 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 60 mil a R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

15. Bioflora

Para os empreendedores que gostam de trabalhar com vendas, a franquia Bioflora apresenta uma boa oportunidade de atuar no segmento de suplementação alimentar.

A rede possui diversos produtos voltados para complementar a alimentação das pessoas, com complexos vitamínicos, fórmulas de nutrientes concentrados, entre outros tipos de suplementos.

Para o empreendedor, o modelo de negócio em home office exige um menor investimento inicial e poucos custos de manutenção da franquia.

Além disso, o franqueado recebe treinamento e assessorias para o desenvolvimento do negócio. Por exemplo, a franquia trabalha com um marketing centralizado para apoiar os franqueados no trabalho de divulgação.  

  • Investimento inicial: de R$ 9.990 a R$ 19.990
  • Faturamento médio mensal: R$ 7 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

16. Twice

Pensando em investir em uma franquia? A Twice é uma opção no ramo de educação e que trabalha com o ensino bilíngue. Assim, a marca possui uma metodologia exclusiva e materiais didáticos próprios. 

Desse modo, como franqueado, sua função é encontrar escolas particulares que desejam atuar com o método. Para isso, você terá suporte da marca, como em marketing, administração, pedagógico e outros. 

Então, além de buscar os parceiros, você também terá que acompanhar a implantação do método, enviar materiais e verificar os resultados.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 33,7 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 5,5 mil
  • Prazo de retorno: 12 meses

17. Limpeza com Zelo

A franquia Limpeza com Zelo é uma empresa que trabalha no ramo de higienização de ambientes, seja doméstico, seja empresarial.

A empresa possui técnicas diferenciadas de limpeza, que evitam o desperdício de água e promovem a remoção da sujeira e de bactérias, germes e ácaros.

Ademais, a franquia oferece modelos de negócios mais enxutos, como o home office, com investimento inicial menor.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil
  • Faturamento médio mensal: pode chegar a R$ 85 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 18 meses

18. TZ Viagens

O mercado de turismo é um setor de franquias que esteve em baixa com a pandemia do Novo Coronavírus, mas deve se recuperar em 2021.

Com o retorno das atividades de turismo, as pessoas farão novamente investimentos na compra de passagens, hospedagens, entre outros itens vendidos pela TZ Viagens.

A franquia de turismo já tem unidades espalhadas pelo Brasil e conta com diversas empresas parceiras para a venda de passagens, hospedagens, entre outros produtos.

A franquia conta com três modelos de negócios, o home office, o sala comercial ou loja de rua, e o tipo de franquia voltado para lojas de shopping.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9,9 mil
  • Faturamento médio mensal: pode chegar a R$ 250 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 a 12 meses

19. Delícia de Bolos Caseiros

Para aqueles que sonham em entrar para o ramo de alimentação, a opção é a microfranquia Delícia de Bolos Caseiros. A marca possui um dos melhores investimentos dentro das microfranquias do segmento. 

Desde a sua fundação, o objetivo da marca é ter um empreendimento que fosse a cara da família brasileira, algo que possa ir além de agradar ao paladar, mas trazer sensações únicas para os clientes. 

Assim, foi desenvolvida e idealizada a Delícia de Bolos Caseiros, uma franquia que possui um modelo de negócio simples com treinamentos, equipamentos, utensílios, mobiliários, vitrines etc. Tudo para que o franqueado possa ter a melhor estrutura possível. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 70 mil
  • Faturamento médio mensal: entre R$ 40 mil e R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 15 meses

20. BagNews

Na área de comunicação, a opção é a microfranquia de mídia ecológica BagNews. A marca é indicada para pessoas dinâmicas e comunicativas, pois seu trabalho será comercializar os anúncios a serem veiculados nas sacolas, além de distribuí-las nos pontos previamente selecionados na sua região.

Além disso, ela pode ser operada a partir da própria residência do franqueado, sem a necessidade de um ponto físico, uma vez que a maior parte do trabalho será realizada em atividades externas com visitas para vendas de anúncios.

Dessa forma, a BagNews consegue movimentar o negócio local com embalagens que são utilizadas pelos clientes durante um longo período de tempo, devido a sua durabilidade e praticidade. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 4 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 24,5 mil
  • Prazo de retorno: a partir de 6 meses

21. Limppo Multiserviços

Ao ser fundada em 2001, a marca Limppo Multiserviços vem crescendo no Brasil. Em menos de uma década, ela já continha um modelo de franquia de sucesso e pronto para atuar em diferentes mercados e carregando todo o seu know how e expertise. 

Dessa forma, a empresa passou a se destacar dos concorrentes devido ao pacote completo de serviços que as demais franquias de serviços não possuíam. Ou seja, conservação, manutenção predial, jardinagem, controle de pragas, apoio geral, brigada de incêndio, limpeza etc. 

Além disso, a empresa passou a utilizar de práticas de responsabilidade socioambiental, o que acabou transformando-a em uma empresa com qualidade e excelência nos atendimentos. Para os franqueados, serão disponibilizados treinamentos e suportes diferenciados. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 85 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 36 meses

22. Multifilmes

Fundada no final dos anos 1990, a Multifilmes só iniciou sua operação de franquias em 2017. A rede é voltada para a aplicação de películas automotivas e arquitetônicas e exige certo conhecimento dos franqueados, que também são submetidos a treinamentos para entregar o melhor trabalho possível. 

Além disso, o empreendedor dessa franquia pode oferecer outros serviços automotivos como uma forma de complementar o faturamento da unidade. Vale destacar também os serviços ligados a papéis de parede e adesivos para envelopamento de carros. 

Dessa forma, com diferentes opções de empreendimentos para os franqueados, a Multifilmes espera conseguir atingir uma grande quantidade de empresários para tornar a rede ainda maior. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 40 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

23. Rio Sul

Mais um exemplo de franquias de serviços voltada para aquisição de crédito e outras operações financeiras, a Rio Sul é uma marca que atua no mercado desde 2017. Os franqueados podem se instalar em lojas de rua ou prédios comerciais. 

Ao atuar com uma rede de parceiros, a franqueadora conta com um sistema próprio que analisa cada cliente para entregar soluções personalizadas de acordo com a necessidade.

Além disso, a empresa é uma processadora de crédito própria, o que garante melhor qualidade no serviço e menor chance de transtornos nas operações. 

Devido ao seu sucesso, a Rio Sul conta com mais de 20 unidades e espera conseguir dobrar o alcance nos próximos anos. Principalmente com seus planos com retorno financeiro atrativo. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 300 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses
Imagem de um teclado com um cifrão no lugar da tecla.
Algumas microfranquias possuem retorno rápido com o modelo home office.

24. Tserv Dedetizadora

Voltada para conservação de espaços, a Tserv Dedetizadora é uma marca que tem como principal produto o controle de pragas. São mais de duas décadas atuando no segmento e com processos mais modernos e eficientes. 

Dessa forma, sempre ligado as tecnologias do mercado, a marca cresceu operando com seus próprios maquinários e produtos químicos. Com uma base sólida, a empresa passou a oferecer um know how e plano de negócio diferenciados para seus franqueados. 

Assim, tendo como missão realizar serviços de dedetização menos agressivos ao meio ambiente e animais, a Tserv passou a ser reconhecida pelo empreendimento sustentável.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 18 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses

25. H Plug

A franquia H Plug explora um mercado ainda iniciante, mas que possui potencial para o país inteiro. Ela oferece carregadores de bateria de celular para estabelecimentos e eventos da sua cidade.

Com o uso de celulares muito difundido, é um grande mercado consumidor em potencial, e é possível fazer um investimento inicial baixo.

No modelo home office, o empreendedor precisa investir R$ 7,9 mil e pode chegar a faturar cerca de R$ 16 mil por mês.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 7,9 mil
  • Faturamento médio mensal: pode chegar a R$ 16 mil
  • Prazo de retorno: a partir de 3 meses

26. Clube Turismo

A franquia Clube Turismo conta atualmente com mais de 400 unidades espalhadas pelo Brasil, com modelos home office e de loja.

Esta franquia de agência de turismo oferece não só os serviços normais de uma agência, mas também programas de fidelidade, bem como programas de cotas de lua de mel, para tornar a viagem mais barata.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5,9 mil
  • Faturamento médio mensal: pode chegar a R$ 200 mil
  • Prazo de retorno: entre 4 a 24 meses

27. Icemellow

Um dos segmentos alimentícios que possui boa solidez é o mercado de sorvetes. Ainda mais quando se fala de sorvetes artesanais, como os feitos pela franquia Icemellow.

A empresa está no mercado há mais de 20 anos, e entrou para o mundo do franchising em 2007. Atualmente, ela conta com 37 unidades.

Do mesmo modo, a franquia oferece três modelos de negócio, quiosque smart, quiosque e lojas. Além disso, possui uma rentabilidade por volta de 25% do lucro bruto por mês.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 79 mil
  • Faturamento médio mensal: entre R$ 45 mil e R$ 65 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 a 36 meses

28. Tribbu Fit Food

A franquia Tribbu Fit Food trabalha com um cardápio variado de opções saudáveis, como açaí, saladas, sorvetes artesanais e sem conservantes, bem como o sorbet a base de frutas.

A empresa oferece quatro modelos de negócios: tribbu express (com um mix menor de produtos e exigência de menor espaço); tribbu quiosque; modelo loja e o tipo Tribbu Fit Food+ Saladeria (com exigência de maior local de implantação).

  • Investimento inicial: entre R$ 35 mil e R$ 200 mil
  • Faturamento médio mensal: entre R$ 45 mil e R$ 65 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 a 36 meses

29. Monitorias Reforço Escolar

O mercado de aulas particulares e reforço escolar é explorado pela franquia Monitorias, que já possui unidades espalhadas pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal e Paraná.

Dessa forma, a empresa consegue explorar um mercado grande, onde os pais precisam de ajuda para complementar a educação dos filhos, mas não costumam ter muito tempo para dedicar a esta tarefa.

  • Investimento inicial: entre R$ 2 mil e R$ 5 mil
  • Faturamento médio mensal: pode chegar a R$ 16 mil
  • Prazo de retorno: a partir de 3 meses

Vale a pena abrir uma microfranquia?

Seja para quem deseja uma renda extra ou para quem perdeu o emprego e quer ser dono do próprio negócio, abrir uma microfranquia vale muito a pena.

Mas é preciso que o empreendedor analise bem seu próprio perfil e escolha uma franquia que seja adequada para ele, seja pelo modelo de trabalho, seja pelo mercado onde irá atuar.

Claro que uma microfranquia é barata e, por isso, se der errado, vai trazer um prejuízo menor do que uma franquia tradicional. Só que esse perigo nem precisa ser tão considerado, uma vez que apenas 5% das franquias fecham as portas em dois anos. Para se ter uma ideia, essa porcentagem aumenta para 23% nas empresas iniciadas do zero.

Mesmo assim, é essencial escolher uma franquia que combine com seu perfil. Isso vai ajudar a manter o entusiasmo de se dedicar ao trabalho e ver o negócio se desenvolver.

Da mesma forma, diversas microfranquias possibilitam que o empreendedor mantenha o seu emprego, e com isso, consiga uma certa estabilidade financeira até que o negócio decole. Os modelos home office são bons para este tipo de investidor.

Ademais, diversas franquias possuem o modelo de negócio com ganhos rápidos se o empreendedor se dedicar bastante ao trabalho. Assim, pode ser uma boa maneira de mudar de vida em pouco tempo.

Perfil do franqueado de sucesso com microfranquias

O perfil de um franqueado que trabalha com microfranquias deve ser basicamente de um empreendedor muito proativo. Da mesma forma, como as microfranquias costuma ser modelos home office, o franqueado deve ser bem organizado para ter sucesso neste formato de trabalho.

Com o home office, o empreendedor deve ter organização para não se perder entre os afazeres de casa e do trabalho, tendo tempo para os dois.

Do mesmo modo, o franqueado de uma microfranquia deve ser uma pessoa comunicativa para captar clientes, bom em vendas e na administração do negócio.

Outra característica que ajuda é a coragem para encarar os desafios que o empreendedorismo traz, principalmente em uma ambiente de crise econômica.

As microfranquias são conhecidas no mercado pelo seu baixo investimento e alto retorno financeiro.

Dessa forma, na maioria dos casos, não é necessário uma estrutura muito grande para operar. Basta computador, internet, disciplina e um espaço confortável em sua casa para que comece a lucrar com sua unidade. 

Gostou do conteúdo? Quer saber um pouco mais sobre microfranquias? Continue sua leitura no artigo: Microfranquias de Sucesso: benefícios e 20 opções para 2021.

*Informações publicadas em Janeiro/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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