As microfranquias de beleza são, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as principais do segmento de microfranquias no Brasil.
Até 2018, o setor de beleza tinha 96 microfranquias atuantes no Brasil. Em comparação, o ramo de Comunicação, Informática e Eletrônicos, segundo mais expressivo entre as franquias baratas, contavam apenas 87 redes — quase 10 a menos.
No geral, o setor de Beleza e Bem-estar faturou R$ 34,2 bilhões em 2019. Em relação ao número de unidades, o crescimento foi de 4% no mesmo ano.
Ou seja, investir em uma microfranquia de beleza já se tornou tendência, e pode ser algo lucrativo. Só que antes de optar pelo negócio, é essencial conhecer mais sobre ele.
Especialmente em relação às vantagens deste tipo de empreendimento. Assim, você terá maior facilidade em descobrir se uma empresa desse segmento é mesmo o que você procura.
Em suma, é essencial gostar do setor no qual você vai investir. Isso é essencial para que você mantenha seu entusiasmo em atuar. Do contrário, a empresa poderá fracassar, pois você não terá mais tanto interesse em investir tempo e dinheiro nela.
Pensando nisso, vamos te apresentar abaixo tudo o que você precisa saber sobre microfranquias de beleza. Continue lendo!
O que são as microfranquias de beleza?
Muita gente se pergunta o que, afinal, são microfranquias. Elas são muito diferentes das franquias? A resposta é não.
Na verdade, o que as diferencia é o capital financeiro necessário. Uma microfranquia requer investimento de até R$ 135 mil. Isso facilita a abertura de um negócio para quem tem pouco dinheiro ou deseja investir em algo mais em conta.
Assim como as franquias comuns, que têm investimento maior, as microfranquias estão sujeitas às regras da Lei de Franquias. Isso significa que o empreendedor continua resguardado na sua relação com a franqueadora, recebendo todo o know e suporte da marca.
Uma franquia, de qualquer tipo, nada mais é do que uma “cópia” de uma empresa que já existe. Ou seja, um negócio que reproduzirá os mesmos produtos e modo de fazer de um negócio, em uma nova unidade.
O McDonald’s e a Subway são alguns dos exemplos mais claros e de maior sucesso no modelo de franquias hoje. As duas empresas têm unidades espalhadas pelo mundo!
Opções de franquias de beleza para investir
São várias as microfranquias de beleza disponíveis no mercado. Para escolher uma delas, é importante que:
- Você se identifique com o negócio;
- Verifique a disponibilidade de instalação da marca na sua cidade;
- Avalie os custos de investimento.
Desses, um dos pontos mais importantes a se analisar são os valores de investimento. Isso porque, será preciso mais do que pagar a taxa de franquia do empreendimento.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Franquias Sem Ciladas. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
Na verdade, existem algumas taxas periódicas em uma franquia, que precisam ser pagas à franqueadora. Como a taxa de marketing e os royalties.
Esses valores aparecem listados na COF da marca, que, mais uma vez, merece atenção. Além delas, é interessante contar com capital de giro por, pelo menos, seis meses. Assim, você terá a segurança de manter o negócio enquanto ele não puder “se pagar” sozinho.
Com esses cuidados tomados, você poderá pesquisar entre as melhores franquias do mercado. Então, será mais simples escolher a ideal aos seus objetivos. Listamos algumas opções abaixo. Acompanhe!
Custos de uma microfranquia de beleza
Para garantir a padronização da marca, as franqueadoras oferecem treinamentos e suporte cotidiano ao franqueado. Assim, ele poderá reproduzir em sua unidade exatamente o que o consumidor espera da empresa.
Quando se trata de uma microfranquia, ele também costuma ter custo de manutenção menor. Por isso, muito desses modelos existentes no mercado são do tipo home office.
Uma empresa home office, ou home based, não requer um espaço comercial para atuar. Em vez disso, o empreendedor trabalha em casa, ou em outro espaço que conte com conexão à internet. Afinal, na maioria dos casos, o acesso à internet é todo o necessário, especialmente se a franquia for de vendas on-line.
De qualquer forma, isso costuma ser menos comum no segmento de beleza. Isso já que os atendimentos podem precisar de equipamentos específicos, sendo difícil transportá-los.
Mas se o home based for o seu objetivo, você poderá procurar por essa opção de franquia. Algumas microfranquias de beleza também trabalham dessa forma.
Qual o lucro de uma microfranquia de beleza?
É difícil especificar o quanto uma microfranquia de beleza vai lucrar, porque são muitas as marca no mercado. Como cada uma delas atua com um público e serviço diferente, a média de ganhos pode ser variada.
Mas isso não significa que você deverá investir em um negócio sem saber o que esperar dele. Na verdade, cada franqueadora indica um faturamento previsto para as suas unidades. Essa informação consta na COF de cada marca.
A COF é a Circular de Oferta de Franquia de um empreendimento. Além do faturamento previsto, o documento lista o investimento necessário, as regras da relação entre franqueador e franqueado, suportes oferecidos ao empresário e mais.
Assim, antes de abrir sua microfranquia, será essencial ler a COF da marca escolhida. Dessa forma, você terá maior certeza de que o negócio é mesmo o ideal ao seu caso.
Principalmente, saberá se ele promete os rendimentos que você espera da franquia, e se vale a pena.
Vantagens das microfranquias de beleza
Se você leu este texto até aqui, já sabe um pouco mais sobre as microfranquias de beleza e a importância da sua COF. Mas é bem provável que ainda esteja na dúvida se vale realmente a pena investir neste tipo de negócio.
Para ajudar nessa decisão, listamos alguns benefícios desse tipo de empreendimento logo abaixo. Acompanhe!
Números do setor de beleza
Investir no setor de beleza é uma alternativa cheia de potencial. Para se ter uma ideia, este segmento movimenta aproximadamente 100 bilhões de dólares por ano no Brasil. O dado é da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).
Ao mesmo tempo, os brasileiros consideram gastos com a beleza como uma necessidade, e não um luxo. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os gastos dos indivíduos com beleza são maiores do que os com comida.
Sem contar que este ramo é bastante variado. Quando falamos de beleza, é possível abordar a venda de produt os cosméticos, atendimentos de estética, cuidados diários com os cabelos etc. Todos com grande público consumidor, já que mulheres e homens buscam cuidar do seu bem-estar.
Mas lembre-se que o lucro e números atrativos não são suficientes para obter sucesso no negócio. Você deverá ter interesse no ramo, para realmente se dedicar ao crescimento da empresa.
Contar com um plano de negócio
Como já explicado, abrir uma franquia garante ao empreendedor o plano de negócio da franquia. Ou seja, todo o planejamento do seu modo de fazer. Basta que o empresário coloque o planejamento em prática para ver seu negócio se desenvolver.
Isso é interessante, principalmente, porque o plano de uma franquia já foi testado em outra unidade. Então, seus erros já foram percebidos e corrigidos.
Em uma empresa iniciada do zero, por outro lado, os erros seriam cometidos mais frequentemente. Eles teriam que ser corrigidos aos poucos, o que costuma atrasar o sucesso dos empreendimentos.
É por isso, inclusive, que as franquias têm taxa de mortalidade menor que as empresas comuns. Apenas 5% das franquias fecham as portas em dois anos de atividade, enquanto 23% das empresas abertas do zero vão à falência no mesmo prazo.
Independência financeira
Ao iniciar o próprio negócio, o indivíduo começa a controlar o próprio trabalho. Não há um chefe para atender, apenas os seus clientes. Essa independência de atuação gera também independência financeira, um dos principais motivos pelos quais o brasileiro investe hoje.
Suporte do franqueado
Sem dúvida, uma das principais vantagens de investir em uma franquia de beleza é o suporte oferecido pela franqueadora. Por meio dele, o franqueado recebe uma série de dicas para colocar o modelo de negócio em prática e com sucesso.
É comum, por exemplo, que o franqueado receba suporte de marketing. Assim, ele pode divulgar sua unidade e atrair mais clientes, mas sem fugir do padrão de comunicação da marca.
As franqueadoras também oferecem treinamento ao empreendedor, para que ele aprenda o modo de trabalho do negócio. Esse treinamento pode ser feito de modo presencial, com aulas on-line, ou ainda dos dois modos.
Quer saber mais sobre esse tipo de franquia e as suas vantagens? Acompanhe nosso texto completo sobre as microfranquias!
Passo a passo para investir na microfranquia
Pronto! Agora você já sabe muito mais sobre as microfranquias de beleza e conhece opções para investir. Então, chegou a hora de seguir o passo a passo para abrir a sua unidade. Acompanhe o infográfico abaixo e alguns detalhes sobre o processo de franqueamento de uma marca!
Pesquise sobre a marca escolhida
Como explicamos ao longo do texto, as regras e suportes do franchising variam conforme a marca da franquia. Então, é essencial ler a sua COF e entender cada um dos pontos do documento.
Mas as suas informações não devem se limitar à COF. É essencial pesquisar sobre o negócio em sites de busca e verificar o que há de conteúdo. Quais as opiniões dos consumidores e franqueados? A empresa é bem-vista no mercado?
Ter a certeza que sim te dará mais segurança de que o negócio é mesmo atraente, e que terá sucesso.
Vire cliente da marca
Essa é outra etapa importante para verificar se o que dizem é mesmo a realidade da empresa. Caso haja uma unidade da franquia em sua cidade, ou próxima, visita-a. Assim, você poderá conhecer o atendimento de perto.
Nestes casos, lembre-se de não se apresentar como candidato a franqueado. Você deve se comportar como um cliente comum, mas um pouco mais observador. Contar sobre sua pretensão de abrir uma unidade pode fazer seu atendimento mudar, para melhor ou pior.
Converse com franqueados
É sempre importante conversar com franqueados antigos e atuais da marca. Isso pode ser feito pessoalmente, em uma segunda visita à unidade, e também por telefone.
Segundo a Lei de Franquias, a franqueadora é obrigada a disponibilizar os endereços e telefones das suas unidades. Das ainda em operação, e das que já fecharam as portas.
Essa será uma oportunidade de conversar com quem já passou pelo processo que você pretende iniciar com a marca. Quais foram as dificuldades vividas pelo franqueado? Ele recebe mesmo os suportes prometidos pela franqueadora? Que vantagens e ganhos ele vê no negócio?
Para a conversa com o franqueado, seja o mais franco possível. Você encontrará alguns empreendedores pouco dispostos a ajudar, mas outros terão prazer em te apresentar o dia a dia do negócio
Escolha o ponto comercial
Finalmente, na hora de abrir um negócio loja física, você precisará de um bom ponto comercial. As franqueadoras costumam ajudar no processo de escolha do local, por meio de um estudo de geomarketing.
Neste estudo, a área é avaliada de acordo com a presença do seu público-alvo, facilidade de acesso, concorrência e mais.
Ainda assim, será sua responsabilidade procurar por um bom ponto. Claro, com as orientações da franqueadora. Mas como você está presente em sua cidade, essa pesquisa será mais simples e prática.
E então, as microfranquias de beleza são mesmo o que você procura para investir? Para saber mais sobre as vantagens desse setor, acompanhe nosso ebook completo! Basta clicar no banner a seguir.
Agora, se você ainda tem dúvidas sobre abrir sua franquia, pode continuar sua leitura no artigo: Franquia é boa opção para crise econômica no Brasil?
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*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.