Microfranquias lucrativas: em quais setores investir?

Neste artigo você vai ver

Advertisement

As microfranquias lucrativas estão em alta no mercado de franchising. Com baixo custo de investimento e possibilidades de retorno atraente, é possível investir em 11 segmentos. Veja o que fazer para se tornar um franqueado!

Com o aumento do desemprego e as alternativas de empreender disponíveis no mercado, muitas pessoas têm buscado investir nas microfranquias lucrativas. Por serem mais acessíveis, elas permitem um investimento com menos riscos e possibilitam acompanhamento constante no processo.

Advertisement

No universo do franchising, as microfranquias representam 79% das franquias em operação. E por causa do sucesso desse mercado, as marcas que ainda não possuem este modelo já buscam se adequar.

Advertisement

Com as novas oportunidades do setor de microfranquias lucrativas, o cenário se mantém firme no crescimento. Um levantamento da Associação Brasileira de Franquias (ABF) identificou que, em 2017, os negócios identificados como microfranquias cresceram 8%, somando valores que movimentaram R$ 163 bilhões.

O que são microfranquias?

As microfranquias são mais atrativas para pequenos e médios empreendedores que desejam iniciar as atividades no franchising.

De acordo com a ABF, as microfranquias são negócios com investimento abaixo de R$ 135 mil. No Brasil, 557 marcas já operam nesse formato.

Por se tratar de um modelo de menor investimento inicial, o prazo de retorno dessas empresas também tende a ser mais curto. Geralmente, ele varia entre 12 e 18 meses.

Quais as opções e segmentos de microfranquias lucrativas?

As microfranquias lucrativas estão divididas em diversos segmentos. São 11 no total, relatados pela ABF. Eles se subdividem entre outros subsegmentos, o que aumenta as possibilidades de investimento.

Entre os setores em alta, segundo a própria ABF, estão o de alimentação, beleza e estética, moda, construção civil e serviços automotivos.

Acompanhe abaixo todos os segmentos em que podem estar inseridas as opções de negócios das microfranquias lucrativas.

Casa e Construção

O setor de casa e construção tem alcançado maior espaço pois, cada vez mais, os consumidores buscam reformar e realizar melhorias em suas residências.

Comunicação, Informática e Eletrônicos

A informatização está alcançando todos os níveis, e nas franquias não seria diferente. A tecnologia tem feito parte desse universo, com serviços mais práticos e com opções de baixo investimento e possibilidade de trabalho remoto.

Entretenimento e Lazer

Franquias de jogos virtuais, casas de festas, espaços de interação infantil, entre outros modelos voltados para o entretenimento e lazer, são opções que atraem investidores para o setor.

Hotelaria e Turismo

Nesse segmento, entram as franquias de turismo e lazer que oferecem diversas opções para as viagens. Tanto de lazer, quanto de trabalho, para estudo e turismo cultural.

Limpeza e Conservação

Não há quem não precise de serviços de manutenção e limpeza. É pensando nisso que as franquias desse segmento também estão presentes entre os setores que mais crescem.

Advertisement

Moda

loja de roupas franquias de moda

Seguindo o padrão de desenvolvimento das microfranquias lucrativas, o setor de moda e vestuário tem um grande potencial entre os empreendedores.

Por oferecer subsegmentos, como os de lingerie, moda Plus Size, Infantil, adulto, masculino, feminino etc, o ramo abrange uma gama alta de consumidores.

Saúde, Beleza e Bem-estar

Serviços de beleza estão sempre nos primeiros lugares em crescimento no franchising. Isso porque, os brasileiros não abrem mão de consumir serviços e produtos voltados para os cuidados pessoais.

Pesquisas já mostram que o brasileiro gasta mais com beleza do que com comida. Está ai uma ótima opção de investimento.

Serviços Automotivos

Para quem tem carro, realizar serviços automotivos é uma necessidade. Para atender a demanda do mercado, é imprescindível que as franquias de serviços automotivos tenham opções variadas de serviços e, assim, possam fidelizar os clientes. Existem franquias bem completas nesse setor.

Serviços e Outros Negócios

Dentre as franquias de serviços e outros negócios, estão opções de corretoras de seguros, empresas como distribuidoras e serviços de logística.

Serviços educacionais

As escolas de idiomas foram as pioneiras a iniciar o franchising aqui no Brasil. De lá pra cá, vieram muitas outras opções, como escolas de cursos profissionalizantes, línguas, cursos pré-vestibulares etc.

Advertisement

Como escolher bem uma microfranquia lucrativa?

imagem de moedas em torres mostrando crescimento de vendas
Vale optar por modelos que tem melhor custo-benefício, considerando o investimento e suporte.

Para conseguir uma boa opção, que tenha a ver com o seu desejo de investir, é preciso tomar alguns cuidados na aquisição do negócio. Começando por estudar o setor e pesquisar a marca escolhida.

Após escolher o modelo e a franqueadora que vai orientá-lo, você deverá se inscrever no site da franquia. Então, receberá a Circular de Oferta de Franquia (COF) da empresa.

Estude a COF com calma. Você terá, pelo menos, 10 dias para estudar e tirar todas as suas dúvidas sobre as informações contidas nesse documento. Se quiser, você pode, inclusive, pedir auxílio a um advogado.

Advertisement

Outro cuidado também importante é estudar sobre a Lei de Franquias 13.996/19. Nela, constam todas as informações que regem as franquias e garantem um negócio seguro para franqueado e franqueadora.

Opções de microfranquias para empreender

Para escolher entre tantas opções de negócios, é importante que se tenha em mente um objetivo já definido. Sempre falamos que, para escolher uma opção de investimento, é necessário gostar da atividade.

Diante da ideia de que você vai precisar se dedicar bastante para cuidar do seu empreendimento, isso é fundamental. Se não for algo que você goste de fazer, pode ser que, na primeira dificuldade, o desânimo comece a aparecer.

Defina seu objetivo, entenda o seu potencial de trabalho e invista naquilo que estiver dentro do seu ideal de empreendedor.

Se a sua preocupação forem as dificuldades no início do negócio, as franquias são justamente a melhor opção. Afinal, há todo um suporte ao franqueado.

Advertisement

Durante todas as etapas, a franqueadora estará disponível para orientar o franqueado a seguir o melhor caminho. Desde a escolha do ponto da empresa até a melhor forma de gerir a unidade.

Abaixo, listamos algumas opções de microfranquias lucrativas que você pode gostar de investir. Acompanhe!

...Carregando..

Após analisar que as microfranquias lucrativas são mesmo uma alternativa de investimento positivo para quem deseja empreender, é possível que você esteja mais atraído pelo setor.

Como dissemos nesse texto, continue sempre pesquisando e se mantendo informado sobre o franchising. Existem muitas opções e, certamente, você terá uma boa opção de investimento para se tornar um empreendedor de sucesso.

Para saber qual o passo a passo detalhado para abrir uma franquia, acompanhe nosso texto sobre o assunto! Basta clicar no link.

Agora, se você quer entender melhor como definir sua franquia, pode continuar sua leitura no artigo: O que considerar na hora de escolher uma franquia para investir?

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Franquias Sem Ciladas. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Se preferir, você ainda pode contar com uma consultoria gratuita para selecionar o negócio ideal. Neste caso, basta acessar: henriquemol.com.br.

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Advertisement

Advertisement

Qual franquia combina com seu perfil?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

POSTS RELACIONADOS