As 9 microfranquias on-line mais buscadas na internet

Por
em
notebook anotações microfranquias on-line
Advertisement

Procurando um modelo de franquia, mas o dinheiro é curto? As microfranquias on-line são o pedido ideal para quem sonha estar à frente do próprio negócio, mas o capital disponível é limitado. E o melhor de tudo: é possível trabalhar de casa.

O investimento em franquias é uma das maneiras mais fáceis e seguras de estar à frente de um negócio próprio e realizar o sonho de empreender. Ao apostar em uma unidade franqueada, o empreendedor se torna parceiro de uma rede franqueada.

A partir da assinatura do contrato de franquias, fica estabelecido que a franqueadora deve garantir treinamento e suporte completo ao franqueado. Isso que garante ao empreendedor bases sólidas para operação e gerenciamento da franquia.

A Circular de Oferta de Franquia (COF) é outro documento importante na hora de firmar essa parceria. É ele que apresenta todas as regras da relação entre o franqueado e franqueadora, e as informações importantes sobre a franquia.

Por isso, não é porque o modelo escolhido será de uma microfranquia on-line, que não existem regras.

Os direitos e deveres, tanto por parte de franqueados e franqueadores, são estabelecidos pela COF, assim como acontece com os modelos de contrato firmados para franquias tradicionais.

Mas, afinal, o que são microfranquias on-line?

As microfranquias são modelos de negócio, dentro do franchising brasileiro, que exigem valores de investimento bem mais baixos do que as franquias tradicionais. Assim, as microfranquias ganham destaque no mercado por serem opções de franquias baratas.

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) informa que são consideradas microfranquias os modelos de negócio que apresentam valor de investimento de até R$ 90 mil.

Ou seja, independente do segmento de atuação, dos produtos ou serviços oferecidos, as redes que apresentam este valor máximo de investimento são classificadas assim.

O que reduz drasticamente os custos de abertura do negócio e, também de operação, é o porte da unidade e dinâmica de trabalho de uma microfranquia. Assim, grande parte das opções de microfranquia disponíveis para investir são alternativas para empreender sem sair de casa.

Custos de operação das microfranquias on-line

É comum que muitas redes trabalhem com formato de franquia tradicional e, também, de microfranquia. No modelo de microfranquia, não é necessária a instalação da unidade em ponto comercial, o que reduz bastante o valor necessário para investimento.

Em segundo lugar, está a dinâmica de trabalho das microfranquias: por não exigirem estrutura comercial, o trabalho do franqueado será realizado on-line, sendo necessário trabalhar na internet.

Na maioria das microfranquias on-line, os empreendedores ficam responsáveis pela prospecção de clientes, gerenciamento de plataformas e aplicativos, e outras operações virtuais. Processos de logística ou mais burocráticos costumam ser responsabilidade da franqueadora.

Assim, as microfranquias on-line permitem que os empreendedores que investem nesse modelo de negócio também economizem em outros gastos.

Não é necessário investimentos extras em conta de luz, água, internet, IPTU, pagamento de funcionários, estoque, entre outros gastos comuns em modelos de franquia tradicionais.

Com tantas vantagens, será que é o momento certo de apostar em um dos modelos disponíveis de microfranquias on-line? Neste material exclusivo, apresentamos as características que todo empreendedor deve ter, além do passo a passo para empreender. Confira!

ebook chegou a sua hora de empreender?

O mercado de microfranquias on-line

Em 2019, a ABF identificou que existem 589 redes franqueadas no país que operam com, pelo menos, um modelo de microfranquia para investimento.

Deste total, existem alguns segmentos que apresentam um maior número de microfranquias, principalmente com operação on-line.

Os segmentos de Saúde, Beleza e Bem-Estar, Comunicação, Informática e Eletrônicos são os três principais com maior número de microfranquias em operação no país.

gráfico abf microfranquias
Fonte: Associação Brasileira de Franchising (ABF)

Saúde, Beleza e Bem-Estar é o princiapl segmento com maior número de redes com modelos de microfranquias, com 96 marcas.

O segmento de Comunicação, Informática e Eletrônicos vem em segundo lugar, com 87 redes. Serviços Educacionais vêm logo em seguida, com 83 redes que se dedicam ao formato de microfranquias.

Entre os anos de 2017 e 2018, o faturamento das microfranquias brasileiras registrou aumento de 7,1%. Em 2017, o total registrado foi de R$ 163,3 bilhões, enquanto no ano seguinte, o faturamento foi de R$ 174,8 bilhões.

A Associação acredita que os fatores que contribuem para o desempenho positivo das microfranquias são a retomada da expansão do franchising, junto do constante investimento em inovação por parte das marcas brasileiras.

Como saber qual dos modelos de microfranquias on-line é o ideal?

Assim como nos processos de escolha por uma franquia tradicional, para escolher entre um dos modelos de franquias on-line é preciso pesquisar. Busque pelas marcas disponíveis no mercado e conheça quais são os produtos e/ou serviços oferecidos pelas redes.

Assim, é possível ter uma visão mais específica sobre as formas em que a rede se posiciona no mercado. A pesquisa também é importante para identificar se o seu perfil pessoal e profissional são compatíveis com a proposta da franquia.

Todo franqueado precisa se identificar com o que será vendido por ele. A falta de identificação e, principalmente, a falta de crença no que é vendido pela marca pode dificultar (e muito) o sucesso da franquia.

Por isso, primeiro, faça uma lista das possíveis marcas em que há uma maior identificação. Depois, entre em contato com franqueados para saber mais sobre a rotina do negócio.

Um terceiro passo é participar de eventos e feiras voltados para o franchising. Nestes momentos, é possível ter maior contato com as redes e tirar dúvidas com os próprios representantes das marcas.

Por fim, entrar em contato com a rede, demonstrando interesse em investimento, também é um passo bastante assertivo. A maioria das redes envia ao candidato a franqueado alguns documentos que devem ser preenchidos pelo futuro empreendedor.

Este passo é essencial para a rede conhecer o seu perfil e saber se você é ideal para estar à frente de uma das unidades da marca.

Mesmo com tantas informações sobre as microfranquias on-line, você ainda tem dúvidas de que elas podem ser uma boa escolha para investir?

A seguir, selecionamos algumas das microfranquias mais buscadas para investimento pelos brasileiros. Acompanhe!

1. Encontre Sua Viagem

A Encontre Sua Viagem é uma das marcas referência quando o assunto é agência de viagens. As unidades da rede são destaque na venda de passagens aéreas, hotelaria, passeios, seguros viagem e outros serviços voltados para viagens e turismo.

Atualmente, são 500 parceiros que atuam junto à rede, que diariamente trabalham com o objetivo de buscar ofertas e oportunidades de compra para os clientes da marca. A empresa permite que o franqueado atue no modelo de microfranquia home office ou loja física.

  • Investimento inicial: R$ 11,9 mil a R$ 45,6 mil
  • Faturamento médio: R$ 30 mil a R$ 200 mil
  • Prazo de retorno: 3 a 24 meses

2. Acquazero

Advertisement

O carro-chefe da Acquazero é a limpeza ecológica. Para isso, o marca revoluciona o segmento de serviços automotivos ao utilizar apenas 300 ml de água para limpar um carro. O serviço alia praticidade ao aspecto sustentável da franquia.

A rede também oferece atendimentos completos a veículos, como o polimento, higienização de ar-condicionado, enceramento, entre outros serviços.

Na opção de franquia home based, os empreendedores oferecem a facilidade de realizar os atendimentos na casa do cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 22.820 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 18 meses

3. Brasil Nutri Shop

Investindo em um modelo de franquia da Brasil Nutri Shop, o franqueado encontra a possibilidade de empreender sem sair de casa.

As franquias ofertam produtos e alimentos naturais por meio de uma loja on-line, o que também impulsiona o empreendedor a trabalhar na internet.

No mix de produtos da Brasil Nutri Shop, estão opções completas de vitaminas, suplementos alimentares, alimentos fitness e outros produtos.

O franqueado fica responsável pela divulgação do site e a promoção das vendas. Todos o processo de logística de entrega dos produtos ficam a cargo da própria Brasil Nutri Shop.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10.900,00
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses

4. Zupy

smartphone aplicativos microfranquias on-line
O nicho de aplicativos pode ser uma oportunidade bastante lucrativa.

A Zupy é considerada a primeira rede de franquias de aplicativos do país. Com modelo de microfranquia on-line, os empreendedores que investem encontram a oportunidade de trabalhar de casa.

Todo o gerenciamento e operação da unidade é feito via plataforma on-line, com suporte completo da rede.

Os principais produtos oferecidos aos clientes são os serviços de mobile marketing, marketing de proximidade e serviços on-line para fidelização de clientes. Como foco no mercado, estão as micro e pequenas empresas que precisam de um “empurrãozinho” para deslanchar no universo on-line.

  • Investimento inicial: R$ 2,9 mil
  • Faturamento: R$ 5 mil a R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: 3 meses

5. Aqio

A Aqio é uma rede de franquias inserida no segmento de negócios, que tem como carro chefe a maquininha de cartão da própria marca. A partir do produto, a rede pretende ser referência em facilitar pagamentos com cartões de crédito e débito.

A proposta da Aqio é atender, principalmente, pequenas e médias empresas. Os franqueados investem em uma microfranquia com operação home based.

  • Investimento inicial: R$ 7,9 mil
  • Faturamento médio: R$ 4,5 mil
  • Prazo de retorno: 4 a 12 meses

6. Paper Pão

A Paper Pão trabalha com um produto que, diariamente, está presente nas casas brasileiras: os sacos de pão. Nas embalagens de papel de pão e outros sacos ecológicos, a Paper Pão veicula publicidades de comércios e empreendimentos locais, com foco em comunicação estratégica.

Os franqueados trabalham de casa, em formato home based. Os empreendedores são responsáveis pela prospecão de novos empreendimentos, que terão suas publicidades veiculadas nos sacos de pão e outras embalagens de papel da marca.

  • Investimento inicial: R$ 5,2 mil
  • Faturamento médio: R$ 8 mil a R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: 4 a 6 meses

7. Valor Web

No mercado de marketing digital, a Valor Web oferece assessoria para redes sociais, publicidade, aplicativos e sites. Assim, é possível trabalhar na internet e, ao mesmo tempo, gerenciar uma unidade da rede.

notebook serviços online microfranquias on-line
A operação de microfranquias on-line é facilitada por plataformas de gerenciamento.

Os franqueados realizam o trabalho em casa, ficando responsável pelo apoio aos clientes no desenvolvimento dos produtos solicitados em cada demanda.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: 12 meses

8. Hub In Touch

Por meio da Hub In Touch, o franqueado trabalha com os dois principais produtos da rede: os serviços de Wi-Fi Hotspot e TV Corporativa. A operação da franquia é por meio de modelo de franquia home based.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 14,8 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses

9. Premia Pão

A Premião Pão se destaca no mercado por trabalhar com modalidades de microfranquia para investimento.

Os franqueados encontram a facilidade de atuar junto a rede em formato home based, sendo responsáveis por prospectar novos clientes para a marca. O produto? Anúncios em sacos de pão.

A rede tem a proposta de auxiliar pequenas e médias empresas a anunciarem seus negócios, a partir da venda de espaços nos sacos de pão e outras embalagens ecológicas comercializadas pela rede.

As padarias recebem de graça os sacos de pão, que são distribuídos na localidade em que as microfranquias estão instaladas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 14 mil 
  • Prazo de retorno: de 1 a 6 meses

Quer conhecer outras opções de franquia on-line baratas? Confira o vídeo abaixo!

Ainda tem dúvidas em qual modelo de franquia investir? Não sabe se o formato de microfranquias on-line é, realmente, o ideal para você? Estruturamos um conteúdo especial que vai auxiliar na sua tomada de decisão! Clique no banner e confira.

ebook em qual franquia investir

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Advertisement
Advertisement