Mini Franquias: negócios baratos e simples de trabalhar para lucrar

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Imagem de duas mãos sobre a mesa perto de um computador. Imagem ilustrativa texto mini franquias.
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É possível investir em um novo negócio mesmo sem muito dinheiro. As mini franquias têm uma estrutura enxuta e podem ser uma ótima opção para empreender.

As mini franquias, também conhecidas como microfranquias, são negócio com investimento inicial de até R$ 105 mil. Este valor equivale a três vezes o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que no Brasil foi de R$ 35,1 mil em 2020, de acordo com o IBGE.

Assim, trazemos neste conteúdo algumas opções de microfranquias em variados nichos de atuação para você conhecer um pouco mais.

Vale a pena abrir uma mini franquia?

Não caia na tentação de pensar que uma mini franquia é um negócio pequeno, com baixo faturamento e ganhos modestos. Muito pelo contrário: é possível ganhar bastante dinheiro com as mini franquias!

Seu investimento inicial pode até ser mais modesto, mas isso só traz vantagens. Pois, apesar do investimento menor, os benefícios em relação aos modelos mais convencionais são os mesmos.

Da mesma forma, é possível encontrar no mercado mini franquias com modelo sem loja física, o que possibilita uma rentabilidade atrativa devido aos custos de manutenção, que são bem menores.

Todavia, existem opções com ponto físico mais simples, mas que geram alguns gastos mensais. Estes gastos são compensados pelo aumento das vendas que um estabelecimento pode gerar.

O mercado de franchising é atrativo por movimentar grandes quantias. Para se ter uma ideia, o segmento de franchising faturou mais de R$ 167 bilhões em 2020, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Além disso, o formato de franquia é vantajoso, pois o empreendedor investe em um negócio pronto, preestabelecido, com uma marca reconhecida e uma operação estruturada.

Da mesma forma, os produtos e serviços da marca foram testados e aprovados pelo público consumidor – e isso facilita os primeiros passos do seu negócio próprio.

Ademais, as unidades de uma rede de franquias contam com suportes variados, como auxilio para o marketing e gestão. Sem contar os treinamentos para conhecer a operação da empresa e o seu mercado.

Enfim, são muitas as vantagens deste modelo de negócio. A seguir, trazemos um ebook para você conhecer um pouco mais sobre os pontos positivos de abrir uma franquia.

E-book "As vantagens de abrir uma franquia: o guia definitivo".

11 melhores mini franquias para você abrir

O mercado de franchising conta com diversas opções de franquias e de mini franquias com valores de investimento mais em conta.

Separamos algumas delas logo abaixo. Essa pode ser a sua chance de ter um negócio próprio sem precisar investir muito. Confira!

1. Encontre Sua Viagem

A Encontre Sua Viagem é uma rede de agências de turismo que atua no mercado de franquias desde 2011. Fundada em Belo Horizonte, a marca possui mais de 500 unidades em operação.

Com unidades espalhadas pelo Brasil e até no exterior, a Encontre Sua Viagem apresenta um amplo catálogo de produtos e serviços de turismo.

Por exemplo, pacotes turísticos, passagens, hospedagens, aluguel de carro, entre outros. São diversas opções oferecidas para os clientes em um modelo de negócio enxuto e atrativo.

A Encontre Sua Viagem foi destaque na revista eletrônica SEGS como uma das maiores redes de agências de turismo do Brasil.

A rede é uma das mini franquias nas quais o empreendedor pode optar por um modelo de negócio em home office ou em loja física.

Além disso, o franqueado da marca conta com uma ampla estrutura de suporte, por exemplo, treinamentos para conhecer a operação da unidade e o mercado de turismo.

Do mesmo modo, a franqueadora orienta nas ações de marketing e com a gestão do negócio. São suportes importantes, principalmente para quem não tem muita (ou nenhuma) experiência.

Com toda essa estrutura, o empreendedor pode investir sem medo, caso tenha o desejo de iniciar uma empresa no mercado de turismo.

No modelo home office, basta um computador ligado à internet e um telefone para trabalhar no dia a dia. E ainda, este formato permite uma flexibilidade de horário que pode ser interessante.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12 mil
  • Faturamento médio mensal:  R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses
Vemos um corredor de um aeroporto com aviões ao fundo, através das aberturas em vidro (imagem ilustrativa). Texto: mini franquias.
É possível ter uma agência de turismo dentro de casa investindo em franquias.

2. Acquazero

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A Acquazero é a maior rede de estética automotiva do mundo, contando atualmente com quase 500 unidades franqueadas pelo Brasil, nos Estados Unidos e República Dominicana.

A rede trabalha com diversos serviços de limpeza e outros cuidados para o carro, como enceramento, polimento etc.

Entre 2019 e 2020, a franquia cresceu em 152% o seu número de unidades, mostrando a força da marca no mercado e junto aos empreendedores.

Segundo o diretor da Acquazero, Henrique Mol, este crescimento se deve ao fato de a franquia contar com um modelo de baixo custo e alta rentabilidade para os empreendedores.

Assim, ela possui uma estrutura enxuta, característica das mini franquias. Dos seus seis modelos de negócio, três são em home office.

Dessa forma, o franqueado leva até a casa ou trabalho do cliente os serviços de limpeza e cuidados automotivos dos mais variados.

Com isso, os custos com a manutenção da franquia se tornam menores, o fraqueado aproveita a flexibilidade de horário que o modelo oferece, bem como as diversas maneiras de atuar.

Além disso, vários treinamentos para aprender a realizar os serviços da Acquazero são oferecidos para os franqueados da marca.

Um ponto importante é que estes treinamentos (bem como os manuais) ficam disponíveis em uma plataforma. Assim, eles podem ser consultados a qualquer momento e de qualquer lugar.

Por fim, outro destaque da Acquazero é o seu aplicativo próprio, que traz comodidade aos clientes. Pelo celular, eles podem agendar um atendimento com a unidade da franquia mais próxima.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 23 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses

Veja um pouco mais sobre a Acquazero no vídeo que separamos para você!

3. GoNext Franquia

A GoNext Franquia é uma empresa que oferece consultorias sobre governança e outros suportes para os empresários.

São serviços que orientam com as melhores práticas a fim de alavancar um negócio, bem como para se diferenciar no mercado.

O franqueado trabalha em home office, fazendo a captação de clientes e dando a eles os suportes necessários. Os projetos de consultoria em si são desenvolvidos pela franqueadora de forma centralizada.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 13,5 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

4. Grupo Vigivel

Especializada em serviços de segurança e vigilância, uma das mini franquias no mercado é o Grupo Vigivel.

A rede atua no ramo de serviços de vigilância fazendo a instalação de câmeras, alarmes, cercas elétricas, interfones, entre outros sistemas.

Por fim, o franqueado, em home office, trabalha com a parte comercial da unidade, fazendo as vendas e dando suporte aos clientes. Os serviços técnicos são feitos pela franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil
  • Faturamento médio mensal:  de R$ 10 mil a R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

5. L’essense

No mercado de cosméticos existem muitas opções de mini franquias, como a L’essense, especializada em fragrâncias e acessórios.

A franquia conta com um amplo catálogo de produtos que são comercializados por meio do seu site e também por representantes e distribuidores.

Além disso, o franqueado fica responsável pelo suporte aos representes da sua região, e ainda, realiza vendas pelo site da franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: não informado
Vemos uma pessoa segurando um pincel de maquiagem (imagem ilustrativa).
A L’essense trabalha com a venda de maquiagem e outros cosméticos.

6. Estar Bem Cuidadoria Franchising

O número de brasileiros idosos com 60 anos ou mais era de 2,6 milhões em 1950; passou para 29,9 milhões em 2020 e deve alcançar a marca dos 72,4 milhões em 2100.

Por isso, investir em mini franquias voltadas para este mercado é uma boa opção, como a Estar Bem Cuidadoria Franchising.

A franquia oferece, por exemplo, serviços de cuidadores de idosos, para pessoas acamadas ou com necessidades especiais.

Dessa forma, cabe ao franqueado a organização administrativa da unidade, seleção de colaboradores e a captação de clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 42,5 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 55 mil até R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

7. QCarreira

A franquia QCarreira oferece serviços de orientação profissional para estudantes ou graduados para ajudá-los no processo de colocação no mercado.

Esse é um tipo de serviço cada vez mais comum, procurado por jovens e pessoas mais velhas, principalmente em épocas de alta no desemprego.

Do mesmo modo, para o franqueado, é um modelo de negócio enxuto, em home office, em que ele é o responsável pela captação de clientes e por dar suporte a eles.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 19,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 4 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 20 meses

8. Guia-se

A franquia Guia-se atua há anos no mercado e oferece serviços de consultoria em marketing digital e criação de sites.

Seu modelo de negócio não exige experiência prévia, mas mesmo assim, o empreendedor poderá oferecer uma série de soluções em marketing para empresas. Ainda, a marca conta com um modelo home office de trabalho.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30,9 mil
  • Faturamento médio mensal: entre R$ 10 mil e R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 18 meses
Vemos uma pessoa trabalhando em seu notebook (imagem ilustrativa). Texto: mini franquias.
O marketing é um tipo de serviços cada vez mais procurado por pequenas empresas.

9. Só Multas

A Só Multas é uma franquia em home office que trabalha com serviços jurídicos voltados para multas de trânsito, recursos administrativos, entre outros.

O franqueado faz a divulgação da marca enquanto uma central realiza o trabalho de análise dos processos repassados.

Em outras palavras, essa é uma das mini franquias em que o franqueado consegue flexibilidade de horário de trabalho e baixo custo de manutenção.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 19.990
  • Faturamento médio mensal: R$ 24 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

10. Tutores

Uma das mini franquias no mercado de Educação é a Tutores. A rede oferece aulas particulares, apoio na preparação para o ENEM, vestibulares e concursos etc.

Além disso, a franquia oferece um modelo home based de trabalho, com o franqueado administrando os atendimentos de forma on-line.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

11. Hostnet

Por fim, a franquia Hostnet é uma das marcas que atuam no setor de Comunicação oferecendo serviços como criação de sites e conteúdos voltados para o marketing digital.

A Hostnet conta com uma estrutura que permite ao franqueado atuar de casa, depois de receber os treinamentos. Por meio de uma plataforma da franqueadora, ele pode oferecer os serviços.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 3,5 mil
  • Prazo de retorno: não informado

Cuidados para investir em uma mini franquia

O empreendedor deve ter cuidado na hora de investir. Isso porque, é necessário analisar qual franquia se encaixa melhor ao seu perfil.

Da mesma forma, é importante avaliar o mercado local, visualizar as lacunas e, com isso, investir na opção que poderá ter mais sucesso.

Nesse sentido, estudar bem a Circular de Oferta de Franquia (COF) da marca, saber sobre o histórico da franqueadora e de seus produtos e/ou serviços, são alguns passos essenciais.

Além disso, converse com franqueados e ex-franqueados da marca para conhecer mais a fundo o negócio, o seu dia a dia e a receptividade dos consumidores.

Veja com estes parceiros se a franqueadora, de fato, oferece os suportes que promete, se eles são eficientes e de qualidade.

Ainda, fique atento às questões técnicas, como plataformas, logística de insumos e à lista de fornecedores. Essas são informações que muitas vezes passam despercebidas – e elas são fundamentais para o negócio.

Por fim, o universo de mini franquias é bem amplo, e para lhe ajudar nesta escolha, separamos um conteúdo com dicas para investir na franquia mais adequada para você. É só clicar no link!

Caso opte por uma marca, entre em contato com a franqueadora. Se ainda não se decidiu, receba uma consultoria gratuita com especialistas que vão lhe ajudar na escolha da melhor franquia para você. Acesse: henriquemol.com.br.

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