O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Destaques ★ » 13 mitos e verdades sobre franquia para saber antes de abrir a sua

13 mitos e verdades sobre franquia para saber antes de abrir a sua

Sumário

Você conhece alguns mitos e verdades sobre franquia? Está preparado para montar a sua unidade e ter sucesso? Aqui, separamos esse conteúdo para esclarecer 13 pontos mais importantes sobre o assunto.

Mas antes de mais nada, você que quer investir em uma franquia, deve saber que o setor está em crescimento. Em 2023, a Associação Brasileira de Franchising (ABF), confirmou que o segmento do Franchising faturou R$ 240,6 bilhões. Logo, cresceu 13,8% em relação ao ano anterior. Desse modo, prova que investir em um negócio pode ser interessante para quem quer ganhar dinheiro.

Parte de sucesso do mercado de franquias é explicado, pois quando uma empresa busca expandir suas operações por uma determinada região, uma das estratégias mais bem-sucedidas é o franchising.

Graças a esse modelo de negócio, ela consegue gastar pouco e atuar em diversos locais sem problemas. Porém, devido aos padrões e regras que devem ser seguidos pelos franqueados, ou seja, pessoas que adiquirem uma unidade de uma rede de franquias, muitas dúvidas podem aparecer e com isso gerar muitos mitos. Continue a leitura!

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

Veja os principais mitos e verdades sobre franquia

Saber os mitos e verdades sobre franquia é algo que chama a atenção de todo empreendedor que considera a chance de investir nesse negócio.

Então, por mais que estejamos falando de um modelo tradicional, ainda existem muitas dúvidas. Sendo assim, iremos responder algumas delas, bem como ressaltar as verdades. Acompanhe!

1. Franqueados trabalham pouco

Primeiro mito. O modelo de franquias até pode causar essa impressão, afinal você seguirá algumas normas da marca. Ou seja, não precisará se preocupar com o desenvolvimento do plano de negócio, criação das campanhas de marketing etc.

Porém, mesmo com todas essas questões que facilitam o seu desempenho, isso não quer dizer que você vai trabalhar menos pouco. Afinal, toda a parte administrativa será de sua responsabilidade.

A franqueadora oferece apenas um suporte para auxiliar em algum aspecto. Portanto, se você está pensando em investir em franquias por achar que sua rotina será mais fácil, comece a repensar.

O modelo de franquias permite que você foque suas energias para a gestão da unidade. Em outras palavras, isso quer dizer trabalhar muito para o bom funcionamento do negócio.

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

2. Franqueadora controla tudo

Mais um mito, esse muito comum por sinal. Todo franqueado lida com padrões e normas que devem ser seguidas, pois foram estabelecidos pela franqueadora.

Porém, essa é a forma que ela tem de manter toda a sua rede dentro dos limites que a tornou uma referência no seu mercado. Imagine que você é dono de uma empresa que se tornou conhecida pelo atendimento de qualidade e um produto de primeira linha.

Agora, ao pensar na estratégia de expansão, e ao optar pelas franquias, o que você acha que pode acontecer se cada unidade adotar uma maneira diferente para lidar com os clientes? Ou de oferecer um produto?

Um jeito legal de entender na prática como esses processos são importantes para a marca e para você está no filme “Fome de Poder”, onde a história sobre o surgimento do McDonald’s é apresentada.

3. Franquia tem mais chance de sucesso

Estamos diante da nossa primeira verdade. Isso porque, graças a toda essa estrutura pensada e preparada para que você possa investir, as franquias são empreendimentos mais seguros que um negócio aberto do zero.

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!

Afinal, você já assume uma unidade sem precisar pensar em diferentes questões que são fundamentais para a montagem de uma empresa.

Tudo que você precisa está à sua disposição e é passado por meio dos treinamentos e suportes da franqueadora. Em outras palavras, você deve apenas “seguir a receita”.

Para se ter uma ideia, de acordo com o Sebrae, apenas 15% das franquias fecham as portas antes de completar dez anos. Ou seja, é um número quase cinco vezes menor do os negócios abertos do zero, considerando o mesmo período.

4. Franquia é um negócio anti-falhas

Não é verdade, pois assim como todos os investimentos, as franquias também oferecem riscos. Porém, é importante reforçar que eles são menores.

Mas isso só é possível graças à estrutura que o negócio oferece, suas diretrizes, treinamentos, suportes, auxílios, padrões etc. Sem contar a possibilidade de assumir uma marca reconhecida no mercado.

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

Dentre dos mitos e verdades sobre franquia, precisamos destacar que a única chance das falhas serem minimizadas é se dedicando intensamente ao seu negócio. Não existe outro caminho: a única maneira de não correr riscos desnecessários é sendo fiel às orientações da franqueadora.

Como você terá liberdade na gestão da unidade, onde tomará as rédeas do negócio e precisará tomar decisões, não deixe de estudar sobre ou acha que está tudo sob controle. Todo empreendedor deve estar atento 100% do seu tempo, em cada detalhe, número, resultado etc.

5. Posso investir em qualquer franquia

Na teoria você pode investir na franquia que quiser, mas as coisas não são bem assim. É necessário fazer algumas considerações antes. Existem dois fatores que acabam limitando o seu investimento. Entenda que sem eles, você pode elevar os riscos de falência. Ou seja, perder dinheiro.

Primeiro, você deve escolher um segmento que realmente gosta. Lembre-se que investir é a chance de trabalhar com o que realmente lhe dá prazer.

Em seguida, você deve pensar também no seu perfil de empreendedor. Existem perfis de empresário que lidam melhor com pessoas e outros que preferem as questões burocráticas de um negócio.

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!

Tendo em mente o seu desejo de atuação e suas características, você estará pronto para escolher a melhor franqueadora para investir.

6. Pré-requisito para candidato a franqueado

Verdade! Geralmente, as franqueadoras solicitam alguns pré-requisitos aos candidatos a franqueados. O perfil do franqueado é um aspecto importante considerado durante o processo de seleção.

Entre os pré-requisitos comuns estão habilidades administrativas e gerenciais, experiência anterior no setor, além de comprometimento com a marca e seus produtos.

Também é valorizada a capacidade de liderança, boa comunicação e visão empreendedora. A franqueadora busca indivíduos que se identifiquem com a marca e o setor de franquias.

Isso, além de terem disponibilidade para dedicar-se integralmente ao negócio. Por último, ter o capital necessário para o investimento inicial também é um requisito importante para ser considerado como candidato a franqueado.

FOCO MARKETING. Clique e acesse para saber como faturar com o seu negócio fazendo ações de marketing!

7. Marcas pequenas são franquias ruins

É muito comum, entre os mitos e verdades sobre franquia, pensarem que somente as grandes marcas valem a pena. Porém, as coisas não são bem assim.

As empresas pequenas, ou que estão começando agora no setor de franchising, também têm grande potencial. Inclusive, elas podem entregar resultados futuros bastante interessantes.

Mas para que você consiga encontrar as melhores marcas, é fundamental fazer uma análise detalhada das opções do mercado, independentemente se é uma empresa grande ou pequena.

Vá até as redes sociais da marca, veja o que o público tem falado, faça pesquisas sobre a reputação da franqueadora, converse com outros franqueados, consuma seus produtos ou serviços etc.

8. Não é necessário ter um sócio

Entre as verdades de franquias está o fato das franqueadoras permitirem que você invista sozinho. Tudo depende apenas dos seus objetivos e capacidade financeira.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA DOTS HUNTERS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Mas isso não quer dizer que você não possa ter um sócio. Muito pelo contrário. O franchising também permite isso. Afinal, às vezes uma ajuda no investimento faz bem para o desenvolvimento de um negócio. O único cuidado que deve ter é com relação a escolha de quem irá lhe acompanhar nessa jornada.

Assim, analise bem as pessoas. Evite chamar familiares e tenha certeza de que o escolhido também deseja crescer. Nesse sentido, é importante destacar que existem dois tipos de sócios.

Há aquele que apenas investe o dinheiro e acaba se tornando responsável por uma porcentagem do lucro. Ou o sócio que, além de entrar com o dinheiro, também tem uma função dentro do negócio.

9. É preciso se planejar para abrir franquia

Sim, bem como em qualquer outro investimento. Você precisa fazer um bom planejamento com a finalidade de que nada saia do eixo. Inicialmente, você deve conhecer bem a sua capacidade financeira para não fazer uma escolha que possa acarretar em problemas no futuro.

Podemos dizer que esse é o primeiro passo. Na sequência, após analisar o segmento, seu perfil e definir se terá um sócio ou não, é preciso estudar a Circular de Oferta de Franquia (COF).

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA SULTS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Esse documento é responsável por apresentar diversas informações e dados importantes sobre a franqueadora. Portanto, analise tudo detalhadamente. Veja o que pode ser feito, descubra se a marca realmente tem pontos que irão lhe beneficiar.

10. Empreendedores iniciantes têm maior sucesso com franquias

Sim, entre os mitos e verdades sobre franquia, podemos dizer que essa é a resposta mais positiva que o modelo de negócio nos oferece. Afinal, você investe em algo que já existe, com estrutura, conhece os caminhos do mercado, tem um produto ou serviço consolidado etc.

Nesse sentido, mesmo que você nunca tenha tido experiência como empreendedor, como dito, as franqueadoras ainda oferecem o suporte para gestão do seu negócio.

Lembre-se que o sucesso da franqueadora depende do sucesso da sua unidade. Logo, elas não vão poupar esforços para auxiliar você a chegar nos resultados esperados.

Esse assunto é abordado no curso “Guia Para Iniciantes”, onde as aulas estão acessíveis online. Para aprender em detalhes sobre como investir em uma franquia, clique aqui e assista.

11. Faturamento garantido

Mito, pois mesmo em uma franquia, o dono é fundamental para o sucesso do negócio. Ou seja, você não precisa estar sempre presente, mas deve acompanhar de perto o gerenciamento da unidade.

Isso pode ser feito por meio de um gerente de confiança ou sócio minoritário. O importante é que o dono mantenha o controle e esteja ciente dos processos da franquia para que os resultados desse esforço reflitam em um faturamento positivo.

Mas entenda que, delegar tarefas não significa abandonar a responsabilidade. Por outro lado, é preciso encontrar alguém comprometido para liderar a equipe.

12. Retorno rápido do investimento

Empreendedorismo tem mitos e verdades, mas essa parte é bem relativa. Isso porque, a franqueadora fornece ao franqueado um plano de negócios completo. Nele, contém todas as informações essenciais para gerenciar o empreendimento.

Embora o plano tenha sido testado e validado por outros franqueados, não significa que seja autoexecutável. Portanto, é um equívoco pensar que o retorno do investimento será rápido e fácil em todos os casos.

Desse modo, esse retorno varia conforme o segmento de atuação e o desempenho da unidade, mas geralmente ocorre em um prazo médio de 20 a 30 meses.

13. É caro abrir franquia

Vamos encerrar com esse grande mito. Claro, que existem marcas cujo investimento inicial é bem alto. Porém, isso não é uma regra e muito menos um padrão no franchising.

Na verdade, podemos dizer que há um equilíbrio entre essas empresas e as que têm um valor baixo. No entanto, o que vai determinar a quantia necessária para se tornar um franqueado é o modelo de negócio escolhido pela franqueadora.

Existem aqueles que você precisa apenas de um computador e acesso a internet para trabalhar. É o caso das franquias com modelos Home Office.

Além disso, há modelos com estruturas físicas bem em conta, como modelos de negócio Containers ou Quiosques. O investimento é variado e você deve analisar com cuidado essas possibilidades.

Então, para você se tornar um franqueado de sucesso, o segredo está nos estudos e análises que fizer. São diversos pontos para você considerar com cuidado para que tudo não se torne um pesadelo. Como falamos anteriormente, por mais seguro que seja abrir uma franquia, há riscos que podem ser minimizados por você.

Ou seja, escolher um segmento que lhe ofereça prazer, conhecer o seu limite financeiro, perfil empreendedor e estudar sobre as marcas que mais chamaram a sua atenção.

Neste conteúdo, você aprendeu sobre mitos verdades franquia. Agora que está por dentro do assunto, invista no seu próprio negócio de sucesso e lucre.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje