Modelos de franquias disponíveis no mercado têm várias vantagens; confira!

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placa de aberto na vitrine de uma loja imagem ilustrativa modelos de franquias mercado
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As pessoas que possuem espírito empreendedor podem buscar diversas formas para atuar e iniciar seu sonho/projeto. Assim, enquanto algumas tendem a criar um negócio próprio, outras buscam modelos de franquias do mercado que possam atender às expectativas pessoais e profissionais.

Para as pessoas que possuem talento para os negócios, as empresas que oferecem a oportunidade de investir em uma franquia tendem a traçar um caminho promissor e mais simples. Isso graças aos diversos suportes durante o trajeto.

Em outros tempos, o formato para a venda de produtos e serviços era restrito a empreendimentos comerciais como lojas, padarias e supermercados. 

No entanto, o conceito de franquia evoluiu e marcas de sucesso passaram a conceder a diferentes empreendedores a oportunidade de expandir os negócios, sendo benéfico para ambos. 

Essa é uma parceria que permite a você abrir uma unidade de uma marca que já está consolidada no mercado consumidor. 

Assim, enquanto o franqueado pode se desenvolver no mercado, a empresa pode alcançar novas regiões e públicos.

A abrangência dos modelos de franquias no mercado empresarial

Marcas conhecidas do grande público estão espalhadas pelos mais diversos cantos do país. Seja em centros comerciais como os shoppings centers, seja no formato de rede de hotéis e pousadas, ou até mesmo em lavanderias e pet shops. 

A franquia nada mais é que um negócio que permite a empreendedores investir de um jeito mais simples. O franqueado conta com:

  • Conceito próprio e abrangência da franquia;
  • Infraestrutura pronta;
  • Know-how e conhecimento do setor;
  • Patente consolidada.

Sendo assim, quem investe em uma franquia está se utilizando de uma empresa que oferece uma padronização dentro dos processos de trabalho. Assim como os produtos e serviços disponibilizados para o mercado consumidor.

A empresa proprietária da marca concede aos franqueados a permissão para reproduzir, seguindo regras básicas e formatos estruturais de um empreendimento comercial.

Por isso, uma empresa que trabalha com produtos industriais como elevador de carga industrial com bom preço, por exemplo, fornece toda a expertise para seus franqueados. A ideia principal é a expansão da marca e atendimento a mais e mais clientes. 

Os empreendedores passam por uma série de cursos e treinamentos, e assim conseguem replicar de forma contundente a visão e os valores da franquia. Ou seja, é preciso estar seguro sobre a área de atuação.

Esse processo pode incluir aulas financeiras, de marketing, para o manuseio de máquinas como uma enfardadeira vertical, e mais. Tudo dependerá do seu tipo de franquia. 

Escolha por franquia está relacionada a vantagens

Existem várias vantagens de transformar uma marca em uma franquia. Uma empresa de automação pneumática industrial, por exemplo, pode buscar dessa forma a expansão por todo o território nacional.

Mas os franqueados também contam com vários benefícios de investir nesse tipo de negócio. Veja alguns deles abaixo.

Reconhecimento da marca 

As empresas responsáveis por uma franquia oferecem aos franqueados a possibilidade de uso de uma marca reconhecida no mercado. 

Isso vai além quando colocam à disposição setores próprios para divulgação de peças publicitárias e campanhas de marketing a nível nacional.

Tudo isso dentro de um planejamento próprio de negócio, em que é possível estabelecer custos de publicidade com mais segurança e direcionados para mídias apropriadas. 

Curso de gestão para acompanhar a missão

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Todo empreendedor que se preze compreende a importância de acompanhar a missão que uma franquia estabelece como objetivo. 

Por isso, muitos investidores fazem um curso de gestão para administrar a unidade em que são responsáveis, seguindo os preceitos e, assim, mantendo o controle sobre o próprio negócio.

Outra vantagem é que esse é um suporte que deve estar sempre está à disposição do franqueado, dado pela franqueadora. É de interesse da franquia manter a marca nos mais diversos locais e funcionando adequadamente, representando a marca por meio de um atendimento amplo e de qualidade. 

Padronização de métodos e bens de consumo

A oferta de uma franquia ocorre pois a metodologia aplicada ao mercado, em relação aos produtos e serviços oferecidos ao público-consumidor, já foram testadas e aprovadas.

Essa padronização ajuda muito o franqueado. Assim, alinha-se o sucesso dos dois lados, por meio de uma rede que tem alto potencial para crescimento.

Contato com fornecedores previamente aprovados

Uma franquia de artigos para obras, por exemplo, precisa disponibilizar o contato de fornecedores mais em conta para comprar revestimento 3D. Uma franquia tem essa vantagem porque a quantidade de matéria-prima comprada por toda a rede ajuda a conseguir preços melhores.

Essa é uma vantagem muito bem-vinda pelos empreendedores que investem em uma franquia. Afinal, assim fica mais fácil comprar produtos de qualidade, com fornecedores específicos e que atendam às necessidades de atendimento ao consumidor final.

Formatos garantem diversidade de atendimento 

Todos os setores produtivos podem contar com um modelo de franquia. São segmentos que estão relacionados aos produtos e serviços disponibilizados para os consumidores. 

Entre as franquias mais conhecidas, estão aquelas nas áreas de:

  • Alimentação;
  • Beleza, saúde e bem-estar;
  • Casa e construção;
  • Entretenimento e lazer;
  • Hotelaria e turismo;
  • Moda; e
  • Segurança patrimonial e limpeza.

Além disso, os modelos de franquias no mercado podem atuar com outros negócios, para terem um faturamento mais interessante.

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As revendedoras de automóveis que trabalham com franquias, por exemplo, podem trabalhar/ter parcerias com despachantes responsáveis por fazer documento de moto zero e carros. Assim, vão garantir um serviço de qualidade e eficiência para os consumidores finais.

Os estabelecimentos comerciais também podem se apresentar em diferentes formatos, como lojas, quiosques, escritórios, lanchonetes, bares, restaurantes, food-trucks, entre outros projetos imobiliários. 

O mais importante é que a marca da franquia esteja visível em diferentes pontos. Por isso a comunicação visual é um ponto importante quando se trata desse modelo de negócio. 

Legislação protege empreendedores e empresas

Vale ressaltar que, em todo o território nacional, as franquias seguem a Lei 13.966/2019. É uma norma que regulamenta toda a atuação do setor. 

A legislação prevê que os requisitos de funcionamento de um estabelecimento em formato de franquia sigam especificações jurídicas que protegem todos os envolvidos. 

Isso significa que um escritório despachante em Londrina tem os mesmos direitos e deveres de qualquer outro representante comercial em forma de franquia, onde quer que esteja estabelecido geograficamente. 

Para ficar mais claro, a legislação estabelece regras sobre situações específicas, como:

  • Obrigações trabalhistas;
  • Ponto comercial;
  • Regras de expansão;
  • Uso da marca.

Além da legislação vigente, o franqueado precisa garantir toda a documentação de funcionamento, inclusive a COF (Circular de Oferta de Franquia). No documento, estão disponibilizadas todas as informações sobre direitos e deveres como parte de uma franquia. 

Custos com franquia valem investimento

A valorização de uma marca no mercado consumidor pode levar anos a fio. Mas, a partir do momento que um empreendedor ou investidor escolhe a franquia, grande parte do processo de sucesso passa por um atalho.

Se uma empresa quer expandir os negócios como loja desentupidora na Lapa, por exemplo, vai ter o reconhecimento da marca.

Então, mesmo com a necessidade de pagamento de royalties e taxa de propaganda, é um tipo de negócio que vale a pena.

Dicas para quem pensa em se associar à franquia

Para os empreendedores que buscam uma franquia para começar um negócio, como uma loja de empresas de cabeamento em SP, é válido destacar ao menos quatro dicas essenciais. Continue lendo!

1. Procure por modelos de franquias consolidados no mercado

Existem franquias com marcas reconhecidas mundialmente. Desde que se tenha uma pesquisa de mercado, é fácil investir nesse tipo de empreendimento. 

O que muda é o valor da franquia, que pode estar muito além dos limites orçamentários disponíveis. Ainda assim, há marcas nacionais que competem de igual para igual e atraem públicos distintos.

2. Esteja aberto a novas experiências

Um empreendedor não precisa ser chapeiro para ter uma franquia de lanchonete. Mas precisa passar pelo treinamento para saber o funcionamento adequado.

Ou seja, todas as pessoas que querem se aventurar com os modelos de franquias no mercado devem estar abertas a novas experiências.

3. Se lembre do suporte empresarial formalizado

As matrizes das franquias oferecem suporte empresarial e isso está formalizado em contrato. Sendo assim, os empreendedores terão um suporte para diferentes situações.

Isso pode estar relacionado ao marketing, ao modelo de administração, à contratação de funcionários e o respeito à legislação e apoio jurídico.

4. Fique atento aos fornecedores e a matéria-prima

Mesmo que seja uma franquia consolidada, é preciso estar atento aos fornecedores que atendem a loja em questão, assim como a matéria-prima utilizada na produção dos bens de consumo final.

Tanto em território nacional, quanto em outras regiões mundo afora, a franquia se mostra uma opção segura para os empreendedores que querem ter um negócio próprio. 

Isso demonstra que todo e qualquer investimento em uma franquia, quando devidamente acompanhado por uma marca consolidada, oferece grande chance de sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection.

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