Como montar uma equipe de vendas e expandir a franquia?

Por
em
Advertisement

Montar uma equipe de vendas é um passo importante para uma franquia que está começando no mercado de franchising.

A marca precisa atrair novos investidores para que a rede de franquias possa se expandir e conseguir os resultados almejados.

No entanto, nem sempre a empresa está preparada para esta etapa e, por isso, ela deve buscar o máximo de informação possível sobre este processo.

Saiba como montar uma equipe de vendas

Para montar uma equipe de vendas, a empresa deve buscar conhecer bem cada vendedor e moldá-lo para ser a linha de frente do processo de expansão.

Ou seja, montar uma equipe que trabalhe bem junta, mas que cada um saiba o que fazer e quando fazer. Dessa forma, é preciso dosar uma liberdade de atuação para cada vendedor e manter uma linha comum na área comercial.

Além disso, a empresa deve definir bem seu próprio modelo de negócio para que os vendedores possam vender um projeto sólido. Com isso, a empresa vai atrair mais empreendedores.

Escolha um líder para a equipe

Uma boa equipe de vendas precisa de um bom líder. Uma pessoa que saiba lidar com a pressão e, ao mesmo tempo, trabalhar para que todos cresçam.

A empresa pode optar por garimpar entre seus funcionários aquele que possua este perfil de liderança para este momento de expansão. Pois o líder deve fazer a gestão de equipe para que tudo funcione adequadamente.

Por outro lado, a franqueadora pode buscar no mercado um gerente de vendas com experiência. Isso vai da escolha de cada empresa. Todavia, deve-se levar em conta o quanto de investimento há disponível para isso.

Além disso, a equipe e seu líder devem conhecer as peculiaridades do mercado de franquias. Não é como vender um produto, mas sim, vender um projeto e vida e o sonho de ser dono do próprio negócio.

Imagem de um homem ajudando outro a subir uma montanha (imagem ilustrativa). Texto: montar uma equipe de vendas.
Um líder deve ser o apoio para a evolução e aprimoramento de todos da equipe.

Estabeleça um processo de vendas

Advertisement

Logo após montar uma equipe de vendas, a empresa deve saber como será o processo de comercialização de sua franquias. Sabendo disso, ela se orienta na busca por um perfil de vendedor.

Este processo de vendas é fundamental para direcionar investimentos no setor, seja na produção de conteúdo para internet, promoção em feiras de franquias ou programas de empreendedorismo.

O processo de vendas parte da combinação do que a empresa deseja para a sua expansão e também de um estudo do mercado e das concorrentes.

Enfim, com um processo bem delimitado, fica mais fácil para os vendedores atuarem. Da mesma forma, novos vendedores que chegarem ao time não terão dificuldade para se adaptar ao processo.

Recrute pessoas que combinem com o perfil do negócio

Uma boa equipe de vendas se faz com bons profissionais. Por isso, a empresa deve buscar colaboradores que possuam um perfil compatível com a marca.

Muitas vezes os vendedores são a linha de frente da franqueadora, e os empreendedores devem ver neles “toda a fachada da empresa”.

Dessa forma, para cada tipo de negócio necessita-se de vendedores com perfis parecidos, que remetam à confiabilidade da marca.

Da mesma forma, os vendedores devem estar de acordo com o perfil do cliente para que o processo de venda seja eficiente.

Capacite sua equipe de vendas

Logo depois de montar uma equipe de vendas, a empresa deve treinar todos para que entendam tudo sobre o modelo de negócio.

A franquia deve repassar materiais e conhecimentos para os colaboradores usarem para atrair empreendedores. Informações claras, objetivas e realistas deixam o processo de venda mais simples.

As equipes também devem passar por treinamentos constantes para que novos métodos de venda sejam elaborados.

Da mesma forma, os vendedores devem estar cientes de cada mudança no modelo de negócio da franquia. Assim, será possível vender uma unidade da empresa de forma mais honesta e realista.

Imagem de uma pessoa explicando algo para outras em uma mesa de reuniões (imagem ilustrativa). Texto: montar equipe de vendas.
Devem ser constantes os treinamentos para as equipes de vendas.

Estimule a troca de ideias entre a equipe

A equipe de vendas é um dos setores mais dinâmicos de uma corporação, pois ele está em um constante processo de aprendizado.

No inicio dos trabalhos, o processo comercial pode estar montado de um jeito. Ao longo do tempo, os vendedores podem perceber a necessidade de mudar as estratégias.

Da mesma forma, cada vendedor tem contato com diferentes empreendedores e vai aprendendo a lidar com variados perfis.

Com o tempo, cada colaborador aprende como atrair um cliente. Dessa forma, será bom para a equipe o compartilhamento desta experiência.

A empresa deve ter um ambiente de troca de ideias entre a equipe, evitando promover concorrências. O setor deve se ver como um só, e não como um amontoado de vendedores querendo “vender a sua cota”.

Reconheça os esforços de todos

A empresa deve estar atenta e reconhecer os esforços do setor, ou seja, cada meta alcançada.

Mesmo depois de montar a equipe de vendas, a empresa deve seguir estimulando seus vendedores. Com isso, mantém-se a moral da equipe sempre elevada e os colaboradores sempre atentos.

Muitas empresas premiam seus vendedores ou mesmo toda a equipe. Contudo, deve-se pensar bem esta escolha para não causar competição interna.

Mais dicas para aumentar a venda de franquias

Depois de um tempo de vendas, a empresa começa a ser cada vez mais eficiente no processo. No entanto, para não deixar o alto nível cair, listamos mais alguma dicas.

Mas antes, separamos um ebook gratuito com 10 dicas para administrar o seu negócio com sucesso. Baixe agora!

ebook gratuito franquias dicas administrar negocio banner

Conheça o perfil do seu franqueado ideal

Para direcionar bem o processo de vendas, a empresa deve definir bem o perfil do seu franqueado. Dessa forma, ela poderá definir as melhores formar de atrair estes empreendedores.

O perfil do franqueado é uma informação que a empresa sempre deve levar em conta em seus processos. Seja o de venda, como o de organização do negócio e expansão da marca.

Pois o perfil ideal orienta as ações de marketing e as estratégias de venda para a expansão da franqueadora.

Nesse sentido, se o perfil de franqueado da sua empresa é o investidor com mais experiência, o processo de vendas será bem diferente do que para franquias baratas.

Da mesma forma, se a marca for mais voltada para o público masculino, tal característica exigirá estratégias diferentes do que as de um negócio voltado para o público feminino.

Enfim, com este conhecimento do perfil ideal do franqueado, fica mais fácil buscar os empreendedores certos para a franquia.

Estabeleça uma boa estratégia de marketing para captação

Com o perfil ideal do franqueado estabelecido, a empresa deve estudar estratégias bem definidas para alcançar esse investidor.

Como falamos, dependendo do tipo de empreendedor que a marca busca, o marketing para captação terá suas peculiaridades. Sendo assim, os meios de comunicação e estratégias se alteram para cada tipo de perfil.

Dessa forma, deixe claro para os interessados o que esperar da empresa e o que ela espera deles. A relação de confiança fortalece as ações de marketing, assim como o reconhecimento da marca.

Do mesmo modo, uma boa definição desta estratégia faz com que a empresa possa otimizar seu investimentos. Assim, ela pode focar mais verba em ações assertivas para atingir o seu público-alvo.

Defina metas para expansão

O processo de expansão de uma empresa no mercado de franchising deve ser bem orientado, ou seja, a partir de um plano bem definido.

A empresa, quando passa por um processo de formatação de franquia, deve ter em mente que uma das etapas mais importantes é a venda da marca.

Para ajudar com este processo, seja de formatação ou de expansão da marca, é bom contar com a ajuda de uma consultoria.

Dessa forma, sua empresa será orientada por quem tem expertise no assunto, e isso pode ajudar a impulsionar sua vendas.

Uma destas consultorias é a NX Franquias, uma extensão do grupo Encontre Sua Franquia, especializada em formatação de franquias e na expansão de marcas.

A NX Franquias possui setores para cada etapa do processo de transformação de uma empresa em franqueadora. Ela também auxilia a marca no processo de vendas com projetos específicos.

Um destes projetos é a Feira Virtual de Franquias, que acontece diversas vezes ao ano, e tem edições voltadas para apenas um Estado ou para regiões maiores.

Da mesma forma, a NX Franquias conta com o Portal Top Franquias e o canal do YouTube Henrique Mol, presidente do grupo Encontre Sua Franquia e experiente empreendedor.

Nestes canais, a NX Franquias também faz um processo de divulgação da marca, por meio de conteúdos direcionados para novos empreendedores.

Com tudo isso, sua empresa terá um bom direcionamento para cada uma das etapas do processo de formatação de franquias. Assim, você poderá oferecer ao mercado um modelo de negócio atrativo para os investidores.

Separamos um vídeo falando mais sobre este processo de transformação de uma empresa em franquia.

Caso tenha se interessado pelo trabalho da NX Franquias, entre em contato pelo link abaixo!

Advertisement
Advertisement