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7 motivos para comprar uma franquia e trabalhar no setor que você gosta

Sumário

Existem diversos motivos para comprar uma franquia e este modelo de negócio tem se tornado cada vez mais atrativo para os empresários.

Só para ter uma ideia, o setor de franquias faturou mais de R$ 185 bilhões, em 2021, mesmo com a crise econômica, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Mas não é só pelo alto faturamento que vale a pena investir em uma franquia. Veja aqui alguns motivos para atuar neste interessante modelo e ter o próprio negócio. Continue a leitura!

Principais motivos para comprar uma franquia

Atualmente, o empreendedorismo tem chamado a atenção das pessoas por conta da insegurança do mercado de trabalho. Ou por buscarem um meio de conseguir uma renda extra.

Então, para realizar este processo de forma mais segura e com menos investimentos, buscar por uma rede de franquias é uma das melhores opções. São mais de 2.882 marcas atuando no Brasil, com mais de 170 mil unidades em funcionamento.

Portanto, aqui separamos alguns dos motivos para comprar uma franquia que vale a pena você conhecer antes de entrar para o mercado de franchising. Confira!

1. Marca reconhecida no mercado

Um dos pilares do modelo de franquia é o reconhecimento que a marca tem no mercado. Quando se inicia uma empresa do zero, sua marca demora a chegar até o conhecimento do público.

Ao investir neste modelo de negócio, o empreendedor pula as difíceis etapas de divulgação e de conquista dos clientes.

Logo, uma franquia conta com um trabalho sólido de marketing por trás do negócio, para que seja atrativo não só para os clientes, mas também para os empreendedores.

Desse modo, ao comprar uma franquia, você recebe uma marca reconhecida pelo mercado. Assim, fica mais fácil dar os primeiros passos para a captação de clientes.

Quando uma empresa se expande por meio do franchising, o seu conceito adquire bastante visibilidade em meio aos consumidores.

Mas é a partir do marketing que a imagem de todas as unidades da rede é trabalhada. Então, é possível atingir novos públicos.

Com isso, você investe em um negócio que é diferenciado no mercado. Não é apenas mais uma loja ou empresa, é uma loja daquela marca e franquia. Logo, o público nota essa diferença.

Enfim, é um diferencial que facilita nos primeiros meses do seu negócio e ajuda a conquistar novos consumidores.

2. Modelo já definido

Além de uma marca reconhecida, um dos motivos para comprar uma franquia é o seu modelo previamente estabelecido de negócio.

Isso porque, a franquia conta com um know-how desenvolvido pela franqueadora e tem um atendimento padronizado. Então, oferece os mesmos produtos e serviços para todas as unidades.

Portanto, o empreendedor investe em uma empresa praticamente pronta. Em seguida, cabe a ele juntar as peças e começar a trabalhar.

Esta grande vantagem possibilita que o empresário inicie sua franquia rapidamente, pois não precisa estruturar os detalhes do empreendimento. Até porque, já foram pensados e realizados pela franqueadora.

Junto com a franquia, o empreendedor recebe uma receita pronta dos produtos ou serviços. Depois, aprende como realizar o atendimento e a executar as tarefas do dia a dia. Tudo que é necessário para o empreendimento engrenar.

Do mesmo modo, a franquia tem um plano de negócio estruturado, baseado na experiência da empresa com outras unidades. Trata-se de um planejamento que já deu certo em outras oportunidades e você irá seguir este caminho.

Por fim, a franqueadora mostra o caminho mais eficiente para realizar as vendas e gerir o negócio. O que facilita e simplifica o trabalho do franqueado.

3. Suporte da franqueadora

Outro pilar do sistema de franquias são os suportes que a franqueadora oferece para todos os seus franqueados.

Com este suporte, até mesmo o empreendedor menos inexperiente, não terá dificuldade para executar o trabalho em sua unidade.

Assim, aprende sobre todo o negócio por meio de treinamentos e suportes variados. Por exemplo, é comum a franqueadora oferecer treinamentos em unidades modelo. Com isso, o empreendedor conhece bem de perto a operação de uma franquia.

Da mesma forma, os suportes variam de acordo com o tipo de negócio. Pode ser uma orientação para o controle de estoque ou para a forma de atendimento.

Além disso, oferece direcionamento para as ações de marketing da unidade e também para questões administrativas e burocráticas.

Nesse sentido, a franqueadora conta com um planejamento e estratégias de marketing definidos e bem direcionado para o público-alvo da marca. Contam normalmente com materiais prontos, otimizados ao longo do tempo de atuação da rede.

Assim, a franqueadora ajuda na escolha do melhor local para instalar a unidade, bem como no projeto arquitetônico do estabelecimento. Na sequência, a loja ganha a identidade da franquia e tem também um auxílio da franqueadora para o marketing de inauguração.

Por fim, a franqueadora estará disponível para sanar dúvidas a qualquer momento e ajudar com questões variadas. Isso evita que o franqueado fique perdido, sem saber como lidar com os problemas que podem vir a surgir.

4. Menor índice de fechamento

Falamos que um dos motivos para comprar uma franquia é por ser um modelo de negócio sólido. Muitas vezes, é mais simples de montar do que iniciar uma empresa do zero.

Além disso, como dito, conta com uma estrutura previamente estabelecida, pensada pela franqueadora com base na sua experiência de mercado e suporte. Por estes motivos, este formato tem um índice menor de fechamento comparando-se com uma empresa que nasce do zero.

Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Franquias (ABF) , indica que o fechamento de franquias foi de apenas 2,9%, sendo a menor taxa entre as empresas.

Entre as empresas comuns, segundo o estudo de Sobrevivência das Empresas no Brasil, organizado pelo Sebrae, este percentual sobe para aproximadamente 25%. Ou seja, diante da crise, a escolha por uma franquia na hora de empreender é muito mais segura.

Isso porque, é comum o empreendedor se atrapalhar com algumas questões do seu negócio. Por exemplo, a parte financeira ou se equivocar em relação aos investimentos, produtos ou serviços.

Mas com uma franquia, você minimiza as chances de erros. Por isso, este modelo de negócio apresenta números menores de fechamento.

Da mesma forma, com os suportes da franqueadora e a marca reconhecida no mercado, o empreendedor conta com uma base que fortalece cada vez mais o seu negócio.

5. Custos já estimados

O modelo de franquia permite ao empreendedor saber de antemão quanto terá que desembolsar para investir na empresa.

Nesse sentido, na Circular de Oferta de Franquia (COF) são detalhados os custos de implantação da unidade. Por exemplo, valor da taxa de franquia e as demais cobradas mensalmente, como royalties e fundo de propaganda.

Da mesma forma, na COF são estimados os custos de reforma do local para instalação da unidade e compra de maquinário. Apresenta ainda os valores para abrir a empresa e conseguir as licenças necessárias.

Como a franqueadora apresenta antecipadamente tudo que o negócio precisa, você consegue diminuir os custos, pesquisando por preços mais baixos. Ou então, por comprar com a franqueadora, que tem capacidade de negociação com os fornecedores e acaba pagando menos também.

Saber antes quanto terá de gastar é um dos principais motivos para comprar uma franquia. Isso permite que o empreendedor organize sua vida financeira e evita que dê um passo maior do que as pernas.

Depois, com estes custos previstos, o empreendedor pode buscar um empréstimo para possibilitar seus investimentos e se programar para pagar este valor.

Do mesmo modo, pode buscar um sócio ou fazer um financiamento do valor junto a franquia, tendo em vista que algumas marcas possibilitam isso.

6. Tempo menor para implantação

Um dos motivos para comprar uma franquia é que este formato possibilita que o empreendedor inicie seu negócio de forma mais rápida.

Por ter uma estrutura padronizada, pensada para ser replicada em novas unidades da franquia, o processo de implantação é simplificado.

Nesse sentido, o franqueado recebe os contatos com os fornecedores, o projeto arquitetônico e as orientações para as reformas. Conta também com auxílio para conseguir as licenças.

Por causa disso, o franqueado demora menos tempo na implantação da unidade e em um curto prazo, já começa a trabalhar e a ganhar dinheiro.

Quando se inicia um negócio do zero, as etapas demoram a ser concretizadas. Seja para conseguir os fornecedores, o maquinário necessário ou para estabelecer toda a estrutura do negócio.

Por outro lado, com uma franquia, essas etapas já estão previamente estabelecidas e a franqueadora já realizou e simplificou todos os processos. Isso torna as coisas mais fáceis.

7. Produtos e serviços já testados

Imagine que, para abrir uma pizzaria, você teria que organizar a estrutura do empreendimento, e ainda, inventar ou aprender receitas que possam destacar sua empresa.

Este processo pode demorar, e mesmo assim, após colocar seus produtos no mercado, não é certeza que serão bem aceitos.

Portanto, ao investir em uma franquia, o empreendedor pula esse processo de maturação e divulgação dos seus produtos ou serviços. Assim, como dito, recebe uma marca consolidada no mercado e reconhecida pelos consumidores.

Os produtos e serviços já agradaram aos consumidores ao longo do tempo. Por isso, tem uma maior chance de sucesso. A franqueadora também teve a oportunidade de inovar e conseguir uma padronização nos produtos que é um chamativo a mais.

Isso só é possível graças ao trabalho sólido de divulgação do seu modelo de negócio e planejamento, realizado pela franqueadora. Então, com o tempo, a marca e tudo que representa consegue se destacar no mercado. Este é um dos grandes motivos para comprar uma franquia.

Enfim, são muitos motivos para investir neste modelo de negócio e aqui falamos de alguns deles. Mas o empreendedor também deve avaliar qual a marca se encaixa melhor ao seu perfil.

Desse modo, é preciso direcionar para negócios em áreas das quais você gosta, para que o trabalho seja mais prazeroso no dia a dia.

Então, como dito, corre-se menos riscos investindo em franquias. Há um retorno do investimento em um tempo menor, comparado às empresas que nascem do zero.

Opções de franquias para comprar

Ao longo do texto, você entendeu melhor sobre os diversos motivos para comprar uma franquia. Agora, apresentamos algumas marcas que atuam neste mercado que são boas opções para investir.

Sejam em modelos mais simples, em Home Office, mas também de Loja Física. Cabe a você analisar qual delas se encaixa melhor ao seu perfil. Assim, investir de forma certeira. Conheça agora algumas destas marcas a seguir.

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Enfim, não apenas a solidez do modelo, mas também a grande variedade de opções, são alguns dos pontos positivos de se investir em franquias. O empreendedor encontra um tipo de negócio que irá atender às suas expectativas e aumentar suas chances de sucesso.

Agora que está por dentro do assunto, invista no seu próprio negócio e ganhe dinheiro!

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