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11 motivos para comprar uma franquia em vez de investir em um negócio próprio

Sumário

Não faltam motivos para comprar uma franquia. Mas para convencer você de uma vez por todas, preparamos este texto. Então, leia com atenção e aprenda como ter o próprio negócio com menos riscos.

Até porque, cada vez mais brasileiros estão investindo em franquia e não é por acaso. Afinal de contas, o franchising tem uma projeção de crescimento de 9% em 2022.

Dessa forma, escolher uma rede de franquias é uma forma de oferecer produtos e serviços sem gastar muito tempo e dinheiro formatando a empresa. Além disso, esse modelo de negócio apresenta inúmeras outras vantagens que vamos abordar a seguir.

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Entenda os motivos para comprar uma franquia

Entre os motivos para comprar uma franquia estão, por exemplo, o know-how da empresa, apoio na abertura e nos primeiros meses, variedade de negócios e muito mais.

Ao conhecer esses pontos positivos, você vai ver como é possível ter um empreendimento bem-sucedido.

1. Modelo de negócio definido

Um dos melhores motivos para comprar uma franquia em vez de um negócio próprio é o fato do empreendedor já contar com um modelo de negócio definido.

Ou seja, mesmo sem experiência, pode ter um negócio próprio contando com a expertise de diversos profissionais da área.

Desse modo, o trabalho é mais simples, com treinamentos, suportes e uma relação próxima com a franqueadora para resolver diversas questões. Entre elas, por exemplo, ajuda em marketing, estudo do mercado local, escolha e implantação do ponto de vendas etc.

Além disso, com um modelo de negócio já definido, o empreendedor economiza tempo e dinheiro para testar e validar o seu investimento.

Assim, pode contar com um negócio já testado e aprovado, solidificado no mercado e que sabe o que funciona para uma boa atuação.

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2. Negócio já testado

Assim como citamos anteriormente, o empreendedor que escolher uma franquia terá um negócio já testado para empreender. Esse é outro bom motivo para escolher uma franquia em vez de um negócio próprio.

Com um negócio já testado o empreendedor tem muito mais segurança para empreender e um maior potencial de atingir os seus objetivos.

Além de que é um negócio que já se solidificou no mercado e funcionou com diversas outras pessoas.

Nesse sentido há maior segurança em um negócio já testado. Logo, isso permite que o empreendedor comece a ter resultados mais rapidamente do que em um negócio começando do zero.

Ou seja, terá uma grande vantagem entre os concorrentes do mercado local.

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3. Reconhecimento da marca no mercado

O reconhecimento da marca no mercado é mais um dos motivos para comprar uma franquia. Afinal, para conseguir se expandir por meio do franchising, a empresa passou por uma longa experiência e dedicação no mercado.

Assim, conseguiu ser reconhecida e se solidificar, criando um modelo de negócio que oferece um grande potencial de dar certo. Além disso, outra vantagem é começar com uma empresa já reconhecida. 

Logo, o empreendedor irá se destacar no mercado e ter um diferencial entre os concorrentes.

O que aumenta ainda mais as chances de lucro e destaque nesse mercado local, bem como a oportunidade de alcançar os objetivos mais rapidamente e com mais segurança.

4. Suportes da franqueadora

Uma das características mais reconhecidas da franqueadora é o suporte oferecido para o franqueado. Ou seja, terá auxílio para gerir o seu negócio, bem como a oportunidade de ter um negócio próprio mesmo sem experiência anterior.

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O suporte costuma ir desde o planejamento, abertura, até as atuações do dia a dia.

O empreendedor e seus funcionários também irão passar por treinamentos para entender o funcionamento da unidade e os padrões da marca.

Além disso, as franqueadoras disponibilizam materiais, cursos e até mesmo treinamentos recorrentes para manter todas as unidades atualizadas e melhorando sempre o negócio no geral.

Do mesmo modo, oferece assessorias para questões mais complexas como marketing, comercial, jurídico e administrativo.

5. Manuais da marca

Muitas franqueadoras disponibilizam manuais da marca para que os franqueados sempre possam consultar e tirar dúvidas.

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Além disso, as redes costumam ter universidades próprias, que contam com materiais sobre diversos aspectos do negócio.

Nesse sentido, o franqueado pode sempre estudar e aprender mais sobre o negócio, melhorar suas habilidades, entre outros.

Esses materiais também costumam ter atualizações de acordo com as novas estratégias e mudanças da marca.

Assim, o franqueado poderá ter o seu negócio, mesmo sem experiência, e ainda aprender mais sobre o empreendimento já tendo um negócio. O que economiza tempo de estudo antes de abrir uma empresa do zero.

6. Estudo de ponto comercial

Entre os motivos para comprar uma franquia também está o estudo de ponto comercial em caso de Lojas Físicas.

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Ou seja, o franqueado pode contar com profissionais especializados para ajudar na escolha do melhor ponto para o seu negócio.

Esse é um grande benefício e diferencial quando comparado à  negócios começando do zero. Afinal, o estudo do ponto comercial é um trabalho complexo e que pode ser muito desafiador. Ainda mais se o empreendedor não tiver conhecimento sobre o mercado local.

Além disso, há diversas questões a serem consideradas, como o comportamento do público consumidor, qual o público-alvo, movimentação onde o ponto será instalado, entre outros. 

No caso de uma empresa que começou do zero, o empreendedor terá que fazer todo esse trabalho sozinho ou investir em ajuda de especialistas da área.

7. Opções de negócio em casa

Com uma franquia também é possível empreender de casa, com formato Home Based e Home Office. Esses negócios são ideais para quem quer uma renda extra, com a possibilidade de conciliar com a ocupação principal.

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Porém, também é possível encontrar um negócio para se dedicar exclusivamente e ter uma boa renda, trabalhando de casa com a necessidade de apenas um computador e acesso a internet.

Essa opção diminui consideravelmente o investimento inicial e custos de manutenção.

Do mesmo modo, esse modelo dispensa a necessidade de cuidar de estoque e envio para os clientes. Esse trabalho costuma ser feito pela própria franqueadora.

Logo, o franqueado será responsável pelas vendas, divulgação e prospecção da sua unidade franqueada.

8. Fornecedores homologados

Uma franquia oferece para os seus franqueados um negócio com os melhores fornecedores do mercado homologados.

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Ou seja, o empreendedor não irá precisar ir atrás de fornecedores, fazer negociações ou pesquisas.

Além disso, fornecedores homologados também possibilitam um bom desconto para a manutenção do negócio, bem como, o empreendedor não precisar se preocupar com falta de matéria-prima, por exemplo.

Esses fornecedores são empresas confiáveis e que prestam um ótimo trabalho para toda a rede de franquias.

Assim, o franqueado conta com os melhores preços do mercado, com maior potencial para se destacar entre a concorrência.

9. Padronização da rede

A padronização de uma rede de franquias é um dos segredos do sucesso desse tipo de empreendimento. Isso porque, onde quer que tenha uma unidade da marca, os clientes irão encontrar os mesmos produtos, padrões de qualidade, atendimento etc.

Essa estratégia é usada pelas franqueadoras para manter o seu alto padrão de qualidade com todas as unidades franqueadas. Afinal, elas são as representantes da empresa, influenciando diretamente na reputação e sucesso da rede.

Dessa forma, o franqueado terá todo o suporte necessário para manter os padrões da rede. Além disso, é um fato que ajuda a empresa a se destacar, pois também conta com padrões visuais, cores e comunicação.

Assim, é possível ter uma marca já reconhecida e confiável para os clientes.

Sem a necessidade de apresentar a marca para os clientes, conquistar a fidelidade e divulgar a empresa para que consiga se consolidar no mercado.

10. Menor risco do negócio

Todos os fatores citados acima oferecem um menor risco do negócio para quem deseja empreender.

Assim, estará assegurado e amparado em diversas questões para conseguir ter um investimento seguro e uma unidade rentável.

Desse modo, é possível que o franqueado foque na parte boa do negócio e no gerenciamento da unidade, pois pode contar com toda a experiência da franqueadora, com treinamentos e transferência de know-how.

Além do acompanhamento que oferece toda a ajuda que o franqueado precisa, com dicas e estratégias envolvendo o negócio. O fato de ser uma empresa já consolidada no mercado também oferece menores riscos.

Isso porque, a empresa conseguiu desenvolver um negócio que deu certo, com a possibilidade de se expandir em franquias.

Bem como, conta com franqueados que também têm o empreendimento e que conseguiram alcançar seus objetivos.

11. Troca de experiências entre franqueados

Mais um dos motivos para comprar uma franquia é a possibilidade de conversar com outros franqueados e aprender com a experiência deles. Até porque, a franqueadora é obrigada por lei a informar o contato de outros investidores.

Assim, basta solicitar a Circular de Oferta de Franquia (COF) e conferir o contato de outros franqueados. Sendo assim, você pode falar com eles antes mesmo de comprar a franquia.

Você pode perguntar, por exemplo, se estão satisfeitos com o negócio e se a franqueadora promete tudo que cumpre. Essa é, inclusive, uma forma de escolher melhor.

Depois, mantenha contato com os outros empreendedores para aprender com as experiências deles e formar uma rede de contatos. Logo, você terá mais alguém com quem contar para ter sucesso com sua unidade.

Por fim, conheça alguns negócios que podem agradar você. Leia, “Franquias baratas e rentáveis: conheça as melhores opções no Brasil”.

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