Franquia delivery: aproveite o momento para investir

Por
em
entrega delivery
Advertisement

Franquia delivery é o seu objetivo de investimento, então esse é o momento! O mercado de delivery vem crescendo cada vez mais e as tendências são muito positivas. Quer saber tudo sobre as oportunidades e dicas do setor? Pois você está no lugar certo! Acompanhe nosso conteúdo.

A economia brasileira e mundial vêm passando por intempéries que não estavam previstas no âmbito mercadológico. As instabilidades interferiram na rotina das empresas e dos empresários que tiveram que se reinventar para continuar vendendo.

Além disso, o desemprego que já alcançava a marca de mais de 12 milhões de brasileiros, reforçou as possibilidades de empreender em um mercado em expansão: o setor de delivery. Outro ponto é que muitas pessoas desejam sair do emprego tradicional e apostar no empreendedorismo, realizando o sonho do negócio próprio.

O empreendedorismo, por mais promissor que seja, precisa de muita pesquisa e planejamento. O investimento em uma rede de franquias facilita a realização desse sonho, além de garantir algumas seguranças que o empresário não encontra ao estruturar um negócio do zero.

Porque investir em franquia delivery?

Existem muitas opções para empreender no mercado de serviço de delivery, mas é importante saber qual desses modelos é mais indicado para você.

Além do mais, se você for um empreendedor de primeira viagem, é essencial escolher um formato de franquia cujo investimento não comprometa a sua renda familiar. Apesar de alguns cuidados, o franchising é um mercado promissor.

De acordo com os últimos dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias registrou um faturamento de R$ 167 bilhões em 2020, apesar da pandemia.

Dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostram que o que era tendência virou necessidade, e o delivery segue sendo uma grande aposta. Enquanto isso, o Brasil foi destaque no setor, concentrando cerca de 48,77% do mercado na América Latina.

Entre os segmentos do franchising, o de Alimentação é o mais tradicional e mantém a liderança em número de franqueadores e de operações.

Segundo o estudo da Abrasel, esse crescimento contínuo do setor é estimulado pelo aumento do consumo de refeições fora do lar. Atualmente, os brasileiros chegam a gastar cerca de 25% da renda com delivery.

Menores riscos

Pensando no melhor desempenho, uma franquia delivery disponibiliza um suporte por trás do franqueamento que auxilia o empreendedor em todas as etapas do processo. Não é a toa, pesquisas apontam que a principal causa de morte das empresas é a falta de planejamento.

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a taxa de mortalidade das franquias é de 5%. Em comparação com as empresas criadas do zero, esse índice é bem baixo.

Pois a cada 100 empresas que abrem as portas, 23 não conseguem sobreviver ao fim de 24 meses de operação. Ou seja, a taxa de mortalidade é de 23%.

Em que tipo de negócio devo investir?

Dentro do franchising, existem 11 opções de segmentos para atuar, e a opção de franquia delivery está na maioria desses mercados.

Dessa forma, para conseguir identificar qual o melhor segmento para você, separamos as informações a seguir para explicar a finalidade de cada um. Acompanhe!

Alimentação

Advertisement
Vemos uma pessoa segurando diversas embalagens de produtos alimentícios, como café, caixa de comida chinesa, de hambúrguer,  rosquinhas, pizza etc (imagem ilustrativa).
O setor de alimentação alcançou altos ganhos com as entregas por aplicativos.

A princípio, um dos maiores segmentos do ramo de franquia delivery é o de Alimentação. Independente do tipo de lanche ou refeição oferecida pela marca, a maioria das redes trabalham com o serviço delivery.

Muitas trabalham com a facilidade das entregas como um adicional nas formas de atendimento aos clientes, potencializando o ticket médio da unidade. Outras atendem exclusivamente via delivery, o que insere a franquia num nicho em alta.

Por isso é importante analisar o formato do negócio, as opções de atendimentos aos clientes e as propostas de inserção no mercado para fazer a escolha mais assertiva.

Casa e Construção

As franquias que atuam nesse setor geralmente oferecem serviços como reformas, manutenções mais complexas, pinturas, decoração, móveis planejados etc.

Porém, é importante tomar cuidado para não confundir as franquias desse mercado com as do setor de Limpeza e Conservação. Elas possuem características semelhantes, mas atuam em diferentes frentes.

Sendo assim, as franquias de Casa e Construção visam atender serviços relacionados à estrutura de casas, com foco em reparos e construções. É um setor ideal para quem tem conhecimento nesse tipo de prestação de serviço e deseja se tornar empreendedor.

Comunicação, Informática e Eletrônicos

Neste segmento estão as franquias que oferecem serviços tecnológicos. Podemos identificar as franquias de maquininhas de cartão ou ligadas ao marketing digital, por exemplo.

Além disso, é possível encontrar franquias que fazem manutenções em computadores na casa do próprio cliente ou atuem no e-commerce. O leque de opções nesse setor é variado, conforme avançam as tecnologias da internet.

Entretenimento e Lazer

Por mais que não pareça existir opção de franquia delivery no segmento de Entretenimento e Lazer, saiba que existem. Ainda pouco conhecidas, mas ganhando fama durante a pandemia, é possível encontrar empresas que fazem buffet e organizam festas particulares na casa dos clientes.

Apesar de não existir muitas opções no mercado, a tendência é de aumento, transformando o setor em mais uma oportunidade de negócio para quem deseja oferecer o diferencial do delivery.

Hotelaria e Turismo

Vemos uma belíssima cama em um quarto de hotel; ao lado, sobre o móvel de cabeceira, temos uma garrafa de água e um abajur (imagem ilustrativa).
O setor de turismo vem buscando destaque ao investir em atendimento personalizado.

Neste segmento estão as franquias de turismo e lazer que oferecem soluções em viagens e pacotes turísticos para todos os públicos e destinos.

Porém, o trabalho de delivery está no atendimento home office para negociar os pacotes de turismo, em uma forma de atendimento mais personalizada. Ou seja, o cliente entra em contato com o vendedor, agenda uma reunião e recebe a visita do franqueado.

Limpeza e Conservação

Os serviços ligados a Limpeza e Conservação apresentam soluções para qualquer tipo de mercado. Seja para indústria, empresas, clínicas, hospitais, shoppings, residências entre outros ambientes.

Logo, enquanto o segmento de Casa e Construção trabalha com reformas, por exemplo, existe um setor que cuida da limpeza e preservação dos espaços físicos, e ambos se complementam.

Entre os serviços disponíveis para esse tipo de atendimento de forma delivery estão as franquias que oferecem faxinas, higienização de áreas, arrumação, manutenções, jardinagem, lavanderia etc.

Moda

Outro setor que vem investindo cada vez mais no atendimento delivery é o de Moda. Aqui existem os nichos de lingerie, moda plus size, infantil, adulto, masculino e feminino, por exemplo, que abrangem perfis específicos de consumidores.

Com aplicativos e redes sociais, a divulgação e a venda têm se intensificado, facilitando a entrega dos produtos aos clientes. Assim, uma das formas é atuar exclusivamente com venda on-line, entregando roupas, sapatos e acessórios via app delivery.

Saúde, Beleza e Bem-estar

Vemos um homem negro de jaleco e um estetoscópio mexendo mexendo em seu celular (imagem ilustrativa). Texto: franquia delivery.
É possível oferecer atendimentos de saúde na casa do paciente.

Para quem deseja iniciar um empreendimento ligado à saúde, esse é um setor voltado para serviços como cuidadoras de idosos, enfermeiras, dentistas, clínicas médicas, de radiologia, entre outras opções.

Contudo, é preciso pesquisar bem para descobrir quais possuem a opção de delivery, no qual alguns atendimentos podem ser realizados na casa do cliente.

Enquanto isso, o segmento de Beleza e Bem-Estar está sempre em alta, independente do momento. Os serviços ligados ao setor estão cada vez mais presentes na vida dos brasileiros. Não à toa, pesquisas apontam que mais de 90% das mulheres não abrem mão desses procedimentos.

Nesse segmento podemos incluir os serviços de delivery que envolvem procedimentos de salões, clínicas especializadas, bem como academias convencionais ou para treinos funcionais.

Serviços Automotivos

Dentro do segmento de Serviços Automotivos existe uma ampla gama de serviços que podem ser realizados de forma delivery. Muitas redes trabalham com o formato de franquia de loja e, ao mesmo tempo, oferecem a facilidade do atendimento via delivery.

Sendo assim, as franquias podem ser estruturadas em ponto comercial ou home based, ampliando as formas de atuação do empreendedor.

Serviços e outros negócios

Entre as franquias de Serviços e outros negócios estão opções de redes que atuam em mercados variados, com possibilidade de atuação em franquia de ponto comercial ou home based.

Dessa forma, podemos encontrar opções de corretoras de seguros, redes que trabalham com soluções financeiras, consultoria e serviços tributários.

Serviços educacionais

Por fim, o segmento de Serviços educacionais abarca as escolas de idiomas, cursos profissionalizantes, ensino infantil, cursos de informática entre outras instituições de ensino.

Dentro desse setor podemos encontrar franquia de delivery que consegue fazer o atendimento diretamente na casa dos alunos. Inclusive, existem marcas que fazem sucesso no mundo com esse formato de ensino.

Razões para você investir em franquia delivery

Vemos que um homem de vermelho está realizando a entrega de dois pacotes para uma cliente (imagem ilustrativa).
Os consumidores optam cada vez mais pelos serviços de delivery.

Agora eu você já conhece os segmentos de franquias delivery para investir, fica mais fácil compreender as vantagens desse mercado.

Com a demanda por esse tipo de atendimento crescendo, as redes de franquia delivery vivem um momento promissor. Afinal, atualmente, as pessoas buscam comodidade, fazendo com que o mercado seja extremamente receptivo a qualquer serviço delivery.

Pensando nisso, reunimos 13 motivos que mostram porquê você deve investir em uma franquia delivery!

Mercado

Os dados mais recentes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) apontam para uma movimentação de cerca de 6,3 trilhões de dólares em todo o mundo até o final de 2021. Lembrando que o Brasil é líder na América Latina.

Atividades do setor

Essa modalidade é especialmente forte no setor de alimentação. Em alguns segmentos, como pizzaria e comida chinesa, por exemplo, esse tipo de serviço já se tornou tradicional.

Pois além de as marcas já terem incorporado essa opção, oferecendo modelos bem estruturados a seus franqueados, o público consumidor já se habituou a pedir comida em casa. Mas não é só o setor de Alimentação que fatura com atendimento delivery.

Empresas em setores como saúde, estética e serviços também estão adotando a modalidade. Nesse sentido, na área de estética, por exemplo, algumas redes já oferecem serviços como depilação e outros procedimentos na casa do cliente.

Menor investimento

As franquias delivery também oferecem a oportunidade de abrir um negócio com capital reduzido. Além de ser uma modalidade atrativa para o consumidor, o que já promete bons resultados de faturamento.

O investimento nesse tipo de franquia costuma ser baixo, já que as redes não exigem um ponto de venda físico ou ambiente para atendimento ao público. Isso também significa redução de custos na operação da unidade.

Comodidade

Em alguns casos, o franqueado pode montar o negócio dentro da própria casa, mais um ponto que pode fazer com que os custos da franquia sejam ainda mais reduzidos. Mas é preciso tomar cuidado e avaliar a viabilidade desse tipo de atendimento na região pretendida.

É possível trabalhar com modelos mistos, alinhando o delivery com o atendimento tradicional e uma estrutura física. Dessa forma, o investidor consegue atender a demanda de diferentes perfis de consumidores, mas é preciso dispor de um capital maior para investir.

Modelo Express

Vemos um homem fazendo delivery em uma cidade com sua bicicleta (imagem ilustrativa). Texto: franquia delivery.
É importante investir na rapidez da entrega sem esquecer da qualidade dos atendimentos.

Um diferencial que o serviço delivery pode ter é a rapidez no atendimento. Todavia, é essencial manter a qualidade na venda dos produtos, principalmente dos alimentos. Assim, é possível contar com uma clientela fiel e que certamente irá indicar a franquia para amigos e parentes.

Essa é uma das tendências do mercado e para o futuro. Lembrando que os segmentos das franquias vêm sendo fortalecidos nos últimos anos, encontrando uma forma de expansão mais veloz.

Opções de franquias

As empresas de delivery se encaixam nos modelos de microfranquias, formatos mais comuns com operação home office ou de franquias mistas.

Porém, isso não é uma regra, sendo possível encontrar microfranquias em todos os setores do mercado, com diferentes modalidades de operação. Modelos mais enxutos e com delivery também podem se adequar a essa definição.

Flexibilização de atuação

A necessidade de funcionários vai variar conforme o negócio. De forma geral, as franquias delivery permitem operar com equipe reduzida ou até mesmo com o próprio franqueado tomando conta de todo o processo.

Menores riscos de atuação

É claro que todo o investimento tem risco. Portanto, caso o investidor não queira enfrentar muitos desafios, deve optar por negócios mais tradicionais.

Se imaginarmos uma pirâmide de risco, certamente na base (com menos risco) estaria o modelo de delivery, por ter menos complexidade operacional.

Investir em treinamento

Os desafios desse modelo estão relacionados ao treinamento dos entregadores, padronização do serviço e delimitação da área de atendimento para garantir qualidade.

Esses pontos devem ser observados com atenção, uma vez que vão depender em grande parte do que é oferecido pela franqueadora, regras contratuais e de território de atuação, treinamentos, suporte e manuais operacionais.

Opções de franquias que atuam em delivery

Apesar de o segmento de alimentação liderar as franquias delivery, esse tipo de serviço está presente em várias outras atividades e permite maior flexibilização de outros segmentos, tal como pudemos observar no decorrer do texto.

Dessa forma, é possível pedir uma limpeza de veículo, lavagem de roupa, entrega de comida, roupa, sapatos, cuidados com a casa e tantos outros serviços! Em outras palavras, o delivery é algo fundamental nos dias de hoje.

Sendo assim, para ampliar as possibilidades de pesquisa, confira algumas opções de franquias delivery.

Acquazero

Quem ama carros não abre mão de mantê-los limpos e conservados. Pensando nisso, a Acquazero, maior rede de estética automotiva do Brasil, oferece soluções em limpeza e conservação de veículos. Entre os serviços oferecidos estão a limpeza automotiva sustentável delivery.

Por meio de uma técnica apropriada e o uso de apenas 300 ml de água, é possível realizar a limpeza completa de um veículo com total eficiência. Seja na casa do cliente ou no ambiente de trabalho.

Outras opções de serviços delivery que a Acquazero oferece são a higienização de sofá, colchões, carpetes e a limpeza de ar-condicionado do veículo.

A marca possibilita aos empreendedores opções de franquia home office, no qual o atendimento delivery é oferecido. Os serviços são solicitados via app. Dessa forma, basta que o cliente acesse e agende o horário para receber o atendimento.

Lembrando que por meio desse app, o franqueado tem uma organização maior da sua agenda. Para saber tudo sobre os modelos de negócios da Acquazero, assista ao vídeo abaixo!

5àSec

Praticidade é o que busca o consumidor moderno, certo? Nesse sentido, cada vez mais vem crescendo o número de brasileiros que buscam por serviços que facilitam o dia a dia. Por isso, a rede de franquias 5àSec se estruturou como líder no segmento de lavanderias.

A rede de franquias é especializada no tratamento de roupas e produtos têxteis, por meio de um sistema de limpeza de qualidade reconhecida por sua alta tecnologia e equipamentos eficientes.

China in Box

No segmento de alimentação, as franquias China In Box têm forte atuação. A rede iniciou sua história no franchising em 1986 e, atualmente, é uma das principais redes de restaurantes que trabalham com atendimento delivery. Existem cerca de 153 restaurantes em operação no país.

Passei Dobrei

Vemos um ferro de passar e uma camisa branca sobre uma tábua azul (imagem ilustrativa).
Serviços que oferecem comodidade aos consumidores são mais atrativos.

Outra proposta que tem a ver com os cuidados domésticos é a franquia Passei Dobrei. A rede de franquias oferece agendamento do serviço de passadoria de roupas para clientes que buscam facilidade no dia a dia.

O atendimento é delivery, ou seja, a rede busca e as devolve as roupas passadas. Mais uma comodidade para quem não gosta ou não tem tempo para realizar a atividade.

Neo Delivery

Se trabalhar com entregas de todos os tipos é o que você busca, a Neo Delivery é esse tipo de negócio. A rede de franquias de aplicativo foi lançada com a proposta de oferecer soluções para os serviços de delivery no país.

Por meio de um cruzamento de dados em uma plataforma específica da rede, é possível realizar entregas com tempo médio menor do que os concorrentes, além de oferecer melhores custos aos clientes. A rede oferece entregas de qualquer produto e mercadoria do tipo express.

Monitorias

Por fim, a Monitorias é uma rede do segmento de serviços educacionais especializada em aulas para reforço escolar. As aulas são definidas e desenvolvidas para que todos os alunos possam esclarecer dúvidas das matérias escolares.

Os franqueados podem atender alunos do ensino fundamental I ou II, além de adolescentes do ensino médio. Tudo com o objetivo de proporcionar um aprendizado natural, rápido e intuitivo.

Então, percebeu que o mercado de franquias delivery é bem amplo e possibilita muitos ganhos aos franqueados?

Se interessou por algum dos segmentos do franchising? Baixe nosso ebook gratuito sobre tudo o que você precisa saber antes de abrir uma franquia! É só clicar na imagem a seguir.

E-book "Tudo que você precisa saber antes de abrir uma franquia".

*Informações publicadas em Junho/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Advertisement
Advertisement