História curta: a verdade sobre mulheres empreendedoras que alcançaram o sucesso

Por
em
Imagem de uma empresária em frente ao computador. Imagem ilustrativa texto mulheres empreendedoras.
Advertisement

Não é de hoje que as mulheres empreendedoras têm buscado seu espaço no mercado brasileiro. São milhões delas que desejam iniciar o seu próprio negócio.

As mulheres empreendedoras já somam mais de 30 milhões no Brasil, de acordo com a Global Entrepreneurship Monitor, o que representa 48,7% do mercado empreendedor.

Para quem ainda não é uma empreendedora, mas deseja se tornar, separamos este conteúdo com dicas para você que vai começar uma empresa.

O segredo do sucesso das mulheres empreendedoras é: planejamento!

Para ter sucesso no empreendedorismo é preciso apresentar algumas qualidades. Mas uma das mais importantes é saber se planejar.

As mulheres empreendedoras devem se atentar para este ponto, a fim de organizar tudo aquilo que é necessário para conseguir iniciar o próprio negócio de forma sólida.

Não é incomum as mulheres empreendedoras terem uma dupla jornada, pois muitas são as responsáveis por cuidar dos filhos e da casa.

Por conta disso, o planejamento é fundamental para que consigam aliar todas as tarefas envolvendo a empresa e a vida pessoal.

Nesse sentido, manter uma organização, pensar as tarefas a serem realizadas no dia seguinte, avaliar as prioridades naquele momento e, se possível, delegar certos afazeres a outras pessoas pode ser um bom começo.

Do mesmo modo, as mulheres empreendedoras, assim como qualquer pessoa que inicia um negócio, devem estar atentas ao planejamento financeiro.

Iniciar um negócio exige investimentos, e sempre surgem custos que não estavam programados. Assim, avalie a sua capacidade financeira, separando o que pode ser gasto e o que não pode.

O passo a passo para abrir um negócio começa com o planejamento, que também envolve escolher bem o mercado em que irá atuar.

Sendo assim, é necessário observar os nichos ainda pouco explorados pela concorrência, bem como as deficiências destes mercados.

Tente escolher qual será o seu produto ou serviço e invista em diferenciais e inovações para se destacar no mercado.

Ademais, faça um plano de negócios envolvendo os custos, projeções para o futuro da empresa e também um planejamento de marketing.

Enfim, realizar um bom planejamento para poder aliar as tarefas da empresa com outras do dia a dia é a chave para desenvolver bem um negócio.

Vemos uma mesa cheia de gráficos, um telefone celular e papeis (imagem ilustrativa). Texto: mulheres empreendedoras.
O planejamento ajuda a iniciar uma empresa de forma sólida e consciente.

Como abrir um negócio de sucesso?

Conforme falamos, abrir o próprio negócio não é algo simples. Isso exige muito planejamento e organização.

Empreendedoras de sucesso devem saber explorar lacunas de mercado, ou seja, é como plantar uma semente em um terreno fértil.

Em primeiro lugar, a empreendedora deve analisar o seu próprio perfil a fim de reconhecer algumas qualidades que podem se encaixar em um determinado tipo de negócio.

Isso facilita o dia a dia, pois trabalhar em algo que se gosta é mais simples, prazeroso e importante. A sua dedicação terá que ser máxima ao novo negócio.

Da mesma forma, procure adaptar suas qualidades a um negócio que se encaixe bem ao mercado local. Avalie também os nichos de atuação que podem render um bom dinheiro.

Este estudo de mercado deve servir como orientação, avaliando produtos ou serviços que podem se destacar na região.

Uma forma interessante para iniciar um negócio é por meio de franquias. Este modelo de negócio é mais simples e possui uma estrutura e uma marca preestabelecida no mercado.

Além disso, a franqueada conta com suportes da franqueadora, como treinamentos e auxílio para a gestão da empresa. A Circular de Oferta de Franquia (COF) da marca informa em detalhes sobre tudo isso.

Estes suportes são muito importantes para quem nunca teve uma empresa ou não tem muita experiência em administração.

De qualquer forma, o mercado de franchising é amplo, com diversas opções de franquias para investir. Por isso, é necessário saber escolher a melhor franquia para o seu perfil e região de atuação.

No próximo tópico, vamos falar de uma boa oportunidade para encontrar a melhor franquia em meio a tantas opções.

Feira de franquia FranchiseB2B é oportunidade para mulheres empreendedoras

Assim como falamos, franquia é um modelo de negócio em que o empreendedor investe em uma empresa pronta. Ele paga para usar o know-how de uma franqueadora e a marca da franquia.

É um negócio mais simples e de menor custo do que iniciar um negócio do zero. E ainda conta com os suportes da franqueadora. Veja no vídeo abaixo mais sobre este modelo de negócio.

As feiras de franquias são eventos que reunem em um mesmo lugar diversas franqueadoras, além de ser uma ótima oportunidade para quem tem espírito empreendedor de conhecer novos negócios.

Depois de muito tempo sem poder ter eventos por causa da pandemia, a feira de franquias FranchiseB2B será um espaço onde o empreendedor poderá encontrar diversas marcas expondo seus modelos de negócios.

Este evento contará com palestras variadas, o que é uma oportunidade e tanto para conhecer de perto uma franquia e escolher a melhor para o seu perfil.

Do mesmo modo, a feira contará com diversas marcas de renome. Por exemplo, a Acquazero, maior rede de estética automotiva do mundo, Quisto Corretora de Seguros, Zaplus Car, Encontre Sua Viagem, entre outras.

No evento, o empreendedor poderá participar de palestras sobre o mercado das microfranquias e os cuidados na compra de uma franquia, entre outros temas.

São palestras que vão ajudar quem já possui um negócio ou quem ainda não se iniciou no empreendedorismo.

Por fim, as mulheres empreendedoras poderão encontrar na FranchiseB2B condições e preços especiais para investir em uma franquia. Por exemplo, parcelamento, desconto na taxa de franquia, vantagens especiais etc.

Em outras palavras, essa é uma ocasião única para começar com o pé direito no mercado de franquias, em um negócio sólido e muita informação.

Como participar da feira de franquias?

Depois de ver as várias oportunidades que estarão disponíveis, resta saber como participar.

A feira de franquia FranchiseB2B acontecerá no dia 25 de novembro de 2021, em São Paulo. O evento será no Hotel Pullman, localizado na Rua Olimpíadas, 205, Vila Olímpia.

Por conta do formato da feira, que será realizada por meio de mesas de negócios com cada franqueadora, o empreendedor deve fazer seu cadastro no site da FranchiseB2B para se reunir com as franquias do seu interesse.

Assim, será possível ter um contato direto com a franqueadora, conhecer o negócio, tirar dúvidas e, quem sabe, fechar um contrato ali mesmo!

Vemos várias mulheres em uma mesa de reunião (imagem ilustrativa). Texto: mulheres empreendedoras.
A FranchiseB2B contará com várias mesas de negócios entre franqueadoras e empreendedores.

Como ser uma empreendedora de sucesso?

Além de estar atenta ao mercado, as mulheres empreendedoras precisam levar em conta mais alguns detalhes para ter sucesso.

Não é fácil se destacar no mercado, tendo em vista a grande quantidade de concorrentes e também por oscilações na Economia.

Contudo, algumas ações podem fazer toda a diferença em um negócio de sucesso. Veja algumas delas a seguir.

Ter dedicação e perseverança

Advertisement

Ter um negócio próprio é quase uma batalha diária. Os problemas sempre surgem, custos não programados, com funcionários ou mercadorias, entre outras coisas.

Porém, a mulher empreendedora precisa ser um batalhadora, ter dedicação e perseverança para cuidar do negócio e desenvolver a sua empresa.

Nesse sentido, não se deixe levar por momentos ruins, seja um dia de baixa, uma semana ou um mês. Isso é algo normal em qualquer empreendimento.

Por isso, a empreendedora deve se apegar a momentos bons, avaliar o que saiu errado e procurar não repetir os mesmos caminhos.

É bem provável que o cansaço tomará conta em alguns momentos, principalmente para mulheres com filhos e família. Mas mais uma vez: não se deixe abater.

A família pode servir de combustível, dando forças para se dedicar cada vez mais ao negócio e, com ele, poder dar uma vida melhor para si mesma e para os outros.

Manter boas parcerias comerciais

Todo empreendedor já ouviu falar no termo networking. Basicamente, ele significa formar uma teia de contatos variados com parceiros, conselheiros, clientes etc.

Nesse sentido, as mulheres empreendedoras devem manter bons parceiros comerciais, seja com fornecedores ou locais onde poderá vender seus serviços ou produtos.

Inclusive, quando se fala em franquia, é necessário buscar boas parcerias para a divulgação do negócio e para a captação de clientes.

Esse é o famoso “uma mão lava a outra”, uma empresa ajudando a outra a crescer, pois juntas elas se tornam mais fortes.

Vemos várias pessoas ao redor de uma mesa dando as mão em sinal de união (imagem ilustrativa). Texto: mulheres empreendedoras.
Um bom empreendedor deve ter um bom networking.

Do mesmo modo, bons parceiros podem ajudar com dicas, lhe dar suporte em momentos ruins e que farão toda a diferença.

Assim, quanto mais pessoas impulsionando o seu negócio, mais rápido e sólido será o caminho rumo ao sucesso.

Aprender com os erros no negócio

Outro ponto importante é a resiliência. Aceite aquilo que não pode ser alterado e foque no é possível movimentar.

Nesse sentido, todo empreendedor deve saber que ele irá errar, mas que isso é normal. Contudo, é preciso aprender com o erro para que ele não se repita.

Avaliar o que aconteceu, saber como ocorreu o erro e trabalhar para que ele não aconteça mais é um processo muito importante. Esta é uma equação simples e que todo mundo deve levar para o seu dia a dia.

Quando se trata de franquia, as possibilidades de erro diminuem, pois há uma estrutura por trás, uma operação padronizada e os suportes da franqueadora.

Dessa forma, a empreendedora poderá ficar um pouco mais tranquila, mas não deve deixar de ter atenção constante ao negócio.

Assim, até com as franquias, deve-se avaliar qualquer tipo de erro cometido para aprender com ele e nunca mais repeti-lo.

Por fim, como falamos, o mercado de franquias é vasto, com opções das mais variadas. Assim, leia o nosso conteúdo com dicas que vão lhe ajudar na escolha da franquia ideal para o seu perfil clicando aqui.

Caso opte por uma marca, entre em contato com a franqueadora. Porém, se ainda está indecisa, receba uma consultoria gratuita com especialistas que vão orientar na escolha da melhor franquia para você. Acesse: henriquemol.com.br.

Advertisement
Advertisement