O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Para Empreender » Negócio próprio: onde investir? Franquia loja física ou franquia digital?

Negócio próprio: onde investir? Franquia loja física ou franquia digital?

Sumário

Você que está pensando em abrir um negócio próprio já sabe que existem vários modelos para investir. Contudo, se ainda tem dúvidas sobre os formatos de franquias, confira as informações que reunimos neste post.

Apostar em franquias pode ser uma ótima opção para quem deseja começar a empreender. Com um mercado tão vasto, o que não falta são ideias de negócios.

Inclusive, é possível encontrar franquias que exigem pouco investimento e contam com modelos mais enxutos.

Isso porque, no setor de franchising, é possível trabalhar com modelos de franquia diferentes. Existem as unidades com loja física e as franquias on-line, por exemplo, em que o franqueado pode trabalhar de casa.

Sendo assim, é possível escolher entre setores distintos, levando em consideração o investimento inicial e o formato mais atrativo para o seu perfil de investidor.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Qual o melhor negócio para ganhar dinheiro?

Todo mundo que deseja começar um negócio próprio pensa em conseguir um bom retorno e as possibilidades de sucesso.

Mas para além desses dois pontos, é fundamental se atentar a outros detalhes de vital importância.

A princípio, o investidor precisa buscar por um negócio que combine com seu próprio perfil. Afinal de contas, ele precisa estar alinhado com o empreendimento e ter prazer com as tarefas que estará desempenhando.

Levando isso em consideração, é possível avaliar as opções de segmentos e modelos de negócios que são atrativos e possuem um bom desempenho.

Se avaliarmos os setores que mais faturam no Brasil, percebemos que lojas de materiais de construção e departamento são negócios fortes na economia. As informações são de um levantamento da Elo, feito em 2020.

Além disso, temos outros empreendimentos que se destacam. É o caso de supermercados, drogarias, farmácias e as lojas de vestuário.

Por outro lado, quando pesquisamos sobre o mercado das franquias, percebemos que determinados setores possuem números de faturamento mais elevados. Para mais detalhes, basta conferir os dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

É possível notar, a partir desta amostragem, a força dos segmentos de Alimentação, Saúde, Beleza e Bem-estar e o de Moda. Também vale destacar que os setores de Serviços e Outros Negócios e o de Casa e Construção apresentam um bom desempenho.

Vemos a imagens de papeis com gráficos coloridos em cima de uma mesa (imagem ilustrativa). Texto: negócio próprio.
É sempre bom avaliar os desempenhos dos mercados antes de fazer um investimento.

Negócio próprio ou franquia?

No momento de começar um negócio próprio, é comum que o investidor tenha dúvidas sobre abrir uma empresa totalmente do zero ou optar por uma franquia. Pois saiba que uma franquia pode ser algo bem vantajoso.

Isso porque, em franquias, você irá trabalhar seguindo um modelo de negócios que já foi desenvolvido pela marca. Ou seja, terá como base um formato de negócio testado e que realmente funciona no mercado.

Além disso, as franqueadoras costumam oferecer treinamentos iniciais que ajudam seus franqueados com todas as informações necessárias para conduzir a empresa.

Assim, mesmo que a pessoa não tenha uma experiência prévia, ela pode aprender, na teoria e na prática, tudo o que precisa saber para o trabalho diário em uma unidade franqueada.

Ao mesmo tempo, os franqueados contam com uma série de suportes diários que vão ajudá-los em detalhes distintos do negócio.

É comum que a marca franqueadora ofereça apoio na parte jurídica, em marketing, gestão de qualidade, vendas e outros.

Entenda como funciona uma franquia

As franquias são consideradas opções de investimento seguras, principalmente para quem deseja ter um negócio próprio, mas nunca empreendeu.

Isso acontece, pois uma franquia consiste na réplica de um modelo de negócios que já funciona em novas unidades. Desse modo, uma marca aposta no modelo de franquias para aumentar sua área de atuação.

Essa é, portanto, uma forma bem prática e em conta de abrir novas unidades, uma vez que isso vai depender do investimento do franqueado.

E para garantir que o padrão de qualidade seja mantido, a marca oferece treinamentos, manuais e suportes para ajudar o novo investidor.

Por outro lado, temos uma forma de empreender facilitada para esse novo investidor. Já que ele não precisará desenvolver um modelo de negócios e nem terá que enfrentar períodos de testes complexos.

Afinal, ele irá seguir o modelo proposto pela marca, trabalhar com produtos ou serviços que já são conhecidos pelo público, e com um negócio bem estruturado. Além disso, ele tem total suporte para conseguir um bom desempenho.

A seguir, separamos um ebook gratuito com mais sobre as vantagens de abrir uma franquia.

Ebook gratuito

Franquias de loja física e digital para abrir

Agora você já entende como as franquias podem ser boas opções de investimento para quem deseja ter um negócio próprio.

Sendo assim, separamos alguns exemplos para você que planeja ter um empreendimento com uma loja física ou digital.

Escolhemos opções em segmentos variados. Dessa forma, avalie com calma aqueles que mais chamarem a sua atenção.

[raio_x_esf]

Viu como existem várias opções de franquias para você que deseja ter um negócio próprio?

Para conhecer outras opções de franquias, você pode acessar o nosso artigo com dicas de franquias baratas para investir em 2021.

*Informações publicadas em Abril/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje