A crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus tirou a coragem de alguns empreendedores que queriam abrir um negócio próprio em 2021/2022.
Contudo, estamos aqui para mostrar que o empresário pode sim ter o seu próprio negócio e aproveitar, principalmente, o movimento de retomada da Economia.
Prova disso, é que muitos empresários ainda desejam abrir o seu negócio próprio. Segundo pesquisa realizada pela Onepoll em 2019, 77% dos brasileiros
Portanto, vale a pena prestar atenção nos modelos de franquias, pois este tipo de negócio pode ser uma boa e segura opção para o momento, como mostraremos a seguir!
Entenda por que abrir seu negócio próprio em 2021/2022
Muitos especialistas e empreendedores têm como máxima que é na crise que se abrem espaços para inovações e crescimento.
Não é novidade que com a crise econômica causada pela pandemia, o mercado teve queda na maior parte de seus segmentos.
Mas mesmo neste momento, surgem oportunidades para empreendedores arrojados e corajosos. Ou seja, pessoas dispostas a correr riscos calculados e colher os frutos lá na frente.
Nesse sentido, o empreendedor deve ser resiliente e se organizar para finalmente ter o negócio próprio em 2021/2022.
Novas demandas surgem nas crises
A queda na Economia causada pelas restrições sanitárias impostas pela pandemia permitiu que surgissem novos mercados e renovou outros.
Por exemplo, muitas empresas tiveram que redefinir suas operações, implementando por exemplo, o home office para seus funcionários.
Da mesma forma, diversos serviços tiveram que se adaptar, pois grande parte dos estabelecimentos ficaram fechados durante a pandemia.
Como resultado, uma demanda bastante significativa por serviços delivery emergiu. Seja para a entrega de comida, serviços e outros produtos, muita coisa precisou “se descolar” até a casa dos clientes.
Além disso, diversas pessoas que antes comiam na rua passaram a trabalhar em casa e também fazer suas refeições ali.
Assim, abriu-se um leque ainda maior para oportunidades de negócios para atender parte da população brasileira que passou a ficar mais em casa.

Da mesma forma, diversos produtos e serviços passaram a ser consumidos dentro de nossas casas. E assim, a demanda por entregar cresceu bastante.
Em síntese, o mercado passou por grandes mudanças nos últimos tempos. Com isso, surgiram diversas oportunidades de abrir um negócio próprio em 2021/2022.
Existe espaço para crescer na crise
Os números podem até ser assustadores, como a queda de mais de 4% no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2020. Contudo, é neste momento que um espaço no mercado para quem deseja abrir o próprio negócio pode surgir.
Isso porque, diversos estabelecimentos tiveram que fechar por conta da crise econômica. Entretanto, este movimento também fez surgir mais espaços para novos negócios lucrativos.
Da mesma forma, estes novos empreendimentos podem começar com um plano já voltado para este cenário atual do mercado pós-pandemia.
Por exemplo, empresas voltadas para consumidores que estão mais em casa ou que podem preferir evitar grandes deslocamentos.
Você vai estar preparado para o pós-pandemia
Um dos motivos que o empreendedor deve levar em conta para o quanto antes buscar abrir um negócio em 2021/2022, é a retomada da Economia que está por vir.
Para se ter uma ideia, no quarto trimestre de 2020, quando aconteceu uma abertura parcial dos estabelecimentos, houve um aumento de 3,2% da economia brasileira. Número este trazido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Isso mostra que quando a pandemia passar, ou for controlada, a economia irá fluir e ter uma boa retomada.
Nesse sentido, o empreendedor deve estar atento para poder aproveitar o momento pós-pandemia. Mas para isso, ele já deve começar a planejar a sua ideia de negócio.
Assim, o quanto antes, pense em como será o atendimento e os diferenciais para atrair os clientes que ainda poderão estar receosos com a pandemia.
Dessa forma, cabe ao empreendedor se planejar, buscar um negócio enxuto e voltado para mercados que possam se recuperar mais rápido.
Além disso, ele deve se planejar financeiramente. Por fim, tente entender quais serão as demandas dos consumidores neste pós-pandemia.

Franquia: melhor opção de negócio para abrir!
O momento de incertezas causado pela pandemia exige do empreendedor muito planejamento. Além disso, buscar um negócio sólido pode ser uma boa opção!
Sendo assim, o modelo de franquias é uma alternativa viável, pois consiste em um negócio com uma marca já consolidada.
Da mesma forma, este modelo possui muitas vantagens em relação a abrir pequenos negócios do zero.
Por exemplo, uma franquia possui produtos ou serviços testados e aprovados pelo público em geral. Assim, o empreendedor pode ter uma ideia melhor de como será a aceitação do seu negócio.
Do mesmo modo, uma franquia possui um plano de negócio estruturado, com uma ideia de custos predefinidos ao longo do tempo.
Por exemplo, na Circular de Oferta de Franquias (COF), o empreendedor já sabe com o que terá que gastar, as taxas, custos dos materiais etc.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
Além disso, uma franquia possui suportes para os empreendedores como treinamentos, ajuda com a gestão e no marketing. Ao mesmo tempo, não podemos esquecer do amplo mercado de franquias home office disponível.
São diversas marcas que trabalham com este modelo de negócio, que possui um custo menor, o que pode beneficiar os empreendedores.
Da mesma forma, trabalhar em casa ainda permite que o empreendedor tenha flexibilidade no horário de trabalho. Ou ainda, possa ter uma renda extra, caso já esteja empregado.
Com tudo isso que o modelo de franquia oferece, a segurança para ter um negócio próprio em 2021/2022 aumenta, mesmo para os empreendedores menos experientes.
Separamos um ebook para você falando um pouco mais sobre as vantagens de ter uma franquia. Acesse agora!
Opções de negócio próprio para começar em 2021/2022
O mercado de franquias é bem amplo, com diversas possibilidades de negócios em diferentes modelos e nichos de atuação.
Dessa forma, o empreendedor pode buscar uma franquia de loja virtual, marketing digital, de cursos on-line, entre outros.
Sendo assim, separamos aqui promissores negócios em 2021/2022 que podem fazer com que o empreendedor aproveite bem a retomada da Economia após a pandemia.
Conheça outras opções de franquias baratas para ter o negócio próprio em 2021/2022 clicando aqui.
Se preferir, você pode solicitar uma consultoria gratuita por meio do site henriquemol.com.br. Nossos especialistas estão prontos para lhe ajudar a encontrar a melhor franquia!
*Informações publicadas em DEZEMBRO/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.