O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Segmento: Serviços automotivos » Negócios em alta na crise: tipos de franquias que aumentaram as vendas

Negócios em alta na crise: tipos de franquias que aumentaram as vendas

Sumário

Em meio a momentos de crise econômica, pode parecer impensável apostar algum dinheiro em um empreendimento. Entretanto, existem alguns nichos do mercado que vêm identificando negócios em alta na crise.

Por isso, o cenário atual pode ser o momento certo para abrir uma empresa e, finalmente, gerenciar um negócio próprio. Mais do que nunca, é necessário planejamento.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Franquias Sem Ciladas. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Os tempos de crise devem ser sinônimo de impedimento para empreender ou apostar em um modelo de franquia. Alguns mercados e modelos de negócio estão registrando lucros e crescimento, sabendo traçar boas estratégias de atuação para as mudanças de consumo dos brasileiros.

Por exemplo, as empresas que já trabalham ou estão investindo pesado em entregas delivery conseguem continuar registrando caixa positivo. Outras, adotaram novos modos de atendimento e, inclusive, estão oferecendo novos produtos para saciar as novas demandas de consumo neste momento de crise econômica.

Ao mesmo tempo, existem as marcas que trabalham com vendas online. A estratégia é ampliar o leque de produtos, oferecer descontos, promoções e boas condições de pagamento para atrair novos consumidores.

Por isso, investir em negócios em alta na crise pode ser uma bom momento para quem sempre sonhou em empreender. Neste conteúdo, apresentamos a você ideias para adquirir um negócio próprio, atuar como empreendedor e ainda registrar bons números no empreendimento!

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

Mudanças no mercado

reunião papel com analises negócios em alta na crise
Análises de mercado precisam ser feitas para os negócios se adaptarem.

Com muitos comércios fechados, a internet se tornou a principal ferramenta para realização de compras. Sem precisar sair de casa, os consumidores brasileiros vêm encontrando uma grande oferta de produtos e serviços.

De acordo com estudo da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) com a Compre&Confie, as vendas online aumentaram 40% nos primeiros 15 dias de março.

Em categorias entendidas como comércios essenciais, os resultados de vendas mercado eletrônico aumentaram significativamente. Compras na categoria de saúde, por exemplo, tiveram uma alta de 111% nos meses de fevereiro e março de 2020.

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

Franchising: possibilidade para atuar em negócios em alta na crise

A atuação junto de uma rede de franquia é uma das formas mais seguras de se tornar empreendedor. Mesmo em tempos de crise, os franqueados encontram a segurança de atuar junto de uma marca testa e com boa maturidade de mercado.

Ao mesmo tempo, os franqueados encontram suporte completo garantido pela franqueadora, como determina a Lei de Franquias. Treinamento e transferência de know-how também somam à lista de segurança de investimento.

Os empreendedores também encontram garantias nas documentações informadas pela franqueadora. A Circular de Oferta de Franquias e o contrato de franquias são os dois documentos mais importantes, no qual constam dados completos sobre a franquia, direitos e deveres de ambas as partes.

A proteção do investimento de acordo com uma Lei, além dos documentos referentes ao investimento e o suporte constante da rede possibilitam que o empreendedor tenha maior tranquilidade na atuação.

Análise de viabilidade econômica

Independente do cenário econômico, ao decidir abrir uma empresa ou investir em um modelo de franquia, é importante realizar um estudo de viabilidade de econômica.

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!
papeis reunião gráficos análises
A análise de viabilidade econômica precisa ser feita independente dos cenários.

É importante entender que a relação do risco e do retorno do investimento é quem deve ditar como vai ser o investimento. Riscos sempre vão existir, seja em um empreendimento criado do zero ou em uma rede de franquias.

Entretanto, o que vai variar é a intensidade do risco. Para minimizar estes efeitos, algumas estratégias podem ser adotadas. A primeira é se organizar financeiramente para o investimento. É importante contar com o capital necessário para abrir um negócio.

Em segundo lugar, é a análise da viabilidade econômica. Este passo vai auxiliar a projetar os números do negócio, com o objetivo de demonstrar se o formato será lucrativo ou não. Essa análise deve contemplar:

  • Estudar qual segmento investir
  • Organizar o valor de investimento necessário
  • Estudar todos os custos para abertura e funcionamento da empresa
  • Realizar previsões de vendas
  • Calcular impostos e taxas
  • Estudar: prazo de retorno, capital de giro

Negócios em alta na crise: como minimizar os impactos?

Em um cenário de crise econômica, todo o cuidado é pouco na hora de traçar as estratégias de empresa. De acordo com o SEBRAE, pelo menos 600 mil empresas fecharam as portas no Brasil em razão dos efeitos econômicos da pandemia.

Além disso, 30% dos empresários tiveram de buscar empréstimos para manter seus negócios. Ou seja, é um contexto delicado para as empresas, mesmo para aquelas que estão dando lucros.

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

Dessa forma, alguns cuidados devem ser redobrados no gerenciamento e no dia a dia de operação do negócio. O plano de negócios é um dos principais, que deve ser feito para definir estratégias e metas da empresa.

Novos planos precisam ser feitos, considerando projeções de redução nas vendas, necessidade de suspensão de gastos e busca por novas estratégias.

homem apontando tela notebook análises negócios em alta na crise
Oo plano de negócios precisa ser atualizado de acordo com o cenário.

Ao mesmo tempo, dentro do plano de negócios, deve contar o controle sobre a saúde financeira. Conhecer os gastos, as receitas e acompanhar o fluxo de caixa. Este estudo exige dados completos e atualizados, o que aproxima o cenário da empresa da realidade do mercado.

Além disso, cortar gastos e negociar contratos também pode ser uma boa medida. Muitos contratos podem ser negociados, com prorrogação de pagamento ou descontos.

Buscar alternativas para potencializar as vendas, como investir no e-commerce e nas redes sociais podem impulsionar o faturamento mesmo em tempos de crise.

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!

Diante das informações, listamos modelos de negócios em alta na crise econômica para investir. Existem opções em diferentes segmentos do franchising, com valores que partem de R$ 5 mil!

[raio_x_esf]

Para saber se chegou a sua hora de empreender, baixe nosso ebook! Nele, contamos tudo sobre as características que um bom empreendedor precisa ter e ensinamos qual modelo de empresa escolher.

ebook chegou a sua hora de empreender?

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje