Negócios home office valem a pena? Conheça vantagens e opções para abrir

Neste artigo você vai ver

Advertisement

Investir em negócios home office é vantajoso por diversos motivos, seja pela qualidade de vida, flexibilidade de horário ou pela lucratividade. Veja neste conteúdo algumas formas de trabalhar em casa com seu negócio próprio.

Segundo um estudo global realizado pelo software Capterra e pelo Instituto de Estudos Gartner, cerca de 77% das pequenas e médias empresas passaram a atuar em home office por conta da pandemia.

Advertisement

Esse é um formato de trabalho cada vez mais presente no nosso dia a dia, pois muitos empreendedores desejam usufruir de suas vantagens e de suas facilidades, sobre as quais falaremos a seguir.

Vantagens de abrir um negócio home office

Empresas de todo o mundo estão se adaptando rapidamente ao trabalho remoto e às novas formas de oferecer produtos e serviços, muito influenciadas por pessoas das gerações mais conectadas.

Esta evolução permite novas formas de investir em negócios home office nos mais diversos tipos de empresas.

Advertisement

Além disso, é inegável que existam algumas vantagens para o empreendedor que investe neste formato de negócio. Listamos alguns deles:

Comodidade para trabalhar

Em diversas cidades de todo o Brasil, principalmente nas capitais e regiões metropolitanas, os trabalhadores levam horas do dia no trânsito até o trabalho.

Como resultado, o tempo médio gasto neste trajeto pelos habitantes das regiões metropolitanas atingiu 40,8 minutos – a média no Brasil é 30,2 minutos, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Para muitos empreendedores, este é um dos principais motivos para buscar negócios em home office e ter a comodidade de trabalhar de casa.

Esta facilidade traz ainda diversas vantagens, como a possibilidade de uma alimentação melhor, poder estar com a família e com os filhos etc.

Em suma, o empreendedor pode se organizar em uma mesa adequada para suas necessidades, ter uma cadeira confortável e um ambiente silencioso (isso sem contar na tranquilidade para “chegar” ao trabalho).

Vemos um homem trabalhando em seu computador no sofá de sua casa (imagem ilustrativa). Texto: negócios home office.
Trabalhar em casa é mais cômodo e, por vezes, mais prazeroso.
Advertisement

Custos mais baixos

O empreendedor deve estar atento à parte financeira para iniciar um negócio. Investir pouco dinheiro significa também diminuir os riscos de prejuízo.

Nesse sentido, os negócios home office valem a pena, pois muitos deles não exigem altos gastos. Por exemplo, é possível abrir uma empresa neste formato trabalhando com um computador ligado à internet e um celular.

Do mesmo modo, o investimento inicial em um negócio em casa evita custos com aluguel de um ponto comercial, reformas, funcionários, taxas burocráticas, entre outros.

Sem contar os custos com transporte para se deslocar até o local de trabalho, seja ônibus, Uber ou carro particular.

Outro ponto importante é que se alimentar na rua é, muitas vezes, mais caro do que em casa. Com isso, abre-se também a possibilidade de realizar uma alimentação mais saudável.

Por fim, ao colocar na ponta do lápis, o empreendedor verá uma economia atrativa, sendo possível reverter tudo em investimentos para o próprio negócio.

Flexibilidade no trabalho

Um ponto importante sobre negócios home office é: apesar de estar em casa, o empreendedor precisa estabelecer seus horários de funcionamento/atendimento.

Ter um empreendimento é se comprometer. Seus clientes esperam poder contar com você na hora que eles precisarem e, por isso, é importante manter uma agenda.

Além disso, diversos negócios precisam atuar em horário comercial para poder atender os clientes nestes momentos.

Em um negócio em casa, mesmo estipulando horários, você conta com uma flexibilidade de poder, em alguns dias, sair para ir ao médico, por exemplo, sem precisar alterar todo um quadro de funcionários.

Da mesma forma, é possível parar para ajudar os filhos no dever de casa ou até, quem sabe, dormir um pouco depois do almoço. Já outros negócios são bastante flexíveis, permitindo maior liberdade de horário de trabalho.

Em outras palavras, cabe ao empreendedor avaliar qual o tipo de negócio mais se encaixa ao seu perfil, na sua forma de organização de vida e expectativas.

Vemos um homem anotando algo em um caderno; ele está à mesa, com um computador ao fundo (imagem ilustrativa). Texto: negócios home office.
Um negócio home office permite trabalhar em horários diferenciados.

Conforto e bem-estar

Com uma empresa para trabalhar em casa, o empreendedor pode ter muito mais conforto do que estando em um escritório ou uma loja.

Isso porque, é possível investir em uma cadeira mais adequada para seu peso e sua altura, uma mesa para trabalho, em um ambiente silencio e organizado, coisas que nem sempre se encontra nas empresas.

Advertisement

Do mesmo modo, ao evitar o trânsito do dia a dia, essa ação resulta em menos estresse, o que é um ganho para a saúde e o bem-estar de qualquer pessoa.

Além disso, é uma grande vantagem para a saúde poder comer em casa, evitando refeições prontas na rua – salgadinhos, sanduíches, entre outros alimentos com alto teor de sódio e gordura.

Ademais, trabalhar em casa permite que o empreendedor se alimente regularmente, sem pressa, melhorando a qualidade de vida como um todo.

Enfim, o conforto de acordar e, com poucos minutos, estar trabalhando, é algo que tem feito muita gente repensar certas escolhas.

E uma destas escolhas é investir em negócios home office por meio de franquias, sobre as quais falaremos agora.

Franquia é opção de negócio em home office

Uma franquia é uma maneira mais simples de montar um negócio, pois neste modelo o empreendedor já recebe uma marca, plano de negócio, produtos e serviços testados e aprovados, entre outras vantagens.

Além do mais fácil, esse modelo é mais seguro. Isso, tendo em vista que a mortalidade das franquias gira em torno de 5% nos primeiros dois anos, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Em comparação com empresas que não são franquias, esta mortalidade sobe para mais de 20%, de acordo com o Sebrae.

Este modelo de negócio traz a vantagem de ter uma operação preestabelecida e de fácil implementação, o que facilita para empreendedores sem experiência.

Como o franqueado recebe vários treinamentos da franqueadora, ele fica conhecendo melhor o mercado no qual irá atuar.

Uma grande vantagem de uma franquia home office é saber de antemão os custos do negócio. Na Circular de Oferta de Franquia (COF), o empreendedor já é informado sobre qual será o investimento total necessário para abrir sua unidade.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Ademais, a franqueadora auxilia na gestão e nas ações de marketing, principalmente voltado para redes sociais.

O empreendedor também encontra franquias baratas em home based, que é um formato parecido com o home office. A diferença entre eles é que, no home based, alguns deslocamentos para atender os clientes serão necessários.

Enfim, cabe ao empreendedor avaliar qual é o tipo de negócio mais adequado para suas necessidades e seus investimentos.

Veja o ebook que separamos para você com dicas de como abrir uma franquia home office de sucesso.

E-book "Guia da franquia home office: vantagens e opções".

Negócios home office para você investir

O mercado de franquias possui muitas opções de redes que atuam em modelos de negócios home office. Aqui separamos alguns deles para você conhecer um pouco mais.

...Carregando..

Por fim, leia o nosso conteúdo com dicas de como escolher a melhor franquia para o seu perfil. Isso irá lhe ajudar a optar entre os variados negócios home office disponíveis no mercado. Acesse!

Caso opte por uma marca, entre em contato com a franqueadora. Mas se ainda estiver com dúvida, receba uma consultoria gratuita com especialistas que vão lhe orientar na escolha da franquia mais indicada para você. Acesse: henriquemol.com.br.

Advertisement
Advertisement

Qual franquia combina com seu perfil?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

POSTS RELACIONADOS