Negócios para pequenas cidades: melhores franquias que dão certo em qualquer lugar

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Cidade vista de cima ao pé de uma montanha. Imagem ilustrativa do texto sobre negócios para pequenas cidades.
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Investir no interior do Brasil é um movimento que tem atraído muitos empreendedores em busca de negócios para pequenas cidades. Aqui, confira como você pode ganhar dinheiro investindo nestas regiões.

As pequenas cidades estão com um crescimento maior do que os grandes centros urbanos. Seguindo pesquisa, entre 2015 e 2020, as 50 maiores cidades do Brasil tiveram um aumento do consumo na casa dos 15%. Nos outros 5.520 municípios, o crescimento foi de 23%.

Então, é possível aproveitar este momento com negócios lucrativos, em alguns nichos que estão em alta fora dos grandes centros urbanos. Logo, essas cidades menores estão se desenvolvendo e junto há uma mudança nos consumidores.

Nesse sentido, antes, alguns tipos de negócios não encontravam público suficiente nestas cidades do interior, mas que hoje em dia são uma oportunidade de lucrar. Continue a leitura!

Como abrir negócio em uma cidade pequena?

Uma forma de abrir um negócio em cidade pequena é por meio de franquias. Este modelo de negócio facilita a implantação realizada pelo investidor e diminui os riscos do empreendimento.

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O franchising, ou sistema de franqueamento, é o modelo de negócios pelo qual o franqueador vende a possibilidade de exploração da sua marca e a tecnologia do seu negócio ao franqueado, ou seja, o seu know-how.

Em troca, o franqueado paga determinado valor pelo seu uso e se compromete em manter o padrão exigido pela franqueadora.

Isso quer dizer que, por meio de um contrato, um empreendedor estará legalmente autorizado a comercializar produtos e serviços em nome de uma marca que já existe no mercado.

Portanto, iniciar o próprio negócio tendo por trás a credibilidade de uma marca já conhecida no mercado, certamente traz mais segurança, principalmente no caso de um empreendedor iniciante.

Nesse sentido, como a franqueadora já tem uma marca consolidada, provavelmente conta com um cadastro extenso e estruturado de fornecedores, possibilitando que os franqueados consigam ter condições especiais em seus pedidos.

Por exemplo, prazos mais longos para pagamento, descontos por quantidade produtos etc.

Porta de um comércio coma placa de OPEN. Imagem ilustrativa do texto sobre negócios para pequenas cidades.
As franquias simplificam o processo de começar um negócio.

Ainda, o fato de já começar uma empresa com um produto ou serviço já testado no mercado é outro ponto a favor de optar por uma franquia.

Como a empresa franqueadora já fez pesquisa de mercado e realizou testes, o risco de rejeição diminui bastante, o que é uma vantagem competitiva relevante.

Do mesmo modo, tem a vantagens dos suportes da franqueadora, como: treinamentos, ajuda para o trabalho de gestão e marketing, e até a escolha do ponto comercial, caso seja necessário.

Enfim, ter uma marca e uma estrutura pronta é um diferencial para abrir um negócio em cidades pequenas.

Melhores negócios para pequenas cidades

Os melhores negócios para pequenas cidades podem estar em diferentes nichos de mercado. Por isso, é fundamental que o empreendedor analise bem a região e o mercado local.

São negócios dos mais variados, para oferecer um tipo de serviço ou produto que possa se destacar no cenário local.

Por exemplo, o empreendedor pode oferecer serviços variados voltados para salões de beleza, como cuidados para o cabelo que contem com uma inovação ou qualidade diferenciada.

Do mesmo modo, pode ganhar dinheiro com uma loja de roupas, serviços de estética e beleza. Isso porque, são negócios para abrir investindo valores variados.

Mas antes de abrir uma franquia em cidades pequenas, entender como funciona a dinâmica de consumo dos moradores é importante. Nesse sentido, analise que tipo de produtos ou serviços podem se destacar.

Este primeiro passo é importante, pois cada vez mais pessoas se mudam de grandes cidades para locais menores em busca de tranquilidade, mas desejam continuar consumindo da mesma forma que antes.

Sendo assim, separamos alguns pequenos negócios para pequenas cidades para atuar de várias formas no dia a dia e ganhar dinheiro. Por isso, confira a seguir!

Esquina com casas de uma cidade do interior. Imagem ilustrativa do texto sobre negócios para pequenas cidades.
O empreendedor deve buscar negócios que combinem com o perfil da pequena cidade.

Acquazero

No setor de serviços automotivos temos a Acquazero, uma das franquias de maior renome neste segmento do franchising. Ainda, oferece um tipo de solução que muitas vezes encontra pouca concorrência em pequenas cidades.

Atualmente, a Acquazero conta com quase 800 unidades franqueadas no Brasil e também no exterior. Por exemplo, nos Estados Unidos e na República Dominicana.

Mas um dos atrativos da marca é sua preocupação com a sustentabilidade. Logo, diversos de seus serviços usam pouca água. Assim, conservando o meio ambiente.

Dessa forma, estas soluções para preservar os recursos hídricos adotados pela Acquazero foram destaque no jornal Diário do Comércio.

No catálogo da franquia estão serviços de higienização, polimento de pintura e cristalização, enceramento, bem como limpeza da parte interna do veículo, entre outros.

A Acquazero é uma opção onde o empreendedor pode abrir um negócio em cidades menores para concorrer com os lava jatos, comuns nestes locais. Contudo, oferece um catálogo bem mais amplo e diferenciado.

Do mesmo modo, para o franqueado, é um negócio de fácil gestão, exigindo dedicação, já que o empreendedor é o responsável pelos serviços.

Nesse sentido, para a administração da unidade, o franqueado conta com treinamentos e também um sistema exclusivo, o Acqua On. Nele existem funcionalidades para a gestão do negócio, trabalho de marketing e mais.

Por último, a franquia atua com seis modelos, sendo três deles em Home Based. Cada um deles se diferencia por contar com uma quantidade de serviços diferentes em cada formato.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25,6 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses

Conheça um pouco mais sobre a Acquazero no vídeo abaixo que separamos para você.

Albert’s Famous

A franquia Albert’s Famous é uma oportunidade para quem busca empreender no segmento de food truck e ter um negócio sólido e diferenciado.

Sendo assim, a rede atua com hambúrgueres gourmet produzidos com uma mistura de carnes, tempero próprio e molho especial.

Além disso, a franquia possui dois modelos de negócio, um para Ponto Comercial e outro para Food Truck. Este último é um formato que tem se tornado bem popular no mercado brasileiro. Por isso, vale a pena ficar de olho.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 159 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

ReMax

Uma das franquias que atua no mercado de negócios imobiliários é a Re/Max. A rede trabalha com unidades não só no Brasil, como em vários outros países.

Desse modo, o mercado imobiliário está aquecido e é um segmento que o empreendedor deve estar atento, principalmente para quem tem maior capacidade de lidar diretamente com os clientes.

Atualmente, a franquia conta com mais de 480 unidades franqueadas no Brasil e fora dele. Ainda, o franqueado conta com treinamentos para conhecer o setor e a forma de atendimento em sua unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 120 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

Amor aos Pedaços

A rede Amor aos Pedaços é uma franquia que oferece mais de 130 opções de produtos, como doces gourmets, variando entre bolos, tortas, pavês, sorvetes, salgados e bebidas.

O sistema de franquia funciona em dois modelos, Loja e Quiosque, sendo a exigência mínima de 36m2 a 80m2. Ainda, deve contar com dez a 15 funcionários por unidade para um melhor atendimento.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 380 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 90 mil
  • Prazo de retorno: de 36 a 48 meses
Pessoa terminando de fazer um bolo. Imagem ilustrativa do texto sobre negócios para pequenas cidades.
O segmento de doces é bastante atrativo para investir.

La Mafia Barbearia

A La Mafia Barbearia é uma franquia de cuidados para os cabelos masculinos, com vários tipos de serviços incluídos em sua unidade.

Logo, é um tipo de empresa que por ter uma estrutura diferenciada e uma marca reconhecida, terá um grande destaque entre os negócios para pequenas cidades.

Além disso, a franquia possui três modelos de negócio, variando de tamanho e investimento necessário. Por fim, o franqueado também conta com treinamentos e auxílio para a gestão da unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 130 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

New Era

A franquia New Era é uma loja de roupas especializada em bonés, famosa entre o público masculino. Assim, a marca também conta com peças de vestuário, calçados e artigos esportivos.

Mas além do amplo mix de produtos, a rede tem modelos de negócio variados, entre eles o Quiosque e Loja, seja de rua ou para shopping.

Enfim, a franqueadora auxilia o empreendedor na escolha do melhor local para a implantação da unidade, bem como outros suportes de gestão.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 85 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 12 a 36 meses

Restaura Jeans

Um dos negócios para pequenas cidades é a franquia Restaura Jeans, que atua no mercado de costura e customização.

Assim, a rede oferece serviços de conservação e recuperação de roupas de todos os tipos e tecidos, do algodão ao couro, passando até mesmo por acessórios como bolsas e sapatos.

Desta forma, o franqueado conta com diferentes frentes de atuação para o seu negócio, permitindo aumentar seu lucro e entregar mais valor agregado ao seu cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 120 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses
Calças jeans.
A franquia trabalha com este item bastante comum no dia a dia das pessoas.

Mr. Fit

O mercado de comidas saudáveis é altamente lucrativo, e a franquia Mr. Fit é uma das opções de negócios para pequenas cidades para atuar com delivery saudável.

Nesse sentido, a franquia trabalha com um amplo cardápio, oferecendo alimentação de baixa caloria, que é um tipo de comida que tem se tornado cada vez mais atrativa para os consumidores.

Assim, é um tipo de negócio que atende a um público cada vez maior, e que vem crescendo nas cidades do interior por conta do aumento da preocupação das pessoas com a saúde.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 6 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 36 meses

Folks Pub Sertanejo

Uma dos negócios para investir em casas noturnas ou de eventos é a Folks Pub Sertanejo. Isso porque, a rede oferece um espaço acolhedor que faz referências aos clássicos filmes de velho oeste, por meio dos móveis e objetos em madeira.

Portanto, é um modelo de negócio para quem gosta do mercado de entretenimento, pois a franquia conta com espaço para público e shows. Ainda, tem bebidas próprias da franquia.

Por fim, o empreendedor pode optar por dois modelos de negócio, o Buteco e o Premium.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 440 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 300 mil
  • Prazo de retorno: de 14 a 28 meses

Chopp Time

Criada em Ribeirão Preto, em 1999, a franquia de bares Chopp Time tem unidades em oito estados. Ao todo, a rede tem 23 choperias atuando neste atrativo mercado.

Além disso, a marca atua com dois modelos de negócios, o de Quiosque, mais enxuto, com menos espaço e maior agilidade de atendimento, e ainda o formato Restaurante, voltado para um atendimento ao público maior. Logo, todos os modelos oferecem qualidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 250 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses
Mulher em frente um homem em um bar tomando um chopp.
Um negócio voltado para chopp e petiscos é interessante para cidades menores.

Mormaii Fitness

A Mormaii Fitness é uma franquia de academia que possui a força da marca para que o empreendedor chegue em uma cidade do interior e possa se destacar frente aos concorrentes.

Mas além disso, é um modelo de negócio bem completo, podendo oferecer aos amantes das atividades físicas um espaço atrativo e diferenciado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 295 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: até 24 meses

Farmatotal

Uma franquia de farmácia é a rede Farmatotal. Assim, a empresa conta com uma marca consolidada no mercado, com mais de 13 anos de atuação.

Mas além disso, a marca tem dois modelos de negócio. Então, em um deles o empreendedor que já tenha uma farmácia faz a conversão do seu negócio para a rede Farmatotal.

Do mesmo modo, a franquia trabalha com um negócio onde o franqueado abre uma nova farmácia, usando o modelo da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

Patroni Pizza

No setor de pizzarias uma das opções para investir é a Patroni Pizza, que possui um amplo cardápio de pizzas, bem como massas e petiscos.

A rede entrou para o franchising em 2003 e atualmente tem mais de 140 unidades no Brasil e no exterior.

Por fim, é um produto que conta com um mercado atrativo como uma das opções de negócios para pequenas cidades.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 200 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 135 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 30 meses

Estes foram alguns dos negócios para pequenas cidades. Então, para lhe ajudar a investir de forma certeira, separamos um conteúdo com mais dicas de como escolher a franquia ideal para o seu perfil. Acesse e descubra!

*Informações publicadas em AGOSTO/2022. Informe-se com a franqueadora da marca sobre os preços atuais do negócio.

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