É cada vez maior a procura por negócios sustentáveis no Brasil por conta da atratividade que este tipo de empreendimento tem proporcionado aos clientes.
Segundo pesquisa, 87% dos brasileiros buscam consumir produtos ou serviços de empresas sustentáveis. Ou seja, a maior parte da população está engajada nesses cuidados com o meio ambiente, e isso é uma tendência que deve se manter.
Dessa forma, o empreendedor deve estar atento para este movimento pró-sustentabilidade que pode orientar suas escolhas em relação ao tipo de negócio que irá investir. Assim, conseguir lucrar com as preocupações e necessidade de preservação do meio ambiente.
O que é um negócio sustentável?
Há muitos anos, as preocupações com o meio ambiente e as práticas sustentáveis era um ideal das pessoas conhecidas como “alternativas”.
Porém, este movimento em prol da natureza vem tomando corpo a cada década e hoje em dia não pode ser ignorado pelos empreendedores.
Nesse sentido, os negócios sustentáveis fazem parte de um novo modelo empresarial. Cada vez mais produtos e serviços buscam se incorporar aos aspectos sociais, econômicos e ambientais de forma integrada.
Da mesma forma, o negócio sustentável atua além das estratégias que ultrapassam a tecnologia. Isso porque, abrangem todo o ciclo de vida do produto da matéria-prima à eliminação. Podem também contribuir para a regeneração do ambiente.
As empresas podem investir em atitudes para diminuir o consumo de papéis e plásticos, diminuir a emissão de gases que poluem o ar, entre outros cuidados.
Estas atitudes são formas de fazer com que a empresa tenha um diferencial, mostrando que não visa apenas o lucro, mas também uma melhora para a sociedade. Portanto, trata-se de uma maneira de agregar bastante valor para a marca, o que é um atrativo a mais em mercados cada vez mais concorridos.
Portanto, as estratégias dos negócios sustentáveis são baseadas em práticas favoráveis à natureza, desde a produção do produto até o descarte de materiais. Essas práticas proporcionam vantagens econômicas e sociais, sem precisar de altos investimentos.
Por fim, envolve também o uso de matérias-primas sustentáveis sem deixar de trabalhar a redução de custos. Enfim, os negócios sustentáveis são bons não apenas para a natureza, como mostraremos.
Vantagens de abrir um negócio sustentável
Conforme dito, além de fazer bem para o meio ambiente, os negócios sustentáveis podem ser benéficos também para o bolso do empreendedor.
Nesse sentido, uma grande vantagem começa pela publicidade positiva que a sustentabilidade traz para a sua marca. Assim, é um ganho que, se bem trabalhado, pode gerar mais vendas e captação de clientes.
Do mesmo modo, ao comprar um produto de uma empresa, o cliente também permite que continue existindo e praticando ações comerciais voltadas para a sustentabilidade.
Então, ao saber que aquele negócio usa princípios sustentáveis, as chances de escolha e de fidelização são muito maiores.
Da mesma forma, uma empresa ecologicamente correta consegue engajamento de seus colaboradores. Este sentimento de ajudar o planeta impulsiona a moral dos funcionários e também ajuda na mudança de hábitos dos consumidores.
Portanto, não importa em qual segmento você atue, uma coisa é certa: a concorrência está muito acirrada. Nesse cenário, é importante ter um diferencial e sair na frente, não é mesmo? Pois é isso que você terá ao empregar a sustentabilidade do seu negócio.
O empreendedor pode começar um negócio sustentável do zero, mas também pode investir em uma franquia que trabalhe desta maneira.
No mercado de franchising existem marcas que têm a sustentabilidade entre os seus pilares. Nesse sentido, além deste chamativo, o empreendedor ainda investe em uma marca reconhecida no mercado.
O formato de franquia também é vantajoso, porque conta com uma estrutura previamente estabelecida do negócio.
Da mesma forma, o franqueado também recebe suportes variados da franqueadora. Por último, outro ponto importante é que na Circular de Oferta de Franquia (COF), o empreendedor fica sabendo quanto terá de investir no negócio. Com isso, consegue se programar melhor financeiramente.
Veja ainda neste conteúdo algumas opções de negócios sustentáveis no mercado de franchising que separamos.
Opções de negócios sustentáveis para você abrir com franquia
Conforme falado, os negócios sustentáveis são uma categoria de empreendimento aos quais os investidores devem estar atentos.
Melhor ainda quando se trata de uma franquia, pois permite que empreendedores menos experientes possam investir sem medo. Existem diversas opções que estão em crescimento no mercado de negócios sustentáveis. Por exemplo, produção de recursos renováveis, como: a energia solar, eólica, entre outros.
Do mesmo modo, produtos de consumo, como biojóias e outros itens naturais que não degradam o ambiente em sua fabricação ou descarte. Entre essas opções estão embalagens ecológicas, cada vez mais presentes no nosso dia a dia.
Dá para citar também serviços de paisagismo para ajustar os locais para práticas mais sustentáveis, que economizem recursos, como água e energia.
Podemos também falar em opções de empreendimentos para tratar lixo eletrônico, reaproveitando componentes. Outro tipo de negócio que ganha o mundo são os de transporte limpo, como os elétricos.
Por fim, separamos aqui alguns desses negócios sustentáveis no mercado de franquias para você conhecer mais. Confira!
1. Acquazero
Entre os negócios sustentáveis, um dos destaques é a Acquazero. A rede é considerada a maior franquia de limpeza ecológica do mundo. Sendo assim, a marca oferece serviços de limpeza automotiva e outros cuidados para o carro e conta com um amplo leque de serviços à disposição dos clientes.
Por causa da sua preocupação com o meio ambiente, a Acquazero foi destaque no site da revista eletrônica SEGS.
Além disso, é uma marca sólida no mercado, com mais de 800 unidades em operação no Brasil e no exterior. Por exemplo, existem franqueados nos Estados Unidos, México e na República Dominicana.
Logo, a rede se apresenta pela sustentabilidade de seus serviços que usam pouca água, o que ajuda a preservar o meio ambiente.
Por exemplo, para sua limpeza ecológica, é usado apenas 300 ml de água misturada aos produtos de limpeza biodegradáveis para limpar o carro por fora. Ainda, o uso desses produtos biodegradáveis não gera poluição, já que se dissolvem rapidamente na natureza.
Com todos esses atrativos ambientais, a franquia ainda apresenta para os empreendedores um modelo de negócio de baixo custo. Entre os seis formatos de negócios, três deles são em Home Based.
O franqueado recebe treinamentos para a execução dos serviços da franquia e o material de treinamento fica acessível para sempre que desejar possa acessar por meio de uma plataforma exclusiva.
Ainda, conta com suporte para o marketing de sua unidade e um sistema inovador que permite fazer a gestão do negócio na palma da mão.
- Investimento inicial: a partir de R$ 25,6 mil
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 20 mil
- Prazo de retorno: de 3 a 24 meses
2. eLav
Para o empreendedor que está buscando economia e eficiência em uma franquia, a rede eLav é a escolha perfeita. Isso porque, tem processos focados na economia de recursos e tecnologia de acessibilidade para seus clientes.
Dessa forma, contribui de forma positiva para as questões de sustentabilidade e preservação do planeta.
O objetivo da eLav é ser referência para o mercado de lavanderia no Brasil. Inclusive, é protagonista na democratização e cuidado com as roupas.
O franqueado que escolher a rede fará parte do processo de construção de uma marca forte, focada na resolução de um problema comum: ter que lavar as roupas.
- Investimento inicial: a partir de R$ 70 mil
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 25 mil
- Prazo de retorno: de 12 a 18 meses
3. Marketing Bag
A franquia Marketing Bag vende publicidade em sacos de pão ecológicos e atualmente tem várias unidades em operação, todas no formato Home Office.
Nesse sentido, é uma franquia que trabalha em um mercado amplo. Por fim, ainda agrega valor por incentivar o uso consciente dos recursos naturais, o que ajuda a preservar o meio ambiente.
Por fim, a franqueadora oferece diversos tipos de auxílios para o franqueado conduzir os trabalhos no dia a dia.
- Investimento inicial: a partir de R$ 5,5 mil
- Faturamento médio mensal: a partir de R$ 14 mil
- Prazo de retorno: de 1 a 4 meses
4. BonaSecco
A franquia BonaSecco é uma rede de lavanderias que realiza os serviços a seco, o que diminui o impacto na utilização da água e geração de resíduos poluentes.
Mas além disso, a rede conta com modelos de negócios variados, sendo que o mais enxuto deles é o de Ponto de Coleta. A franquia tem também lavanderias mais robustas e de maior investimento.
Já o franqueado pode contar com o suporte da franqueadora para ajudar com a gestão da unidade.
- Investimento inicial: a partir de R$ 40 mil
- Faturamento médio mensal: não informado
- Prazo de retorno: não informado
5. EcoBike Courier
A EcoBike é uma franquia que trabalha de maneira sustentável com entregas feitas exclusivamente por ciclistas.
Sendo assim, a rede conta com franqueados em cidades do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, atuando em mais de 30 cidades pelo Brasil.
Com a proposta de entregas ágeis a marca ajuda a preservar a natureza, pois o meio de transporte usado contribui para a redução da emissão de gases poluentes na atmosfera.
- Investimento inicial: não informado
- Faturamento médio mensal: não informado
- Prazo de retorno: não informado
6. Solarprime
A Solarprime é um dos negócios sustentáveis, já que a franquia é especializada na instalação de sistemas de energia solar.
O empreendedor irá atuar neste crescente mercado, que além de sustentável, chama a atenção pela economia proporcionada aos usuários.
Por fim, o investidor recebe treinamento para a captação de clientes e para entender bem como funciona o sistema da marca e a operação da franquia.
- Investimento inicial: a partir de R$ 32 mil
- Faturamento médio mensal: não informado
- Prazo de retorno: de 5 a 12 meses
7. Blue Sol Energia Solar
Um negócio para investir no mercado sustentável é a franquia Blue Sol Energia Solar. A rede trabalha com projetos e instalações de sistemas de captação de energia solar.
Nesse sentido, é uma rede que contribui para a preservação do meio ambiente e também aproveita este crescente mercado. Principalmente no Brasil, há um grande potencial de geração deste tipo de energia limpa e diversos consumidores interessados.
Enfim, a franquia trabalha com um modelo Home Based de negócio, o que diminui os custos de implantação da unidade.
- Investimento inicial: a partir de R$ 24 mil
- Faturamento médio mensal: não informado
- Prazo de retorno: de 4 a 6 meses
Essas são algumas opções para investir em um negócio sustentável. O empreendedor deve pesquisar entre as oportunidades para buscar aquela que melhor se encaixa ao seu perfil e ao mercado local. Agora que você está por dentro do assunto, abra o seu negócio.