O que é franqueado master ou Desenvolvedor de Area? Você deve ter ouvido falar de um desses termos, certo? Caso não, então aprenda conosco tudo sobre essas duas modalidades de franqueamento nesse artigo!
As franquias tem se tornado opções de negócios mais atrativas e até necessárias para driblar a crise e desenvolver novas estratégias de trabalho no mercado. Com as mudanças causadas pelos impactos econômicos, se tornar empreendedor tem sido a saída mais viável para o momento.
Esse movimento crescente das franquias vem acontecendo há um tempo. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor está em constante crescimento e registrou números significativos nos últimos anos.
Sendo assim, o ele cresceu 5,9% no segund o trimestre de 2019, se comparado ao mesmo período do ano anterior. Dessa forma, obteve uma receita de R$ 43,1 bilhões. O acumulado de seis meses foi de 6,4% passando de R$ 79,4 bilhões para R$ 84,5 bilhões no total.
Dessa forma, é possível prever o potencial de crescimento e oportunidades que o ambiente comercial desse tipo de negócio permite.
Com uma variedade de segmentos possíveis há de ter uma opção que se enquadre na sua decisão de investimento. Saiba mais no decorrer desse texto!
Tipos de franquia disponíveis no mercado

No franchising existem vários tipos de negócios que possibilitam desde os mais simples e acessíveis, até os mais robustos que são versões mais completas. Sendo assim, trouxemos aqui para que você conheça melhor em qual deles está o seu potencial de empreendedor.
Franquia Master
Esse é um modelo de negócio criado para a internacionalização de franquias que desejam atuar em outros países. O empreendedor que se torna Master ou Sub Franqueado, assina um contrato que permite o direito de implantar outras unidades em uma determinada região.
Por isso, ele pode receber uma participação tanto na taxa de franquia no ato da aquisição do negócio por outro franqueado, quanto das taxas de royalties pagas mensalmente a franqueadora.
Assim, é dever desse franqueado treinar e prestar os primeiros suporte os novos empreendedores.
Franquia Desenvolvedor de área
As franquias Desenvolvedor de Areá, permitem as mesmas condições do master franqueado, porém a diferença é que nesse modelo não é oferecido o treinamento de novos investidores.
Também é possível vender unidades na mesma região de atuação e o direito do franqueado de explorar uma determinada área. Sendo possível, abrir novas unidades tendo uma porcentagem tanto na taxa da franquia quanto nos royalties.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Franquias Sem Ciladas. São aulas que você pode acessar clicando aqui
, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.Vale lembrar que esses contratos só podem ser firmados junto ao franqueador, ficando as franquias, master e desenvolvedor, responsáveis por intermediar a compra dessas unidades.
Franquia unitária
As franquias unitárias são opções que detém de uma exclusividade por território. Quer dizer que você adquiriu uma franquia que só pode atuar naquele local sem que outras da mesma estrutura ou serviço possam concorrer com você.
Um exemplo são os quiosques de shopping. Caso tenha a capacidade financeira, pode adquirir mais de uma unidade no mesmo local, ou seja você será seu único concorrente.
Chilli Beans
Uma exemplo de franquia unitária de quiosque é a Chilli Beans. Você certamente já deve ter visto um desses em algum shopping de sua cidade.
Conhecida por sua marca forte no segmento de moda e acessórios a franquia de óculos está presente no mercado mundial com mais de 800 pontos de venda no mundo. Uma opção de franquia de quiosque da marca pode custar a partir de R$ 120 mil
Microfranquias
As microfranquias são modelos de negócios que só se diferenciam das franquias convencionais pelo modelo que é menor e tem valor máximo de até R$ 135 mil.
De acordo com a ABF, as microfranquias que atuam no Brasil somam 557 marcas. Sejam elas tanto de forma exclusiva quanto pelo formato tradicional. Sendo que 79,8% delas atuam exclusivamente neste formato.
Assim, as microfranquias permitem um baixo custo e automaticamente o retorno tende a ser mais rápido. Da mesma forma o faturamento dessas unidades também é compatível com o investimento dependendo do modelo de negócio aplicado.
Maria Brasileira
As franquias Maria Brasileira estão presentes no segmento de serviços e oferecem em sua cartela profissionais qualificados para execução de serviços de limpeza e conservação.
Dessa forma, a marca aproveita de uma tendência de mercado onde as pessoas estão focadas no trabalho e não tem tempo para executar tarefas cotidianas.
Entre as diversas opções de microfranquias é possível se tornar um franqueado da rede com valor inicial de R$ 28.9 mil
Quer saber mais sobre as franquias e as opções de negócios de forma mais ampla ? Assista neste vídeo!
Vantagens de investir em franquias
Não é segredo para ninguém que o franchising é um ambiente que permite um investimento com maior segurança. Isso porque as franquias possuem um know how que é o mesmo que um “saber fazer”.
Sistema testado e aprovado
Citado na introdução desse tópico, o know how é justamente uma transferência de conhecimento trabalhada durante certo tempo até que chegasse ao estado de maturidade que permitisse ser replicado para outros investidores.
Bem como a estruturação do modelo de negócio, planejado pela franqueadora, o empresário consegue que seu empreendimento tenha todas as chances de funcionar sem erros.
Muitos empreendedores iniciantes não sabem como começar um plano de negócios e essa é uma das maiores dificuldades de quem busca o primeiro negócio.
Dessa forma, um pequeno empresário por exemplo, não dispõe de tempo nem conhecimento para prever acontecimentos político-sociais e econômicos que possam afetar o seu empreendimento.
Prevenção de riscos
Ser franqueado permite uma segurança maior dos processos principalmente porque, antes mesmo de iniciar em um determinado negócio á possível saber se ele tem a estrutura necessária.
É possível saber todos os processos de uma empresa franqueada por meio da Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse documento é disponibilizado aos interessados pela franquia logo que realizam contato com a franqueadora.
Dessa forma, antes mesmo de entrar para o negócio você pode saber se as propostas oferecidas são seguras. Ter controle sobre as taxas que serão cobradas, analisar se o suporte oferecido será satisfatório
Suporte profissional para os franqueados
Antes de mais nada, o maior diferencial das franquias está no suporte ao franqueado. Contar com um equipe qualificada durante todo o franqueamento permite ao empreendedor maior tranquilidade de lidar com a inexperiência.
Em qualquer negócio bem sucedido, é necessário ter uma série de capacidades que devem ser trabalhadas ao longo do tempo, como no caso das franquias. Assim, suas capacidades existem e são disponibilizadas por meio do suporte da marca.
Entre eles estão profissionais para orienta-lo na gestão do negócio, orientações jurídicas, plano de negócio, gestão de caixa, auxílio do setor de marketing entre outros.
Imagine se você, em qualquer eventualidade, precisasse contratar serviços profissionais de terceiros para te auxiliar nessas capacidades? Seria muito mais oneroso do que os custos envolvidos em uma franquia, sem sombra de dúvida.
Credibilidade da marca
Primeiramente, quando se investe em uma franquia, você está carregando consigo uma marca reconhecida no mercado que permite uma identificação do público que já consome um determinado produto ou serviço.
Ainda mais no inicio de um negócio, quando tudo é novo e até que as pessoas conheçam o seu produto para criar identificação, demanda muito tempo. Nas franquias, você já sai com uma vantagem competitiva na frente dos concorrentes.
Auxílio na negociação de bons pontos comerciais
Empresas que desejam atuar como loja física tem que passar por uma longa caminhada na busca pelo ponto ideal. Além de cobranças altas de alugueis, burocracias desgastantes de empresas que acabam desprezando empresários iniciantes devido a falta de confiança no mercado.
Isso não acontece com as franquias, existe um processo mais amigável, portanto mais confiável entre as locadoras, shoppings e comércios junto as franqueadoras. Isso porque sabem da credibilidade das empresas que estão por trás do franqueamento, o que possibilita uma facilitação nesse processo.
Alem do mais a franqueadora usa mais uma vez o suporte para definir os melhores pontos comerciais onde serão aceitas as franquias com maior demanda de clientes e acesso.
Enfim, as vantagens de ser um franqueado vão além das citadas aqui e favorecem muito o desenvolvimento do seu potencial de negócio. Mas vale destacar que assim como em qualquer negócio existem também algumas desvantagens que devem ser analisadas. Veja a seguir!
Mais uma vez a importância de pesquisar bem a franqueadora antes de começar o negocio. Estude com bastante cutela a COF. Visite outros franqueados pergunte como funciona o suporte da franqueadora e tenha mais segurança na sua escolha.
Gostou do nosso material sobre o que é franqueado e suas modalidades de franquias ? Contrinue por dentro de todo conteúdo sobre franquias assinando a nossa newsletter!