O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » O que é franquia de seguro? Como investir em um negócio assim? Respostas!

O que é franquia de seguro? Como investir em um negócio assim? Respostas!

Sumário

Um mercado bastante atrativo para investir em um negócio próprio é o de seguros. Porém, você sabe o que é uma franquia de seguros? Aqui explicaremos o que é e como empreender neste setor.

Antes de mais nada, vale destacar que só em 2021 foram quase R$ 142 bilhões em prêmios emitidos. Ou seja, é um setor que envolve muito dinheiro, além de uma grande variedade de clientes em potencial.

Por isso, é um tipo de negócio bem interessante, sobretudo para pessoas com um perfil de vendas. Afinal, esse setor exige um perfil bem comunicativo e persuasivo.

Contudo, antes mesmo de pensar em um negócio no mercado de seguros, é importante saber no que atua esse setor.

Clique, conheça e compare FRANQUIAS DE SEGUROS E SERVIÇOS FINANCEIROS. Acesse!

Afinal, o que é franquia de seguro?

Uma franquia de seguro é, na realidade, uma corretora de seguros. Ou seja, é um negócio que faz a intermediação entre as seguradoras e os clientes.

Nesse sentido, a franquia conta com diversos tipos de contratos de seguros, que ela vende por meio de parcerias com as seguradoras.

Assim, ela faz a corretagem dos contratos e passa aos clientes as opções que melhor atendem cada necessidade.

Pode-se afirmar que as corretoras de seguro são as representantes oficiais dos clientes junto às seguradoras.

Assim, a corretora de seguros vai estar ao lado do segurado fazendo um papel consultivo na hora da venda. E, após a negociação, oferece todo o suporte necessário.

A principal função da corretora de seguros é analisar o perfil do cliente para indicar os planos mais adequados.

Pode também fazer as devidas recomendações para uma apólice com as coberturas que irão suprir a necessidade do segurado.

Dessa forma, uma franquia de seguro pode ser uma boa oportunidade para ter um negócio próprio de alto faturamento.

Como funciona uma franquia de seguros?

Depois de saber o que é franquia de seguros, você deve entender como ela funciona. Conforme falamos, nesse negócio o empreendedor faz a corretagem dos contratos.

Nesse sentido, a franquia de seguros é uma intermediadora entre as seguradoras e os clientes. A rede tem como parceiras grandes empresas de renome mundial que oferecem os seguros dos mais variados.

É comum que a franquia tenha diversos tipos de seguros, como de automóveis, residenciais, de vida, entre outros. Pode ser que algumas foquem mais nesse ou naquele tipo de seguro.

O franqueado, ou corretor, recebe do cliente uma demanda, como, por exemplo, contratar o seguro para o carro.

O corretor pega os dados do veículo e do cliente e joga no sistema de corretagem, ligado às bases das seguradoras.

Depois disso, cada seguradora passa a sua proposta para segurar o carro daquele cliente. Para isso, elas levam em consideração diversos aspectos que vão influenciar nos custos finais desses contratos.

O corretor, ou franqueado da rede, passa as opções para o cliente, que escolhe uma delas e realiza os pagamentos. Assim, o franqueado ganha uma porcentagem do valor desse contrato.

Todo o trabalho de corretagem é feito por um sistema, cada franqueadora tem o seu, além de que cada franquia tem sua parceria. Ou seja, uma rede pode ter mais parceiras do que outra e oferecer mais opções.

O ganho do franqueado é baseado em percentuais sobre os contratos que fecha, que variam. Assim, um contrato de seguro de carro pode dar um valor, de casa, pode ser outro, e por aí vai.

Além disso, a franquia de seguro funciona como qualquer outra franquia, oferecendo os suportes aos franqueados. Então, veja a seguir a diferença entre uma seguradora e uma corretora de seguros.

Diferenças entre seguradora e corretora de seguro

As diferenças entre seguradora e corretora de seguros são bem evidentes. Uma oferece os produtos em si, ou seja, os seguros. A outra faz a intermediação desses seguros.

A seguradora é a empresa que possui o capital para pagar os contratos. Ou seja, é um negócio bastante robusto e de grande capital.

Nesse setor, os nomes mais conhecidos são Porto Seguro, SulAmérica, BB Seguridade, Caixa Seguridade, entre várias outras.

Sejam elas brasileiras ou estrangeiras, atuam por todo o mundo, por meio de corretores próprios ou franquias.

Dessa forma, a corretora é uma empresa que vai até as seguradoras para receber autorização para comercializar os seguros. Por conta dessa intermediação, ela recebe uma porcentagem do valor paga pelos clientes.

Quando há necessidade de pagar pelo sinistro de um carro e outros valores relativos aos seguros, a responsável é a seguradora. Por isso, costumam ser empresas de grande capital.

Isso porque para que elas possam funcionar precisam ter um alto valor mínimo para que possam garantir os pagamentos.

Vantagens de investir em uma franquia

Agora que você já sabe o que é uma franquia de seguro, deve conhecer um pouco das vantagens de investir nesse negócio. O modelo de franquia é bastante atrativo, seja pela simplicidade ou pelo alto faturamento.

Como a franqueadora dispõe de um cadastro junto a seguradoras, o franqueado pode usufruir de condições especiais. Como, por exemplo, parcerias sólidas e variedade de contratos para oferecer aos clientes.

O franqueado terá também a possibilidade de tirar proveito da vantagem competitiva de sua franqueadora.

Ao investir em uma franquia, você tem acesso ao plano completo do negócio que está adquirindo.

Em geral, além do plano de negócio, as franquias possuem um planejamento estruturado para todas as etapas.

Isso inclui plano de ações de marketing para captação de clientes e investimentos futuros.

Além disso, outro ponto positivo de uma franquia está no planejamento de custos. É previsto em lei que a empresa passe ao empreendedor uma estimativa de custos, assim como de ganhos.

Em outras palavras, você terá uma ideia de quanto terá de investir em estrutura, funcionários e equipamentos. Caso você esteja pensando em investir em uma franquia home office, esses custos serão bem menores.

Do mesmo modo, uma vantagem de investir em uma franquia de seguro é o reconhecimento da marca.

Os clientes sabem que a rede cumpre com os compromissos, que tem parcerias fortes e variedade de opções de contratos.

Enfim, tudo isso pula diversas etapas que teriam que ser pensadas ao montar uma corretora de seguros do zero.

Para quem uma franquia de seguros é indicada?

A franquia de seguros é para empreendedores de diferentes perfis e que buscam um negócio de grande possibilidade de faturamento. Isso porque é uma opção de negócio em um mercado que movimenta altas cifras.

O empreendedor de uma franquia de seguros precisa ser primeiramente uma pessoa comunicativa, com boa capacidade de persuasão. Afinal, ele terá que convencer os clientes de que é muito necessário realizar o seguro.

Não é um tipo de venda fácil de se fazer, tendo em vista que no Brasil a grande maioria das pessoas não possui seguros.

Então, além de ser bom de papo, é fundamental gostar de lidar com pessoas, ter paciência. Para que possa ter ao menos a oportunidade de mostrar aos clientes as opções de seguros.

Do mesmo modo, precisa ser organizado, para gerenciar seus ganhos e também otimizar seus atendimentos.

Nesse sentido, você deve ir atrás dos clientes, lembrar daquele que falou que você podia passar na casa dele daqui a dois meses.

Para atuar no mercado de seguros é fundamental ser uma pessoa proativa, ter facilidade para ir até as pessoas, conversar com elas. Além disso, é importante fazer network.

O corretor de seguros consegue suas vendas por meio da conversa, mostrando as opções para cada perfil.

Em outras palavras, o franqueado de uma rede de seguros deve ser dedicado, não esperar que o cliente vá até ele. Assim, aumenta suas chances de sucesso nesse empreendimento.

Modelos de franquia de seguro

Existem basicamente dois modelos de franquia de seguros, o home office e o loja física. São formatos que possuem seus prós e contras, diferenças que se encaixam melhor a esse ou aquele empreendedor.

O modelo home office é um formato que tem como grande vantagem o baixo custo de implantação. Isso porque o franqueado pode trabalhar usando um computador ligado à internet e um celular.

Além disso, a flexibilidade é um dos principais benefícios do home office. Desse modo, você pode organizar o seu dia da melhor maneira, sem ter a necessidade de ficar o tempo inteiro no escritório.

A qualidade de vida é outro inegável benefício do home office, podendo usufruir de um tempo a mais de sono.

Além disso, permite passar mais tempo com a família sem precisar se preocupar em chegar atrasado ao trabalho.

O franqueado também pode usufruir da possibilidade de morar em um lugar e vender para clientes de outro local. Você não fica atrelado ao espaço geográfico do seu negócio.

Por outro lado, o modelo loja física é um formato no qual o franqueado monta um espaço para receber os clientes.

No mercado de seguros, pode ser mais eficiente ter esse contato direto, para passar credibilidade e confiança para os clientes. Isso pode facilitar a negociação dos contratos de seguros.

Do mesmo modo, esse formato pode dar uma visibilidade maior, já que os clientes em potencial poderão ver o letreiro de sua loja.

Por isso, muitas vezes, as franquias de seguros se instalam em ruas e locais de grande movimento.

Assim, ambos os modelos possuem grandes vantagens, cabe ao empreendedor analisar qual o formato ideal.

Franquias de seguros para você abrir e lucrar

Como falamos, as franquias de seguros podem se direcionar para contratos mais gerais ou em determinados nichos de seguros. Inclusive, trabalham em modelos home office e loja física.

Além de saber o que é franquia de seguros, é importante pesquisar bem entre as marcas que atuam no setor. Quanto mais empresas conhecer, melhor poderá se decidir.

[raio_x]

Passos para abrir uma franquia de seguros

Depois de saber o que é franquia de seguros, para você abrir um negócio desses o processo não é complexo. Dependendo do modelo que escolher, começa a atuar em bem pouco tempo.

Nesse sentido, o primeiro passo é escolher entre as variadas franquias de seguros que existem no mercado. Para isso, é importante conhecer a Circular de Oferta de Franquia (COF) de várias marcas.

Em seguida, compare as redes, veja qual delas tem mais parcerias e melhores tabelas de comissionamento.

Depois de escolher uma marca, entre em contato com a franqueadora para fechar o contrato. É comum que a rede também avalie o seu perfil antes de aceitar que vire franqueado.

Com o pagamento das taxas iniciais do contrato, você tem acesso aos treinamentos da franquia, manuais e suportes.

Nesses treinamentos o franqueado aprende sobre a forma de atuação, conhece a operação da franquia etc.

Caso o modelo seja de loja física, é comum que a franqueadora auxilie na escolha do melhor local para a nova unidade. Ela apresenta também um projeto arquitetônico para o layout padrão da loja.

Depois de todos os preparativos, o franqueado está pronto para atuar com um trabalho sólido de inauguração.

Cuidados para investir em franquia de seguro

O empreendedor deve ter vários cuidados para investir em franquia de seguro. Busque marcas que atuam a mais tempo no mercado e que tenham como parceiras seguradoras sólidas.

Do mesmo modo, avalie se a franqueadora oferece os suportes necessários para o empreendedor se desenvolver com eficiência.

Além disso, analise a política de comissionamento das franquias, entenda qual é melhor para os seus objetivos.

Pode ser que queira se especializar em determinado nicho de seguros. Por isso, busque aquela que paga melhor nesse setor em específico.

Enfim, não tenha pressa para se decidir. Avalie cada uma das franquias que mais chamaram sua atenção e tire dúvidas. Dessa forma, estará mais seguro de que tomou a decisão certa.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje