O que é ser empreendedor? Por onde começar a empreender? Veja respostas!

Por
em
Mulheres em uma sala de reuniões. Imagem ilustrativa do texto o que é ser empreendedor.
Advertisement

Muitas pessoas possuem o desejo de ter o próprio negócio e sua independência financeira, mas nem se atentam para o que é ser empreendedor. Aqui vamos falar um pouco sobre essas pessoas de muita iniciativa e criatividade.

Ser empreendedor é o sonho de 77% dos brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Onepoll, em 2019. São perfis variados de pessoas que desejam abrir uma empresa.

Então, se você é uma delas, conheça aqui algumas das características e como ser um bom empreendedor!

Afinal, o que é ser empreendedor?

O conceito surgiu no século XVII, na França como entrepreneur. Porém, só chegou no Brasil nos anos 90.

Apesar da demora para chegar até aqui, a quantidade de novos empreendedores ultrapassa os 5 milhões que geram emprego e movimentam a economia no país.

Advertisement

Mas o que significa ser empreendedor? Significa ser uma pessoa que tem a visão aguçada para os problemas da sociedade, que visa sempre a melhor forma para solucioná-los. E para isso é necessário ter uma perspectiva diferente do cenário, buscando a inovação como resultado final.

Assim, é possível investir recursos para solucionar os demais problemas apresentados e impactar positivamente a sociedade.

O empreendedor é aquela pessoa que está sempre inquieta e com sede de desafios. Ele busca constantemente evoluir na carreira que tem e nunca pensa em estagná-la.

Por isso, analisa o mercado de trabalho e chega à conclusão de que pode ser muito mais bem-sucedido e realizado profissionalmente se deixar o status de funcionário de uma companhia que pertence a terceiros, para ser o dono do próprio negócio.

Ser empreendedor no Brasil, é um desafio diário. Requer força de vontade e a aplicação de ferramentas adequadas para não cair na estatística de empresas que fecham nos seus primeiros anos de atuação.

Contudo, empreender não é apenas abrir um negócio. Existem outros tipos de empreendedor, como o empreendedorismo digital. É possível também empreender de forma interna, em uma empresa, o chamado intraempreendedorismo.

De forma geral, o que é ser empreendedor é correr riscos, faz parte buscar soluções para algo dar certo e inovações para situações do dia a dia, com ideias para os variados problemas.

Homem trabalhando no computador com um sorriso no rosto. Imagem ilustrativa do texto o que é ser empreendedor.
Empreender é muitas vezes um ato solitário, mas que traz prazer para o empreendedor.

Conceitos de empreendedorismo

Como vimos, empreender é buscar soluções, e inovar, construir algo para que possa ser usado para facilitar o dia a dia, um negócio, entre outras implicações.

Dentro do empreendedorismo existem alguns conceitos mais específicos. Por exemplo, o intraempreendedorismo, que é inovar dentro de uma empresa. Assim, buscar soluções para etapas do processo interno de uma marca.

Da mesma forma, podemos falar do empreendedorismo social, que é a busca por ter um negócio que também promova mudanças positivas no âmbito social da região na qual ele atua.

Atualmente está muito em evidência o empreendedorismo digital, que além do comércio eletrônico, conta com outros exemplos, como marketing digital e de infoprodutos, que oferecem conteúdos pagos na internet, como aulas e livros.

Mas ainda, podemos ter o empreendedorismo informal, no qual não há uma constituição de uma empresa, nem pagamento de impostos e nem estrutura burocrática. E do lado oposto, o empreendedorismo formal, que conta com toda a burocracia de um negócio regular.

Por fim, podemos também destacar dentro do que é ser empreendedor, o empreendedorismo cooperativo. Nele diversas pessoas se juntam para iniciar um negócio e dividir custos, benefícios e tornar mais eficiente os ganhos do negócio.

O que fazer para se tornar um empreendedor?

Empreender tem ligação com decidir, tentar, correr atrás e realizar. Ter um empreendimento é uma postura ativa e que exige sair da zona de conforto e não permite finais de semana, folga ou preguiça.

Às vezes, mesmo depois do expediente “normal”, quem empreende segue trabalhando. Dessa forma, o que é ser empreendedor envolve um aprendizado constante, até porque sem conhecimento é mais difícil conseguir implementar uma ideia ou criar soluções.

Nesse sentido, quem deseja ser empreendedor deve aproveitar o amplo mundo de informações disponíveis na internet para aprender.

Ainda, é fundamental conhecer os mercados, a economia e os cases de sucesso dos grandes empresários para que comece a empreender tendo uma base.

Não precisa ter nenhum tipo de educação formal para ser um empreendedor, mas isso não significa que possa ignorar completamente a sua formação.

Assim, se quer começar criando uma empresa de tecnologia, por exemplo, a experiência em negócios, programação de computadores e marketing pode ser valiosa.

Imagem de uma mão sobre o teclado de um computador em cima de uma mesa com cadernos e uma xícara de café.
A internet é um ambiente com muita informação para ajudar a se tornar um empreendedor.

Além disso, algumas indústrias provavelmente exigirão algum tipo de especialização, como ter uma empresa de contabilidade ou um escritório de advocacia.

Muitas pessoas não nascem com um perfil empreendedor, mas é possível adquirir se trabalhar diversas das características desse tipo de pessoa.

Portanto, um dos primeiros passos é trabalhar o seu desenvolvimento pessoal e ser uma pessoa mais comunicativa por meio de muito treinamento e aprendizado.

Do mesmo modo, um empreendedor deve ser uma pessoa capaz de fazer um bom network. Então, atente-se às pessoas que o cercam, saiba identificar amizades que agregam neste lado profissional. Para o mundo dos negócios é importante isso.

O empreendedor pode encontrar potenciais investidores por meio das redes de contatos para ajudar a obter o seu modelo de negócio.

Por que ter o próprio negócio?

Falamos que o que é ser empreendedor envolve liberdade, colocar ideias em prática, buscar soluções e inovar de diferentes maneiras.

Ter o próprio negócio permite ao empreendedor ter a liberdade de trabalhar na hora que ele definir que é necessário. Ainda, ter a flexibilidade de escolher em certos momentos trabalhar de casa, ou do sítio, ou da praia, caso o tipo de negócio possibilite isso.

Da mesma forma, o empreendedor não depende de um cargo ou de receber uma promoção para ganhar mais. Com o fruto de seu trabalho ele consegue aumentar seus ganhos ao longo do tempo.

Além disso, ter um negócio próprio permite não se preocupar se o chefe gosta ou não de você, e ainda, não ter que levar desaforos para casa.

Do mesmo modo, com o passar do tempo e desenvolvimento da empresa, é possível delegar funções e trabalhar menos em certos momentos. Assim, dar uma desacelerada na rotina de trabalho.

Enfim, são muitas vantagens para o empreendedor, mas elas custam muito de sua dedicação e habilidade para fazer o negócio prosperar.

Empresária entregando um papel para uma pessoa. Imagem ilustrativa do texto o que é ser empreendedor.
Empreender pode ser uma mudança na vida da pessoa.

Como ser um empreendedor de sucesso?

Criar e desenvolver um negócio é uma atitude que envolve paixão e necessidade (ou os dois ao mesmo tempo).

Nesse sentido, há aqueles que se vêem na obrigação de empreender, uma vez que perderam o emprego e também os que sempre sonharam com um negócio e correram atrás.

Em ambos os casos, envolve dedicação, muito trabalho e conhecimento, e se atentar às novas oportunidades.

Advertisement

O empreendedor pode começar um negócio do zero, mas para isso, deve se preparar para pensar cada etapa da estruturação da empresa e como se inserir no mercado.

Do mesmo modo, buscar algo que se encaixe no seu próprio perfil, onde ele pode aproveitar suas qualidades pessoais para fazer o negócio alcançar o sucesso.

O seu perfil também pode ser mais indicado para uma franquia. Um tipo de negócio que já vem pronto, o que facilita o processo de empreender.

Abrir uma franquia é vantajoso não só por ter um modelo de negócio estruturado, mas também por ter diversos suportes da franqueadora. Logo, esse apoio simplifica o processo.

Sendo assim, o empresário vai contar com suporte para escolha do melhor local para a loja, auxílio na gestão, treinamentos, entre diversos outros. Todas as informações vem explicadas de forma detalhada na Circular de Oferta de Franquia (COF).

Ainda, este formato de negócio é indicado para todo tipo de empreendedor, com diferentes perfis. Seja para empreendedores com experiência ou com mais capital para investir, seja para outras pessoas sem experiência ou com menos dinheiro.

Do mesmo modo, o mercado de franquias é muito variado, como falamos. Existem diversos tipos de negócios para investir.

Dessa forma, é preciso se atentar ao mercado. Seja com um negócio do zero ou por franquia, o empreendedor deve buscar lacunas que possa explorar com seus produtos ou serviços.

Características importantes em um empreendedor

Mulher olhando um computador sentada no sofá de casa com uma xícara na mão. Imagem ilustrativa do texto o que é ser empreendedor.
Algumas das características do empreendedor é o trabalho constante, até nas horas de folga.

Conforme falamos antes sobre o que é ser empreendedor, algumas características podem e devem ser trabalhadas por quem deseja abrir um negócio próprio.

Sobre essas características, separamos algumas para você conhecer um pouco mais e avaliar se as possui ou se precisa saber trabalhar mais essa qualidade.

Proatividade

A pessoa proativa é aquela que parte para ação e não espera por uma ordem ou orientação. Quem tem essa característica tende a procurar informações e oportunidades para estar sempre atualizado.

Nesse sentido, um empreendedor é alguém que não precisa de outra pessoa para guiar os seus passos, é alguém que age, que faz acontecer.

Imagina se uma pessoa ficar aguardando orientações para montar a sua própria empresa? É claro que vai acabar não iniciando esse projeto.

Um empreendedor ativo deve estudar, analisar as situações, aprender sobre o mercado e planejar a sua empresa.

Persistência

Aquela história de que a gente aprende com os erros é uma meia verdade. A realidade é que a gente aprende com a correção dos erros. Sendo assim, não desista depois de um fracasso.

Desse modo, as dificuldades são as experiências de uma jornada de aprendizado. Com elas, são adquiridas muitas lições que podem ser úteis para reavaliar os planos e metas, ou até mesmo, um modelo de negócio.

Assim, um empreendedor precisa ter essa capacidade de se reerguer cada vez que há algum problema e não desistir no primeiro sinal de dificuldades. Ele deve aprender sempre com todas as situações.

Sede de conhecimento

Como falamos, ser empreendedor é realizar uma busca constante por informações. Aprender o tempo todo e consumir conhecimento sempre que possível.

Dessa forma, facilita suas tomadas de decisão, e ainda, torna você mais autoconfiante. Essa também é uma característica importante para empreender.

Essa busca por informações não pode ser uma fase. É essencial estar atualizado o tempo inteiro, é um trabalho contínuo, por isso deve ser uma forte característica do empreendedor.

Imagem de uma mesa cheia de papéis e livros.
O empreendedor deve estar em constante aprendizado nas mais variadas áreas.

Assim, esse exercício ajuda a encontrar novas maneiras de oferecer produtos e serviços, bem como realizar seu trabalho de marketing e liderar seus colaboradores a atender seus clientes.

Por fim, veja mais características importantes para o empreendedor no texto que separamos para você, clicando aqui.

Vantagens de se tornar um empreendedor

Agora que você já sabe o que é ser empreendedor, deve estar ciente também que se tornar o dono do próprio negócio é algo bem atrativo.

Esse processo é vantajoso por vários fatores. Um deles é a estabilidade, pois em um emprego fixo o empregado está sempre em situação de risco de ser mandado embora.

Além disso, ao largar o emprego, o empreendedor pode investir em um mercado ou tipo de negócio que tenha afinidade. Nesse sentido, apostar em alguma paixão que lhe permita ganhar dinheiro. Por exemplo, para quem gosta de cozinhar, passar a faturar com um negócio nesse setor.

Do mesmo modo, vale a pena também por permitir ganhos, em tese, infinitos. Ao se dedicar integralmente ao negócio, seus lucros podem crescer até altos patamares.

Dessa forma, é bem diferente do que trabalhar como assalariado, e por isso, bem vantajoso nesse sentido financeiro.

Para completar, o empreendedor também pode se tornar um catalisador de mudanças na região em que vive.

Assim, poderá gerar empregos e promover ações sociais que beneficiem a comunidade local, com isso, irá fidelizar ainda mais os clientes e consolidar a sua marca no mercado.

Enfim, empreender pode ser uma mudança significativa para melhor em sua vida e na vida da sua família.

Se você pensa em investir em franquias, mas não tem muito dinheiro, confira o nosso conteúdo com diversas opções de franquias baratas. Afinal, o momento de abrir o próprio negócio e ganhar dinheiro, é agora!

Advertisement
Advertisement