O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » O que é taxa de franquia? E royalties? Respostas para suas perguntas

O que é taxa de franquia? E royalties? Respostas para suas perguntas

Sumário

Você sabe o que é taxa de franquia e para quê servem os royalties? Agora você aprenderá nesse conteúdo o que são e a importância deles para que a sua franquia tenha sucesso e traga lucro.

As franquias, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), fazem parte de um mercado em crescimento que faturou R$ 185 bilhões, representando um crescimento de 10,7%, em 2021. Já a tendência é que o setor continue em ritmo acelerado de expansão no Brasil.

Para empreender com um negócio de franquia há algumas regras e valores atribuídos, entre elas as taxas que se convertem em benefício do próprio franqueado para o desenvolvimento da rede. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

Afinal, o que é taxa de franquia?

A taxa de franquia é uma quantia paga pelo franqueado ao franqueador para obter o direito de usar a marca e o modelo de negócio estabelecido.

Logo, cobra-se esse valor uma única vez. Em geral, no momento da assinatura do contrato de franquia, pois o uso fica direcionado para cobrir os custos de treinamento, suporte etc.

A taxa de franquia pode variar amplamente, dependendo do modelo de negócio, do tamanho e da localização da unidade e de outros fatores.

Sendo assim, algumas microfranquias podem ter taxas de baixas, enquanto outras podem exigir mais elevadas, especialmente para franquias de marcas reconhecidas e estabelecidas.

Ao avaliar o investimento em uma franquia, é importante considerar não apenas a taxa de franquia, mas também os custos operacionais totais. Isso inclui as despesas de equipamentos, instalações, estoques e outros custos relacionados à operação da franquia.

Mas, além disso, deve-se considerar as taxas mensais, como royalties e taxas de publicidade, cobradas pela franqueadora.

Ao pagar a taxa de franquia, o franqueado recebe o direito de usar a marca e o modelo de negócio estabelecidos, bem como o suporte e o treinamentos fornecidos pela rede. Ainda, o franqueado geralmente tem acesso a materiais de marketing e suporte de vendas.

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

Por último, todos esses benefícios ajudam a elevar o desempenho e convergem para o sucesso da unidade franqueada.

Como é feito o pagamento da taxa de franquia?

Paga-se a taxa de franquia geralmente no início do processo de adesão do contrato, com a opção de quitação à vista ou parcelada. Mas alguns franqueadores oferecem alternativas de pagamentos flexíveis para ajudar o candidato a franqueado a financiar a aquisição da sua unidade.

Por outro lado, você precisa verificar os detalhes do acordo de franquia e entender as condições de pagamento antes de tomar qualquer decisão. Até porque, esse será um compromisso firmado por um determinada período de tempo.

Ainda, você deverá considerar suas finanças para entender se os valores estão de acordo com as suas reservas na hora de investir.

Qual a diferença entre taxa de franquia e royalties?

Para responder essa pergunta, faremos um comparativo a seguir. Isso porque, pode parecer se tratar da mesma taxa, mas existem diferenças entre elas que você precisa entender.

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!

A taxa de franquia é uma quantia paga pelo franqueado ao franqueador no início do acordo de franquia. Desse modo, trata-se de uma forma de cobrir os custos da configuração e preparação do negócio e fornecer ao franqueado acesso à marca, know-how, treinamento e suporte.

Já os royalties são uma taxa paga pelo franqueado como uma porcentagem das vendas ou receita bruta do negócio. Logo, é uma forma de compensar a franqueadora por suporte contínuo, marketing e outros benefícios associados ao uso da marca.

A seguir, você poderá conhecer sobre o que é taxa de propaganda e entenderá por qual motivo são cobradas.

Entenda o que é a taxa de propaganda

A taxa de propaganda, também conhecida como taxa de marketing, ou fundo de propaganda, ou marketing, está prevista no contrato da Circular de Oferta de Franquia (COF).

Então, tem como parte de seus acordos de franquia. Logo, pode-se financiar a publicidade e a promoção da marca de forma coletiva. Assim, garantir que todos os franqueados estejam trabalhando juntos para impulsionar as vendas e a presença da marca.

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

Geralmente, cobra-se esse valor como uma porcentagem das vendas ou como uma quantia fixa mensal. Os franqueadores usam esses fundos para investir em publicidade na televisão, rádio, jornais, revistas e outras formas de mídia. Ou ainda, para promover eventos e campanhas de marketing.

Para potencializar o seu conhecimento sobre o assunto, conheça o curso Franquias Sem Cilas. Acesse aqui e saiba mais sobre as aulas.

A taxa de propaganda é importante, porque permite que os franqueados compartilhem os custos da publicidade e promoção da marca.

Dessa forma, é especialmente importante para franquias menores ou em áreas geográficas menos populosas. Além disso, essa taxa permite aos franqueadores investir em campanhas de marketing de alto impacto que podem ajudar a impulsionar as vendas e a visibilidade da marca.

No entanto, é importante verificar com cuidado os termos da taxa de propaganda antes de se juntar a uma franquia.

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!

Ainda, precisa entender sobre a cobrança e o que ela inclui, bem como os fundos, as formas de uso e quem tem acesso a eles.

Por que todas essas taxas são cobradas na franquia?

As taxas cobradas em uma franquia visam cobrir os custos envolvidos na configuração e manutenção do negócio, bem como fornecer suporte e benefícios aos franqueados. Como você já aprendeu, algumas das mais comuns incluem a taxa de franquia, taxa de propaganda e royalties.

Em resumo, as taxas cobradas na franquia são cobradas com o objetivo de cobrir os custos envolvidos na configuração e manutenção do negócio.

Por sua vez, isso facilita o trabalho do franqueado, já que não precisa ser especialista em vários setores diferentes responsáveis por ajudar no funcionamento pleno da unidade.

Isso porque, a franqueadora fornecerá todo o suporte e benefícios adicionais aos franqueados. Por isso, essas taxas são importantes para garantir o sucesso a longo prazo da franquia.

FOCO MARKETING. Clique e acesse para saber como faturar com o seu negócio fazendo ações de marketing!

Agora que você está por dentro do assunto sobre o que é taxa de franquia, escolha a marca que mais combina com o seu perfil, empreenda e ganhe dinheiro!

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje